Comunicado do Comitê Gestor do Simples Nacional

1. Começaram a chegar pedidos de prorrogação do prazo de opção pelo Simples Nacional para empresas em atividade, que vence em 31/01/2018, alegando existência de débitos tributários junto ao Simples Nacional, o que causou a exclusão de empresas em 01/01/2018.

2. Essa prorrogação não será possível, em virtude do vencimento da competência janeiro/2018 em 20/02/2018, e antes desse prazo as empresas têm que saber se são ou não optantes pelo Simples Nacional.

3. As empresas que têm débitos no Simples Nacional e foram excluídas em 01/01/2018 devem regularizá-los, inclusive com opção do Parcelamento Convencional, disponível no Portal do Simples Nacional. Lembramos que é necessário pagar a primeira parcela para que o parcelamento seja deferido. (E depois, por óbvio, manter os pagamentos em dia).

4. As empresas excluídas têm que pedir nova opção no máximo até 31/01/2018, que é o prazo também para a regularização dos débitos tributários.

Silas Santiago
Secretário-Executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN/SE)

Provas da primeira edição do Exame de Suficiência 2018 deverão ser aplicadas no final deste semestre

O Conselho Federal de Contabilidade informa que, em decorrência de atual processo licitatório para contratação de entidade para realização e aplicação de provas, a primeira edição do Exame de Suficiência 2018 deverá ocorrer somente no final deste semestre. Assim que for concluído o processo de licitação e a data do exame estiver definida, as informações serão amplamente divulgadas.

Prazo para prestação de contas do Programa de Educação Profissional Continuada encerra-se em 31 de janeiro

O prazo para a prestação de contas da Educação Profissional Continuada estende-se até o próximo dia 31 de janeiro. O relatório poderá ser enviado por meio do link http://epc.cfc.org.br/, onde também constam informações. Apesar de o sistema já estar em operação, o CRCRS ainda recebe, no mesmo período, documentos protocolados fisicamente, caso seja de interesse dos profissionais.

 

Dia do Empresário Contábil: presidente do CRCRS participa de palestra e destaca os que empreendem na contabilidade

A palestra “Como implantar o padrão de excelência Disney no seu escritório contábil”, ministrada pelo expert em tecnologia e inovação Roberto Dias Duarte, na noite da quinta-feira, 11, no Sescon-RS, em Porto Alegre, em homenagem ao Dia do Empresário Contábil, contou com a presença da presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues. Falando ao público presente, ela destacou a iniciativa de apresentar o case de sucesso do empreendimento de Walt Disney como uma inspiração para os empresários contábeis. “Esses empreendedores são aqueles que investem e correm riscos em nome de uma ideia na qual acreditam e pela qual sonham e passam a trabalhar para torná-la realidade”, afirmou Ana Tércia.

"Como implantar o padrão do excelência Disney no seu escritório contábil", contou com o auditório lotado

“Como implantar o padrão do excelência Disney no seu escritório contábil”, contou com o auditório lotado

Presidente Ana Tércia L. Rodrigues

Presidente Ana Tércia L. Rodrigues saudou os empreendedores da contabilidade

A presidente salientou, ainda, a qualidade da palestra realizada pelo Sescon-RS, segundo ela, “uma oportunidade de provocar insights e estimular ideias inovadoras”.

Presisentes Ana Tércia, do CRCRS, e Diogo Chamun, do Sescon-RS

Presidentes Ana Tércia, do CRCRS, e Diogo Chamun, do Sescon-RS

Na ocasião, também foram entregues os diplomas aos 15 empreendedores contábeis formados na primeira turma do curso de Pós-Graduação em Gestão de Empresas de Serviços, iniciativa conjunta do Sescon-RS e Faculdade Senac, de Porto Alegre.

Empresários contábeis da primeira turma do Pós- Graduação em Gestão de Empresas de Serviços

Empresários contábeis da primeira turma do Pós- Graduação em Gestão de Empresas de Serviços

Vice-presidente Técnico representa CRCRS na posse da Diretoria 2018-2019 do Sincontec Serra

A vice-presidente Técnico, Nádia Grasselli, representou o CRCRS na posse da diretoria do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Caxias do Sul e Região Nordeste (Sincontec Serra), na noite da quinta-feira, 11 de janeiro, em Caxias do Sul. A contadora Giovana Gubert Carer, que presidirá a entidade no biênio 2018-2019, substituiu a técnica em contabilidade Ana Marlene Gasperin. Na ocasião, também foi empossada a diretoria executiva, composta pelo vice-presidente Onadir Almeida Carvalho e os diretores Rosmari Corso Brand, Secretária; Fernando Spiller, Financeiro; Luis Carlos Cobalchini, de Eventos; e Jucerleia Teresinha Andreollo Bianchi, de Educação e Cultura. Roseli Cecilia Casali, Lenir Zatti, Domingos Rech Sobrinho e os demais membros suplentes integram o Conselho Fiscal.

A vice-presidente Técnico do CRCRS, Nádia Grasselli, e a Diretoria 2018-2019 do Sincontec Serra

A vice-presidente Técnico do CRCRS, Nádia Grasselli, e a Diretoria 2018-2019 do Sincontec Serra

A presidente Giovana recebe o Termo de Posse das mãos do vice-presidente da Federacon-RS, Fernando Spiller

A presidente Giovana Carer recebe o Termo de Posse das mãos do vice-presidente da Federacon-RS, Fernando Spiller

 

Imprensa do interior do Estado registra posse da diretoria do CRCRS para o biênio 2018-2019

Veículos de comunicação do interior do RS registram posse da diretoria do CRCRS, eleita em 4 de janeiro, para o biênio 2018-2019, sob a presidência da contadora Ana Tércia Lopes Rodrigues.  O jornal A Notícia do Vale, de Panambi, e os blogues Online Comunicações, de Tapes, e Espaço Contábil Região Centro, de Santa Maria, destacaram que “Pela primeira vez, em 70 anos, mulher assume Conselho de Contabilidade”.

A Notícia do Vale, de Panambi, edição de 9 de  janeiro

A Notícia do Vale, de Panambi, edição de 9 de janeiro

 

Blog Online Comunicações, em 10 d ejaneiro

Blog Online Comunicações, em 10 de janeiro

Espaço Contábil Região Centro, em 5 de janeiro

Espaço Contábil Região Centro, em 5 de janeiro

 

 

Presidente do CRCRS participa de reunião do Fórum/RS para definir planejamento de 2018

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Ana Tércia L. Rodrigues, participou, na tarde desta quarta-feira, 10, da reunião do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (Fórum/RS), que ocorreu na sede do Conselho Regional de Administração, em Porto Alegre.

Presidente do CRCRS

Presidente do CRCRS discutiu o planejamento de ações com demais representantes de classe | Crédito: Rafaela Johann

Foram discutidos o planejamento de ações prioritárias, assuntos de interesse geral e agenda do ano. A diretoria também se organizou para programar reuniões de aproximação com o Tribunal de Contas da União, Ministério Público e Procuradoria da República.

Presidente Ana Tércia participou da reunião do Fórum/RS | Crédito: Rafaela Johann

Presidente Ana Tércia participou da reunião do Fórum/RS | Crédito: Rafaela Johann

Presidente do CRCRS realiza visita ao governador e à primeira-dama do RS

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Ana Tércia L. Rodrigues, e o representante do Conselho Federal de Contabilidade, Pedro Gabril Kenne da Silva, visitaram, na tarde desta terça-feira, 9, o governador do Estado, José Ivo Sartori, e a primeira-dama, Maria Helena Sartori. Na ocasião, foi reforçada a parceria entre o CRCRS e o governo, em especial, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, responsável pela campanha “Escolha o Destino”, que incentiva a destinação do Imposto de Renda devido a programas sociais. Maria Helena Sartori é a titular da pasta.

IMG_0316 ESSA

No encontro, a presidente Ana Tércia também entregou o convite para a solenidade de posse da nova diretoria do CRCRS, que ocorrerá no dia 8 de março deste ano, enquanto o representante do CFC, Pedro Gabril, formalizou o pedido para a presença do governador e da primeira-dama na solenidade de posse do Conselho Federal de Contabilidade, que será realizada em 21 de fevereiro.

IMG_0360 ESSA

Novos conselheiros participam de treinamento

Durante a manhã de 5 de janeiro, os conselheiros empossados em 4 de janeiro participaram de um intenso treinamento na sede do CRCRS. A presidente Ana Tércia iniciou os trabalhos, passando a condução das informações para os responsáveis da Seção de Apoio Técnico, José Clarel Calleari, e da Seção de Gestão de Processos, Henrique Carvalho, que esclareceram dúvidas sobre as principais infrações, fluxo de processo de fiscalização, instruções processuais, entre outros tópicos.

DSC_0190

DSC_0220