Na pauta: Funcriança

Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, o Funcriança, está em pauta no Contabilidade em Debate desta semana, com o contador e delegado regional do CRCRS em Bento Gonçalves, Marcos Beltrami. Entre outros aspectos, ele aborda a importância do trabalho dos profissionais da contabilidade no sentido de esclarecer os contribuintes sobre as características da destinação de parte do imposto de renda devido a projetos sociais do município, o que não implica em nenhum tipo de gasto, mas apenas na orientação da aplicação dos recursos em projetos de entidades devidamente cadastradas no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

O Contabilidade em Debate vai ao ar diariamente, em três edições: às 11h30, 13h30 e 18h30, pela Rádio CRCRS Web, com apresentação de Luciano Biehl.

Passo Fundo recebe o curso sobre Técnicas de Contabilização: lançamentos e seus reflexos nas DCASP

Em 20 de outubro, no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), da UPF, em Passo Fundo, foi realizado mais uma edição do curso sobre Técnicas de Contabilização: lançamentos e seus reflexos nas DCASP, desta vez, ministrado pelo integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Aramis Ricardo de Souza.
A iniciativa é do CRCRS, em parceria com o TCE-RS, com vistas a capacitar profissionais da contabilidade, em especial da área pública.

Aramis

Seminário de Assuntos Contábeis de Santa Rosa

Santa Rosa sediou, em 20 de outubro, o Seminário de Assuntos Contábeis, promovido pelo CRCRS, que reuniu cerca de 130 pessoas, entre profissionais e estudantes da área contábil, no Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores do Grande Santa Rosa. Durante todo o dia, o público teve a oportunidade de debater temas como: cruzamento de informações e responsabilidade do profissional da contabilidade; carreira, ética e negócios; fiscalização e sistemática de funcionamento; e Era Pós-Sped. 

público

O presidente Antônio Palácios, na abertura do seminário, salientou a preocupação do Conselho em promover eventos, que possibilitem o aperfeiçoamento e a atualização dos profissionais da contabilidade, e a importância da participação dos contadores e técnicos.

Para Palácios, o trabalho de excelência oferecido à sociedade é que vai trazer o reconhecimento e a valorização profissional. Lembrou que a Contabilidade mudou muito nos últimos tempos. Hoje a Contabilidade é ferramenta de prestação de contas, que transmite a transparência.

Palácios

Também manifestaram-se, na ocasião, o delegado regional do CRCRS em Santa Rosa, Clóvis Molinari; e o presidente do Sindicato de Técnico em Contabilidade e Contadores do Grande Santa Rosa, Marcos Volnei dos Santos.

DSC_0021

DSC_0028

Mário Karczeski, vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, e Arlei Schons, subdelegado da Receita Federal do Brasil em Santo Ângelo, falaram sobre cruzamento de informações fiscais, econômicas e financeiras: responsabilidade do profissional de contabilidade.

Karczeski enfatizou, dentro da responsabilidade do profissional da contabilidade, os aspectos tributários, crimes de sonegação fiscal e responsabilidade tributária e representação fiscal para fins penais.

Mário

Já Schons abordou as fontes de informações e as diversas operações deflagradas e/ou com envolvimentos da Receita Federal.

RF

“Contador de alta performance: carreira, ética e negócios” foi o tema desenvolvido pela vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Rodrigues, que afirma que a boa ética é aquela que ajuda a tomar as melhores decisões, e uma boa decisão é aquela que diminui o risco da atividade.

Ana Tércia, abordou tópicos como: segredo do sucesso (escolha do que fazer, ser bom no que faz e negócios); ética X ambição; conhecimento como instrumento de mudança, equilíbrio de competências (competências técnicas, habilidades de comunicação, de liderança, habilidades gerenciais e comportamentais), segmentos de atuação profissional, paradigmas, entre outro.

Ana

O delegado da Receita Estadual de Santo Ângelo, Joaquim Henrique de Oliveira,  expôs os mecanismos de fiscalização da Receita Estadual. Abordou, nesse sentido, a tecnologia e inovação, o Núcleo de Atendimento Virtual, Sped, projeto Big Data, contencioso fiscal, GIA’s, autorregularização (Simples Nacional), interação entre os órgãos do serviço público (Ministério Público, CRCRS, PGERS, Receita Federal, OAB, etc). Joaquim citou ainda os crimes contra a ordem tributária, operações da Receita Estadual e o planejamento para este ano e 2018.

DSC_0126

A última palestra do seminário foi ministrada pelo vice-presidente de Registro do CRCRS, Ricardo Kerkhoff, que falou sobre “O profissional da contabilidade na Era Pós-Sped”, momento em que lembrou os procedimentos utilizados nos antigos processos, que envolvia uma quantidade enorme de documentos em papel, até os documentos fiscais digitais, como a nota fiscal eletrônica, Sped, certificado digital, e-financeira, Domicílio Tributário Eletrônico, REINF, eficiência tecnológica do fisco e o novo mapa de processos.

Ricardo

Doações

O CRCRS solicitou, aos participantes do Seminário, a doação de alimentos não perecíveis. O presidente Palácios entregou à presidente da Casa da Amizade, Roseli Rodrigues, 113,5 kg de alimentos arrecadados no evento.

DSC_0132

Responsabilidade Social

Com a presença de vice-presidentes, autoridades locais e representantes de entidades da região, o presidente Antônio Palácios expôs as ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo Conselho, a partir do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, criado em 2008. O presidente solicitou atenção especial para o que se refere à destinação de parte do imposto de renda devido ao Funcriança e ao Fundo do Idoso e esclareceu a importância da criação dos observatórios sociais, cujo objetivo é contribuir para a melhoria da gestão pública.

reunião

CRCRS e Sescoop reforçam parceria

sescoop

Em 18 de outubro, o presidente Antônio Palácios e o diretor adjunto João Victor Oliveira reuniram-se com o presidente do Sescoop-RS, Vergilio Frederico Perius, o integrante da Comissão de Estudos da Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS, José Máximo Daronco, e o superintendente Técnico-Operacional do Sescoop-RS, Gerson José Lauermann, para dar início a tratativas de realizar, em parceria, roteiro de capacitação profissional.

Em debate: Simples Nacional e suas atualizações para 2018

O “Simples Nacional e suas atualizações para 2018″ está em pauta no Contabilidade em Debate desta semana, que vai ao ar de hoje até o próximo domingo, dia 22, pela Rádio CRCRS Web, em três edições diárias: às 11h30, 13h30 e 18h30. Para abordar o tema, Luciano Biehl entrevista Márcio Schuch Silveira, vice-presidente Técnico do CRCRS, e Juliano Abadie, coordenador da Comissão de Estudos do CRCRS Jovem.IMG_9518_REDUZIDA

Entidades da classe contábil apoiam modernização da Junta Comercial

Os presidentes do CRCRS, Antônio Palácios, e do Sescon-RS, Diogo Chamun, estiveram reunidos, em 11 de outubro, com presidente da Jucis-RS, Paulo Kopchina, que solicitou a presença de ambos para expôs aspectos, procedimentos e benefícios decorrentes da implantação de um novo Sistema de Registro Mercantil (SRM), em substituição ao usado desde 1981. Em função disso, a Jucis-RS não prestou atendimento externo nos dias 10, 11 e 13 de outubro, reabrindo as portas
na segunda-feira,16. Trata-se da última etapa da Junta Digital. O sistema adotado traz benefícios de toda a ordem aos usuários, permitindo a prestação de serviços de melhor qualidade e on-line. O novo sistema irá agilizar e melhorar o andamento dos processos na Junta. O Rio Grande do Sul é o quinto Estado a adotar o SRM e todos com resultados extremamente positivos.
A partir de agora, os usuários poderão, entre outros, emitir certidões (simplificada, inteiro teor e específica), Ficha Cadastral, Livro e Registro totalmente digitais. As certidões geradas pelo antigo sistema de forma digital deverão ser validadas pelo sistema antigo. O sistema ficará vigente para aqueles que já solicitaram as certidões por um prazo de 30 dias (retirada da certidão) e ficará disponível por 60 dias para a validação das certidões. O sistema antigo será descontinuado no dia 18/12/2017.
Jucis-RS DSC_0015
Diogo Chamun, presidente do Sescon-RS; Carolina Monteiro, presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará; paulo Kopschina, presidente da Junta Comercial do RS; Alex Barbosa, responsável pela implantação do Sistema; e Antônio Palácios, presidente do CRCRS.