Mês da Solidariedade Contábil: Delegacia Regional do CRCRS de Sobradinho entrega doações

O delegado regional do CRCRS em Sobradinho, Loreno Herath, fez a entrega, na manhã da quinta-feira, 08 de de dezembro, dos donativos arrecadados nos eventos da classe contábil realizados em sua jurisdição, durante a campanha do 11º Mês da Solidariedade Contábil. Cerca de 180 quilos de alimentos não perecíveis, foram doados ao Cras Nascer do Sol, que atende a crianças no turno inverso ao do colégio, juntamente com 180 peças de roupas, 26 pares de calçados 47 brinquedos e 12 rolos de papel higiênico.

No ato da entrega, a entidade beneficiada foi representada pela coordenadora do projeto, Vanessa Ullrich, e contou também com a presença da secretária da delegacia  regional do CRCRS, Magali Bittencourt Beise.

Os donativos entregues pela classe contábil foram entregues ao Cras

Os donativos entregues pela classe contábil foram entregues ao Cras Nascer do Sol, de Sobradinho

CRCRS e CFC lançam a XVI Convenção de Contabilidade e o XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista – dois eventos em um só

Foi na noite de 6 de dezembro, no Hotel Serrano, em Gramado, que ocorreu o lançamento de dois dos maiores eventos direcionados à classe contábil: a XVI Convenção de Contabilidade do RS e o XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista. A novidade e o ineditismo do fato é que ambos ocorrerão simultaneamente, compondo um único momento de encontro da classe contábil. Esse mega evento se realizará de 13 a 15 de setembro de 2017, no Serra Park, em Gramado.

Na cerimônia de lançamento, o presidente Antônio Palácios agradeceu a confiança da presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, e do presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, em acreditar na ideia de unir dois grandes eventos, que são realizados de dois em dois anos, em um só e abraçar o desafio. “O fortalecimento e a união da classe contábil será mostrada em setembro de 2017, em Gramado. Vamos trabalhar para oferecer aos profissionais da contabilidade um evento inesquecível”, declarou, com entusiasmo, Palácios. Agradeceu ainda aos 26 presidentes dos Conselhos Regionais presentes à cerimônia, assim como aos vice-presidentes do CRCRS, aos representantes das entidades, autoridades e profissionais.

Palácios

O secretário-adjunto da Fazenda de Gramado, Maurício Selau, saudou os presentes, elogiou a iniciativa e agradeceu a escolha da cidade para a realização dos eventos.

selau

Maria Clara Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon),  ressaltou o compromisso de honrar a tradição dos dois grandes eventos, colaborando para a execução de um evento grandioso e digno da classe contábil. Afirmou que o próprio lema adotado para o mega evento já diz tudo: “Compartilhando experiências, unindo competências”. “O êxito foi uma marca das 10 edições do Encontro Nacional da Mulher Contabilista e as convenções do Rio Grande do Sul também sempre apresentaram elevado nível técnico, o que nos faz prosseguir com essa história vitoriosa”, concluiu Maria Clara.

Maria Clara

A presidente, antes de encerrar sua manifestação, ainda enalteceu a participação da Academia de Ciências Contábeis do RS, na figura do presidente Eloi Dalla Vecchia, como parceira e realizadora do evento.

Elói Dalla Vecchia resumiu, em breves palavras, os objetivos da Academia, criada em 22 de setembro de 2002, que são difundir a Ciência Contábil, congregar profissionais da contabilidade de alto saber e ilibada reputação e estimular o desenvolvimento cultural. “A Academia promove atividades em busca do aperfeiçoamento do profissional, por isso se orgulha de realizar mais este evento”, afirmou Eloi.

Elói

José Martonio Alves Coelho encerrou a cerimônia declarando que “unidos somos fortes e acreditamos no sucesso do evento por que acreditamos no trabalho sério desenvolvido pelo CRCRS”.

Martonio

A tradicional Feira de Negócios e Oportunidades também contará com uma  novidade. A feira será temática, traduzirá a cultura dos colonizadores do RS. Terá espaço para 70 expositores.

Os interessados já podem efetuar a inscrição, acessando www.crcrs.org.br ou www.cfc.org.br.

Mês da Solidariedade Contábil: Profissionais da contabilidade de Panambi, Condor e Santa Bárbara do Sul entregam donativos a entidades

No encerramento da 11ª edição da campanha do Mês da Solidariedade Contábil, o delegado do CRCRS na jurisdição de Panambi, Getson Dhein, juntamente com o presidente da Associação dos Contabilistas de Panambi, Condor e Santa Bárbara do Sul, Albino Alberti, e a presidente eleita da Entidade para o biênio 2017/2018, Márcia Ramos Martins, realizou a entrega da importância de R$ 2.000 à Casa de Passagem de Panambi (Avocap), na segunda-feira, dia 05 de dezembro. Na ocasião, a Avocap foi representada por sua presidente, Giovana Ody.

Getson Dhein, delegado regional do CRCRS em Panambi; Márcia Martins, nova presidente da Avocap; Giovana Ody, presidente da Avocap; Albino Alberti, presidente da Associação de Contabilistas de Panambi

Getson Dhein, delegado regional do CRCRS em Panambi; Márcia Martins, nova presidente da Avocap; Giovana Ody, presidente da Avocap; Albino Alberti, presidente da Associação de Contabilistas de Panambi

No mesmo dia, foi efetuada a entrega de alimentos não perecíveis à Sociedade Batista Beneficência (Tabea) de Panambi, o Lar de Idosos, representado por Heidi Reinke. Esses alimentos foram doados pelos profissionais da contabilidade, durante a realização, pelo CRCRS, em Panambi,  da palestra sobre Encerramento de Balanço,  no último dia 23 de novembro. 

Delegado Getson Dhein e Heidi Reinke, do Lar de Idosos de Panambi

Delegado Getson Dhein e Heidi Reinke, do Lar de Idosos de Panambi

As doações da classe contábil, das cidades que compreendem a jurisdição da Delegacia do CRCRS de Panambi,  estão inseridas na campanha MÊS DA SOLIDARIEDADE CONTÁBIL,  promovida anualmente pelo CRCRS – Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, e está na sua 11ª edição.

Novidades do Sped estão no programa Contabilidade em Debate na Rádio e na TV CRCRS

“As novidades nos projetos do Sistema Público de Escrituração Digital” é o tema do programa Contabilidade em Debate, que vai ao ar entre os dias 5 e 11 de dezembro, pela Rádio e pela TV CRCRS. Nessa edição, Luciano Biehl entrevista Mauro Negruni, diretor de Conhecimento e Tecnologia da Decision IT.

Mauro Negruni, da Decision IT, foi entrevistado por Luciano Biehl

Mauro Negruni, da Decision IT, foi entrevistado por Luciano Biehl

O Contabilidade em Debate vai ao ar pela Rádio CRCRS via internet, em três horários diários: às 11h30, 13h30 e 18h30, e está disponível também na TV CRCRS via Web.

CRCRS promove capacitação para conselheiros

O CRCRS promove, no Hotel Serrano, em Gramado, capacitação para conselheiros. Os colaboradores Henrique Carvalho, coordenador da Seção de Gestão de Processos, e José Calleari, coordenador da Seção de Apoio Técnico, falam ao grupo sobre motivação dos atos processuais, instrução processual, fixação e gradação das penas, recurso de ofício, relatos, parecer e votos, cassação, cadastro de peritos e dados estatísticos.

presidente

Henrique Calleari

CRCRS e TCE-RS finalizam mais um ano de parceria com o curso Aspectos Práticos das DCASP – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público

O CRCRS e o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) finalizaram mais um ano de parceria, na sexta-feira, 1º de dezembro, com a última edição do curso Aspectos Práticos das DCASP – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, promovido em conjunto pelas duas entidades, com o objetivo de capacitar profissionais da contabilidade, em especial da área pública, que atuam em prefeituras, câmaras de vereadores e empresas públicas do Estado.

A plateia da última edição foi considerada numerosa pelos organizadores do curso

A plateia da última edição foi considerada numerosa pelos organizadores do curso

Na abertura desse último encontro, o diretor da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, do TCE, Eduviges Rogério de Souza, destacou que cerca de mil técnicos em contabilidade e contadores que atuam em 213 municípios do Rio Grande do Sul já foram capacitados por intermédio do convênio entre o Conselho e o Tribunal de Contas.

Edu

Eduviges Rogério de Souza, diretor da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, do TCE-RS

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, que participou da abertura desse último dia, cumprimentou a numerosa plateia formada por profissionais da contabilidade que, segundo ele, “reconhecem a importância da educação permanente, que adquire especial relevância no momento vivido pelo Brasil, em que os políticos deram as costas para a sociedade”, disse, referindo-se à recente votação, pelo Congresso Nacional, do  texto-base do PL 4850/2016, conhecido como Dez Medidas de Combate à Corrupção. O projeto foi desfigurado pelo acréscimo de emendas e aprovado durante a madrugada do dia 30 de novembro, enquanto a sociedade brasileira estava consternada com a perda de inúmeras vidas, em decorrência do acidente com o avião que transportava a delegação  de futebol da Chapecoense e outros profissionais para Medellín, na Colômbia, onde o time disputaria as finais da Copa Sul-Americana. “A Contabilidade é o caminho para mostrar às pessoas como controlar a corrupção, por meio da transparência”, afirmou o presidente do CRCRS.

Presidente do CRCRS, Antônio Palácios

Presidente do CRCRS, Antônio Palácios

A seguir, o contador Aramis Ricardo Costa de Souza, auditor-público externo do TCE-RS e integrante da Comissão de Estudos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público do TCE, ministrou o painel “Inconsistências Contábeis e Condutas Vetadas em Ano de Encerramento de Mandato”.

O contador Aramis Ricardo Costa de Souza, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS, ministrou a última edição do curso

O contador Aramis Ricardo Costa de Souza, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS, ministrou a última edição do curso

A partir da direita, os contadores José Carlos Garcia de Mello e Gerson Dias dos Santos, ambos da Comissão de Responsabilidade Social do CRCRS; João Victor de Oliveira, diretor Executivo Adjunto; Antônio Palácios, presidente do CRCRS; e, ao fundo, o contador Aramis Ricardo Costa de Souza, membro da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

A partir da direita, os contadores José Carlos Garcia de Mello e Gerson Dias dos Santos, ambos da Comissão de Responsabilidade Social do CRCRS; João Victor de Oliveira, diretor Executivo Adjunto; Antônio Palácios, presidente do CRCRS; e, ao fundo, o contador Aramis Ricardo Costa de Souza, membro da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

 

Delegacia do CRCRS em Júlio de Castilhos promove conscientização sobre importância de destinar o IR devido

O delegado Regional do CRCRS em Júlio de Castilhos, Daniel Rosa, promoveu reunião, na quinta-feira, dia 29 de novembro, para alertar a Prefeitura Municipal da cidade e os órgãos responsáveis pela assistência à infância e aos idosos sobre a importância de estimular os contribuintes e as empresas a destinarem seu imposto de renda devido, a fim de que os recursos permaneçam no município, para investimento em obras sociais. Na ocasião, as representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e do Lar Recanto do Amanhecer tomaram conhecimento de que apenas 10% do potencial de recursos disponíveis na cidade foram efetivamente arrecadados em 2015, e receberam orientações sobre como proceder para aumentar esse percentual de destinação.

No encontro, a delegacia do CRCRS distribuiu o livreto “IRPJ E IRPF – Guia de Incentivos Fiscais nas Doações  para os Fundos e Programas”, editado pela Universidade de Caxias do Sul e disponibilizado aos delegados do Conselho, em encontro realizado no último dia 24 de novembro.

A partir da esquerda, Martha Dallacorte, presidente do Lar Recanto do Amanhecer; Marisete Rockenbach, vice-presidente do Comdica Júlio de Castilhos; e Teresinha Moresco da Rosa, delegada honorária do CRCRS em Júlio de Castilhos, representante do Conselho do Comdica

A partir da esquerda, Martha Dallacorte, presidente do Lar Recanto do Amanhecer; Marisete Rockenbach, vice-presidente do Comdica Júlio de Castilhos; e Teresinha Moresco da Rosa, delegada honorária do CRCRS em Júlio de Castilhos, representante do Conselho do Comdica

Seis municípios recebem o Fórum de Fiscalização Preventiva no mês de novembro

Os vice-presidentes de Fiscalização do CRCRS, Mário Karczeski, e de Relações com os Profissionais, Celso Luft, levaram o Fórum de Fiscalização Preventiva a mais seis jurisdições do Conselho, no mês de novembro. Os profissionais das regiões de Santa Vitória do Palmar, no dia 8; Santa Maria, no dia 9; Agudo e São Sepé, no dia 10; São Jerônimo, no dia 17; e Horizontina, no dia 18, tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações sobre os procedimentos aplicados e as sistemáticas adotadas pela divisão de fiscalização do Conselho de Contabilidade e, assim, evitar autuações e multas. Em 12 de dezembro, está prevista para ocorrer a última edição do Fórum de 2016, em Porto Alegre. Saiba mais em www.crcrs.org.br.

Horizontina

Horizontina

Santa Maria

Santa Maria

Santa Vitória do Palmar

Santa Vitória do Palmar

Agudo

Agudo

São Jerônimo

São Jerônimo