Santo Ângelo recebe curso Aspectos práticos das DCASP – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público

IMG-20160826-WA0011

Mais de 100 pessoas participaram, durante todo o dia de hoje, do curso “Aspectos práticos das DCASP – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público”, promovido pelo CRCRS, em parceria com o TCE-RS, em Santo Ângelo.IMG-20160826-WA0012

 

No evento, que ocorreu no auditório da IESA, o contador Cezar Volnei Mauss apresentou aos contadores e técnicos em contabilidade das prefeituras, câmaras de vereadores e empresas públicas da região os principais aspectos e as questões práticas envolvendo as DCASP, além de abordar, no contexto da ótica contábil, as condutas vedadas em último ano de mandato. Acesse a programação completa do curso, que irá percorrer diversas cidades, até dezembro, em www.crcrs.org.br/dcasp-2016.IMG-20160826-WA0013

Plenária extraordinária homenageia ex- conselheiros e concede Certificado Mérito Social para profissionais da contabilidade

Em plenária extraordinária, realizada em 26 de agosto, os ex-conselheiros, Soeli Rinaldi e Célio Levandovski, foram homenageados, com a entrega do Diploma por Serviços Relevantes.

soeli

Antônio Palácios e Soeli Rinaldi

Célio Lavandovski

Antônio Palácios e Célio Levandovski

Na oportunidade, também foi outorgado o Certificado Mérito Social a sete profissionais da contabilidade responsáveis pelos balanços sociais das empresas e entidades laureadas no Prêmio de Responsabilidade Social 2015, da Assembleia Legislativa do RS. São eles: Ditmar Hepfner, Elizabeth Henriques, Fábio Rossato, Geraldo Necker, Izalete Cigolini, Jorge Mattos, José Cláudio Buzatta.

plenária

CRCRS parabeniza os estudantes que se destacaram nos cursos de Ciências Contábeis

O Conselho Regional de Contabilidade valoriza o momento especial da solenidade de formatura, e tem participado com os estudantes enviando representantes às cerimônias de colação de grau, e parabenizando a todos os alunos que se destacaram no decorrer do curso. Nas formaturas que ocorreram no mês de agosto, alguns dos alunos-destaques foram: Mateus Dalbosco Zanatta (Ulbra – Cachoeira do Sul);Daiane Rangel da Silva (Unilasalle – Canoas); Daiana Pereira dos Santos (IPA – Porto Alegre); Viviane Berwaldt Fenner (URI- Santo Ângelo); Giliane de Fátima Camêlo (FSG – Caxias do Sul); Jéssica Cristina Pelin (URI – Erechim); Kátia Inês Grunwald (Faculdade Dom Alberto – Santa Cruz do Sul); Paula Leite Baldasso (PUCRS – Porto Alegre); Queila Lourenço Macari (Faculdade São Judas Tadeu – Porto Alegre); Juliani Karsten Alves (UFSM – Santa Maria); Luana Regina Theobald (URI – Cerro Largo); Cleidimari Pereira Rodrigues (Ulbra – Canoas); Elissandra Michele Meurer (UCS – Bento Gonçalves); Daiane Silva da Silva (Faculdade Dom Bosco – Porto Alegre); Bruno Jemnecki dos Santos (Fundasul/FACCCA – Camaquã); Roselei de Pellegrin (URI – Frederico Westphalen); Felipe Gustavo Eichelberger (Unisc – Santa Cruz do Sul); Denise Campos da Silva (UCS – Vacaria); Suzani Vargas Peres (Unopar – Uruguaiana).

Delegado Regional do CRCRS, Marcelo de Barros Dutra, entrega o Diploma de Aluno-Destaque a Mateus Dalbosco Zanatta

Delegado Regional do CRCRS, Marcelo de Barros Dutra, entrega o Diploma de Aluno-Destaque a Mateus Dalbosco Zanatta, na Ulbra, em Cachoeira do Sul           (Foto: Vip Class Produções)

Conselheira Laurise Martha Pugues entrega Diploma de Aluna-Destaque à Daian Pereira dos Santos, no IPA, em Porto Alegre

Conselheira Laurise Martha Pugues entrega Diploma de Aluna-Destaque à Daiana Pereira dos Santos, no IPA, em Porto Alegre               

 

Delegada regional do CRCRS, Beatriz Caregnato, entrega o Diploma de Aluno-Destaque a Giliane de Fátima Camêlo, acompanhada do Coordenador de Pós-Graduação, Professor Rafael de Lucena Perini, e da Coordenadora do Curso, Professora Catherine Chiappin Dutra

Delegada regional do CRCRS, Beatriz Caregnato, entrega o Diploma de Aluno-Destaque a Giliane de Fátima Camêlo, acompanhada do Coordenador de Pós-Graduação, Professor Rafael de Lucena Perini, e da Coordenadora do Curso, Professora Catherine Chiappin Dutra           (Foto Itália)

 

Capão da Canoa, Santo Antônio da Patrulha e Canoas recebem o Fórum de Fiscalização Preventiva

Os municípios de Capão da Canoa, pela manhã, Santo Antônio da Patrulha, à tarde, e Canoas, à noite, também receberam na terça-feira, 23 de agosto, o Fórum de Fiscalização Preventiva do CRCRS. O vice-presidente de Relações com os Profissionais, Celso Luft, e o coordenador da seção de Apoio Técnico, José Calleari, se reuniram com profissionais e estudantes das três regiões para levar informações e esclarecimentos sobre os procedimentos aplicados e as sistemáticas adotadas pela divisão de fiscalização do Conselho e, assim, evitar autuações e multas.

Em Capão da Canoa, além dos profissionais daquela jurisdição, participaram, também, e estudantes da Delegacia Regional do CRCRS em Osório, totalizando 28 pessoas.

Profissionais de estudantes da Delegacia Regional do CRCRS em Osório também participaram do Fórum em Capão da Canoa.

Profissionais de estudantes da Delegacia Regional do CRCRS em Osório também participaram do Fórum em Capão da Canoa.

Em Santo Antônio da Patrulha, à tarde, o encontro contou com cerca de 30 participantes.

Santo Antônio da Patrulha

Em Santo Antônio da Patrulha, o Fórum contou com cerca de 30 participantes

Em Canoas, além do delegado regional do CRCRS, João Jorge, e da coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Ulbra, Valmira Fernandes, participaram 57 profissionais e 54 estudantes. O encontro foi realizado no auditório da Universidade.

Em Canoas, participaram 57 profissionais e 54 estudantes, no auditório da Ulbra

Em Canoas, participaram 57 profissionais e 54 estudantes, no auditório da Ulbra

No próximo dia 30 de agosto, o vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Mário Karczeski, estará com os profissionais das jurisdições de Júlio de Castilhos, Ibirubá e Tapera.

CRCRS prestigia apresentação da diretoria 2016/2017 do Sincotec de Santa Maria

O vice-presidente de Controle Interno do CRCRS, Paulo Comazzetto, representou o presidente Antônio Palácios na reunião mensal da Federação dos Contabilistas do Rio Grande do Sul (Federacon), realizada no dia 19 de agosto, no Espaço Contábil, em Santa Maria. Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade (Sincotec-SM), Luiz Carlos Teixeira de Oliveira, apresentou os membros da nova diretoria, gestão 2016/2017. O vice-presidente Paulo Comazzetto integra o conselho de ex-presidentes do sindicato.

A delegada regional do CRCRS em Santa Maria, Simone Zanon, também prestigiou a apresentação da diretoria 2016/2017 do Sincotec, eleita em janeiro deste ano.

Diretoria gestão 201/2017 do Sincotec-Santa Maria, com o vice-presidente de Controle Interno do CRCRS, Paulo Comazzetto (na frente ao centro), e a delegada regional do Conselho em Santa Maria, Simone Zanon

Diretoria gestão 2016/2017 do Sincotec-Santa Maria, com o vice-presidente de Controle Interno do CRCRS, Paulo Comazzetto (na frente, ao centro), e a delegada regional do Conselho em Santa Maria, Simone Zanon (à direita).

 

Comunicado da Receita Federal aos usuários do Sistema Coleta do CNPJ

Foi implantada em 15 de agosto uma versão atualizada do Sistema de Coleta do CNPJ integrada com as Juntas Comerciais e as Prefeituras Municipais, com novas funcionalidades, que tem por objetivo integrar, simplificar e unificar os processos de abertura, alteração e legalização de empresas.

Entretanto, desde a sua implantação, a nova versão do Coleta do CNPJ tem apresentado problemas técnicos que estão causando a sua instabilidade. Segundo nota do Serpro, empresa responsável pela manutenção do sistema, o problema decorre do grande volume de dados transitando no ambiente da aplicação.

A Receita Federal vem fazendo todos os esforços para resolver o problema, com a urgência que o caso requer, monitorando de forma permanente o comportamento do sistema e coletando relatórios periódicos, com o objetivo de retornar à normalidade e ao padrão de qualidade do serviço prestado pela Instituição.

Os serviços de integração com as Juntas Comerciais e a disponibilidade do sistema já se estabilizaram. Porém, ainda há registro de lentidão na mudança de telas e no processamento das solicitações de atos cadastrais.
A Receita Federal lamenta os transtornos causados aos usuários e aos parceiros institucionais integrados ao Sistema (Juntas Comerciais, Administrações Tributárias e demais órgãos estaduais e municipais) e se compromete a comunicar imediatamente qualquer alteração no cenário atual.

Fonte: Secretaria da Receita Federal do Brasil

Presidente da Junta Comercial palestra no 10º Bate-Papo Contábil, em Camaquã

foto 1

A Delegacia Regional do CRCRS em Camaquã promoveu, em 18 de agosto, a décima edição do Bate-Papo Contábil. Na ocasião, ocorreu a palestra “Junta na Era Digital”, ministrada pelo presidente da Jucergs, Paulo Roberto Kopschina. Em sua fala, Kopschina apresentou dados estatísticos e os trabalhos desenvolvidos pela Junta, a evolução histórica e sua atual estrutura. Além disso falou aos participantes sobre o projeto da Junta Digital, que está sendo implementado, e sobre a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios, que já contemplou mais de 50 municípios gaúchos.

19 08 2016 foto 3

CRCRS promove o 4º Seminário de Contabilidade do Setor Cooperativo

Com o objetivo de atualizar e disseminar conhecimento específico e tributação das entidades cooperativas, o 4º Seminário de Contabilidade do Setor Cooperativo reuniu um público de aproximadamente 150 pessoas, em 23 de agosto, no auditório do Sescoop/RS. Gestão de riscos para as entidades cooperativas; crise, compliance e oportunidades; fusões e incorporações em sociedade cooperativa; e tributação das sobras e juros sobre o capital foram os temas debatidos na ocasião.

O coordenador da Comissão de Estudos do Setor Cooperativo, Aristeu Santos, e os presidentes do CRCRS, Antônio Palácios, e da Ocergs/Sescoop-RS, Virgílio Périus, saudaram os profissionais presentes e falaram da importância do evento para o segmento.

DSC_0103

Aristeu Santos

cooperativismo

Virgílio Périus

seminário cooperativismo

Antônio Palácios

As palestras tiveram início com Dario Fonseca Júnior, supervisor de Auditoria Interna da Central Sicredi Sul e integrante da Comissão de Estudos do Setor Cooperativo, abordando a “Gestão de riscos para as entidades cooperativas”. Dentre os princípios de gestão de risco (ISO 31000) estão criar e proteger valores, integrar todos os processos organizacionais. Em relação ao processo de gestão de riscos, Dario salientou a metodologia, os papéis e responsabilidades, estimativa de custos para executar as atividades e a frequência. Já referente ao tratamento da gestão de risco, recomendou quatro passos: evitar, aceitar, tratar e transferir. O palestrante falou ainda das mudanças de paradigmas e da estrutura de governança das cooperativas.

cooperativismo

Dario Fonseca Júnior

“Crise, compliance e oportunidades” foi o tema apresentado pelos integrantes da Comissão de Estudos do Setor Cooperativo, José Maximo Daronco e Ciro Weber.  Para eles, a crise é ética e de confiança- 68% dos países têm níveis elevados de corrupção. Para Daronco os desafios mundiais são a busca pela transparência, integridade e combate à corrupção. Embora, lembre que o Brasil avançou em relação à transparência com a própria Lei de Transparência, Lei Anticorrupção, de Acesso à Informação, Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto, Lei de Lavagem de Dinheiro.

DSC_0163

José Maximo Daronco

DSC_0163

DSC_0169

Ciro Weber

Weber conceituou governança e afirmou: “A adoção da boa prática de governança cooperativa garante a aplicação da autogestão no sistema cooperativista nacional”.

Dentre as finalidades da governança estão  ampliar a transparência da administração da sociedade cooperativa e facilitar o desenvolvimento e a competitividade das cooperativas. Citou ainda os princípios básicos de governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade cooperativa.

À tarde, o advogado Rafael Lima Marques, assessor jurídico dos Sistemas Cooperativos Unimed e Unicred-RS, definiu fusões, incorporações e desmembramentos nas sociedades cooperativas e comentou a legislação correspondente. Apontou os elementos comuns entre os três processos: assembleia e relatório, e explicou que é comum entre eles a deliberação assemblear, dupla ou de quantas foram envolvidas, e o relatório circunstanciado para deliberação final.

cooperativismo

Rafael Lima Marques

Em seguida, Dorly Dickel, membro do Comitê Contábil/Tributário da OCB e integrante da Comissão de Estudos do Setor Cooperativo do CRCRS, esclareceu aspectos referentes à tributação das sobras e juros sobre o capital.

cooperativismo

Dorly Dickel

Mais cinco municípios recebem o Fórum de Fiscalização Preventiva

As delegacias regionais de Três Passos, à tarde, e Santo Augusto, à noite, receberam, na segunda-feira, 22 de agosto, o Fórum de Fiscalização Preventiva, com o vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Mário Karczeski. Mesmo com as baixas temperaturas, foi grande a participação de profissionais e estudantes, que lotaram os respectivos auditórios para buscar informações e esclarecimentos sobre os procedimentos aplicados e as sistemáticas adotadas pela divisão de fiscalização do Conselho e, assim, evitar autuações e multas.

Três Passos

Três Passos

Santo Augusto

Santo Augusto

Na terça-feira, 23 de agosto, o vice-presidente de Relações com os Profissionais, Celso Luft, e o coordenador da Seção de Apoio Técnico, José Calleari, estiveram com os profissionais de Capão da Canoa, pela manhã; de Santo Antônio da Patrulha, à tarde; e de Canoas, à noite.

Capão da Canoa

Capão da Canoa

No próximo dia 30 de agosto, o Fórum de Fiscalização Preventiva estará nos municípios de Júlio de Castilhos, Ibirubá e Tapera.

CRCRS e Famurs reforçam parcerias

Famurs

O vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva, reuniu-se, em 22 de agosto, com o novo presidente da Famurs, o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, com o objetivo de estreitar laços entre as duas entidades. Na oportunidade, Pedro Gabril solicitou o apoio da Famurs na divulgação do curso “Aspectos Práticos das DCASP – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público”, realizado em parceria com o TCE-RS, que visa a capacitação de agentes públicos, em especial contadores e técnicos em contabilidade das prefeituras, apresentando os principais aspectos e as questões práticas envolvendo as DCASP. Além disso, apresentou ao prefeito de Arroio do Sal o projeto do Programa de Voluntariado da Classe Contábil relacionado às destinações de parte do imposto de renda devido a entidades vinculadas aos Fundos da Criança e do Adolescente e Fundos do Idoso.

Na ocasião, Luciano lembrou que a Famurs tem grande interesse em reforçar a parceria entre as entidades e ressaltou a importância de as instituições unirem forças para garantir que os municípios arrecadem o máximo possível das doações do imposto de renda. Também participaram do encontro a coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS, Silvia Grewe, o diretor-executivo adjunto do CRCRS, João Victor de Oliveira, os assessores técnicos da Área de Receitas Municipais da Famurs Cinara Ritter e Milton Mattana, e o consultor da Famurs, Carlos Minussi.