Mérito Contábil Ivan Carlos Gatti

A distinção “Mérito Contábil Ivan Carlos Gatti” tem o objetivo de homenagear profissionais da Contabilidade de nosso Estado, que tenham se distinguido no desempenho de suas funções, em especial que o seu trabalho tenha gerado benefícios para a classe contábil.

Concedido a cada dois anos, por ocasião da realização da Convenção de Contabilidade, nesta edição a homenagem será prestada ao Contador Rogério Rokembach, ex-presidente do CRCRS.

rogerio

Rokembach é natural de Pelotas. Graduou-se em Ciências Contábeis em 1989 pela PUC/RS. Com atuação na área da auditoria, é diretor da Rokembach, Lahm, Villanova, Gais & Cia. Auditores, com sede em Porto Alegre. Conselheiro do CRCRS de 1996 a 2009, de 2006 a 2009 presidiu a entidade.

Sua gestão foi marcada por avanços e inovações, entre as quais destaca-se: incremento da fiscalização ostensiva e preventiva por todo o Estado; a modernização em procedimentos relacionados ao registro, como a obtenção de alvarás para as organizações contábeis via on-line; a digitalização de documentos; o início ao registro eletrônico; o formulário para requerimento de registro e solicitação de carteira e a emissão de guias de pagamento pela internet; a Decore eletrônica; a emissão de certidão de regularidade profissional; a criação da Rádio e TV CRCRS, a realização de 6.631 eventos, com a presença de 206.183 profissionais da Contabilidade e estudantes da área contábil, com destaque à realização de duas Convenções; à implementação do sistema de inscrições nos eventos pela Internet, com a possibilidade de efetuar seu cancelamento e obter o certificado de participação, além da instituição dos eventos virtuais, por meio da TV CRCRS e da disponibilidade de aulas gravadas em DVD; o incremento das atividades das Comissões de Estudos e Grupos de Trabalho; a instituição do planejamento estratégico, com a definição de sua missão, visão, valores, políticas de relacionamento e diretrizes; o redesenho para modernizar as rotinas e processos do Regional; a elaboração do primeiro Balanço Social do CRCRS, dando total transparência dos dados da entidade.Integra diversas comissões de estudos do Conselho Federal de Contabilidade.

Na sua gestão, ocorreu, em Gramado, em 2008, o XIV Congresso Brasileiro de Contabilidade, evento realizado pelo CFC, que teve o apoio do CRCRS, e que contou com a presença do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.