eSocial e doações ao Funcriança e Fundo do Idoso são temas do JC Contabilidade desta semana. Leia!

O cronograma de implantação do eSocial é tema do JC Contabilidade, edição de 8 de dezembro. O contador Clóvis da Rocha, integrante da Comissão de Estudos da Tecnologia da Informação do CRCRS, avalia, nesta matéria, os aspectos, avanço e funcionalidade da ferramenta.

Também nessa edição, o contador Elson Bender, integrante da Comissão de Estudos do Voluntariado do CRCRS, aborda, em artigo, as doações ao Funcriança e Fundo do Idoso – Pessoa Jurídica.

Vale a pena ler!

 

Mutirão da Doação arrecadou mais de uma tonelada de alimento – Juntos Fazendo Mais!

No dia 5 de dezembro, encerrou-se a 16ª edição da Campanha do Mês da Solidariedade Contábil, que iniciou em 6 de novembro e teve como foco incentivar a destinação de 6% do Imposto de Renda devido ao Funcriança e Fundo do Idoso.

A campanha, realizada em parceria com o Sescon-RS, abrangeu todo o Estado, a partir do envolvimento dos delegados representantes do Conselho em suas respectivas regiões.

Em 3 de dezembro, concluindo essa edição, foi promovido o dia do “Mutirão da Doação” em que foram arrecadados, nas sedes do CRCRS e do Sescon-RS, mais de uma tonelada de alimento; além de brinquedos, que serão distribuídos entre o Instituto Misturaí, da Vila Planetário, e a União da Vila IAPI.

CRCRS na mídia | “Mutirão de Doações” estende-se até as 17h. Participe!

O “Mutirão de Doações”, promovido pelo Conselho de Contabilidade em parceria com o Sescon-RS, está arrecadando brinquedos e alimentos, hoje, até as 17h, em todo o Estado.

Aqui em Porto Alegre, você pode entregar seus donativos em dois endereços:

Sede do CRCRS: Av. Tarso Dutra 170, loja 101, bairro Petrópolis.
Sescon-RS: Rua Augusto Severo, 168, bairro São João.
No interior do Estado: Delegados Representantes do CRCRS – endereços no link https://bit.ly/3FU439x .

Confira:

Bom Dia Rio Grande, pela RBS TV

 

Agenda do Jornal do Comércio 

 

Site do G1 

 

Correio do Povo 

 

Receita divulga alterações no acesso ao ambiente do e-CAC visando maior estabilidade do sistema

A partir de 06 de dezembro de 2021, durante o período das 8:00 às 18:00, os sistemas da Receita Federal hospedados no e-CAC permitirão apenas o acesso realizado por humanos e os acessos realizados por aplicações robotizadas que realizem volume de acesso considerados aceitável para a estabilidade do ambiente, ou seja, 500 requisições por segundo, da mesma origem.

Os usuários do sistema devem ficar atentos, pois as tentativas de acesso que comprometam a performance dos sistemas da Receita Federal durante o horário comercial poderão ser definitivamente bloqueadas.

Após as 18 horas, serão liberados todos os acessos, inclusive os acessos robotizados de grande volume.

Entenda

Foram identificadas instabilidades no acesso ao e-CAC nos últimos dias, dentre os esforços realizados para solucionar os problemas, a Receita Federal entrou em contato com representantes da classe contábil para estabelecer uma estratégia de melhoria no acesso à plataforma de serviços do órgão.

O problema identificado foi o excesso de acessos simultâneos efetuados por robôs, chegando a picos, em horários comerciais, de milhões de acessos de origens únicas por segundo (uma só pessoa), o que gerava a instabilidade para todos os usuários.

Dessa forma, a solução encontrada para garantir a estabilidade do e-CAC foi estabelecer que, no horário comercial, serão permitidos apenas o acesso realizado por humanos e os acessos realizados por aplicações robotizadas que realizem volume de acesso de no máximo 500 requisições por segundo da mesma origem.

Fonte: RFB

Transação de débitos do FGTS é prorrogada até 28 de fevereiro de 2022

Os benefícios são desconto e prazo ampliado para pagamento em até 144 prestações, a depender do perfil do empregador e da dívida

CAPA_Internet_Nova.png

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) prorrogou, até 28 de fevereiro de 2022, o prazo para adesão à Transação do FGTS.

A negociação envolve benefícios como desconto de até 70% nos valores devidos ao Fundo e prazo ampliado para pagamento em até 144 prestações, a depender do perfil do empregador e da dívida. Para conferir as propostas disponíveis, clique aqui!

Vale destacar que o desconto é limitado aos encargos da dívida, sendo vedado o desconto de valores devidos aos trabalhadores. Sendo assim, não há redução do valor principal (depósito) nem de parte dos juros que compõem a inscrição em dívida ativa do FGTS.

Quem pode negociar

Essas propostas são válidas somente para os empregadores que possuem dívida ativa de FGTS de valor consolidado inferior a R$ 1 milhão. Além disso, é preciso ter a autorização prévia da PGFN para conseguir negociar.

Por conta disso, o primeiro passo é verificar nesta lista aqui os empregadores com autorização.

·          Se o nome do empregador constar na lista: acessar os canais de atendimento da Caixa Econômica Federal para realizar o pedido de negociação. Clique aqui para saber mais!

·         Se o nome do empregador não constar na lista: pedir a autorização de negociação perante a PGFN. Neste caso, clique aqui para saber como solicitar a autorização.

Para conferir os detalhes da negociação, acesse aqui o edital!

Fonte: Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional

Profissionais que não votaram nas eleições dos CRCs precisam enviar justificativa

Já está aberto o prazo para que os profissionais da contabilidade, que não participaram da votação nas eleições dos Conselhos Regionais da Contabilidade (CRCs), enviem a justificativa de ausência. O prazo para a transmissão dessa informação é o dia 24 de dezembro de 2021.

A justificativa deve ser encaminhada por meio da página oficial das eleições dos CRCs – www.eleicaocrc.org.br. Os eleitores que possuíam 70 anos de idade ou mais nas datas da eleição – 23 e 24 de novembro de 2021 – ou aqueles que estiverem em débito com o Conselho Regional estão dispensados de apresentar a informação.

A participação nas eleições dos CRCs é obrigatória. Dessa forma, aqueles que não votaram, sem causa justificada, serão multados em valor correspondente a 20% da anuidade do técnico em contabilidade, em vigor neste exercício. Essa determinação está prevista na Resolução CFC nº 1.571/2019, de 16 de maio de 2019.

Para acessar a página oficial das eleições e enviar a sua justificativa, clique aqui.

Fonte: Lorena Molter – Comunicação CFC/Apex

CRCs concluem processo eleitoral 2021

Os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) elegeram os seus novos representantes. No período de 34 horas ininterruptas de votação, 271.799 profissionais, entre contadores e técnicos em contabilidade, participaram do pleito e registraram as suas escolhas. Ao todo, eram esperados 364.115 eleitores, dessa forma, a votação alcançou 74,6% de participação. As eleições começaram às 8h de terça-feira (23) e foram concluídas às 18h desta quarta-feira (24).

O processo eleitoral aconteceu em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal (DF) e vai renovar 2/3 do Plenário de cada um dos CRCs. As Eleições 2021 do Sistema CFC/CRCs aconteceram na modalidade on-line, garantindo praticidade, segurança e confiabilidade à votação. Todo o pleito eleitoral foi acompanhado por uma empresa de auditoria independente, seguiu todos os princípios legais e ocorreu de forma segura, ética e transparente.

O CRC do Maranhão (CRCMA) foi o Regional com o maior número de chapas concorrendo nas eleições, com quatro no total. Quatro CRCs possuíam três chapas na disputa (CRCAP, CRCPA, CRCPI e CRCRJ) e dez estiveram no processo eleitoral com chapa única. A maior parte dos Conselhos contou com duas chapas nas eleições, sendo doze CRCs ao todo.

O coordenador da Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, contador João Altair Caetano dos Santos, destacou o impacto das eleições na classe e a lisura de todo o processo. “A votação em nossos Regionais é decisiva para a nossa profissão. Afinal, são escolhidos aqueles que terão a missão de representar os profissionais da contabilidade e trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável da contabilidade no país. Estamos felizes em anunciar que todo o processo ocorreu de forma ética, segura e transparente, sem intercorrências em qualquer parte do Brasil”, celebrou.

Veja aqui quais chapas foram eleitas nos CRCs

A participação nas eleições dos CRCs é obrigatória, gerando multa para aqueles que não votam sem causa justificada. Aqueles que não cumpriram a obrigação têm 30 dias, contados a partir do dia 25 de novembro de 2021, para apresentar, no sistema informatizado de votação, a justificativa de sua falta. Os profissionais da contabilidade com débitos nos CRCs e aqueles com 70 anos ou mais nas datas das eleições estão dispensados do envio de justificativas.

Por Lorena Molter – Comunicação CFC/Apex

Chapa 1 vence a eleição para renovação de 2/3 do Plenário do CRCRS

Nos dias 23 e 24 de novembro, os profissionais da contabilidade, em situação regular perante o Conselho, tiveram a oportunidade de votar para a renovação de 2/3 do Plenário e preenchimento de três vagas referentes à mandato complementar. Concorreram duas chapas e com 60,09 % dos 17.649 votos válidos a chapa 1, coordenada pelo contador Márcio Schuch Silveira, consagrou-se vencedora.
A votação ocorreu exclusivamente pela internet nos 27 Conselhos de Contabilidade do Sistema. às 18h, o Conselho Federal de Contabilidade deu início a apuração.

De acordo com o coordenador da chapa, contador Márcio Schuch Silveira, “o propósito é construir um Conselho ainda mais forte e conquistar, cada vez mais, o reconhecimento pela sociedade da essencialidade do profissional contábil e da sua capacidade em contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento econômico.”

Conheça os integrantes da chapa 1
Efetivos:
Contadores: Márcio Schuch Silveira, Anabéli Galvan Perera, Célio Belmiro Laux Affeld, Elaine Görgen Strehl, Fabiana dos Santos, Felipe da Rocha Paesi, Grace de Ávila Rodrigues, Gustavo Ferres da Silveira, Juliano Bragatto Abadie, Lucas Arêa de Marco, Marco Aurélio Gomes Barbosa, Marlete de Moura Ribeiro, Patrícia de Souza Arruda, Ronei Xavier Janovik, Tairo Rolim Fracasso, Vilson José Fachin
Técn. em Contab.: Cristiani Fonseca de Souza e Luis Fernando Ferreira de Azambuja
Suplentes:
Contadores: Cezar Volnei Mauss, Magda Regina Wormann, Luiz Manoel Alves da Trindade, Eliziane Fogliatto Caitano Miguel, Aristeu Costa dos Santos, Elis Andreia Altreiter, Eliane Rodrigues Soares, Ana Paula Meneghetti Borges, Diego Luciano Fraga, Wendy Beatriz Witt Haddad, Marcos Beltrami, Celso Luft, Vinícius Schneider, Mozart Dagoberto Giovanini Pereira, Pedra Negorete da Costa
Técn. em Contab.: Lisiane de Abreu Munchen, Márcia Salete de Vargas Basso, Cármen Alves Tigre.

Mandato complementar – 2022 a 2023
Efetivo: contador Claudionor José Mores
Suplentes: contadora Patrícia Coelho Motta de Souza e técn. em contab. Edmilson Norberto Zortéa

 

Exame de Suficiência: resultado preliminar está disponível

O resultado final preliminar da prova objetiva da segunda edição do Exame de Suficiência de 2021 foi divulgado, na última quarta-feira (24), no site da Consulplan. Também estão disponíveis o gabarito oficial definitivo e a resposta aos recursos interpostos contra o gabarito preliminar. A prova foi aplicada no dia 24 de outubro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal (DF), e contou com a participação de mais de 30 mil pessoas. O Exame de Suficiência é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Aqueles que tenham sido reprovados e/ou eliminados no exame podem verificar os seus resultados por meio de um link específico disponibilizado na página da Consulplan.

Recursos

O prazo para interposição de recurso contra o resultado final preliminar da prova objetiva será as 23h59 do dia 26 de novembro de 2021. Isso deve ser feito por meio de requerimento próprio disponibilizado na página da Consulplan.

A banca da prova também disponibilizou aos participantes do exame a decisão sobre os recursos interpostos contra o gabarito oficial preliminar. Para acessar, clique aqui.

Para conferir o resultado final preliminar da prova objetiva, clique aqui.

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex