CRCRS cumprimenta formandos em Ciências Contábeis

Como forma de valorizar a trajetória dos estudantes que concluem o curso de Ciências Contábeis nas diversas instituições do Estado, o CRCRS cumprimenta os formandos e prestigia cerimônias de colação de grau, por meio da presença de seus representantes, e da entrega, aos acadêmicos que se destacaram ao longo da graduação, do Diploma de Aluno-Destaque.

No mês de abril, alguns dos Alunos-Destaque em Ciências Contábeis foram: Daniel Boniatti da Fadergs, de Porto Alegre; Josué Pinto Machado, da Cesuca – Faculdade Inedi, de Cachoeirinha; Rafael Braz de Azevedo, da São Judas Tadeu, de Porto Alegre; e Andrine Leitzke Schmidt, da Anhanguera, de Pelotas.

Josué Pinto Machado -

Josué Pinto Machado – Cesuca-Faculdade Inedi – Cachoeirinha

Daniela Boniatti -  Fadergs - Porto Alegre

Daniela Boniatti – Fadergs – Porto Alegre

 

Encerrado o Programa de Imersão da Fiscalização 2017

1493395891646039

Encerrou na manhã do dia 26 de abril, o Programa de Imersão da Fiscalização 2017. Durante o mês de abril, os colaboradores da Divisão de Fiscalização do CRCRS tiveram a oportunidade de se capacitarem acerca de temas variados e importantes para o exercício da profissão contábil. Foram mais de dez dias de treinamentos, somando em torno de 40 horas de uma verdadeira imersão na busca do conhecimento. Passaram pelo programa, vice-presidentes do CRCRS, Coordenadores das Comissões de Estudos, além de professores de graduação de instituições de ensino superior e representante da Junta Comercial do RS. Todos tiveram a oportunidade de passar seus conhecimentos e experiências profissionais, contribuindo com debates enriquecedores com os colaboradores.

1493395547771889

 

 

Empossada nova diretoria do Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre

A diretoria eleita para o biênio 2017/2019 tomou posse no Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre, no dia 25 de abril. Na ocasião, foi inaugurado o retrato do ex-presidente Clésio Luis da Silva, que passou o cargo ao técnico em contabilidade Daniel Souza dos Santos.

A nova gestão ficou assim constituída:

DIRETORIA
Técnico em contabilidade Daniel Souza dos Santos – Presidente
Contador Jorge Luis Cardoso – 1º Vice-presidente (Faleceu em janeiro)
Técnico em contabilidade Dilceu Birck dos Santos – 2º Vice-presidente
Contadora Rosaura Cunha Teixeira de Mello – Diretora-secretária
Contador Rogério dos Santos Inchausti – Diretor Financeiro

SUPLENTES
Contador Clésio Luis da Silva
Contador Adel Antônio de ALmeida
Contadora Regina Souza Pedra
Contador Luis Alberto Barcelos Tubia
Técnico em Contabilidade Lauro Tetour Júnior

CONSELHO FISCAL TITULARES
Técnico em contabilidade Edelácio Alberto Nonnenmacher
Técnico em contabilidade Evandro Tissot
Técnico em contabilidade Roberto dos Santos Onófrio

SUPLENTES
Técnico em contabilidade Wilson Jorge Alves
Contador Gilberto Gromowski
Técnico em contabilidade Vivaldo Gonçalves Teixeira

REPRESENTANTES NA FEDERACON
Técnico em contabilidade Daniel Souza dos Santos – Titular
Contador Clésio Luis da Silva – Suplente

CFC e CGU oferecerão palestras sobre transparência e controle social. Porto Alegre será em junho

Começa no próximo dia 27, em Manaus (AM), uma série de dez eventos realizados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), com apoio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), para informar aos profissionais da contabilidade, servidores públicos e à sociedade sobre a importância da comunicação entre os entes federados e a população beneficiada pelos serviços públicos.

Os próximos eventos serão realizados em Tocantins (12/5), Rio Grande do Sul (2/6), Paraíba (30/6), Pará (21/7), São Paulo (28/7), Rio de Janeiro (4/8), Sergipe (25/8), Piauí (29/7).

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o CFC e a CGU, que tem o objetivo de fomentar a criação de ouvidorias em todo o Brasil, informar os gestores sobre boas práticas de governança, além de promover a participação social para a melhoria dos serviços públicos ofertados aos cidadãos.

No final do ano passado, uma portaria interministerial regulamentou o repasse de recursos, por convênios e contratos, entre a União e os demais entes federados e estabeleceu que estados e municípios devem criar um canal de comunicação para que a União receba manifestações dos cidadãos sobre as obras.

Além disso, o Ministério está desenvolvendo, este ano, o projeto Município Transparente, que informa gestores sobre iniciativas de melhoria de gestão, combate à corrupção e transparência.

O CFC tem experiência em projetos de transparência e boas práticas na área pública.  O conselho foi um dos primeiros parceiros do Observatório Social do Brasil (OBS) e está presente em mais de 80% dos 110 observatórios em funcionamento. Nos OBSs, os profissionais da contabilidade orientam os cidadãos sobre como fiscalizar as compras dos municípios.

Durante evento de assinatura de convênio entre as entidades, realizada em março na sede do CFC, em Brasília, o presidente do CFC, José Martonio Coelho, afirmou que os eventos da parceria fazem parte da missão da entidade, de atuar como fator de proteção dos cidadãos. “Essa parceria é uma possibilidade de promover o chamamento da sociedade para que ela cumpra o seu papel de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos”. Ele destaca que não há categoria melhor do que a dos profissionais da contabilidade para fazer esta sensibilização.

Na mesma ocasião, ministro da CGU, Torquato Jardim, também defendeu a parceria. “Agora teremos mais de 500 mil profissionais com grande capilaridade na sociedade para apoiar um dos principais projetos do ministério, o Município Transparente, e para atuar na fiscalização da aplicação dos recursos da União”.

O evento é aberto aos profissionais da contabilidade, entidades públicas e a sociedade como um todo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do CFC (www.cfc.org.br/eventos).

CRC DATA
AM 27/abr
TO 12/mai
RS 2/jun
PB 30/jun
PA 21/jul
SP 28/jul
RJ 4/ago
SE 25/ago
PI 29/set

Fonte: Comunicação CFC

CFC publica Código de Conduta para conselheiros e funcionários do Sistema CFC/CRCs

Foi publicado, no Diário Oficial da União (DOU), no dia 12 de abril (seção 1,  págs. 118 e 119), a Resolução CFC nº 1.523/2017, que institui o Código de Conduta para os conselheiros, colaboradores e funcionários dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade.

O Código atende às recomendações do Acórdão nº 2622/2015 do Tribunal de Contas da União (TCU), que orienta as organizações sobre a necessidade de se adotarem medidas necessárias à implantação do Código de Ética, sua disseminação e a constituição de uma Comissão de Ética para controle e monitoramento de seu cumprimento.

De acordo com o vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, o Código, além de atender à solicitação do TCU para as regras de governança na Administração Pública, servirá para a solução de conflitos.

Entre os objetivos do Código, destacam-se o fortalecimento da imagem institucional do Sistema CFC/CRCs; a promoção e a conscientização e a prática de princípios de conduta; e o fortalecimento do caráter ético.

Ainda, segundo o vice-presidente, “o CFC sempre praticou essas orientações e, com o Código, por meio da Comissão de Conduta, ficará mais fácil dirimir dúvidas e acompanhar todo o trâmite do processo”. A Comissão de Conduta será composta por três membros e respectivos suplentes, que serão designados pelo presidente do CFC. Caberá à Comissão, entre outros objetivos, conhecer e apurar as denúncias de infrações; aplicar os dispositivos do Código, se necessário; e elaborar plano de trabalho de gestão de conduta, podendo envolver às áreas de comunicação, sistema de informação, educação e avaliação de resultados da gestão de conduta no Sistema CFC/CRCs.

O Código traz também os princípios e valores que devem ser observados como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; objetividade, imparcialidade e sigilo profissional; e a neutralidade político-partidária, religiosa e ideológica.

Clique para acessar o Código de Conduta

Fonte: CFC

Novos profissionais do Vale do Taquari recebem carteiras do CRCRS

Acompanhada pelos delegados regionais de Estrela, Elaine Gorgen Strehl; de Guaporé, Edmilson Zortea; de Lajeado, Dani José Petry; e de Teutônia, Gustavo Luís Schnoremberger, a conselheira Roberta Salvini entregou a Carteira de Identidade do CRCRS a seis novos profissionais da contabilidade no Vale do Taquari, nesta terça-feira, dia 25 de abril. Ela representou o presidente Antônio Palácios, no evento realizado pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), em Lajeado, que contou com programação especial para marcar o Dia do Profissional da Contabilidade.

Acompanhada dos delegados de , conselheira Roberta Salvini represetnou o presidnete Palácios na entrega das carteiras de identidade profissional aos novos profissionais da contabilidade do Vale do Taquari, na sede do Sincovat, em Lajeado

Acompanhada dos delegados regionais de Estrela, Elaine Strehl; de Guaporé, Edmilson Zortéa; de Lajeado, Dani Petry; e de Teutônia, Gustavo Schnoremberger, a conselheira Roberta Salvini representou o presidente Palácios na entrega das carteiras de identidade do CRCRS aos novos profissionais da contabilidade do Vale do Taquari, na sede do Sincovat, em Lajeado

Na ocasião, Roberta destacou a importância do momento: “Esse pode ser o início de pleno sucesso e realização aos que fizerem sua caminhada com profissionalismo e ética”, disse.

O presidente do Sincovat, Rui Mallmann, cumprimentou a classe contábil pela passagem da data e colocou os produtos e serviços do sindicato à disposição dos novos colegas.

Para o vice-presidente de Assuntos Esportivos e Sociais da Federação dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Rio Grande do Sul (Federacon-RS), Darci Vilmar Anton, o evento foi motivo de elogios, pois engrandece a classe e motiva quem decide atuar na profissão.

Os contemplados com as carteiras do CRCRS foram: Marisa Scussel, de Guaporé; Cíntia Scheuermann, Joice Inês Kist e Letícia Andreia Klein, de Lajeado; Geverton Holz e Viviane Correa da Rosa, de Teutônia. A cerimônia foi prestigiada por familiares e autoridades de entidades da classe contábil. A atividade foi encerrada com coquetel de confraternização.

Foto: Simone Rockenbach

CRCRS recebe Moção de Aplauso pelos seus 70 anos da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen

A Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen homenageou os 70 anos do CRCRS com Moção de Aplauso, conferida na noite desta terça-feira (25), em sessão ordinária. No final da sessão, o delegado regional do Conselho no município, Cleo Marchesan, e o conselheiro do CRCRS Osmar Bonzanini receberam a homenagem e fizeram uso da palavra agradecendo o reconhecimento dos legislação.

O delegado regional do CRCRS, Cleo Marchesan, e o conselheiro Osmar Bonzanini receberam a Moção de Aplauso pelos 70 anos do Conselho, prestada pela Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen

O delegado regional do CRCRS, Cleo Marchesan, e o conselheiro Osmar Bonzanini receberam a Moção de Aplauso pelos 70 anos do Conselho, prestada pela Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen

Câmara de Vereadores homenageia profissionais da Contabilidade e CRCRS

O presidente Antônio Palácios, os vice-presidentes, conselheiros, membros de comissões de estudos e colaboradores do CRCRS, além de profissionais da contabilidade, participaram, na noite de 25 de abril, do ato solene realizado na Câmara de Vereadores, proposto pelo vereador João Nedel, em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade e o aniversário de 70 anos do Conselho, comemorados em 25 de abril.

DSC_0383Câmara de VereadoresDSC_0329DSC_0344DSC_0383