Rádio CRCRS Web

Acompanhe a programação da Rádio CRCRS Web – 24h

- Músicas e poesias regionalistas (das 7h30min às 8h30min)

- Bloco de notícias (8h30min, 13h e 18h);

- Música ambiental, intercalada de notícias, informação institucional e dicas de trânsito;

- Falando de Contabilidade entrevistas sobre temas atuais e de interesse da classe – diariamente, a cada 1h50min;

- Café com Presidente Lula, às 10h

- Previsão do Tempo, de 80 em 80min;

- Em Debate – série de programas, com abrangência das diversas áreas de atuação da contabilidade. Todas as segundas e quintas-feiras, às 11h30min, às 13h30min e às 18h30min, é abordado um novo tema;

- Mateando com a Contabilidade – programa que enfoca as raízes gaúchas, suas tradições e costumes, peculiaridades das regiões e história;

- Dicas de fim de semana – às sextas-feiras são divulgadas dicas culturais, shows, espetáculos, mostras de artes, festas municipais.

Resoluções CFC

O CFC aprovou a Resolução nº 1.156, que dispõe sobre a nova estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade, que passam a ser classificadas como Normas Brasileiras de Contabilidade Profissionais e Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas. Na ocasião, também foram aprovadas as resoluções: 1.157 – Comunicado Técnico CT 03; 1.158 – NBC TA 01; 1.160 – NBC TO 01. Consulte www.cfc.org.br

Comitê de Pronunciamentos Contábeis

Até 10 de abril, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis estará recebendo sugestões e comentários sobre os seguintes Pronunciamentos Técnicos: CPC 16, referente a Estoques; CPC 17, Contatos de Construção e CPC 20, Custos de Empréstimos, que estão submetidos à audiência pública. As manifestações devem ser encaminhadas para cpc@cpc.org.br

. Informações: www.cpc.org.b

Mobilização em defesa da profissão contábil

A UFSM optou por não alterar e, consequentemente, não atender a solicitação feita pelo presidente do CRCRS, Rogério Rokembach, que em ofício enviado a referida universidade, manifestou, em nome da classe contábil, repúdio ao edital 001/09, correspondente à abertura de concurso público para provimento de cargos, entre os quais o de auditor, cujo requisito é a diplomação em curso de graduação em Economia, Direito ou Ciências Contábeis. Portanto, diante desse desrepeito às prerrogativas profissionais, o CRCRS convoca os colegas a manifestarem sua insatisfação, remetendo e-mail para a reitoria da Universidade: gabinete@adm.ufsm.br. O ofício enviado está disponível em http://www.crcrs.org.br/.

Nova edição atualizada do livro de IR

Já está disponível o livro: “Imposto de Renda, Contribuições Administradas pela Secretaria da Receita Federal e Sistema Simples Incluindo procedimentos fiscais e contábeis para encerramento do ano-calendário de 2008 “.
A obra, contendo 816 páginas, pode ser adquirida pelos interessados, com exclusivo ressarcimento dos custos pela edição, pelo mesmo valor do ano passado: de R$ 20,00, mais os custos de expedição via sedex, de R$ 13,00, totalizando R$ 33,00. Formulário de pedido disponível no site do CRCRS.

Lei 11.638 e MP 449 para todas as empresas

Já estão em vigor todas as modificações introduzidas pela Lei 11.638/07, assim como as oriundas da MP 449/08. O CPC, a CVM e o CFC emitiram uma série de atos normativos regulando a adoção dessas alterações no encerramento das demonstrações contábeis de 2008. Os efeitos fiscais também estão todos vigentes e definidos pela mencionada Medida Provisória. A obrigatoriedade de aplicação dos novos procedimentos alcança a todas as entidades de forma geral, independente do tipo societário que estejam constituídas. Assim, os profissionais da contabilidade devem estar atentos na elaboração e divulgação dessas demonstrações contábeis, com vistas a evitar possíveis questionamentos por parte dos usuários, dos organismos reguladores, assim como da fiscalização do exercício profissional. Com o objetivo de orientar os profissionais da contabilidade nos encerramentos das demonstrações contábeis de 2008, o CRCRS estará promovendo, no próximo dia 19 de fevereiro, palestra sobre o tema, intitulada O Primeiro Balanço da Lei 11.638 – Como Fazer?