4º Encontro dos Contadores Públicos do RS

Cerca de 200 profissionais debatem, ao longo da quinta-feira (17), a Contabilidade Pública sob diversos enfoques, no 4º Encontro dos Contadores Públicos do RS, realizado pelo CRCRS, por meio da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, com apoio do Tribunal de Contas do Estado do RS (TCE) e Academia de Ciências Contábeis do RS. O evento tem lugar no Auditório Romildo Bolzan, do TCE, em Porto Alegre. Além da presidente do Conselho, Ana Tércia L. Rodrigues, e da coordenadora da Comissão, Patrícia Sostmeier, fizeram uso da palavra, durante a solenidade de abertura, a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS), Paula Ferreira Krieger; o contador e auditor-geral do Estado, Rogério Meira, representando o secretário estadual da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso; e o diretor da Escola Superior de Gestão e Controle, Sandro Bergue, que representou o presidente do TCE-RS, Iradir Pietroski. Na ocasião, também prestigiaram a cerimônia, o chefe da 3ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército (3ª ICFEx), coronel Marco Antonio Reis Freitas, e o superintendente da Receita Federal do Brasil da 10ª Região, Luiz Fernando Lorenzi.

Luiz Fernando Lorenzi, superintendente da RFB 10ª Região; João Victor de Oliveira, diretor adjunto de Gestão Técnica do CRCRS; Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS; Ana Paula Ferreira Krieger, procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos da PGE-RS; e Rogério Meira, contador e auditor-geral do Estado

Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS

Em sua manifestação, a presidente Ana Tércia destacou que a valorização dos profissionais da Contabilidade será alcançada na medida em que a classe vencer o desafio de fazer a sociedade compreender o valor do orçamento público para a tomada de decisões. “No momento em que a importância desse instrumento estratégico for compreendida, a função social da classe contábil terá o devido reconhecimento”, afirmou ela.

Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS

A contadora Patrícia Sostmeier, coordenadora da Comissão de Estudos, saudou os presentes e agradecendo, em especial ao TCE-RS, pela cedência do espaço e parceria na realização do evento.

Patrícia Sostmeier, coordenadora da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Em rápidas palavras, a procuradora-geral adjunta da PGE-RS, Paula Ferreira Krieger, agradeceu a oportunidade de participar de um evento de tão grande importância para a qualificação do gasto público.

Paula Ferreira Krieger, procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos da PGE-RS

Na ocasião, o contador e auditor-geral do Estado, Rogério Meira, que representou o secretário estadual da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, salientou que as informações contábeis têm sido consideradas como um dos instrumentos mais importantes para as tomadas de decisão, pelo atual governo do Estado.

Rogério Meira, contador e auditor-geral do Estado do RS

A importância do trabalho intenso e de qualidade, desenvolvido pelo CRCRS em parceria com o TCE-RS, foi ressaltado pelo diretor da Escola Superior de Gestão e Controle, Sandro Bergue, que, na oportunidade, representou o presidente do TCE-RS, Iradir Pietroski. Segundo ele, essas atividades, somadas aos investimentos realizados pelo Tribunal em Inteligência Artificial, terão grande impacto na qualidade das informações contábeis e, a partir de 2020, deverão mudar a relação do TCE-RS com a sociedade, por meio do controle social.

Sandro Bergue, diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE-RS

O painel “Os riscos Contábeis das Licitações” abordou a importância da participação do profissional da Contabilidade no planejamento das contratações, que têm reflexo direto no orçamento. Com mediação do integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, André Bagetti, o tema foi debatido pela contadora Fabiana dos Santos, também integrante da Comissão, e Felipe Junges Villa pós-graduado em Gestão em Administração Pública, Logística e Gestão Empresarial.

Contadores Fabiana dos Santos e André Bagetti, da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, e major Felipe Junges Villa, pós-graduado em Gestão em Administração Pública, Logística e Gestão Empresarial

Encerrando os trabalhos da manhã, o conselheiro do CRCRS e integrante da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social, Gerson dos Santos, falou sobre “Controle Social e o Impacto na Responsabilização Técnica do Contador”. A contadora Sandra Toledo dos Santos, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, atuou como debatedora no painel.

Conselheiro Gerson dos Santos, integrante da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS

Sandra Toledo, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

A tarde, o evento reiniciou com “Debate Técnico com a plateia: perguntas e respostas sobre a Contabilidade Pública”, que permitiu o esclarecimento de muitas dúvidas dos profissionais acerca de diversos aspectos do tema, que é bastante vasto. Sob a mediação do contador Cézar Mauss, o chefe da Divisão de Informatização e de Normatização Contábil da Cage-RS, Felipe Bittencourt, e a auditora pública externa do TCE-RS, Luciane Heldwein Pereira, responderam as perguntas do público.

Felipe Bittencourt, chefe da Divisão de Informação e de Normatização da Cage-RS; Cézar Mauss, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS; e Luciane Heldwein Pereira, auditora pública externa do TCE-RS

Com a palestra “MSC – Parametrização das fontes de recursos e demais aspectos operacionais”, a gerente de normas e procedimentos de gestão fiscal e da coordenação-geral da Secretaria do Tesouro Nacional, Cláudia Magalhães Dias Rabelo de Sousa, encerrou o evento.

Cláudia Magalhães Dias Rabelo de Sousa, gerente de normas e procedimentos de gestão fiscal e da coordenação-geral da Secretaria do Tesouro Nacional

 

Curso de Atualização para Contabilidade Rural chega a Camaquã

Camaquã recebeu, nesta segunda-feira, 14, o Curso de Atualização para Contabilidade Rural. E evento gratuito, fruto de parceria entre CRCRS e Senar-RS, foi destinado aos profissionais contábeis que atuam na área rural e do agronegócio. 

O roteiro segue por mais quatro cidades do Estado. Acompanhe os locais, dias e horários em http://bit.ly/2Mi2mcR

Encontro com Contadores discute “Novo eSocial: o que muda?”

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Márcio Schuch Silveira, participou, nesta segunda-feira, 14, do Encontro de Contadores, que se realiza na Fiergs. O vice-presidente e Vicente Sevilha, empresário contábil, com especialização em Criação de Negócios de Alto Crescimento pela Babson College, abordaram aspectos do novo eSocial e comentaram as alterações.

CRCRS participa de nova etapa da Campanha Valores que Ficam

O CRCRS integrou, em 10 de outubro, a primeira reunião de trabalho para traçar estratégias de comunicação para o lançamento da segunda fase da Campanha Valores que Ficam, que estimula a destinação de recursos devidos do Imposto de Renda de Pessoa Física para projetos sociais cadastrados no Fundo da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso. O vice-presidente Celso Luft e o contador José Carlos Mello, membro da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social, representaram o CRCRS. Também participaram, representantes da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS), Receita Federal do Brasil (RFB) e entidades beneficentes.

Leila Chiden, assessora parlamentar AL-RS; André Veiga, diretor Executivo, e Maria Isabel Jaekel da Silva, presidente da Kinder; – Centro de Integração da Criança Especial; Bárbara Pufal, Jonio de Salles Neto e Leticia Coutinho, da Agência Moove; Ademir Gomes de Oliveira, superintendente adjunto da RFB 10ª Região; José Carlos Mello, membro da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS; e Celso Luft, vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho

Nesta segunda etapa, os profissionais da contabilidade têm, novamente, um papel muito importante a cumprir e que valoriza a classe contábil: estimular os clientes pessoas físicas a destinarem até 6% dos valores devidos em imposto de renda aos projetos sociais do Funcriança e/ou do Fundo do Idoso das entidades cadastradas nas prefeituras, até o dia 27 de dezembro de 2019.

A primeira etapa da campanha, com foco nas destinações feitas diretamente nas DIRPF modelo completo, resultou em crescimento de 42,9% em 2019, em relação a 2018, no Rio Grande do Sul, enquanto, no Brasil, o avanço foi de apenas 28,6%.

A Campanha Valores que Ficam é realizada pela AL-RS, em parceria com o CRCRS, RFB, órgãos públicos e entidades beneficentes.

CRCRS em defesa da desburocratização, em Novo Hamburgo

Conselheiro Adauto Fröhlich e o delegado regional Daniel de Campos participam, na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, do “Conectando instituições, promovendo soluções”, realizado pelo Avança Novo Hamburgo – Comitê de Governança Empreendedora, por meio das secretarias municipais do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Econômico, com apoio do CRCRS, na sede da Associação dos contabilistas do Vale do Sinos. Na plateia,  cerca de 30 profissionais da contabilidade que atuam na região integram o diálogo que tem por objetivo encontrar caminhos para a desburocratização de processos, visando a alavancar o desenvolvimento dos negócios.

André da Rocha, presidente do Avança Novo Hamburgo; Rose Pereira e Ana rita Schenkel, da Sedec; Daniel de Campos, delegado regional de Novo Hamburgo; e Adauto Fröhlich,, conselheiro do CRCRS

Profissionais da região do Vale dos Sinos discutem sugestões para simplificar tramitação de processos

 

Teutônia sedia, pela primeira vez, Seminário de Contabilidade & Negócios

O Seminário de Contabilidade & Negócios de Teutônia e Estrela que ocorreu no auditório da Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Teutônia, em 03 de outubro, reuniu cerca de 200 pessoas, entre profissionais e estudantes da classe contábil. Esse número expressivo de participantes foi recebido pelo Coral Infanto-Juvenil de Teutônia.

Na cerimônia de abertura, a presidente Ana Tércia, agradeceu a acolhida do município e mostrou algumas ações e participações do Conselho na sociedade e os resultados. Dentro dessa linha, também apontou alguns assuntos importantes que o Conselho acompanha de perto, inclusive seus reflexos, como: Reforma Tributária e Lei da Liberdade Econômica.

Ana Tércia L. Rodrigues

Também manifestaram-se, os delegados regionais de Teutônia, Gustavo Luiz Schnoremberger e de Estrela, Claudir Luis Kuhn, o presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski, o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann e o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, por meio de vídeo.

Gustavo Luiz Schnoremberger e Claudir Kuhn

Em seguida teve início o painel “Decisões Empresariais e o Papel da Contabilidade”, com a participação do diretor-superintendente da Certel Cooperativa, Ilvo Edgar Poersh; do presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer; e da gerente da Rola Moça, Ângela Navas.  A mediação foi do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Márcio Schuch Silveira.

Ilvo Edgar Poersh, Ângela Navas, Dirceu Bayer e Márcio Schuch Silveira.

Lei Geral de Proteção de Dados e Cyber Security” (LGPD) foi o tema da palestra do vice-presidente de Gestão co CRCRS, Ricardo Kerkhoff, que abordou a LGPD com enfoque prático e aplicada a área contábil, destacando a abrangência de dados, a segurança da informação e os três pilares para o sucesso na temática.

Ricardo Kerkhoff

Para finalizar, o delegado da Receita Federal de Santa Cruz do Sul, Leomar Padilha, e o chefe da agência da Receita Federal em Lajeado, Antônio Augusto Timm, o delegado da Receita Estadual em Lajeado, Jorge Henrique Pozza, e o subsecretário Adjunto para Assuntos de Administração e Tecnologia da Receita Estadual, Édson André Moura apresentaram o painel “Inovações e Tendências da Receita Estadual e Federal”. A mediação ficou por conta do vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Celso Luft.

Participaram do evento autoridades dos municípios de Estrela e de Teutônia, presidentes de entidades, além de vice-presidentes, conselheiros, integrantes de comissões de estudos de comissões e delegados regionais e Honorários do CRCRS.

Representatividade do CRCRS no Seminário de Contabilidade & Negócios de Teutônia e Estrela

Doações

A presidente Ana Tércia e os delegados regionais de Teutônia, Gustavo Luiz Schnoremberger, e de Estrela, Claudir Kuhn, entregaram os 96 kg de alimentos arrecadados, por ocasião do Seminário de Contabilidade & Negócios de Teutônia e Estrela, ao Hospital Ouro Branco de Teutônia. Seminário que dissemina conhecimento com solidariedade.

CRCRS prestigia comemoração do dia do Quadro Complementar de Oficiais do Exército

A presidente Ana Tércia prestigiou, na manhã quarta-feira, 2, evento alusivo ao Dia do Quadro Complementar de Oficiais – do qual fazem parte oficiais contadores – realizado pela 3ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército (ICFEx), comandada pelo coronel Marco Antonio Reis Freitas.

Na ocasião, foi apresentada pesquisa realizada pelo contador André Luis Bagetti, capitão do Exército e membro da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS, sobre o nível de satisfação do público interno em relação ao apoio prestado pela 3ª ICFEx.

Também presentes, na oportunidade, as contadoras Juliana Rodrigues e Fabiana dos Santos, integrantes da Comissão.

Cel. Marco Antonio Reis Freitas, comandante da 3ª ICFEx; Fabiana dos Santos, membro da Comissão de Estudos de Contbilidade Aplicada ao setor Público do CRCRS; Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS; Juliana Rodrigues e cap. André Luis Bagetti, integrantes da Comissão

21º CBC: Comitê Científico define áreas e anuncia início da submissão de artigos


Detalhes da parte científica e as áreas temáticas para submissão de trabalhos ao 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) – que vai ocorrer de 15 a 18 de novembro de 2020, em Balneário Camboriú (SC) –, foram definidos em reunião realizada no dia 25 de setembro, no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pelos membros do Comitê Científico.

“Partimos do regulamento do evento anterior, ocorrido em 2016, e fizemos várias alterações e ajustes”, afirma o coordenador do Comitê, professor Ernani Ott. Segundo ele, uma novidade incluída no normativo regulamentar do 21º CBC será a apresentação de pôsteres dos artigos.

O cadastramento de novos avaliadores Ad hoc também foi discutido e, segundo o coordenador do Comitê, será ampliada a lista desses profissionais, com apoio da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont).

Outro ponto da pauta da reunião foi o sistema eletrônico de submissão de artigos. “Fizemos testes e sugerimos ajustes, que serão finalizados até o início de novembro”, informa Ernani Ott.

O Comitê Científico também definiu as datas referentes à submissão de trabalhos ao 21º CBC. Veja a seguir:

25/11/2019 Abertura de recepção de trabalhos
8/5/2020 Encerramento da submissão de trabalhos
28/7/2020 Divulgação dos resultados

Áreas temáticas

Os membros do Comitê também fizeram a revisão das áreas temáticas dos artigos científicos e técnicos e delimitaram o que pode ser abordado em cada área. “As áreas foram desenvolvidas em sintonia com o lema do Congresso – ‘Ser Contábil: humano, digital e ético’ – com o objetivo de incentivar a elaboração de artigos decorrentes de pesquisas que busquem explicações e aprimoramento para a Contabilidade na realidade organizacional atual, considerando os aspectos tecnológicos e éticos”, explica Ernani Ott.

As áreas temáticas têm o propósito de orientar as pesquisas, de discutir e analisar questões atuais relacionadas com a Contabilidade e de propor perspectivas futuras para os temas. “Com base nessas áreas, o Comitê propôs nomes de palestrantes e painelistas, nacionais e internacionais, para o 21º CBC”, informa o coordenador.

Conheça, a seguir, as áreas e as respectivas abordagens de assuntos:

Auditoria e Perícia

  • Asseguração (assurance);
  • Auditoria como mecanismo de governança;
  • Auditoria interna e externa;
  • Auditoria de Tecnologia da Informação;
  • Gestão de riscos na auditoria;
  • Normas de auditoria;
  • Relatório de auditoria;
  • Fraudes e erros;
  • Mediação e arbitragem;
  • Perícia judicial e extrajudicial;
  • Responsabilidade penal e civil do auditor e do perito;
  • Educação profissional continuada do auditor e do perito.

Contabilidade Financeira

  • Reconhecimento, mensuração e evidenciação;
  • Determinantes ou consequências da qualidade da informação contábil;
  • Teoria da Contabilidade Financeira;
  • Efeitos de mudanças das normas contábeis;
  • Contabilidade aplicada a pequenas e médias empresas;
  • Análise das demonstrações contábeis;
  • Finanças corporativas e Contabilidade;
  • Governança corporativa e Contabilidade.

Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor

  • Auditoria pública;
  • Contabilidade governamental na gestão de recursos públicos;
  • Controladoria na gestão pública;
  • Evidenciação de informações à sociedade;
  • Lei de Responsabilidade Fiscal;
  • Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público;
  • Sistemas de administração financeira, orçamentária e a contabilidade governamental;
  • Custos no setor público e no terceiro setor;
  • Desempenho do setor público e do terceiro setor;
  • Contabilidade, gestão e prestação de contas de entidades do terceiro setor;
  • Regulamentação das entidades do terceiro setor.

Contabilidade Socioambiental e Sustentabilidade

  • Desempenho e sustentabilidade corporativa;
  • Gestão e contabilidade ambiental;
  • Gestão da responsabilidade social corporativa;
  • Indicadores sociais e ambientais;
  • Relatórios de sustentabilidade;
  • Relato integrado.

Contabilidade Tributária

  • Estudos de tributação em um país e entre países;
  • Tributação internacional;
  • Planejamento tributário;
  • Governança tributária;
  • Reforma tributária;
  • Incentivos fiscais;
  • Regimes de tributação;
  • Tecnologia e tributação;
  • Elisão e evasão fiscal;
  • Fraudes tributárias.

Contabilidade Gerencial e Controladoria

  • Aspectos comportamentais da contabilidade gerencial;
  • Controladoria e sistemas de apoio à decisão;
  • Controladoria e gestão de riscos;
  • Tecnologia da Informação e sistemas de informação gerencial;
  • Gestão estratégica de custos;
  • Sistemas e métodos de custeio;
  • Planejamento estratégico e operacional;
  • Instrumentos de planejamento e controle;
  • Avaliação de desempenho e plano de incentivos;
  • Inovação em contabilidade gerencial;
  • Estudos teóricos em contabilidade gerencial e controladoria.

 

Educação e Pesquisa em Contabilidade

  • Análises crítico-metodológicas da produção científica;
  • Avaliações institucionais e de curso;
  • Avaliações de ensino-aprendizagem – aluno e professor;
  • Aspectos comportamentais do processo de construção do conhecimento;
  • Estruturas curriculares;
  • Estudos bibliométricos e sociométricos;
  • Teorias, metodologias, modelos, métodos, técnicas e instrumentos de educação e pesquisa;
  • Normas internacionais de educação em Contabilidade;
  • Processo de ensino-aprendizagem.

Temas Livres

  • Assuntos relacionados à contabilidade não incluídos nos temas anteriormente especificados, especialmente aqueles associados ao lema do Congresso: “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”.

O Comitê

O Comitê Científico foi instituído pela Portaria CFC nº 121/2019 e alterado pela Portaria nº 196/2019. Além do coordenador Ernani Ott, o Comitê conta também com a vice-coordenadora Márcia Martins Mendes De Luca e com os membros Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, Carlos Eduardo Facin Lavarda, Clovis Antonio Kronbauer, Editinete Andre da Rocha Farcia, Fábio Moraes da Costa, Iracema Raimunda Brito Neves Aragão, José Renato Sena Oliveira, Maisa Sousa Ribeiro, Marco Aurélio Gomes Barbosa, Roberta Carvalho de Alencar, Robson Zuccolotto e Romualdo Douglas Colauto.

Inscrições

As inscrições para o 21º CBC já estão abertas. Para se inscrever, clique aqui.

Fonte: Por Maristela Girotto -Comunicação CFC

Presidente Ana Tércia participa de reunião-almoço do projeto Cresce RS

A presidente Ana Tércia participou, em 30 de setembro, da reunião- almoço de monitoramento dos projetos e ações estratégicas do Cresce RS, realizada na Assembleia Legislativa, sob a coordenação do presidente do Legislativo, Luis Augusto Lara. Presentes, além de políticos, presidentes e superintendentes das entidades envolvidas no projeto, que, na oportunidade, expuseram as ações em andamento de suas respectivas áreas. O Projeto Cresce RS é uma inciativa da Assembleia Legislativa e governo do Estado, em parceria com entidades de classe, reitores das universidades públicas e privadas, órgãos de fiscalização e controle entidades civis organizadas.