Encontro Estadual de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis

Com mais de uma centena de participantes, o Encontro Estadual de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, promovido pelo CRCRS, no auditório do prédio 32 da PUCRS, debateu temas relevantes do campo da Educação. Na sua fala, na abertura do evento, o presidente do Conselho, Antônio Palácios, considerou muito importante discutir os sistemas de avaliação e que as instituições trabalhem no sentido de recuperar a posição de liderança nas avaliações nacionais. Segundo ele, há duas discussões urgentes a serem feitas: uma técnica e outra institucional, e afirmou que os empresários contábeis, que utilizam a mão de obra de estagiários e trainees, percebem a necessidade de aprimoramento dos cursos de muitas instituições. Palácios destacou, ainda, que a imagem da classe contábil precisa ser trabalhada com os estudantes, porque “é necessário que um contingente cada vez maior leve à sociedade a imagem verdadeira do contador e da contabilidade, comprometido com a qualidade da gestão das informações e não mais um profissional apenas ligado aos cálculos da movimentação financeira.

Presidente Antônio Palácios defende que a verdadeira imagem do contador seja trabalhada com os estudantes de Ciências Contábeis

Presidente Antônio Palácios defende que a verdadeira imagem do contador seja trabalhada com os estudantes de Ciências Contábeis

O coordenador da Comissão de Estudos de Acompanhamento do Ensino Superior do CRCRS, Marco Aurélio Gomes Barbosa, qualificou a iniciativa do encontro como o resultado do entendimento, por parte do Conselho, da importância de estar próximo dos coordenadores e professores. Ele também alertou que, diante das dificuldades que vêm sendo enfrentadas pelas instituições em face das políticas públicas insuficientes, as avaliações externas são um desafio para as universidades e faculdades, e discutir essas avaliações nesse encontro é de suma importância para qualificar instituições e estudantes, assegurou ele.

Marco Aurélio Gomes Barbosa, coordenador da Comissão de Estudos de Acompanhamento do Ensino Superior

Marco Aurélio Gomes Barbosa, coordenador da Comissão de Estudos de Acompanhamento do Ensino Superior

Marcelo Sawerim, presidente do Ibracon 6ª Regional, falou na importância do evento diante da necessidade de contribuir para a qualificação dos profissionais que estão chegando ao mercado. “Momentos de formação como esse são fundamentais, e o Ibracon faz questão de manter parcerias com a PUCRS e várias outras instituições no Estado, afirmou.

Marcelo Sawerim, presidente do Ibracon - 6ª Regional

Marcelo Sawerim, presidente do Ibracon – 6ª Regional

Representando o reitor da PUCRS, Ir. Joaquim Clotet, o professor Alziro Cezar Rodrigues, diretor da faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, saudou os presentes, falando sobre a importância da Contabilidade na sociedade atual e anunciou o lançamento da Escola de Negócios da PUCRS, em dezembro, tendo como um dos pilares, o curso de Ciências Contábeis.

Professor Alziro Cezar Rodrigues, diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, representou o reitor da PUCRS, Ir. Joaquim Clotet

Professor Alziro Cezar Rodrigues, diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, representou o reitor da PUCRS, Ir. Joaquim Clotet

A primeira palestra da manhã, “Realidade e Perspectivas do Enade”, foi ministrada pela professora Marion Creutzberg, doutora em Gerontologia Biomédica e corodenadora da Comissão Própria de Avaliação da PUCRS, que ressaltou a importância de que as faculdades e universidades utilizem mais os relatórios sobre os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), inclusive para estudos em grupos de pesquisa. Segundo ela, essas informações, que podem qualificar muito o trabalho de coordenadores e professores, ainda são subutilizados. Ela disse, também, que como a próxima edição do Enade será realizada em 2018, as instituições ainda têm tempo de se adequar e valorizar a prova que considera de suma importância se for considerado o impacto positivo de uma boa avaliação no currículo de um estudante que ingressa na carreira profissional.

Marion Creutzberg, doutora em Gerontologia Biomédica e coordenadora= da Comissão Própria e Avaliação da PUCRS

Marion Creutzberg, doutora em Gerontologia Biomédica e coordenadora da Comissão Própria e Avaliação da PUCRS

A contadora Tania Moura da Silva, membro da Comissão do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, fez a palestra “Exame de Suficiência: Educação, Inovação e Revolução”, na qual apresentou dados que mostram que, embora tenha caído no ranking brasileiro, o Rio Grande do Sul recuperou resultados, em 2016 em relação a 2015. Ela salientou, ainda, a necessidade de tanto instituições quanto estudantes se mobilizarem para conquistar um diferencial no mercado. Segundo ela, o foco está na ação realizada, e brincou com as palavras do título de sua palestra, “Educação, Inovação e Revolução”, que remetem a ideia de movimento, de dinâmica em busca de mais qualificação.

Tania Moura da Silva, contadora e memebro da Comissão do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade

Tania Moura da Silva, contadora e memebro da Comissão do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade

Curso sobre Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público é realizado em Santana do Livramento

20160923_093050[1]

A quinta cidade a receber, este ano, o curso “Aspectos Práticos das DCASP – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público”, promovido pelo CRCRS, em parceria com o TCE-RS, foi Santana do Livramento, em 23 de setembro. Na ocasião, o contador e integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Aramis de Souza, apresentou, aos contadores e técnicos em contabilidade das prefeituras, câmaras de vereadores e empresas públicas da região, os principais aspectos envolvendo as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Ele abordou, ainda, no contexto da ótica contábil, as condutas vedadas em último ano de mandato.

valdeir

Valdeir Fernandes, delegado regional do CRCRS em Santana do Livramento; Aramis Ricardo Costa de Souza, instrutor do curso; e Luiz Carlos Correa Filho, coordenador regional do TCE em Santana do Livramento.

Vice-presidentes do CRCRS realizam atividades alusivas ao Dia do Contador

Na quinta-feira, 22 de setembro, os vice-presidentes Celso Luft e Márcio Schuch Silveira, estiveram, respectivamente, na Fadergs, em Porto Alegre e na Faccca/Fundasul, em Camaquã, para falar, aos estudantes de Ciências Contábeis, sobre as atividades do CRCRS e a rotina do profissional da contabilidade.

dia do contador 2

Celso, em sua palestra “O Dia do Contador – Fórum de Fiscalização Preventiva”, abordou tópicos relacionados ao funcionamento do Conselho, atuação da fiscalização, mudanças estratégicas do profissional, além de citar os principais exemplos de autuações.

marcio

Já Márcio, juntamente com a delegada regional de Camaquã, Silvana Scherer Vieira, e dos contadores Raniery Souza e Angela Ferrão, participou do Talk Show “Valorização Profissional e Mercado de Trabalho”, no qual falaram um pouco sobre a rotina e as perspectivas da profissão contábil.

CRCRS entrega carteiras de identidade profissional em Lajeado

O vice-presidente de Registro do CRCRS, Ricardo Kerkhof, representou o presidente Antônio Palácios na cerimônia de entrega das carteiras de identidade profissional a onze novos profissionais, de Lajeado, Encantado e Teutônia, que ingressam nas atividades da contabilidade, na quinta-feira, 22 e setembro, na sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), em Lajeado.

O vice-presidente de Registro, Ricardo Kerkhoff, representou o presidente Palácios na cerimônia de entrega da carteira de identidade profissional, que integrou evento festivo alusivo à passagem do Dia do Contador

O vice-presidente de Registro, Ricardo Kerkoff, representou o presdiente PAlácios na cerimônia de enrega da carteira de identidade profissional, que integrou evento festivo alusivo à passagem do Dia do Contador

A cerimônia de entrega das carteiras integrou evento festivo alusivo ao Dia do Contador, realizado pelo Sincovat e pela Associação de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Vale do Taquari (Aescon), com apoio do Sescon-RS, que celebrou a chegada dos novos profissionais habilitados à classe contábil.

Presidente do CRCRS participa de talk show sobre o Dia do Contador

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, participou do talk show do Dia do Contador, realizado no auditório do Sescon-RS, com as presenças dos presidentes das principais entidades gaúchas do segmento, na noite do dia 22 de setembro, data em que se comemora o Dia do Contador. Juntamente com Antônio Palácios, participaram Diogo Chamun (SESCON-RS), Ronaldo Tomazzoni (Sescon Serra Gaúcha), Diego Moreira (Sindiconta), Marcelo Saweryn (Ibracon) e Glicério Bergesch (Federacon).

Os presidentes Ronaldo Tomazzoni (Sescon Serra Gaúcha), Diego Moreira (Sindiconta), Antônio Palácios (CRC-RS), Diogo Chamun (SESCON-RS), Marcelo Saweryn (Ibracon) e Glicério Bergesch (Federacon) discutiram o cenário contábil e o papel do contador na sociedade

Os presidentes Ronaldo Tomazzoni (Sescon Serra Gaúcha), Diego Moreira (Sindiconta), Antônio Palácios (CRC-RS), Diogo Chamun (SESCON-RS), Marcelo Saweryn (Ibracon) e Glicério Bergesch (Federacon) discutiram o cenário contábil e o papel do contador na sociedade

Com mediação do coordenador da Comissão de Estudos das Organizações Contábeis do CRCRS e diretor do Sescon-RS Flávio Dondoni Jr., o evento debateu o cenário contábil e o papel do contador na sociedade.

O talk show foi transmitido ao vivo, via web, para todo o país.

CRCRS entrega carteiras profissionais a 16 novos profissionais da contabilidade da região de Lajeado

“Sejam bem-vindos à classe contábil gaúcha”. Foi com essas palavras que Ricardo Kerkhoff, vice-presidente de Registro do CRCRS, cumprimentou, na noite de quinta-feira (22), os 16 profissionais da contabilidade que receberam as carteiras profissionais na sede do Sincovat, em Lajeado. A 2ª edição da solenidade oficial, realizada em parceria com o sindicato e a Aescon, habilitou os novos trabalhadores para o exercício da atividade e marcou a comemoração pela passagem do Dia do Contador.

Jurando exercer a função “com dedicação, responsabilidade e competência”, os profissionais inscritos nas delegacias de Lajeado, Teutônia, Encantado, Taquari e Guaporé, receberam o documento das mãos dos respectivos delegados. Acompanhados por amigos e familiares, foram agraciados com palavras de reconhecimento e estímulo para o início da caminhada profissional.

entrega

O presidente do Sincovat Rui Mallmann evidenciou a acertividade do evento e, ao destacar a importância do registro junto ao CRCRS, reiterou: “Precisamos promover a profissão com responsabilidade e ética”. Darci Anton, vice-presidente de Assuntos Esportivos e Sociais da Federacon/RS, também enalteceu a solenidade, considerando uma atitude louvável que está servindo de referência e inspiração para outros sindicatos.

rui

Ao citar os cursos e treinamentos ofertados em parceria com o Sincovat e o CRCRS, Jandir Dickel, vice-presidente regional do Sescon/RS, lembrou aos novos profissionais a necessidade de atualização constante e destacou: “A carteira é uma conquista para os profissionais e precisa ser valorizada”. Em nome do CRCRS, o conselheiro Rodrigo Kich igualmente salientou a carência de conhecimento sobre o mercado em constante mutação. Ele manifestou sua satisfação pelo sucesso do evento que, em sua primeira edição, entregou as carteiras a nove profissionais. “Este é um momento muito especial, que vocês sempre vão recordar com saudade e alegria”, declarou.

Kerkhoff apontou o papel do registro na normatização e fiscalização da atuação profissional. Expressando a confiança na relação entre contabilistas e Sincovat, ele citou Maquiavel: “Nenhum indício melhor se pode ter a respeito de um homem do que a companhia que frequenta”. O representante do CRCRS ainda desejou: “Que vocês se mantenham estimulados no desempenho da atividade que escolheram e juraram honrar”.

kherkhoff

Entre os novos profissionais habilitados estava Vanessa Mulder, de Lajeado. Graduada em Ciências Contábeis pela Univates, a jovem conta que trabalhava em uma empresa da cidade, mas optou por iniciar seu próprio negócio, contribuindo de forma mais efetiva para o desenvolvimento das organizações. “A carteirinha é o ponto de partida para a realização de um sonho pessoal e profissional”, revela.

Fonte: Simone Rockenbach, assessora de imprensa do Sincovat

1° Seminário de Assuntos Contábeis de Capão da Canoa e Tramandaí reúne mais de 140 pessoas

DSC_0512

Na sexta-feira, 23 de setembro, mais de 140 pessoas, entre profissionais, estudantes da área contábil e autoridades, prestigiaram o Seminário de Assuntos Contábeis de Capão da Canos e Tramandaí, realizado na Casa de Cultura Erico Verissimo, em Capão da Canoa. Na abertura do evento, os delegados anfitriões deram as boas-vindas aos presentes e reforçaram a necessidade da educação continuada para a qualificação valorização profissional.

DSC_0499

Evani de Medeiros, delegada de Capão da Canos

DSC_0505

Zigomar da Silva, delegado de Tramandaí

DSC_0518

Já o presidente Antônio Palácios, em sua fala, lembrou a evolução pela qual a profissão contábil vem passando nos últimos anos. Contudo, ele destacou que ainda há muito a ser feito em busca da valorização profissional. “Temos que mostrar aos cidadãos nossa importância na sociedade, em especial no que diz respeito à transparência da gestão pública”, comentou.

DSC_0533

O primeiro painel do seminário tratou do “Cruzamento de Informações Fiscais, Econômicas e Financeiras: Responsabilidade do Profissional da Contabilidade” e contou com a participação do vice-presidente de Relações com os Profissionais, Celso Luft, e do auditor-fiscal da Receita Federal, André de Magalhães Bravo. Na ocasião, eles frisaram os cuidados que os profissionais da contabilidade devem tomar, a fim de evitar problemas com o fisco como, por exemplo, a inclusão na malha fina.

DSC_0543

Ainda pela manhã, a vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Lopes Rodrigues, enfatizou a importância da ética na conduta profissional e da necessidade de os contadores e técnicos em contabilidade manterem uma relação de confiança com seus clientes, na palestra “Ética: do Discurso à Prática”.

DSC_0562

As atividades da tarde iniciaram com o vice-presidente Pedro Gabril Kenne da Silva, que realizou a palestra “O Contador como Agente de Transformação Social”. Em sua fala, ele lembrou da relevância do contador nas mudanças da sociedade, salientando o papel dos Observatórios Sociais e do controle social.

marcio

Na última palestra da tarde, o vice-presidente Técnico, Márcio Schuch Silveira, falou sobre as principais alterações do ICMS para 2016, em palestra do mesmo nome. Em sua explanação, ele alertou os contadores e técnicos em contabilidade sobre as alterações mais relevantes do tributo, não apenas para este ano, mas também para os próximos, além de mencionar os impactos que estas modificações trazem para o dia a dia do profissional contábil.

CRCRS e órgãos institucionais de controle articulam parceria para ações de qualificação da gestão na educação

O CRCRS, representado pelo vice-presidente de Relações Institucionais, Pedro Gabril Kenne da Silva, reuniu-se, em 22 de setembro, com representantes do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, da Contadoria e Auditoria Geral do RS e da Regional da Controladoria-Geral da União, para articular parceria em projetos de qualificação do controle social das verbas recebidas pelas escolas, estaduais e municipais, em especial, para alimentação escolar.

O encontro ocorreu a convite do coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível e de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público do RS, Dr. José Francisco Seabra Mendes Júnior, com vistas à realização do trabalho a partir do apoio dos voluntários cadastrados no Projeto de Voluntariado da Classe Contábil no Estado. Também participaram da reunião, os membros da Comissão de Responsabilidade Social do CRCRS, Gerson Luis dos Santos e Rodrigo Cassol Lima, além do diretor adjunto João Victor de Oliveira.

aaa

O vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva, representou o Conselho em reunião para tratar de possível parceria com o Ministério Público Estadual em projetos de qualificação do controle social das verbas recebidas por escolas estaduais e municipais