Doações arrecadadas pelo CRCRS são entregues ao Asilo Padre Cacique

A coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS, Cristiane de Souza, entregou, no dia 20 de julho, as doações arrecadas pelo Conselho, ao diretor-geral do Asilo Padre Cacique, Romeu Guzzo. Ao todo foram arrecadados 144kg de alimentos, além de diversas peças de roupas.

ok]

Cristiane de Souza, coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS e Romeu Guzzo, diretor-geral do Asilo Padre Cacique.

ok

Cristiane de Souza, coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS e Romeu Guzzo, diretor-geral do Asilo Padre Cacique.

Parceria entre CRCRS e Receita Federal promove palestras sobre Nova Legislação Aduaneira

Durante os dias 17, 18 e 19 de julho, o CRCRS promoveu em parceria com a Receita Federal, palestras com o tema “Os Free Shops e a Nova Legislação Aduaneira”. Os eventos aconteceram nas cidades de Bagé, Santa Vitória do Palmar, Uruguaiana, Jaguarão, Santa Rosa e Santana do Livramento. Na ocasião, contadores, advogados e empresários puderam sanar dúvidas ligadas ao assunto.

A primeira palestra, realizada na terça-feira (17), em Bagé, foi ministrada pelo auditor-fiscal e inspetor-chefe da Receita Federal do município, Alexandre Silveira de Vasconcelos.

Free Shops - Bagé

Alexandre Silveira de Vasconcelos, auditor-fiscal e inspetor-chefe da Receita Federal do município.

Também no dia 17, em Santa Vitória do Palmar, o auditor-fiscal e chefe da inspetoria do Chuí, José Rheingantz Abuchaim, falou ao público.

FreeShops - Santa Vitório do Palmar

José Rheingantz Abuchaim, auditor-fiscal e chefe da inspetoria do Chuí.

Ainda na terça-feira, em Uruguaiana, o auditor-fiscal e delegado da Receita Federal, Cláudio Afonso Jaureguy Montano, ministrou o evento.

Free Shops - Uruguaiana

Cláudio Afonso Jaureguy Montano, auditor-fiscal e delegado da Receita Federal.

Já na quarta-feira (18), foi a vez de Jaguarão e Santa Rosa, receberam os eventos. Na ocasião, o auditor-fiscal e inspetor de inspetoria de Jaguarão, Cleber Fernandes Barbosa, e o auditor-fiscal chefe do Porto Mauá em Santa Rosa, Gerson Luiz Graef ministraram as palestras.

Free Shps - Jaguarão

Cleber Fernandes Barbosa, auditor-fiscal e inspetor de inspetoria de Jaguarão.

Santa Rosa

Público presente em Santa Rosa.

FreeShops - Santa Rosa

E encerrando o roteiro, Santana do Livramento recebeu, na quinta-feira (19), a última palestra do mês. Ministrada pelo auditor-fiscal e delegado da Receita Federal em Santana do Livramento, Adilson Valente.

Free Shops -  Santana do Livramento

Adilson Valente, auditor-fiscal e delegado da Receita Federal em Santana do Livramento.

FreeShops - Santana do Livramento

Público presente em Santana do Livramento.

 

Presidentes do CFC e CRCRS visitam prefeitura de Santa Maria e conhecem projeto Poupa Tempo

Na manhã de 19 de julho, os presidentes do CFC, Zulmir Breda, e do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, acompanhados de representantes da classe contábil de Santa Maria, foram recebidos pelo prefeito Jorge Pozzobom e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.

Na oportunidade, o secretário apresentou o programa Poupa Tempo do município de Santa Maria, que visa a liberação de alvarás em torno de uma semana, e mostrou as instalações onde funciona, em um espaço dentro da prefeitura.

O superintendente de Alvarás, Beloyannes de Pietro Júnior, responsável pelo Poupa Tempo explicou a operacionalidade do projeto e os avanços já obtidos.

A visita foi acompanhada pelos presidentes da Associação dos Profissionais da Contabilidade de Santa Maria, Marco Aurélio Veleda, do Sincotec, Luis Carlos de Oliveira; vice-presidente do CRCRS, Paulo Comazzetto; e pelo conselheiro Wanderlei José Ghilardi.

Santa maria

Santa maria

DSC_0450

Presidente do CFC é homenageado em Espaço Contábil de Santa Maria

A noite de 18 de julho foi de emoção e surpresa para o presidente do CFC, Zulmir Breda. As entidades do Espaço Contábil prestaram homenagem ao presidente, com descerramento de uma placa alusiva a sua iniciativa empreendedora que propiciou a concretização do projeto Espaço Contábil, durante a sua gestão 2012-2013.

O momento foi presenciado pelos presidentes do Sescon-RS, Célio Levandovski, da Associação dos Profissionais da Contabilidade de Santa Maria, Marco Aurélio Veleda, do Sincotec, Luis Carlos de Oliveira; vice-presidente do CRCRS, Paulo Comazzetto; pelo conselheiro Wanderlei José Ghilardi, autoridades e demais profissionais da contabilidade.

Zulmir

DSC_0418

DSC_0416

DSC_0424

Compensa/RS discute compensação com precatórios

Fruto de parceria entre CRCRS e Sescon-RS, com apoio da Procuradoria Geral do Estado e Receita Estadual do RS, foi realizado, na tarde desta quarta-feira, o “COMPENSA/RS: Programa de Compensação de Dívida Ativa com Precatórios do Rio Grande do Sul”, no auditório do Sescon-RS, em Porto Alegre. O vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ricardo Kerkhoff, e o vice-presidente Administrativo do Sescon-RS, Flávio Dondoni Jr, fizeram a abertura do evento.IMG_3504_EDITADAIMG_3500_EDITADA

“Programa de Compensação de Débitos com Precatórios”, foi o tema abordado pelas procuradoras do Estado Natália Fantoni e Patrícia Messa.IMG_3527_EDITADA

Os auditores-fiscais da Receita Estadual Mário Palma e Edison Ethur trataram sobre Operacionalização do Sistema para Pedidos de Compensação com Precatórios.IMG_3552_EDITADA

Na segunda parte, a plateia participou do painel de perguntas, mediado pelo diretor do Sescon-RS, Wanderson Garcia, e pelo coordenador da Comissão de Estudos das Organizações Contábeis do CRCRS, Rodrigo Kich.IMG_3607_EDITADA

Presidentes do CFC e CRCRS cumprem intensa agenda em Santa Maria

Em 18 de julho, Santa Maria esteve imersa em Contabilidade. Os presidentes do CFC, Zulmir Breda, e do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, estiveram em Santa Maria para uma intensa programação. Ao meio-dia, participaram de uma reunião-almoço com empresários e autoridades, promovido pelo Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria. A discussão girou em torno da “Crise moral e financeira do País e a perspectiva econômica para pequenas e médias empresas”.

DSC_0087 Na ocasião, também se manifestaram o presidente do Sescon-RS, Célio Lebandovski, e o secretário municipal de Desenvolvimento, Everton Falki.

Ainda presentes ao evento,o vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Paulo Comazzetto, a delegada regional do CRCRS em Santa Maria, Simone Zanon; presidentes da Associação dos Profissionais da Contabilidade, Marco Aurélio Veleda, e do Sincotec, Luiz Carlos de Oliveira, além do coordenador do Fórum das Entidades

O presidente do CFC falou dos cenários político e econômico atuais. Enfatizou o cidadão não deve se omitir diante das situações e problemas que se apresentam. Afirmou que a classe contábil está empenhada em colaborar nas mudanças necessárias para o melhoramento do País. Lembrou que “honestidade de propósito” é fundamental em tudo e em todos.

DSC_0142

A presidente Ana Tércia, reforçou a ideia de que os profissionais da contabilidade têm muito a contribuir com a Nação, com seu conhecimento técnico.

Na ocasião, também se manifestaram o presidente do Sescon-RS, Célio Lebandovski, e o secretário municipal de Desenvolvimento, Everton Falki.

DSC_0186

DSC_0187

Ainda presentes ao evento,o vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Paulo Comazzetto, a delegada regional do CRCRS em Santa Maria, Simone Zanon; presidentes da Associação dos Profissionais da Contabilidade, Marco Aurélio Veleda, e do Sincotec, Luiz Carlos de Oliveira, além do coordenador do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria, Souvenir Machado.

Seminário com as Faculdades e Universidades

À tarde, os presidentes do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, e do CFC, Zulmir Breda, falam aos estudantes e professores de Ciências Contábeis de Santa Maria, dentro do Seminário com as Faculdades e Universidades, que ocorre no Espaço Contábil-Região Centro. O tema proposto para discussão é “A interdisciplinaridade e a integração da academia e do mercado de trabalho”. A coordenação está a cargo do vice-presidente Paulo Comazzetto.

DSC_0249

DSC_0268

CRC & Você

Em prosseguimento a programação prevista, em Santa Maria, o dia de eventos termina com o CRC & Você. O auditório do Espaço Contábil ficou lotado de profissionais da contabilidade de Santa Maria e região, que bateram um papo descontraído com os presidentes do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, e do CFC, Zulmir Breda, que contou com a presença do presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski. Na pauta, assuntos variados, que incluem aspectos da profissão, projetos e propósitos de gestão. O momento também proporcionou solicitar esclarecimentos, dar sugestões e opiniões.

DSC_0356

DSC_0377 DSC_0363

Espaço Contábil de Santa Maria

Espaço Contábil é um local, que abriga em um único prédio, em Santa Maria, quatro entidades: Escritório Regional do CRCRS, Sincotec – Santa Maria, Associação dos Profissionais da Contabilidade e Sescon-RS.

DSC_0002

CRCRS e Federasul em busca de atualização

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, reuniu-se, em 17 de julho, com a gerente Executiva da Federasul, Elaine de Paula, para analisarem a possibilidade de promoverem eventos de atualização juntos, especificamente, neste momento, sobre o eSocial, de forma a abranger empresários e profissionais que atuam na área contábil.

Federasul

CRCRS e TRE-RS estreitando relações

Em 16 de julho, a Presidente Ana Tércia L. Rodrigues esteve com o presidente do TRE-RS, Desembargador Jorge Luis Dall’Agnol, em visita de caráter institucional. Aproveitando a oportunidade, foi tratada também da possibilidade de estruturar, em parceria, um evento sobre prestação de contas eleitorais e financiamento de campanha.
Participaram também da reunião, o coordenador da Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS e membro da Comissão Técnica do CFC, Rodrigo Kich, e o diretor-adjunto João Victor Oliveira; o gerente de Projeto de Contas Eleitorais do TRE, Cristiano Aguiar, o chefe de Contas Eleitorais e Partidárias, Luciano Dias, e o secretário de Controle Interno e Auditoria, Herbert Dias Miranda.

TRE

Luciano Dias, Cristiano Aguiar, Herbert Miranda, Jorge Luis Dall’Agnol, Ana Tércia L. Rodrigues, Rodrigo Kich e João Victor Oliveira

Perícia contábil é tema de fórum

DSC_0014

Mais um evento exitoso, fruto da parceria CRCRS e Sescon-RS, foi realizado em 13 de julho. Trata-se do Fórum de Perícia Contábil, que contou com uma expressiva participação de profissionais da contabilidade, que lotaram o auditório do Sescon-RS e auditório auxiliar, onde foi colocado um telão.

A presidente Ana Tércia L. Rodrigues, em sua manifestação de abertura, enfatizou os resultados positivos obtidos a partir da parceria firmada entre o CRCRS e o Sescon-RS para a realização de eventos.

perícia

Da mesma forma, Marcelo Vidal, diretor de Educação do Sescon-RS, reafirmou a importância da parceria entre as entidades, no sentido de colaborar com a atualização e ampliação do conhecimento dos profissionais da contabilidade.

DSC_0005

Os “Desafios da especialização profissional em perícia contábil”, foi o tema abordado pelo contador Paulo Cordeiro de Mello, integrante da comissão responsável pela criação do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis.

DSC_0063

Paulo Cordeiro de Mello

Cordeiro de Mello lembrou que com a criação dos cadastros de peritos pelos tribunais de justiça e do cadastro de peritos contábeis pelo Sistema CFC/CRCs, além do impacto do aumento da distribuição de processos digitais, amplia-se a possibilidade de realização de trabalhos pelos profissionais atuantes em perícia contábil. O palestrante expôs algumas propostas que chamou de desafios: atuar apenas em perícia contábil ou em assistência técnica X atuar tanto em perícia contábil quanto em assistência técnica; realizar trabalhos da mesma área de especialização X realiar trabalhos de diferentes áreas de especialização.

DSC_0076

Eduardo Boniolo

Já o contador Eduardo Boniolo enfocou as perícias em falência e recuperação judicial como oportunidades de mercado. Falou detalhadamente sobre o processo de recuperação judicial; do papel de Auxiliar do Juízo na Perícia Prévia de Constatação, na verificação dos crédito, na fiscalização das atividades e Assembleia Geral dos Credores; assim como do papel do Auxiliar das Empresas.

Boniolo salienta a importância da presença do perito na Assembleia Geral dos Credores.

Para o palestrante, o profissional mais apto e mais qualificado para atuar em falência e em recuperação judicial é o contador, pelo conhecimento e fundamentação técnica.

Os dois palestrantes, ao final do evento, respondem às perguntas enviadas via whatsapp. Para mediar o painel, foram convidados o coordenador da Comissão de Estudos de Perícia Contábil do CRCRS, Mártin Spelmeier, e o conselheiro fiscal do Sescon-RS, Eduardo Sinigaglia.

O evento foi transmitido on-line.

DSC_0091

XXXII Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis

Este ano, Porto Alegre sediará o XXXII Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis (ENECIC), o maior evento de estudantes de contabilidade do país. O encontro ocorre anualmente desde 1986, cada vez em um estado diferente, e tem por objetivo promover a discussão no ambiente da graduação sobre temas atinentes à atuação do profissional na Contabilidade e seus diversos ramos, alterações na legislação, temas contemporâneos, ética e princípios contábeis, além da valorização do profissional contábil.
O XXXII ENECIC ocorrerá na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre 26 e 29 de julho, e as inscrições podem ser feitas através do site oficial. O evento conta com apoio do CRCRS e terá a presença de entidades representativas, como CRCRS, CRC Jovem, Ibracon, Observatório Social do Brasil (Porto Alegre), além ministrantes com vasta experiência e reconhecimento na área. A programação do evento conta com palestras, minicursos, workshops e saídas de campo para Tribunal de Contas do Estado, abordando temas contemporâneos, como Criptomoedas, SPED contábil, E-Social, novo relatório do auditor, Novo CPC e perícia, e temas relevantes para a formação do contador, como  Análise de Demonstrações Contábeis e Mercado Financeiro, Startups, Tecnologias digitais e novos modelos de negócios contábeis, independência da auditoria externa, Controladoria, Educação e Cidadania Fiscal, Transparência e muito mais!
As inscrições estão sendo realizadas através do site do evento https://enecic.com.br/ e para quem é da região metropolita, o ingresso Científico está com desconto 30%. Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail enecicpoa@gmail.com.
Fonte: Comissão Organizadora

XXXII ENECIC – Porto Alegre/RS