CRCRS e Sescon-RS se reúnem com secretário-adjunto da Casa Civil e encaminham pautas da classe contábil

O vice-presidente de Relações Institucionais, Celso Luft, representou o CRCRS, na manhã desta quarta-feira, 13 de março, em reunião com o secretário-adjunto da Casa Civil do Governo do Estado, Bruno Pinto de Freitas; o presidente do Sescon-RS, Célio Levandowski, e o vice-presidente, Flávio Dondoni Jr.. Na ocasião, foram encaminhados três assuntos importantes para a classe contábil: a reivindicação de que sejam indicados os novos vogais para a JucisRS; a participação do governo na campanha em prol da destinação de recursos do IRPF ao Funcriança; e a solicitação de que seja prorrogado o prazo para a entrega de informações do ICM-ST, que foi reiterada.

Bruno Pinto de Freitas, secretário-adjunto da Casa Civil; Celso Luft, vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS; Célio Levandowski e Flávio Dondoni Jr., respectivamente, presidente e vice-presidente Administrativo do Sescon-RS

CFC abre audiência pública sobre processo de convergência de NBC TSP

Estende-se até 9 de junho o período de audiência pública aberto pelo CFC para a discussão do processo de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público de cinco normas: NBC TSP 06 – Propriedade para InvestimentoNBC TSP 07 – Ativo ImobilizadoNBC TSP 08 – Ativo IntangívelNBC TSP 09 – Redução ao Valor Recuperável de Ativo Não Gerador de Caixa; e NBC TSP 10 – Redução ao Valor Recuperável de Ativo Gerador de Caixa

As sugestões e comentários às NBC TSP deverão ser enviadas para o e-mail ap.nbc@cfc.org.br.

CRCRS discute projeto sobre orientação da contribuição previdenciária rural

Nesta sexta-feira (12), o CRCRS, representado pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Magda Wormann, e pelo Diretor Executivo Adjunto, João Victor de Oliveira, participaram de reunião na sede da Receita Federal em Porto Alegre. No encontro debateu-se o projeto de contribuição técnica entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), CRCRS, Receita Federal do Brasil e INSS. O objetivo é, por meio da distribuição de material específico, promover a participação em eventos, apresentações, seminários e palestras, capacitar os trabalhadores rurais e contadores sobre a contribuição previdenciária rural e seus benefícios.

IMG_1226

Na ordem: Angelo Rigoni; Magda Wormann; Paulo Renato Silva da Paz; Saulo José Ribas Gomes e João Victor de Oliveira.

Participaram da reunião, além dos representantes do CRCRS; o superintendente regional da Receita Federal, Paulo Renato Silva da Paz; o superintendente adjunto da Receita Federal Angelo Rigoni e o Chefe da Divisão de Gestão da Arrecadação do SENAR, Saulo José Ribas Gomes.

IMG_1224

Fotos: Comunicação/CRCRS

Professor da Unisinos fala sobre os cursos de doutorado e mestrado em Ciências Contábeis

No Programa Contabilidade em Debate desta semana, o apresentador da Rádio CRCRS, Luciano Biehl, conversa com Ernani Ott, professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis da Unisinos. Ott é presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. O programa debate os cursos de doutorado e mestrado, as metodologias e oportunidades.

Confira o Contabilidade em Debate,  a partir de 8 de maio, em três edições diárias: às 11h30, 13h30 e 18h30, pela Rádio CRCRS Web.

Luciano Biehl (centro) conversa com Ernani Ott, professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis da Unisinos.

– Luciano Biehl (esquerda) conversa com Ernani Ott, professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis da Unisinos.

Comitê de Revisão Externa de Qualidade realiza treinamento para auditores

IMG_0957

Nesta segunda-feira (24), o Comitê de Revisão Externa de Qualidade (CRE) realizou, em Porto Alegre, treinamento para  auditores que atuam ou que irão atuar como revisores. O contador Rogério Rokembach, coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa da Qualidade e ex-presidente do CRCRS, participou do evento que ainda teve a presença de dois contadores membros do Conselho Federal de Contabilidade, Felipe Bastos e André Augusto Nascimento.

Durante à tarde, foram tratados os procedimentos que os revisores devem adotar para os trabalhos de revisão, principais falhas encontradas pelo Comitê e problemas que têm gerado a não aprovação de processos.

IMG_0972

IMG_0989

Fotos: Comunicação/CRCRS

Conselheira do CRCRS é homenageada pela Câmara de Vereadores de Gravataí

A Câmara de Vereadores de Gravataí entregou a Comenda Destaque Mulher Gravataiense a dez mulheres em oito categorias e duas destaques especiais, no último dia 9 de março, como forma de homenageá-las pela passagem do Dia Internacional da Mulher. A conselheira do CRCRS, Cristiani Fonseca de Souza foi uma das homenageadas.

Há 16 anos é entregue a Comenda em reconhecimento a atuação da mulher em diferentes setores da sociedade gravataiense.

Cristiane

Foto site da Câmara de Vereadores de Gravataí

gravataí

Esclarecimento JucisRs

A Junta Comercial, Industrial e de Serviços do RS (JucisRS) esclarece que a análise de viabilidade de endereço das empresas com sede em Porto Alegre é de responsabilidade da Prefeitura; portanto, em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar o órgão encarregado que é a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC-POA)

Normas Brasileiras de Auditoria e Comunicado Técnico são aprovadas pelo Plenário do CFC

Foram aprovadas, na reunião Plenária do CFC, na última sexta-feira (17), as Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria (NBCs TAs) 800, 805 e 810 e o Comunicado Técnico  (CTA) 25 – Orientação  para a Emissão do Novo Modelo de Relatório do Auditor Independente.

A NBC TA 800 – Considerações Especiais – Auditorias de Demonstrações Contábeis Elaboradas de Acordo com Estruturas Conceituais de Contabilidade para propósitos Especiais; a 805 – Considerações Especiais – Auditoria de Quadros Isolados das Demonstrações Contábeis e de Elementos, Contas ou Itens Específicos  das Demonstrações Contábeis; e a 810 – Trabalhos para a Emissão de Relatório sobre Demonstrações Contábeis Condensadas, trazem alterações nos relatórios do  auditor independente.

As três normas são decorrentes da  NBC TA 700 – Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis; NBC TA 701 – Comunicação dos Principais Assuntos de Auditoria no Relatório do Auditor Independente; NBC TA 705 – Modificações na Opinião do Auditor Independente; e NBC TA 706 – Parágrafos de Ênfase e Parágrafos de Outros Assuntos no Relatório do Auditor Independente.

O Comunicado Técnico CTA 25 – Orientação para a Emissão de Novo Modelo de Relatório de Auditor Independente tem por objetivo orientar os auditores independentes na emissão de seu relatório sobre as demonstrações contábeis referentes aos exercícios ou  períodos que se findam em, ou após, 31 de dezembro de 2016.

O CTA 25 traz as seguintes alterações: (a) demonstrações contábeis individuais elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, conforme exigido pela legislação societária, ou de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com as normas internacionais de relatório financeiro (IFRS) (dual compliance), se atenderem simultaneamente a essas duas estruturas de relatório financeiro;  (b) demonstrações contábeis consolidadas elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e as normas internacionais de relatório financeiro (IFRS) (dual compliance), se atenderem simultaneamente a essas duas estruturas de relatório financeiro; e  (c) apresentação das demonstrações (individuais e consolidadas) lado a lado, em um único conjunto de demonstrações contábeis ou separadamente (conjunto contendo as demonstrações contábeis individuais elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e outro conjunto sobre as demonstrações contábeis consolidadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil ou de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e normas internacionais de relatório financeiro (IFRS) (dual compliance), se atenderem simultaneamente a essas duas estruturas de relatório financeiro.

As três Normas e o Comunicado Técnico foram publicados no Diário Oficial da União de 22 de fevreiro.

Fonte: Comunicação CFC

Empresas já podem aderir ao parcelamento das dívidas do ICMS

Está aberto o prazo da Secretaria da Fazenda do RS (Sefaz) para empresas com dívida do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aderirem ao Refaz 2017 (Programa Especial de Quitação e Parcelamento). Quem optar pela quitação dos débitos até o próximo dia 22 de fevereiro terá desconto de 40% dos juros e de até 100% das multas, no caso de contribuintes enquadrados no Simples Nacional. Podem aderir ao Refaz 2017 os devedores de ICMS com vencimento até o dia 30 de junho do ano passado, com exceção de créditos que tiveram depósito judicial. Poderão ser enquadrados, os créditos de ICMS declarados em GIA, GIA-SN e DeSTDA, bem como aos autos de lançamento oriundos de denúncias espontâneas, vencidos e as multas por infrações formais lavradas até junho de 2016.

Leia mais no site da Sefaz.

Fonte: Sefaz