Contabilidade em Debate aborda as principais dúvidas dos profissionais

Gestão financeira, pró-labore, empréstimos entre sócios e sociedade, alugueis, outros rendimentos tributáveis. Estas e outras dúvidas dos profissionais contábeis são tema do programa Contabilidade em Debate, desta semana. O apresentador Luciano Biehl recebe o técnico em contabilidade e palestrante Sérgio da Porciuncula. O programa vai ao ar, pela Rádio CRCRS Web, até o domingo, 9 de julho, em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30. Confira no link http://bit.ly/2tJmqwG

IMG_1571

Programa Contabilidade em Debate recebeu, no mês de junho, representantes de diferentes áreas contábeis

No mês de junho, o programa Contabilidade em Debate discutiu diversas áreas de atuação dos profissionais contábeis, apresentado em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30, com Luciano Biehl, pela Rádio Web CRCRS.

Entre os dias 5 e 11 de junho, o Contabilidade em Debate abordou sobre mudanças recentes na legislação, com o técnico em contabilidade e palestrante, Sérgio da Porciuncula. Luciano Biehl aproveitou para perguntar as dúvidas mais comuns que o entrevistado recebe em seu escritório no dia a dia.

O Técnico em Contabilidade e Palestrante, Sérgio da Porciuncula, a esquerda,  contou sobre sua carreira e tirou dúvidas sobre diversos temas da área contábil.

O Técnico em Contabilidade e Palestrante, Sérgio da Porciuncula, a esquerda, contou sobre sua carreira e tirou dúvidas sobre diversos temas da área contábil.

No segundo programa do mês de junho, que foi ao ar do dia 12 até 18 de junho, foi debatido o Marco Regulatório do Terceiro Setor. O apresentador Luciano Biehl recebeu os integrantes da Comissão de Estudos do Terceiro Setor do CRCRS, Gabriel Filber e Gabriele Schmidt para falarem sobre o tema.

Gabriel Filber (esquerda) e Gabriele Schmidt (direita), que  participaram do programa pela primeira vez, falaram sobre as normas e especificidades do Marco Regulatório.

Gabriel Filber (esquerda) e Gabriele Schmidt (direita), que participaram do programa pela primeira vez, falaram sobre as normas e especificidades do Marco Regulatório.

O convidado dos dois últimos programas do mês de junho foi o vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Mário Karczeski. No programa que foi ao ar dos dias 19 até 25 de junho, Karczeski falou sobre as diversas atividades realizadas pela Área de Fiscalização do conselho. No programa seguinte, que foi ao ar do dia 26 até  2 de junho, o vice-presidente abordou a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore).

Luciano Biehl (direita) recebeu o vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Mário Karczeski (esquerda) para falar das atividades de fiscalização e sobre o Decore.

Luciano Biehl (direita) recebeu o vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Mário Karczeski (esquerda) para falar das atividades da área da fiscalização e sobre o Decore.

Diego Sebben é o novo Delegado do Conselho Regional de Contabilidade em Farroupilha

O CRCRS tem novo delegado em Farroupilha para o quadriênio 2017/2021. Diego Sebben assumiu em substituição a Charles da Rocha Paese, que deixa a delegacia após quatro anos. A posse ocorreu na noite dessa terça-feira (6/6), no Restaurante Parque dos Pinheiros, em Farroupilha.

O presidente Palácios e o vice-presidente Celso Luft oficializam a posse do novo Delegado.

Presidente Palácios e o vice-presidente Celso Luft oficializam a posse de Diego Sebben, novo Delegado do CRCRS em Farroupilha.

Estiveram presentes no jantar de posse do novo delegado, o presidente Palácios e os vice-presidentes Celso Luft e Ana Tércia Lopes Rodrigues. Na ocasião, o CRCRS homenageou o ex-delegado, Charles da Rocha Paese, pelos serviços prestados à calsse contábil durante seus quatro anos à frente da delegacia.

Vice-presidente, Celso Luft, entrega homenagem à Charles da Rocha Paese pelos serviços prestados diante a Delegacia de Farroupilha.

Vice-presidente, Celso Luft, entrega homenagem à Charles da Rocha Paese pelos serviços prestados diante a Delegacia de Farroupilha.

Charles da Rocha Paese e Diego Sebben durante jantar de posse.

Charles da Rocha Paese (E) e Diego Sebben (D) durante jantar de posse.

Câmara Municipal de Farroupilha homenageia CRCRS

Na noite desta terça-feira, 6 de junho, a Câmara de Vereadores de Farroupilha prestou sua homenagem ao CRCRS pela passagem dos seus 70 anos. A proposta da sessão solene foi do vereador Tadeu Salib dos Santos, que utilizou a tribuna para externar, em nome dos parlamentares, as congratulações ao Conselho.

Presidente Palácios esteve junto à mesa diretora durante a sessão.

Presidente Palácios esteve junto à mesa diretora durante a sessão.

Junto à mesa diretora esteve o presidente do CRCRS, Antônio Carlos de Castro Palácios que agradeceu a cada manifestação recebida, e diante de um público de profissionais da área, ressaltou duas importantes ações que devem ter a participação direta dos contadores: o combate a sonegação de impostos e a corrupção.

Palácios agradeceu a homenagem e reiterou a importância da participação dos contadores na sociedade.

Palácios agradeceu a homenagem e reiterou a importância da participação dos contadores na sociedade.

Os vice-presidentes Celso Luft e Ana Tércia Lopes Rodrigues, juntamente de conselheiros do CRCRS em Farroupilha, estiveram presentes na solenidade.

Platéia contou com representantes do CRCRS e profissionais contábeis.

Platéia contou com representantes do CRCRS e profissionais contábeis.

Ao término da sessão, Palácios recebeu da Casa Legislativa uma placa alusiva aos 70 anos do CRCRS.

A Câmara de Vereadores de Farroupilha entregou uma placa em homenagem aos 70 anos do CRCRS.

A Câmara de Vereadores de Farroupilha entregou uma placa em homenagem aos 70 anos do CRCRS.

Fotos: Gabriel Venzon

CRCRS e TCE-RS promovem treinamento em Santo Ângelo

Durante a manhã e a tarde dessa quinta-feira, em Santo Ângelo, o CRCRS em parceria com o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), promoveu treinamento sobre Técnicas de Contabilização: lançamentos e seus reflexos nas DCASP. O evento tem como objetivo capacitar os profissionais da contabilidade, em especial da área pública no Rio Grande do Sul.

dcasp

O contador e membro da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS, Cézar Volnei Mauss, foi o responsável pelo treinamento

Observatório Social de Porto Alegre é homenageado com a Comenda Rotary

Na última sexta-feira (19), durante a 34ª edição do Jantar da Solidariedade, no Salão Cristal do Lindóia Tênis Clube, o Observatório Social de Porto Alegre foi homenageado com a Comenda Rotary. O presidente do CRCRS, Antonio Palácios, que preside também o Observatório Social de Porto Alegre, recebeu a condecoração.

IMG_6612

O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, apartidário, que reúne entidades representativas da sociedade civil, buscando contribuir para a melhoria da gestão pública, auxiliando no monitoramento das compras públicas a nível municipal, desde a publicação do Edital até o acompanhamento da entrega de bens e serviços, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Está presente em mais de 120 cidades em 19 Estados.

IMG_6604

CRCRS discute projeto sobre orientação da contribuição previdenciária rural

Nesta sexta-feira (12), o CRCRS, representado pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Magda Wormann, e pelo Diretor Executivo Adjunto, João Victor de Oliveira, participaram de reunião na sede da Receita Federal em Porto Alegre. No encontro debateu-se o projeto de contribuição técnica entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), CRCRS, Receita Federal do Brasil e INSS. O objetivo é, por meio da distribuição de material específico, promover a participação em eventos, apresentações, seminários e palestras, capacitar os trabalhadores rurais e contadores sobre a contribuição previdenciária rural e seus benefícios.

IMG_1226

Na ordem: Angelo Rigoni; Magda Wormann; Paulo Renato Silva da Paz; Saulo José Ribas Gomes e João Victor de Oliveira.

Participaram da reunião, além dos representantes do CRCRS; o superintendente regional da Receita Federal, Paulo Renato Silva da Paz; o superintendente adjunto da Receita Federal Angelo Rigoni e o Chefe da Divisão de Gestão da Arrecadação do SENAR, Saulo José Ribas Gomes.

IMG_1224

Fotos: Comunicação/CRCRS

Professor da Unisinos fala sobre os cursos de doutorado e mestrado em Ciências Contábeis

No Programa Contabilidade em Debate desta semana, o apresentador da Rádio CRCRS, Luciano Biehl, conversa com Ernani Ott, professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis da Unisinos. Ott é presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. O programa debate os cursos de doutorado e mestrado, as metodologias e oportunidades.

Confira o Contabilidade em Debate,  a partir de 8 de maio, em três edições diárias: às 11h30, 13h30 e 18h30, pela Rádio CRCRS Web.

Luciano Biehl (centro) conversa com Ernani Ott, professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis da Unisinos.

– Luciano Biehl (esquerda) conversa com Ernani Ott, professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis da Unisinos.

Abril, mês de Imersão da Fiscalização 2017

1493395891646039

Encerrou na manhã do dia 26 de abril, o Programa de Imersão da Fiscalização 2017. Durante o mês de abril, os colaboradores da Divisão de Fiscalização do CRCRS tiveram a oportunidade de se capacitarem acerca de temas variados e importantes para o exercício da profissão contábil. Foram mais de dez dias de treinamentos, somando em torno de 40 horas de uma verdadeira imersão na busca do conhecimento. Passaram pelo programa, vice-presidentes do CRCRS, Coordenadores das Comissões de Estudos, além de professores de graduação de instituições de ensino superior e representante da Junta Comercial do RS. Todos tiveram a oportunidade de passar seus conhecimentos e experiências profissionais, contribuindo com debates enriquecedores com os colaboradores.

14933955477718891495562120305898 

 

Comitê de Revisão Externa de Qualidade realiza treinamento para auditores

IMG_0957

Nesta segunda-feira (24), o Comitê de Revisão Externa de Qualidade (CRE) realizou, em Porto Alegre, treinamento para  auditores que atuam ou que irão atuar como revisores. O contador Rogério Rokembach, coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa da Qualidade e ex-presidente do CRCRS, participou do evento que ainda teve a presença de dois contadores membros do Conselho Federal de Contabilidade, Felipe Bastos e André Augusto Nascimento.

Durante à tarde, foram tratados os procedimentos que os revisores devem adotar para os trabalhos de revisão, principais falhas encontradas pelo Comitê e problemas que têm gerado a não aprovação de processos.

IMG_0972

IMG_0989

Fotos: Comunicação/CRCRS