Junta Digital é pauta do encontro entre os presidentes da JUCIS-RS e CRCRS

A presidente Ana Tércia recebeu, em 19 de setembro, a visita do presidente da Jucis-RS, Itacir Amauri Flores, acompanhado do diretor de Registro, Cézar Cardoso, que informou o cronograma de implantação do Registro Digital no interior do Estado, que se inicia em novembro. O município de Porto Alegre conta com Registro Digital desde maio deste ano.

As datas de implantação para: constituição, alterações, extinções, balanços, livros e demais atos de Sociedade Anônima e Consórcio – 1º de novembro; alteração e extinção, balanços, livros e demais atos, exceto constituição de coopertaivas – 1º de dezembro; constituição, alterações, extinções,balanços, livros e todos os demais atos de empresário individual, Eireli,Ltda e demais tipos jurídicos – 1º de dezembro.

Confira no Diário Oficial do RS: https://bit.ly/2xzscRf e https://bit.ly/2OB0sml

JUCIS

Itacir Flores, Ana Tércia L. Rodrigues e Cézar Cardoso

 

CRCRS participa de dois encontros em São Paulo

O vice-presidente de Registro do CRCRS, Juliano Abadie, e o integrante da Comissão de Estudos CRCRS Jovem, Tairo Rolim Fracasso, participaram em 15 de setembro do 6º Encontro de Estudantes de Contabilidade de São Paulo, que aconteceu de forma simultânea com o 4º Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis.

Vice-presidente de Registro, Juliano Abadie, e o integrante da Comissão de Estudos do CRCRS Jovem, Tairo Rolim.

Seminário de Contabilidade & Negócios de Três Passos e Horizontina

O evento, que ocorreu nos dias 13 e 14 de setembro, na Unijuí – Campus Três Passos, reuniu mais de cem profissionais e estudantes da área contábil, empresários da região, além do prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral; vice-prefeito de Horizontina, Jones da Cunha; vice-prefeito de Três Passos, Jorge Leandro Dickel; vereador de Três Passos, Wilian Heinck; pró-reitora da Unijuí, Fátima Rosa Lopes; e demais autoridades.

seminário 3 passos

A presidente Ana Tércia Rodrigues, procedeu à abertura do Seminário, na noite de 13 de setembro. Na oportunidade, manifestaram-se também os delegados regionais do CRCRS em Três Passos, Galvan Steffens, e em Horizontina, Sérgio Luis Meinertz; o prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral; e .o vice-prefeito de Horizontina, Jones da Cunha.

Integrado pelos empresários Anderson Braucks, do setor da Indústria, Comércio e Serviços, Felipe Bender, do Comércio, e Marcos Aurélio Schneider, da Indústria e Comércio, teve início o painel sobre “Decisões empresariais e o papel da Contabilidade”. A mediação foi do vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Paulo Gilberto Comazzetto.

eSocial e fiscalização em órgãos públicos

Dando sequência ao Seminário de Contabilidade & Negócios de Três Passos e Horizontina, em 14 de setembro, pela manhã, Márcio Schuch Silveira, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS falou sobre eSocial. A coordenação da palestra ficou a cargo de Sérgio Luís Meinertz, delegado regional do CRCRS em Horizontina.

Márcio

Os painelistas Ely Eduardo Lemos de Azevedo, auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil de Santo Ângelo e Pablo Ricardo de Campos, auditor-fiscal da Receita Estadual da Delegacia de Santo Ângelo, abordaram os sistemas de fiscalização utilizados pelos órgãos públicos. Eles falaram sobre a evolução dos sistemas e procedimentos de fiscalização, enfatizando o cruzamento de dados e análise de informações consistidas com base no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Por fim abordaram a utilização das informações de forma preventiva, promovendo regularizações prévias à fiscalizações repressivas, bem como a inclusão dos contribuintes no REF – Regime Especial de Fiscalização.

O painel teve a coordenação de Galvan Sonda Steffens, contador, delegado regional do CRCRS em Três Passos.

As palestras ficarão postadas no site do CRCRS – Eventos – download de palestras.

Doações

Durante o evento, foram arrecadados 75 kg de alimentos não perecíveis, que foram destinados ao Lar São José.

Divisão de Fiscalização do CRCRS participa de treinamento

Na tarde do dia 13 de setembro a Divisão de Fiscalização do CRCRS participou de um treinamento ministrado por Cezar Cardoso, Diretor de Registro da JUCISRS.

Cezar falou à equipe de Fiscalização sobre as atualizações digitais dos serviços da Junta e sobre o acesso aos livros digitais.

Cezar Cardoso, Diretor de Registro da JUCISRS.

Divisão de Fiscalização do CRCRS.

CRC & Você em Três Passos

Um bate papo descontraído e bem informal com a presença da presidente do CRCRS, vice-presidentes, conselheiros, delegados regionais e profissionais da contabilidade de Três Passos, Horizontina e região, ocorreu, na tarde de 13 de setembro, na Unijuí – Campus Três Passos. Na oportunidade, foi possível esclarecer dúvidas, debater temas de interesse da classe contábil e o atual momento da profissão, além de colher sugestões dos participantes.

CRC  3 passos

crc&Você

CRCRS participa do I Talk Contábeis, em Santa Maria, com palestra da presidente Ana Tércia

“Os Paradigmas Contemporâneos que Impactam Carreiras e Negócios” foi o tema da palestra que a presidente Ana Tércia ministrou, em 12 de setembro, no I Talk Contábeis, promovido pela Fadisma (Santa Maria).

A presidente citou como fatos que caracterizam a quebra de paradigma, a inovação, sustentabilidade, gestão colaborativa, liderança ética, feminismo, protagonismo feminino e compartilhamento.

fadisma

O vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Paulo Comazzetto, também participou do I Talk Contábeis 

 

O evento também foi realizado em comemoração ao Dia do Contador – 22 de setembro.

Presidente do CRCRS fala de empoderamento feminino no II Fórum Integrado de Negócios na UFN- Santa Maria

Na noite de 12 de setembro, a presidente do CRCRS, Ana Tércia, integrou o painel sobre “Empoderamento feminino nos negócios”, que fez parte do II Fórum Integrado de Negócios – evento promovido pela Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN).

Participaram do painel, além da presidente, a professora Dra. Martha Teixeira de Souza, MIchelli Torrico, influenciadora digital. Mediação foi feita pela professora Sibila Rocha. Foram expostas as experiências de cada uma em suas respectivas profissões e debatidas situações do cotidiano de enfrentamento

Auditoria em discussão

A abordagem do tema auditoria aliado à governança atraiu, neste dia 11 de setembro, uma plateia formada por mais de 120 profissionais da contabilidade, sem contar aqueles que acompanharam via transmissão on-line.

Dando início as palestras, o contador Paulo Ricardo Pinto Alaniz, presidente do Ibracon – 6ª Regional falou sobre “O Papel da Contabilidade e da Auditoria no Contexto da Governança”. Relembrou a importância da auditoria, considerando contextos atuais como o ambiente econômico desfavorável, a maior atenção da sociedade em relação ao atendimento da ética envolvida nos negócios, a corrupção e o baixo nível de preparação para lidar com as novas leis de combate a esta prática.

De acordo com Alaniz, os comitês de auditoria e os auditores, enquanto pilares de um sistema de governança corporativa, são fundamentais no plano de um sistema de ‘cuidar’. “É de importância fundamental a contribuição dos auditores para a obtenção da transparência, da prestação de contas e da responsabilidade corporativa”, completou Alaniz.

Já Leonardo Wengrover, coordenador-geral do IBGC – Capítulo Sul, fez uma análise da governança nas empresas familiares. “A Governança Corporativa é para grandes empresas. Entretanto, não me refiro ao tamanho ou faturamento das organizações e, sim, no sentido de serem grandiosas em suas ideias, valores e princípios”, explicou Wengrover. Salientou que governança é converter princípios em recomendações claras e objetivas, com o propósito de gerar valor para as organizações e todos os Stakeholders. “A governança é aplicável a qualquer tipo de organização, independentemente do seu porte ou natureza jurídica”, acrescentou.

Ambos os palestrantes, na última parte do evento, propuseram debate em torno dos desafios da auditoria e da Contabilidade diante das expectativas da governança, com a participação do público presente e on-line. O painel foi mediado pelo contador Rogério Rokembach, coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade do CFC.

As palestras ficarão disponíveis na TV CRCRS no Youtube.