Normas para publicação de artigos

revista_tec_logoA Revista Técnica do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul é uma publicação quadrimestral, editada pelo CRCRS, na forma impressa de 1972 a 2009 e, a partir de 2010, na forma eletrônica.

Normas para submissão de artigos

Podem encaminhar artigos para a Revista profissionais da Contabilidade devidamente registrados em CRC. Serão igualmente publicados artigos em língua espanhola, elaborados por profissionais de outros países. Serão também aceitos artigos de acadêmicos de Ciências Contábeis, desde que sejam orientados ou de coautoria por professor devidamente registrado em Conselho de Contabilidade.

A reprodução do conteúdo de artigos divulgados na Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, em parte ou na sua íntegra, é permitida, desde que citada a fonte. Os conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seus autores.

Não haverá remuneração ou contraprestação de qualquer tipo aos autores, por artigo(s) publicado(s) nesta Revista.

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade em relação a todos os itens listados a seguir. Se não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. O artigo submetido deve ser inédito, ou seja, não pode ter sido enviado ou publicado em outro periódico. Consideram-se inéditos os trabalhos publicados em anais de eventos científicos, como congressos, convenções, seminários, simpósios.
2. O artigo deverá versar sobre a Ciência ou Profissão Contábil e poderá ser elaborado por mais de um profissional da Contabilidade, com registro em CRC, limitado a um máximo de quatro autores.
3. O artigo, sob hipótese alguma, pode estar identificado, seja no corpo do original ou em propriedades do arquivo.
4. A formatação do texto deve seguir o tamanho A4 (29,7cm x 21cm), com 3cm de margens superior e esquerda, e 2cm de margens inferior e direita.
5. O texto deve ser enviado em Word for Windows 6.0 ou posterior.
6. A fonte utilizada no texto deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e alinhamento justificado.
7. O artigo deve ter entre 3.800 e 8.000 palavras, incluindo quadros, tabelas, ilustrações, notas, referências bibliográficas.
8. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser enviados em português e inglês, integrando o artigo. O resumo deve ter entre 120 e 250 palavras, seguido de três a seis palavras-chave.
9. As ilustrações, tais como figuras, quadros e tabelas, devem ser elaboradas segundo a norma da ABNT (NBR 14724), sempre em preto e branco, juntamente com legendas, créditos e fonte. Caso haja ilustrações importadas de outros programas, como Excel e Power Point, enviar também o arquivo de origem.
10. Não usar expressões como id., ibid., op. cit., loc. cit. e assemelhadas, ou notas de referência e de rodapé; sendo admitidas notas no final do texto.
11. Para citações diretas com mais de três linhas, utilizar recuo de 4 cm da margem esquerda, espaço simples e fonte 10.
12. Para citações dentro do texto deve ser utilizado o formato autor/data, por exemplo: Beulke e Bertó (2008, p. 78); se entre parênteses, apresentar como segue: (BEULKE; BERTÓ, 2008, p. 78).
13. As referências bibliográficas devem ser apresentadas em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023).

Os trabalhos deverão ser encaminhados por e-mail, com dois arquivos anexados na mesma mensagem: um com o trabalho em si e outro com a folha de identificação, na qual deve constar o título do trabalho, nome completo do(s) autor(es), nº de registro em CRC, endereço completo, telefone, fax, e-mail e breve currículo (máximo de 10 linhas).

Os trabalhos a serem submetidos ao Corpo Editorial devem ser encaminhados ao e-mail editoria@crcrs.org.br. A avaliação ocorrerá sem qualquer identificação dos autores dos artigos, visando a garantir a completa isenção neste processo.