Empresas optantes pelo Simples Nacional podem ser excluídas do Regime por débitos com o Fisco

A Receita Estadual enviou um aviso para a caixa postal eletrônica de cerca de 8.500 estabelecimentos optantes pelo Simples Nacional que apresentam débitos sem exigibilidade suspensa com o fisco gaúcho. No comunicado, o contribuinte é informando de sua pendência e orientado quanto aos procedimentos para regularização. As dívidas com o Estado chegam a R$ 84 milhões.

O alerta tem como objetivo estimular o contribuinte devedor a pagar suas dívidas antes da publicação do Termo de Exclusão. Caso não ocorra o pagamento ou parcelamento dos valores devidos, essas empresas serão excluídas do Regime Diferenciado de Tributação e Arrecadação (Simples Nacional) a partir de 1º de janeiro de 2018. Em 2016, a operação resultou na exclusão de aproximadamente 5.900 contribuintes que não regularizaram seus débitos em tempo hábil. 

Outros programas em andamento

Paralelamente à operação de exclusão por débitos, outros dois programas do fisco estão em andamento no âmbito do Simples Nacional.

O primeiro deles é o programa de autorregularização para inconsistências identificadas entre os valores recebidos por cartões de crédito e débito (informados pelas administradoras de cartões) e as informações de receita bruta declaradas pelos contribuintes, cuja segunda etapa foi deflagrada recentemente pela Receita Estadual. O monitoramento atinge cerca de 1.700 contribuintes varejistas do setor de vestuário e calçados. As receitas brutas não declaradas alcançam o montante de R$ 600 milhões, representando cerca de R$ 10 milhões de ICMS que deixaram de ingressar nos cofres públicos. O prazo para regularização vai até 31 de agosto, sob pena, inclusive, de exclusão do Regime.

A outra inciativa é o Alerta do Simples Nacional 4, programa a nível nacional referente à omissão de receitas. A ação abrange 25.000 contribuintes no país e 1.600 no Rio Grande do Sul, representando um valor estimado de R$ 150 milhões de receita bruta omitida no Estado. O prazo para regularização termina no dia 30 de setembro.

 Fonte: Receita Estadual

Receita Estadual realiza pesquisa de satisfação com os contribuintes

Entre os dias 21 e 25 de agosto, os contribuintes que comparecerem às unidades da Receita Estadual poderão avaliar o atendimento presencial realizado pela instituição. Por meio do preenchimento eletrônico de uma pesquisa de satisfação, a expectativa é identificar oportunidades de melhoria e aprimorar os serviços prestados a partir da opinião dos usuários. A iniciativa ocorrerá simultaneamente em mais de 40 localidades distribuídas na capital e no interior do Estado.

A pesquisa, composta por perguntas em sua maioria objetivas, é dividida em três blocos: Características gerais, Opinião acerca do atendimento prestado e Avaliação da imagem da Receita Estadual. A participação é voluntária e todas informações serão mantidas em sigilo. O questionário tem 20 perguntas, com tempo de resposta estimado em 5 minutos.

 Locais: Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Frederico Westphalen, Gramado, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Jaguarão, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre (delegacia, Agência CAC, Agência ITCD e Agência IPVA),  Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Taquara, Três Passos, Uruguaiana e Vacaria.

Fonte: Receita Estadual do RS

Última exibição do CineContábil é prestigiada por profissionais e estudantes da área contábil

Na manhã do dia 21 de agosto, foi exibida a última sessão do CineContábil Abracicon, com o filme “A Imagem do Profissional da Contabilidade”, no GNC Cinemas do Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre. A sessão foi prestigiada por profissionais e estudantes da área contábil de Gravataí, Canoas, Osório, Canguçu, Pelotas e Capital.

À tarde, das 14h às 16h, os acadêmicos irão participar da palestra Auditoria, ministrada por Idésio Coelho, presidente nacional do Ibracon, na sede do CRCRS. O Museu Itinerante da Contabilidade estará aberto à visitação até esta quarta-feira (23), das 10h às 22h, no 3º piso do Praia de Belas Shopping, em Posto Alegre.

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20 alunos da Universidade Católica de Pelotas visitaram o Museu Itinerante da Contabilidade, acompanhados da professora Geruza Thiel.

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Auditoria é tema de palestra no CRCRS

Profissionais da contabilidade e estudantes da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) da área contábil acompanharam, na tarde de segunda-feira, 21, a palestra sobre Auditoria, ministrada pelo presidente da Ibracon, Idésio Coelho, na sede do CRCRS. O evento faz parte da programação do Museu Itinerante de Contabilidade, que fica no 3º piso do shopping Praia de Belas até o dia 23 de agosto.

O presidente do CRCRS, Antônio Palácio, a vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Rodrigues,o vice-presidente do CFC, Zulmir Breda, e o presidente do Ibracon – 6ª Regional, Marcelo Saweryn, participaram da palestra. Também prestigiaram o evento, o contador Antônio Carlos Nasi, detentor da Medalha Mérito Contábil João Lyra, e integrantes da Comissão de Estudos de Auditoria do CRCRS.

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Idésio abordou a importância da auditoria, as responsabilidades e a evolução da profissão, além de responder perguntas do público acerca do assunto.20988115_743937762462955_4891686053731712575_o

Seminário de Assuntos Contábeis de Bagé

Cerca de 250 pessoas prestigiaram a solenidade de abertura do Seminário de Assuntos Contábeis de Bagé e permaneceram atentos, acompanhando a programação que se estendeu por todo o dia 18 de agosto. O evento ocorreu no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza.

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Manifestaram-se o delegado regional do CRCRS em Bagé, Ézio Minotto Pereira; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Bagé, Armando Rosa Marinho; o presidente do CRCRS, Antônio Palácios; e o prefeito municipal de Bagé, Divaldo Lara, que, na ocasião, prestou uma homenagem aos 70 anos do CRCRS.
Palácios frisou a importância da educação continuada, da participação de profissionais nos eventos de atualização para uma efetiva valorização da profissão. Salientou que a contabilidade é um instrumento eficaz no controle interno, especialmente, no momento pelo qual passa o País.
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Presidente Antônio Palácios
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Prefeito de Bagé, Divaldo Lara
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Delegado Regional do CRCRS em Bagé, Ezio Minotto Pereira
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 presidente do Sindicato dos Contabilistas de Bagé, Armando Rosa Marinho
O Seminário teve início com a palestra “Cruzamento de Informações Fiscais, Econômicas e Financeiras: Responsabilidade do Profissional da Contabilidade”, com Celso Luft, vice-presidente de Relações com os Profissionais; Vladimir da Silva, delegado da receita federal em Pelotas; e Clarissa Curra, delegada da Receita Estadual em Bagé.
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A vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Rodrigues, deu prosseguimento ao evento, falando sobre “Contador de Alta Performace: Carreira, Ética e Negócios”.
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O contador Márcio Schuch Silvaira, presidente Técnico do CRCRS, iniciou o Seminário à tarde, falando de Simples Nacional – alterações na legislação para 2018.
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O tema eSocial: desafios e oportunidades, ministrado pela contadora Débora Raquel da Luz, empresária contábil e coaching, encerrou o Seminário.
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Doações
Durante o Seminário foram arrecadados 120 kg de alimentos não perecíveis, que foram doados à Instituição Casa da Menina de Bagé. Os eventos promovidos pelo CRCRS são gratuitos, solicitando-se apenas um quilo de alimento não perecível como ingresso.

Programa de Voluntariado da Classe Contábil

O presidente Antônio Palácios expôs às autoridades do município de Bagé e região o Programa de Voluntariado da Classe Contábil, seus subprojetos e a importante contribuição dos profissionais da contabilidade nesse programa. Participam também da reunião os vice-presidentes de Gestão, Ana Tércia Rodrigues; Técnico, Márcio Schuch Silveira; e de Relações com os Profissionais, Celso Luft.

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Seminário Contabilidade do Setor Cooperativo atrai grande público

O Seminário Contabilidade do Setor Cooperativo, realizado pelo CRCRS, por meio da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo, com apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, reuniu cerca de 140 profissionais e estudantes de contabilidade, nesta sexta-feira, 18 de agosto, no auditório Escoop da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, em Porto Alegre. Na abertura, o contador Aristeu Costa dos Santos, coordenador da comissão, cumprimentou os presentes e agradeceu o apoio à realização do evento.IMG_2587

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O contador José Máximo Daronco, também integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo, falou em nome do presidente do Sistema Ocergs-Secoop/RS, Vergílio Persius, destacando a importância do seminário para o debate dos principais temas da área contábil no setor cooperativo.IMG_2603_REDUZIDA

O vice-presidente de Registro, Ricardo Kerkhoff, que representou o presidente Antônio Palácios, destacou o papel das Comissões de Estudos do CRCRS. Segundo ele, as comissões contam com a contribuição voluntária dos profissionais que discutem temas específicos das diferentes áreas da contabilidade, com vistas a qualificar os pleitos da classe contábil.IMG_2619

No painel ICPC 14 – Cotas de cooperados em entidades cooperativas e instrumentos similares, o debatedor José Daronco atualizou informações sobre o assunto e ressaltou que a publicação da nova norma será precedida por um período em torno de 30 dias de audiência pública. O contador e administrador de empresas Dorly Dickel, também integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo, foi o primeiro painelista a falar. Entre outros aspectos, ele abordou a classificação do capital social e a possibilidade de sua reclassificação, caso vingue a ICPC 14. Já a contadora Paola Richter Londero, professora, doutoranda em Controladoria e Contabilidade, lembrou que a discussão sobre a ICPC 14 estende-se desde o ano de 2004, e trouxe informações sobre o cenário internacional, no qual a preocupação está focada no impacto da norma e a busca de possíveis soluções.IMG_2641

Na segunda metade da manhã, o contador Ciro Weber, membro da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS, ministrou palestra sobre Análise de Riscos X Qualidade da Informação Contábil, destacando a importância de um sistema de avaliação de risco capaz de assegurar consistência às informações contábeis.IMG_2720

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS agradeceu aos presentes e a iniciativa do grupo e do CRCRS em promover o Seminário e deu início a segunda parte do evento. Na palestra Aspectos Polêmicos da Tributação das Sociedades Cooperativas, com o advogado Rafael Lima Marques, foram abordados os diversos pontos que chamavam a atenção no projeto de lei. Marques afirmou  que para atender a essas novas regras, é preciso se previnir. “A melhor forma é as entidades constituírem áreas de compliance, com profissionais capacitados. Se houver alguma questão a se discutir, buscar fontes confiáveis. Não deixar para depois”, concluiu o advogado.

Advogado Rafael Lima Marques

Advogado Rafael Lima Marques.

No painel EDF-Reinf, com a auditora-fiscal da Receita Federal, Alexsandra Basso, foi mostrado o novo formato da plataforma de envio de informações e explicou as mudanças que os profissionais terão que se adaptar. “A partir do dia 1º de janeiro de 2018, caso o faturamento da pessoa jurídica no ano de 2016 tenha sido superior a 78 milhões de reais, deve ser cumprida a obrigação prevista no caput. Caso o faturamento tenha sido inferior a este valor, deve-se observar a data de envio a partir do dia 1º de julho de 2018.”

Alexsandra também ressaltou que a EFD-Reinf deverá ser transmitida ao Sped mensalmente até o dia 20 do mês subsequente ao que se refira a escrituração, observado o disposto no parágrafo único do art. 2º (IN 1701/17).

Audita-fiscal da Receita Federal, Alexsandra Basso

Auditora-fiscal da Receita Federal Alexsandra Basso

Além das palestras, o público também acompanhou o sorteio de dez exemplares do livro “Impacto Econômico e Social das Cooperativas Agropecuárias: Evidenciação pela Demonstração do Valor Adicionado”, da autora Paola Richter Londero, que foram entregues aos contemplados.

Profissionais da Contabilidade de Gravataí debatem Jucis e Redesim

Dúvidas sobre o funcionamento da Junta Digital do RS (Jucis) e da Redesim, puderam ser esclarecidas em reunião almoço realizada nesta quarta-feira, 16 de agosto, pela Associação dos Contabilistas de Gravataí, com a colaboração da delegacia regional do CRCRS no município. Participaram do evento o secretário-geral da Jucis, Cleverton Signor, que abriu o encontro dizendo tratar-se do primeiro seminário sobre a Junta Comercial, e que outros deverão ser realizados.

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Os representantes da Receita Federal do Brasil no Estado, Benito Papini Júnior, chefe da equipe de Cadastro da Divisão de Interação com o Cidadão, e o delegado Mauro Ribeiro responderam aos questionamentos sobre a RedeSim, juntamente com representantes do Sebrae.

CRCRS prestigia comemorações dos 30 anos do Sescon-RS

O CRCRS se fez presente nas comemorações alusivas aos 30 anos de fundação do Sescon-RS, por meio do presidente Antônio Palácios, vice-presidentes, conselheiros e alguns membros de comissões de estudos. Ao longo dos anos, as entidades construíram uma sólida e forte parceria, que fez com que o CRCRS prestigiasse as atividades comemorativas, no dia 15 de agosto, que iniciaram com um almoço, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini,que contou com as presenças do prefeito municipal Nelson Marchezan Júnior, o governador José Ivo Sartori e a primeira-dama, Maria Helena Sartori, entre utras autoridades. Às 14h, o Grande Expediente da Assembleia Legislativa, proposto pelo deputado Tiago Simon, foi dedicado ao aniversário do Sescon-RS.

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CRCRS recebe homenagem da Câmara Municipal de Ijuí

Por iniciativa dos vereadores Jeferson Maturana Dalla Rosa e Marcos César Barrichello, a Câmara Municipal de Ijuí prestou homenagem ao CRCRS pela passagem dos seus 70 anos, na noite da segunda-feira (14). Na ocasião, o vice-presidente de Controle Interno, Paulo Comazzetto, representou o Conselho, em companhia do delegado regional de Ijuí, André Hoffmann, e do conselheiro David Antonio dos Santos, em sessão que contou com a presença de profissionais da contabilidade que atuam no município.

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Empreendedorismo contábil em debate no Museu Itinerante da Contabilidade

Ainda dentro da programação elaborada para o Museu Itinerante da Contabilidade, no dia 15 de agosto, foi a vez do presidente da Fenacon, Mário Berti, falar sobre empreendedorismo contábil aos profissionais da contabilidade, no GNC do shopping Praia de belas. O Museu Itinerante da Contabilidade permanece aberto à visitação até 23 de agosto, no 3º piso do Shopping Praia de Belas.

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