Seminário de Contabilidade & Negócios de Gravataí atrai grande público

O auditório do Sindilojas de Gravataí, na tarde de 18 de julho, recebeu um público de mais de 100 pessoas, entre profissionais e estudantes da área contábil e empresários que, atraídos pela proposta de discutir assuntos atuais e polêmicos relacionados à Contabilidade, participaram do Seminário de Contabilidade & Negócios de Gravataí.

Durante a cerimônia de abertura, prestigiada pelo prefeito de Gravataí Marco Alba e a primeira-dama Patrícia Bazotti, além de autoridades locais, presidentes e representantes de entidades, fizeram uso da palavra a presidente Ana Tércia L. Rodrigues; o prefeito de Gravataí, Marco Alba; o presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski, e a delegada regional de Gravataí, Sandra Baumgartne.

A presidente Ana Tércia agradeceu a acolhida no município e falou sobre a XVII Convenção de Contabilidade do RS, que será realizará de 14 a 16 de agosto, em Bento Gonçalves, especialmente, em relação na variada programação que foi elaborada baseada em três trilhas: cultural, digital e técnica.

Prestigiaram o evento, vice-presidentes do CRCRS, ex-delegados e delegados Honorários, conselheiros, ex-conselheiros e integrantes de comissões de estudos.

Em seguida, teve início o painel “Decisões Empresariais e o Papel da Contabilidade”, mediado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch, com as participações dos empresários José Nivaldo Rosa, do setor do comércio, e Sérgio Moacir Ferreira da Silva, do ramo da alimentação.

José Nivaldo, que também preside o Sindicontábil de Gravataí, contou um pouco da história de sua empresa, uma organização familiar, destacando a contribuição da Contabilidade na gestão, em especial, para evitar endividamento e manter uma estrutura que, embora enxuta, seja capaz de atender às demandas do negócio e gerar emprego e renda.

Sérgio da Silva, enfocou três aspectos como fundamentais para o crescimento das empresas: confiança, na escolha de parceiros e colaboradores que tenham os mesmos valores; manter bons relacionamentos entre as pessoas envolvidas nos negócios; e a capacitação permanente.

José Nivaldo Rosa, Márcio Schuch Silveira e Sérgio Moacir da Silva

A seguir, Rogério Rokembach, coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade do CFC (CRE) e presidente do CRCRS, gestão 2006/2009, ministrou a palestra “Contabilidade Útil para Profissional, Cliente e Sociedade”. De modo descontraído, ele assegurou que o mercado da contabilidade oferece muitas oportunidades para os profissionais que entenderem o seu papel estratégico no desenvolvimento dos negócios. A coordenação foi da delegada Sandra Baumgartner.

O advogado e ex-secretário da Fazenda do RS, Luiz Antônio Bins, ministrou a palestra de encerramento do Seminário. Com o tema “Atualidades sobre ICMS-ST”, contextualizou a substituição tributária no RS, após a decisão do STF, e alertou para questões que exigem a atenção dos profissionais da contabilidade e das empresas. A coordenação ficou a cargo da conselheira e Ouvidora do CRCRS, Cristiani Fonseca, de Souza.

Doações

Durante o evento, os alimentos não perecíveis arrecadados foram doados à Fundação Casa dos Sonhos.

Sandra Baumgartner, delegada regional do CRCRS; Arlindo Costa, representando o presidente da Fundação Casa dos Sonhos; e Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS

Profissionais da contabilidade esclarecem dúvidas no CRC & Você em Gravataí

Um grande número de profissionais que atuam na área contábil no município e região reuniram-se, na manhã de 18 de julho, no Sindilojas de Gravataí, onde conversaram descontraidamente com a presidente Ana Tércia, vice-presidentes, conselheiros e delegados regionais sobre temas que afetam o dia a dia dos profissionais, assim como esclarecimentos sobre a PEC 108/19, as funções, ações e operacionalidade do Conselho, aproximação e relacionamentos com órgãos públicos, XVII Convenção de Contabilidade do RS, que ocorre já no próximo mês, entre outros. Também presentes, o presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski, membros de comissões de estudos, ex-delegados regionais e Honorários, ex-conselheiros do CRCRS, assim como representantes de entidades.

Durante o evento, a presidente do Observatório Social de Gravataí/Glorinha, Eloiza do Espírito Santo, fez questão de manifestar-se para registrar o agradecimento a colaboração e empenho da classe contábil nos propósitos do Observatório.

Ex-delegados regionais e delegados Honorários com a presidente Ana Tércia

 

CRCRS participa de reunião preparatória do FSM 2020

O conselheiro José Almir de Mattos representou o CRCRS na reunião do Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates (GEAD) sobre Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência (PCDs) e Pessoas com Doenças Raras e Graves, em reunião ordinária, realizada na tarde desta quarta-feira, 17 de julho, na Assembleia Legislativa (AL-RS). Em pauta, a avaliação de materiais de divulgação para o Fórum Social Mundial 2020 e III Assembleia sobre Envelhecimento, que se realizará em 2022.

O próximo encontro do GEAD será em 31 de julho, para discutir acessibilidade na AL-RS.

 

CRCRS e prefeitura de Bento Gonçalves: parceiros na XVII Convenção de Contabilidade do RS

A presidente Ana Tércia, em visita ao prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, na tarde de 16 de julho, expôs aspectos relacionados à profissão, abordou a inserção da Contabilidade no cenário tecnológico, além de comentar sobre os preparativos e expectativas para a realização, no próximo mês, da XVII Convenção de Contabilidade no município. Na oportunidade, a presidente entregou o convite do evento ao prefeito da cidade-sede. Também presentes a secretária de Finanças, Mariana Largura, e secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto de Bento Gonçalves; o delegado regional do CRCRS em Bento Gonçalves, Marcos Beltrami; conselheiro Marcos Fracalossi; diretor Executivo Ricardo Vitória; a gerente de Multimídia,Clarice Triaca; e o responsável pela comercialização do evento, Glenio Janjar.

Fotos Franciele Gonçalves

CFC publica edital da 20ª edição do EQT – Auditoria e da 3ª edição do EQT – Perícia Contábil

Foram publicados, nesta sexta-feira (12),  no Diário Oficial da União (DOU), os editais da 20ª edição do Exame de Qualificação Técnica (EQT)  Auditoria e da 3ª edição do Exame de Qualificação Técnica para perito contábil.

As provas da 20ª edição serão aplicadas no dia 23 de setembro, para Qualificação Técnica Geral (QTG); específica para atuação nas instituições reguladas pela CVM, no dia 24/9; BCB, no dia 25/9; e Susep, no dia 26/9. O Exame de Qualidade Técnica tem o objetivo de avaliar os conhecimentos e as competências técnico-profissionais dos contadores que pretendem atuar como auditores independentes nas organizações reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil (BCB) e Superintendência de Seguros Privados (Susep), para obtenção de registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).

Já a 3ª edição do Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil (EQTPC), para registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que tem o objetivo de aferir o nível de conhecimento e a competência técnico-profissional, será aplicada no dia 27 de setembro.

Para quem quiser ir se preparando, na última edição do EQT Perito Contábil  foram cobrados dos candidatos os conhecimentos de Legislação Profissional; Ética Profissional; Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnicas e Profissionais, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, inerentes à Legislação Processual Civil aplicada à Língua Portuguesa e Redação; Direito Constitucional, Civil e Processual Pericial afetos à legislação profissional, à prova pericial e ao perito.

Fique atento!

 20º Exame de Qualificação Técnica – Auditoria

  • Provas
    QTG –  
    23 de setembro
    CVM – 24 de setembro
    BCB – 25 de setembro
    Susep – 26 de setembro
  • Inscrições:  das 9 horas do dia  15 de julho até as 14 horas do dia 15 de agosto, no Sistema EQT disponível no portal do CFC – www.cfc.org.br.
  • As inscrições custam R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)
  • Horário: das 14h às 18h, horário oficial do Brasília
  • Para se inscrever, clique aqui
  • Para ler o edital completo, clique aqui

 3º Exame de Qualificação Técnica – Perito  Contábil

  • Provas: 27 de setembro
  • Hora: das 14h às 18h, horário oficial de Brasília
  • Inscrições: das 9 horas do dia  15 de julho até as 14 horas do dia 15 de agosto, no Sistema EQT disponível no portal do CFC – www.cfc.org.br.
  • As inscrições custam R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)
  • Para se inscrever, clique aqui
  • Para ler o edital completo, clique aqui

Fonte: Comunicação CFC – Fabrício Lourenço

CRCRS prestigia lançamento do IPA Business Learning

A conselheira Laurise Pugues representou o CRCRS na cerimônia de lançamento do projeto IPA Business Learning, no final da tarde da quinta-feira, 11 de julho, na sede do Centro Universitário. De acordo com a professora Neusa Monser, coordenadora do curso de Ciências Contábeis do IPA, a iniciativa é inspirada no projeto da Porto Business School, de Portugal, e deverá contar, também, com uma plataforma digital por meio da qual será possível conectar ainda mais as áreas de Administração e Contábeis com egressos dos cursos e empresas, podendo oportunizar, ainda, contato com universidades parceiras.

Laurise Pugues, conselheira do CRCRS, e Neusa Monser, coordenadora do curso de Ciências Contábeis do IPA Metodista

Seminário de Contabilidade & Negócios chega a Passo Fundo

As reformas que o Brasil precisa; Compilance para empresas contábeis e contadores e atualidades sobre o ICMS-ST foram os temas propostos para debate no Seminário de Contabilidade & Negócios, realizado, em 12 de julho, no auditório da FEAC, da Universidade de Passo Fundo. A programação baseada em assuntos atuais e relevantes atraiu mais de 150 pessoas, entre profissionais e estudantes da área contábil, autoridades locais, empresários, presidentes e representantes de entidades  de contabilidade, além de vice-presidentes, conselheiros, delegados regionais e membros de comissões de estudos do CRCRS.

Na cerimônia de abertura, a presidente Ana Tércia agradeceu a acolhida e salientou alguns fatos que marcaram este primeiro semestre, como: o Prêmio Marcas de Quem Decide, que apontou o CRCRS como o conselho profissional preferido e mais lembrado pelo público, de acordo com pesquisa realizada pelo Jornal do Comércio em parceria com Instituto Qualidata; a participação na Campanha Valores Que Ficam, realizada pela Assembleia Legislativa em parceria com o CRCRS, que alavancou um crescimento de 42,9%, este ano em relação a 2018, na destinação de recursos da DIRPF para o Funcriança; a disponibilização da carteira de identidade profissional digital; o registro profissional de número 100 mil, alcançado no mês de abril; e a implementação da campanha de Combate ao Leigo, que busca proteger a sociedade do exercício ilegal da contabilidade. A presidente também aproveitou para convidar todos os presentes a participarem da XVII Convenção de Contabilidade do RS, que será realizada, de 14 a 16 de agosto, em Bento Gonçalves, com o tema “Disrupção Contábil: Técnica, Digital, Cultural” – “Experimente a Transformação”. Lembrou que a programação pode ser conferida em crcrs.org.br/convencao.

O painel “As reformas que o Brasil precisa”, com a participação do presidente da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Passo Fundo, Evandro Silva, e pelos advogados Diego Portella e Márcio Patussi, mediado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, tratou sobre a Reforma da Previdência e Tributária.

Os painelistas acreditam que a reforma é necessária para manter o equilíbrio fiscal. Mostraram, de forma resumida, regimes previdenciários de outros países e seus sistemas de arrecadação. O debate também girou em torno das mudanças mais relevantes: erros e acertos na atual proposta.

Patussi sintetizou a PEC 45/2019, citando a extinção de tributos, variação de tributos e alíquotas. Também abordou a PEC 110/2019 e o Brasil 200, movimento dos empresários que apresentarão uma proposta de reforma do governo Federal, sugerindo imposto único sobre movimentações financeiras – propondo uma alíquota única de 2,5% em todas as operações financeiras de débito e de crédito. 

“Compliance para empresas contábeis e contadores” foi o tema abordado por Mauro Negruni, integrante do grupo de empresas piloto do SPED Decision IT. Na palestra, mediada pelo conselheiro do CRCRS, Mário Antonio Karczeski, Negruni provocou os profissionais da contabilidade a pensarem no volume de informações processados diariamente, sejam nas corporações ou nas organizações contábeis, assim como os riscos inerentes desta atividade. “Nos anos mais recentes, com o advento do SPED, é possível auditar todas as operações com riquezas de detalhes das organizações. Essa riqueza de detalhes oferece aos Fiscos e aos demais órgãos de fiscalização avaliar o nível de cumprimento de obrigações acessórias e recolhimentos correlatos”, explicou.

Os aspectos polêmicos sobre o ICMS – ST foram apresentados pelo advogado e secretário da Fazenda do RS – gestão 2018, Luiz Antônio Bins, que explicou os efeitos na legislação do RS, causados pela decisão do STF de 2016, que altera a Substituição Tributária do ICMS. Bins informou que outras categorias de empresas serão incluídas no ICMS-ST

Uma grande representatividade do CRCRS está prestigiando o Seminário de Contabilidade & Negócios de Passo Fundo, nesta manhã: presidente, vice-presidentes, delegados regionais, conselheiros, membros de comissões e subcomissões de estudos.

Doações

Os 100kg de alimentos não perecíveis arrecadados no Seminário de Contabilidade & Negócios de Passo Fundo, foram encaminhados à Confederação São Paulo dos Vicentinos.

Gilberto Zanin de Souza, delegado regional do CRCRS em Passo fundo; presidente Ana Tércia L. Rodrigues; Luciano Lopes, presidente da Confederação São Paulo dos Vicentinos.

CRC & Você chega a Passo Fundo

No início da noite de 11 de julho, a presidente Ana Tércia, vice-presidentes, conselheiros, delegados, membros de comissões conversaram com os profissionais que atuam na área contábil do município e região, na sede do Sindicontábil – Passo Fundo. A troca de ideias e experiências giraram em torno de temas atuais, como: Substituição Tributária, certificação digital, segurança digital, XVII Convenção de Contabilidade, ações da Receita Federal, cenário da profissão, entre outros assuntos. Também presentes, na ocasião, presidente do Sindicontábil, Gustavo Ferres da Silveira, e ex-presidentes do Sindicato; presidente da Academia de Ciências Contábeis do RS, Eloi Dalla Vechia; representantes de entidades, além de muitos empresários e funcionários de organizações contábeis.

 

 

Revisão do Regimento Interno do Tribunal Administrativo de Recurso Tributário – TART

O Tribunal Administrativo de Recursos Tributários – TART, criado em 2006, em substituição ao Conselho Municipal de Contribuintes, é o órgão com competência para decidir administrativamente, em segunda instância, sobre as questões de natureza tributária envolvendo o município de Porto Alegre e seus contribuintes.

O TART é composto por duas Câmaras onde atuam quatorze conselheiros, sendo oito servidores municipais e seis representantes da sociedade civil, todos com igual valor no que diz respeito ao seu voto. Em cada uma das Câmaras atua também um Defensor da Fazenda.O Regimento Interno em vigor é o mesmo desde a criação do Tribunal. Ao longo destes 13 anos detectou-se a necessidade de sua atualização face alterações em legislações que dispõem sobre o processo administrativo tributário, em âmbito municipal e nacional.

Neste período, foi implantado o processo administrativo eletrônico em âmbito municipal, além de práticas que se mostraram mais cabíveis para o cumprimento das funções do Tribunal, implicando na necessidade de atualização do Regimento.Assim, de ordem do Presidente do Tribunal, realizou-se a discussão relativa à análise e alteração do Regimento Interno, na busca permanente por maior eficiência, transparência e publicidade na relação do sujeito passivo com o fisco municipal.

Primeiramente, num processo interno em cada Câmara, foram identificadas as disposições do Regimento que mereciam atualização.

O trabalho das Câmaras foi submetido ao Plenário, a quem compete aprovar alterações no Regimento. O Conselheiro relator unificou as sugestões de modificações cujo texto final passou a ser discutido no Plenário. Feitos os necessários ajustes, as alterações foram aprovadas por unanimidade pelos Conselheiros.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Márcio Schuch Silveira, integra o plenário do TART, representando o CRCRS.

O Plenário decidiu pela revogação do Regimento anterior, passando a considerar a versão aprovada como o novo Regimento do Tribunal.

O novo Regimento segue agora à homologação do Prefeito Municipal e, ato contínuo, entrará em vigor.

 O presidente do TART, Mauro José Hidalgo Garcia, registra a importância do trabalho realizado: “A atualização das disposições do Regimento Interno do Tribunal em relação aos seus atos e procedimentos torna mais ágil os julgamentos e os trabalhos do TART, resultando no aperfeiçoamento do controle social da arrecadação”.

Fonte: TART

 

CRCRS representado em audiência pública sobre incentivos fiscais

Na manhã de 10 de julho, o conselheiro Gerson Santos participou da Audiência Pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa sobre “Os incentivos fiscais, a transparência das informações e a geração de emprego no RS”. O proponente foi o deputado Dalciso Oliveira. Presidiu os trabalhos o presidente da Comissão, deputado Tiago Simon.