CRCRS participa de apresentação sobre o avanço do empreendedorismo no Estado

O presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, participou de reunião, em 10 de fevereiro, na qual a presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JucisRS),  Lauren Momback, e o coordenador do DescomplicaRS, Tomas Holmer, apresentaram o Tudo Fácil Empresas (TFE), uma plataforma disponibilizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, coordenada pelo DescomplicaRS, JucisRS e SebraeRS. Também foram debatidos, na oportunidade, tópicos como Redesim, Lei de Liberdade Econômica e Rede Simples, dentre outros.

Estiveram presentes, ainda, o vice-presidente de Fiscalização do Conselho, Juliano Abadie, que atua como vogal da Junta; o presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski; e o coordenador de Políticas Públicas do Sebrae, Márcio Benedusi.

CRCRS e Sescon-RS, reunidos com JucisRS, DescomplicaRS e SebraeRS

Durante a reunião, a presidente da Jucis, Lauren Momback, destacou que o Tudo Fácil Empresas vai permitir a abertura de empresas com atividades de baixo risco, em cerca de 10 minutos, de forma gratuita, automática e sem burocracia. “O objetivo é de melhorar a divulgação sobre a disponibilidade da ferramenta, para que mais empreendedores tenham acesso e possam utilizá-la, sem custo, de modo ágil e fácil”, afirmou.

Para o presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, o profissional da contabilidade, presente em todas as empresas, tem muito a contribuir com os programas facilitadores do desenvolvimento do ambiente econômico do Estado. Segundo ele, “o Conselho como representante da Classe Contábil irá colaborar com ações que promovam e impulsionem a retomada da economia no RS”.

O coordenador do DescomplicaRS, Tomas Holmer, falou sobre as ações do  Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (CEDE) e salientou a importância de disseminar informações em todos os municípios do RS, bem como melhorar a comunicação entre as instituições, como forma de contribuir com o processo de desburocratização, facilitando a vida dos cidadãos e empresários. O CEDE é composto por sete secretarias do Executivo e sete representantes da sociedade civil, incluindo o Sebrae.

A atuação dos delegados do Sescon-RS e de lideranças de diversos segmentos foi ressaltada pelo presidente do Sindicato, Célio Levandovski, como “fundamental para a sensibilização dos gestores municipais quanto à necessidade de desburocratização da máquina pública”. Célio também frisou os avanços alcançados pelo CEDE, que contemplam a sociedade como um todo.

O coordenador estadual da Redesimples do Sebrae/RS, Márcio Benedusi, lembrou a importância da atuação dos Contadores no interior do Estado. Segundo ele, a expectativa é de que “em 2022, o Tudo Fácil Empresas esteja disponível em outras cidades, contribuindo para a formalização de mais empresas, gerando emprego e renda”.

Durante o encontro, também foram avaliadas iniciativas de capacitação realizadas em conjunto e, ao final, Lauren Momback conduziu uma visita à Sala do Empreendedor.

Presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski; da JucisRS, Lauren Momback; e do CRCRS, Márcio Silveira; e vice-presidente de Fiscalização do CRCRS e vogal da Junta Comercial, Juliano Abadie, em visita à Sala do Empreendedor

Conselheiros da nova gestão do CFC são empossados nesta quarta-feira

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou a cerimônia de posse dos 2/3 dos conselheiros que vão renovar o Plenário da autarquia. O grupo, eleito em 4 de novembro de 2021, foi empossado na manhã desta quarta-feira (5) na 71ª Plenária Extraordinária do CFC. O mandato dos novos conselheiros será finalizado em 31 de dezembro de 2025. Na ocasião, foi eleito ainda o novo Conselho Diretor (gestão 2022-2023), assim como os representantes de cada uma das Câmaras Técnicas do CFC.

A cerimônia foi realizada na sede do Conselho, em Brasília (DF), e presidida pela conselheira contadora efetiva, com registro mais antigo do terço remanescente do Plenário do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos.

O primeiro ato da solenidade foi a cerimônia de posse dos novos conselheiros da autarquia. Nesse momento, cada um dos eleitos assinou o Livro de Posse, assumindo assim os seus mandatos. Concluída essa etapa, o grupo, formado por representantes de todas as regiões brasileiras, realizou o Juramento de Posse.

Dando continuidade, ocorreu a eleição do novo Conselho Diretor do CFC.  Em seguida, o novo presidente e os vice-presidentes também realizaram a assinatura do Livro de Posse. O contador sergipano Aécio Prado Dantas Júnior foi eleito o novo presidente do CFC.

Veja a seguir quem são os novos membros do Conselho Diretor para a gestão 2022-2023:

Presidente – contador Aécio Prado Dantas Júnior

Vice-presidente de Política Institucional – contador Manoel Carlos de Oliveira Júnior

Vice-presidente de Registro – contador Carlos Henrique do Nascimento

Vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina – contadora Sandra Maria de Carvalho Campos

Vice-presidente de Controle Interno – contadora Vitória Maria da Silva

Vice-presidente Técnica – contadora Ana Tércia Lopes Rodrigues

Vice-presidente Administrativo – contador Carlos Rubens de Oliveira

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional – contador José Donizete Valentina

Vice-presidente de Desenvolvimento Operacional – contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho

Concluído o processo de eleição do novo Conselho Diretor, a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sandra Campos, falou sobre a segurança que tem no trabalho do presidente eleito. “Como contadora, eu te digo que tenho confiança e certeza de que a classe contábil, os rumos da nossa profissão, o nosso objetivo de defender a sociedade e a profissão contábil, os nossos rumos continuarão em ótimas mãos. Você é um profissional, uma pessoa admirável, de muitas qualidades. Eu tenho certeza de que toda a sua competência, sensibilidade e inteligência você colocará irrestritamente no desempenho dessa sua missão”, destacou.

O novo presidente parabenizou os novos conselheiros do CFC e os membros do Conselho Diretor eleito. Em seguida, o contador agradeceu àqueles que contribuíram para que ele chegasse à liderança do órgão máximo da classe contábil brasileira, entre eles familiares, amigos, colegas de profissão, parceiros dos órgãos de classe, colaboradores do CFC, conselheiros e integrantes da diretoria.

Aécio Dantas ainda agradeceu ao ex-presidente do CFC Zulmir Breda pela amizade e pelos ensinamentos e destacou algumas das qualidades de seu antecessor. “Receber uma gestão do Zulmir é algo muito tranquilo porque todos os que aqui convivem com ele sabem o quanto essa casa foi – nos últimos anos, não apenas pelo presente Zulmir, mas por todos os outros presidentes que passaram por aqui –, administrada com tanta austeridade e seriedade. Para mim, o Zulmir será sempre um exemplo de lealdade, de ética, de comprometimento, de conhecimento e eu não canso de repetir que, dificilmente, a gente encontra alguém no sistema que tenha a capacidade de conhecimento como o nosso presidente Zulmir. Ele vai ser sempre um exemplo e um espelho para mim”, afirmou.

O presidente Aécio Dantas também destacou o legado dos demais ex-presidentes do CFC, enfatizando as gestões do contador José Martonio Alves Coelho (2014-2015 e 2016-2017) e da contadora Maria Clara Cavalcanti Bugarim (2006-2007 e 2008-2009).

O amor por sua terra natal também esteve presente no discurso de Dantas, que ressaltou a satisfação de representar seu estado em nível nacional. “Sergipe tem um presidente do CFC, um orgulho quem nem cabe em mim”, disse.

Fonte: Comunicação CFC

O Rio Grande do Sul passa a ser representado no Conselho Federal de Contabilidade, pelas contadoras Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS de 2018 a 2021, e Mônica Foerster, que atuou como conselheira, no período de 2016 a dezembro de 2021. Ambas foram eleitas conselheiras do CFC, para o período 2022-2025.

A partir de 5 de janeiro, Ana Tércia passou a integrar o conselho diretor do Conselho Federal, como vice-presidente Técnica.

Ana Tércia L. Rodrigues, vice-presidente Técnica do CFC (2022-2023)

Mônica Foerster, conselheira suplente CFC 2022-2025

CRCRS elege novo presidente e membros da diretoria para o biênio 2022-2023

Em sessão plenária do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), realizada na tarde de 5 de janeiro, no Hotel DeVille, foram empossados os 39 novos conselheiros (18 titulares, igual número de suplentes), eleitos em novembro passado,  e três conselheiros do terço remanescente. Em seguida, ocorreu a eleição e posse do novo presidente e da nova diretoria da entidade. A plenária foi conduzida pelo contador Paulo Comazzetto.

O contador Márcio Schuch Silveira foi escolhido para ser o novo presidente do CRCRS, para o período 2022-2023.

Márcio Schuch Silveira, presidente do CRCRS no biênio 2022-2023

Em sua manifestação, Silveira se solidarizou com as vítimas da pandemia e suas famílias e ressaltou o papel essencial da contabilidade para o desenvolvimento econômico, em particular, no atual contexto do País.

A nossa sociedade precisa se reerguer, nós precisamos que a economia volte a crescer, porque mais vidas ainda precisam ser salvas, agora salvas da fome, da depressão e de todas as consequências de uma economia extremamente fragilizada”, declarou o presidente. Nesse sentido, lembrou a importância de construir um Conselho ainda mais forte, capaz de conquistar, cada vez mais, o reconhecimento pela sociedade da essencialidade do profissional contábil e da sua capacidade em contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento econômico.

Conselho diretor

Presidente: Márcio Schuch Silveira

Vice-presidente de Gestão: Grace de Avila Rodrigues

Vice-presidente de Fiscalização: Juliano Bragatto Abadie

Vice-presidente de Registro: Elaine Görgen Strehl

Vice-presidente de Controle Interno: Paulo Gilberto Comazzetto

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional: Patrícia de Souza Arruda

Vice-presidente de Relações com os Profissionais: Tatiani Margutti Brocca Pedrotti

Vice-presidente de Tecnologia e Inovação: Ricardo Kerkhoff

Vice-presidente Técnico: Marco Aurélio Gomes Barbosa

Presidente Márcio Schuch Silveira, ao centro, com os integrantes do Conselho Diretor, vice-presidentes de Controle Interno, Paulo Gilberto Comazzetto; de Desenvolvimento Profissional, Patrícia de Souza Arruda; Técnico, Marco Aurélio Barbosa; de Gestão, Grace de Avila Rodrigues; de Registro, Elaine Görgen Strehl; de Tecnologia e Inovação, Ricardo Kerkhoff; de Relações com os Profissionais, Tatiani Margutti Brocca Pedrotti; e de Fiscalização, Juliano Bragatto Abadie

Conselheiros empossados

Titulares:
Contadores: Márcio Schuch Silveira, Anabéli Galvan Perera, Célio Belmiro Laux Affeld, Elaine Görgen Strehl, Fabiana dos Santos, Felipe da Rocha Paesi, Grace de Ávila Rodrigues, Gustavo Ferres da Silveira, Juliano Bragatto Abadie, Lucas Arêa de Marco, Marco Aurélio Gomes Barbosa, Marlete de Moura Ribeiro, Patrícia de Souza Arruda, Ronei Xavier Janovik, Tairo Rolim Fracasso, Vilson José Fachin
Técn. em Contab.: Cristiani Fonseca de Souza e Luis Fernando Ferreira de Azambuja
Suplentes:
Contadores: Cezar Volnei Mauss, Magda Regina Wormann, Luiz Manoel Alves da Trindade, Eliziane Fogliatto Caitano Miguel, Aristeu Costa dos Santos, Elis Andreia Altreiter, Eliane Rodrigues Soares, Ana Paula Meneghetti Borges, Diego Luciano Fraga, Wendy Beatriz Witt Haddad, Marcos Beltrami, Celso Luft, Vinícius Schneider, Mozart Dagoberto Giovanini Pereira, Pedra Negorete da Costa
Técn. em Contab.: Lisiane de Abreu Munchen, Márcia Salete de Vargas Basso, Cármen Alves Tigre.

Mandato complementar – 2022 a 2023
Efetivo: contador Claudionor José Mores
Suplentes: contadora Patrícia Coelho Motta de Souza e técn. em contab. Edmilson Norberto Zortéa

Conselheiros do CRCRS

Sobre Márcio Schuch Silveira

Márcio Schuch Silveira é graduado em Ciências Contábeis; Mestre em Ciências Contábeis, empresário contábil, consultor de empresas, professor universitário em graduação e pós-graduação, integrante do Tribunal Administrativo de Recursos Tributários da Prefeitura de Porto Alegre.

Foi presidente do Observatório Social de Guaíba (2017 a 2018) e vice-presidente de Assuntos de Gestão (2019 a 2020).

No CRCRS, atuou como delegado regional no município de Guaíba, de 2008 e 2013; integrou a Comissão de Estudos do CRCRS Jovem de 2008 a 2009 e foi coordenador dessa comissão de 2010 a 2011; integrante da Comissão de Estudos de Organizações Contábeis de 2012 a 2013 e coordenador no período de 2014 a 2015. Assumiu a vice-presidência Técnica de 2016 a 2017; no ano seguinte, passou para a vice-presidência de Desenvolvimento Profissional.

CRCRS na mídia | Em pauta, Declaração do Imposto de Renda 2022 e Gestão de Riscos Digitais

Na edição de hoje do JC Contabilidade, o conselheiro do CRCRS Celso Luft dá dicas sobre antecipação da declaração do imposto de renda e o contador Flávio Ribeiro Júnior alerta sobre os cuidados necessários para declarar investimentos em ações.

Na página de Opinião, o contador Ernani Baier aborda a “Gestão de Riscos Digitais”.

Confira!

CRCRS na mídia | Novo Refis do Simples Nacional e o papel central do contador para reverter cenário de endividamento

Novo Refis para empresas do Simples Nacional e o papel do contador na reversão do cenário de endividamento são temas abordados pelo vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Paulo Comazzetto, no JC Contabilidade de hoje. Saiba mais, respectivamente, na reportagem de capa e na página 3.

Gratidão e emoção, sentimentos que dominaram a última reunião plenária de 2021 e encerramento da atual gestão

A emoção invadiu, na manhã de hoje, a última reunião plenária de 2021 que foi, também, a última da atual gestão. Em formato híbrido, a sessão, conduzida pela presidente Ana Tércia, foi prestigiada pelo presidente e pelo conselheiro do CFC, respectivamente, Zulmir Breda e Pedro Gabril, além dos presidentes do CRCRS Rogério Rokembach (2006-2009) e  Enory Spinelli (2002-2005). Também participaram vice-presidentes, conselheiros, delegados representantes e colaboradores do regional.

Sessão Plenária

Na oportunidade, a presidente Ana Tércia agradeceu aos presidentes que a antecederam no cargo e, muito especialmente, ao presidente Zulmir Breda e ao conselheiro do CFC, Pedro Gabril, que muito contribuíram para o sucesso de sua gestão à frente do CRCRS.

Presidentes do CFC, Zulmir Breda, e CRCRS, Ana Tércia

Ao fazer uso da palavra, o presidente Zulmir Breda, que também encerra seu mandato no Conselho Federal, no próximo dia 31, agradeceu todo o apoio recebido em sua gestão e cumprimentou a presidente Ana Tércia por ter tornado o CRCRS um modelo para outros Estados, especialmente no que se refere a iniciativas em prol da inclusão e da pluralidade.

Sobre seu exercício na presidência do CFC, Breda salientou a satisfação com o trabalho realizado, que passou pela revisão da legislação profissional e pela modernização da entidade, dentre outras conquistas. “Daqui para a frente, a pauta da profissão contábil é a sustentabilidade”, afirmou.

Conselheiro do CFC, Pedro Gabril Kenne da Silva

Na sequência, o conselheiro Pedro Gabril Kenne da Silva, agradeceu a oportunidade de participar dessa, que foi sua última plenária com mandato eletivo ainda em vigor, e destacou a grande expectativa que recai sobre a futura participação da presidente Ana Tércia como conselheira do CFC. Também enfatizou os legados dos presidentes anteriores do CRCRS, em especial, Rogério Rokembach, que lhe oportunizou, à época em que foi conselheiro do regional, representar a entidade no Fórum dos Conselhos, trabalhar pelo controle social da gestão pública, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

O presidente Enory Spinelli, em breve manifestação, saudou os presentes e parabenizou a presidente Ana Tércia pelo enfrentamento da pandemia e o sucesso da gestão. Também registrou sua preocupação com os altos índices de reprovação nos exames de suficiência, o que, segundo ele, evidencia a necessidade de um olhar atento às instituições de ensino de Ciências Contábeis.

Presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues

Em um segundo momento, a presidente agradeceu também aos vice-presidentes, aos conselheiros, aos diretores, delegados representantes, integrantes de comissões de estudos e aos colaboradores pelas valiosas contribuições à gestão. “A jornada como presidente do CRCRS foi a mais transformadora que já vivi. Exercer a liderança é também uma jornada de autoconhecimento e uma empreitada que contou com um grande time de colaboradores,” declarou.

Diretor Executivo, Ricardo Vitória, presidente Ana Tércia e vice-presidente de Relações com os Profissionais, Elaine Göergen Strehl

Em nome do plenário e dos colaboradores, o diretor Ricardo Vitória e a vice-presidente de Relações com os Profissionais, Elaine Strehl, entregaram flores e uma placa com menção de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela presidente Ana Tércia no CRCRS, “nas gestões 2004/2007, 2008/2009, 2014/2017 e 2018/2021, esta última como a primeira mulher a assumir a presidência, na história da entidade”.

No encerramento da sessão, o presidente Rogério Rokembach fez uso da palavra, precedendo as homenagens expressadas por diversos conselheiros. Sempre com muito humor, Rokembach lembrou que a história atual é fruto do legado de todos os presidentes anteriores, que iniciaram o Conselho e deram prosseguimento ao trabalho, legando um desafio aos próximos gestores, que precisarão se esforçar muito para fazer melhor. Afirmou, ainda, que o presidente Zulmir honrou o Estado e o CRCRS, em sua gestão como presidente do CFC, e declarou sua grande admiração pela presidente Ana Tércia, como profissional, gestora e como pessoa.