Receita Federal institui Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie

A Receita Federal do Brasil (RFB) instituiu, a Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME), por meio da Instrução Normativa 1.767, publicada nesta terça-feira, 21 de novembro.

Estão obrigadas à entrega da DME as pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no Brasil que no mês  tenha recebido valores em espécie cuja soma seja igual ou superior a R$ 30.000,00 (trinta mil reais), ou o equivalente em outra moeda, decorrentes das operações liquidadas, total ou parcialmente, em espécie, decorrentes de alienação ou cessão onerosa ou gratuita de bens e direitos, de prestação de serviços, de aluguel ou de outras operações que envolvam transferência de moeda em espécie.

Fonte: RFB

Comissão de Estudos de Responsabilidade Social fala sobre destinação de IR devido, em Erechim

A Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS esteve ontem em Erechim, para divulgar informações sobre destinação ao Funcriança e fundos do idoso, a partir do imposto de renda devido. No auditório da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE), a coordenadora da comissão, Silvia Grewe, ministrou palestra para os acadêmicos sobre “Responsabilidade Social dos Contadores”. O auditor da Receita Federal de Passo Fundo, Marlon Batista Moraes, também participou do evento.

Antecedendo a palestra na FAE, Silvia Grewe participou de uma reunião com representantes das secretarias municipais da Fazenda e da Cidadania de Erechim, em companhia do contador José Carlos Mello, também integrante da comissão. “Todos se mostraram muito interessados na Campanha Escolha o Destino, na qual o CRCRS é parceiro do Governo do Estado no esforço de ampliar a arrecadação de recursos para projetos sociais, sem onerar os contribuintes”, assegura Silvia.

A partir da esquerda, José Carlos Mello, da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social; Claudecir Bule, diretor da FAE; Belonice Sotoriva, conselheira do CRCRS; Roberto Fabiani, secretário da Fazenda de Erechim; Silvia Grewe, coordenadora da comissão; e Edson Kammer, contador da prefeitura.

A partir da esquerda, José Carlos Mello, da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social; Claudecir Bule, diretor da FAE; Belonice Sotoriva, conselheira do CRCRS; Roberto Fabiani, secretário da Fazenda de Erechim; Silvia Grewe, coordenadora da comissão; e Edson Kammer, contador da prefeitura.

Na Secretaria Municipal de Cidadania, os representantes da Comissão de Responsabilidade Social se encontraram com a titular da pasta, Lenir Zanella, e  a servidora Fabiana Cavagni.

Programa para gestão de empresas contábeis é tema do Contabilidade em Debate

O Programa de Qualidade Contábil (PQC), voltado à gestão de empresas contábeis, é um dos assuntos do programa Contabilidade em Debate, que vai ao ar até o próximo domingo, 26 de novembro, pela Rádio CRCRS Web, em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30. A busca da excelência de processos, o selo de qualidade e outros projetos do Sescon-RS também estão na entrevista do presidente do sindicato, Diogo Chamun, ao apresentador Luciano Biehl, no programa gravado nos pavilhões do Serra Park, em Gramado, durante a realização simultânea do XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e XVI Convenção de Contabilidade do RS, de 13 a 15 de setembro, ocasião em que foi lançado o Programa de Qualidade Contábil.

Diogo Chamun, presidente do Sescon-RS

Diogo Chamun, presidente do Sescon-RS

Confira pela Rádio CRCRS Web.

Em debate: Mês da Solidariedade Contábil e Destinação do Imposto de Renda

“Mês da Solidariedade Contábil e Destinação do Imposto de Renda” é o tema do programa Contabilidade em Debate desta semana, que vai ao ar até o próximo domingo, 19 de novembro, em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30, pela Rádio CRCRS Web, com a participação de Silvia Grewe, coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS, e Geraldo Hugo Sander, presidente da Spaan. A apresentação é de Luciano Biehl. Confira!

Silvia Grewe, coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS; Luciano Biehl, apresentador; e Geraldo

Silvia Grewe, coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS; Luciano Biehl, apresentador; e Geraldo Hugo Sander, presidente da Spaan

Delegacia de Cachoeira do Sul recebe palestra sobre Reforma Trabalhista – Principais Mudanças

Uma plateia com mais de 60 profissionais e estudantes de contabilidade da região de Cachoeira do Sul participou, na noite desta quarta-feira, 8 de novembro, da palestra “Reforma Trabalhista – Principais Mudanças”, realizada pelo CRCRS. De acordo com o delegado do Conselho em Cachoeira do Sul, Marcelo de Barros Dutra, o grande público que compareceu ao evento pode ser atribuído ao interesse pelo tema polêmico e de grande impacto na atividade cotidiana da profissão.

A apostila da palestra ministrada pelo bacharel em Administração de Empresas e professor do curso de extensão CLT/RH da Lefisc, Nilson Coelho, está disponível para download e impressão no site do CRCRS, na opção Eventos, Download de Palestras.

Reforma Trabalhista – Principais Mudanças_roteiro palestras_4Reforma Trabalhista – Principais Mudanças_roteiro palestras_3

“Contabilidade no Terceiro Setor” em debate na Rádio CRCRS

“Contabilidade no Terceiro Setor” é o tema do Contabilidade em Debate, que vai ao ar, diariamente, até o próximo domingo, dia 12, em três horários: às 11h30, 13h30 e 18h30, pela Rádio CRCRS Web. Nessa edição, os convidados são os integrantes da Comissão de Estudos do Terceiro Setor, Roberto Medeiros (coordenador) e Marcone Hahan de Souza. A apresentação é de Luciano Biehl.

Roberto Medeiros, Luciano Biehl e Marcone Hahan de Souza

Roberto Medeiros, Luciano Biehl e Marcone Hahan de Souza

CRCRS recebe homenagem da Câmara Municipal de Taquara pela passagem dos 70 anos

Por proposição do vereador Guido Mário Prass Filho, a Câmara Municipal de Taquara prestou homenagem ao CRCRS, pela passagem dos 70 anos da entidade, na noite desta segunda-feira, 30 de outubro. Na ocasião, a vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Lopes Rodrigues, representou o Conselho na sessão especial, que contou com a presença de profissionais da contabilidade no município.

Vice-presidente Ana Tércia saúda os presentes e agradece a homenagem ao CRCRS

Vice-presidente Ana Tércia saúda os presentes e agradece a homenagem ao CRCRS

Vereadores e profissionais da contabilidade no município de Taquara acompanharam a sessão

Vereadores e profissionais da contabilidade no município de Taquara acompanharam a sessão

Delegado regional do CRCRS em Taquara, Crisitiano Gomes, e vereador Guido Mário Prass Filho, com a vice-presidente Ana Tércia

Delegado regional do CRCRS em Taquara, Cristiano Gomes, e vereador Guido Mário Prass Filho, com a vice-presidente Ana Tércia

Outubro Rosa e temas técnicos estiveram em pauta no contabilidade em Debate deste mês

“Prestação de Contas Eleitorais” foi a primeira pauta em discussão no Contabilidade em Debate, neste mês de outubro. Sobre o assunto, Luciano Biehl conversou com Joaquim de Alencar, vice-presidente de Política Institucional do CFC. O programa foi ao ar entre os dias 2 e 8.

No programa “Câncer de mama e a importância do Outubro Rosa”, do dia 9 a 15, as entrevistadas Cristiani Fonseca, integrante da Comissão de Estudos do CRCRS Mulher, e Vera Lucia Breda, psicóloga, falaram sobre a importância da prevenção e do combate à doença.

XXX

Luciano Biehl entrevista Vera Lúcia Breda, psicóloga, e Cristiane Fonseca, da Comissão de Estudos CRCRS Mulher

Entre os dias 16 e 22, foi ao ar “Simples Nacional e suas atualizações para 2018″, que teve como convidados Márcio Schuch Silveira, vice-presidente Técnico do CRCRS, e Juliano Abadie, coordenador da Comissão de Estudos do CRCRS Jovem.

Luciano Abadie, da Comissão de Estudos CRCRS Jovem, e vice-presidente Técnico, Márcio Schuch Silveira: os entrevistados de Luciano Biehl sobre o Simples Nacional

Luciano Abadie, da Comissão de Estudos CRCRS Jovem, e vice-presidente Técnico, Márcio Schuch Silveira: os entrevistados de Luciano Biehl sobre as atualizações do Simples Nacional para 2018

A parceria entre a Prefeitura e a delegacia do CRCRS de Bento Gonçalves para desenvolvimento do programa de estímulo à destinação do imposto de renda devido ao Fundo da Criança e do Adolescente no município foi o tema da edição “Funcriança”,  veiculada entre os dias 23 e 29, que contou com a participação do delegado regional do Conselho em Bento Gonçalves, Marcos Beltrami.

Encerrando o mês, o entrevistado Cleverton Signor, secretário-geral da JucisRS, analisou o “Impacto do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da JucisRS”.

XX

“O Impacto do SRM” foi o tema da entrevista de Luciano Biehl com Cleverton Signor, secretário-geral da JucisRS

O contabilidade em Debate vai ao ar, diariamente, pela Rádio CRCRS Web, em três edições: às 11h30, 13h30 e 18h30. Acompanhe!

Em Debate: “Impacto da implantação do Sistema de Registro Mercantil na JucisRS”

O “Impacto da implantação do Sistema de Registro Mercantil (SRM) na JucisRS” é o tema do Contabilidade em Debate desta semana, que conta com a participação de Cleverton Signor, secretário-geral da JucisRS.

Cleverton Signor, secretário-geral da JucisRS, e Luciano Biehl

Cleverton Signor, secretário-geral da JucisRS, e Luciano Biehl

O Contabilidade em Debate vai ao ar, diariamente, até o próximo domingo, 5 de novembro, em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30, pela Rádio CRCRS Web. A apresentação é de Luciano Biehl.