Palestra: Preenchimento da Guia Informativa Anual do ICMS Gia Modelo B 2010

A palestra, destinadas a contadores e técnicos em contabilidade em situação regular no Conselho, se realizará no dia 25 de fevereiro, das 19h às 22h, no auditório do CRCRS (rua Baronesa do Gravataí, 471 – 4º andar Porto Alegre). As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas por meio do site www.crcrs.org.br. Solicita-se, aos participantes, doações de alimentos não perecíveis. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Educação Continuada para Auditores Independentes

A Resolução nº 1.146/08, do Conselho Federal de Contabilidade, estabelece a redação atual da NBC P 4 – Educação Profissional Continuada. Entre suas determinações, está a obrigatoriedade da entrega anual do Relatório de Atividades de Educação Continuada por parte dos auditores independentes. Estão sujeitos a esta norma os contadores que possuem registro em Conselho Regional de Contabilidade e estão inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI); os cadastrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM); aqueles que exercem atividades de auditoria nas instituições financeiras, nas sociedades seguradoras e de capitalização e em entidades abertas de previdência complementar; e, também, os denominados auditores independentes e demais contadores que compõem o seu quadro funcional técnico. O prazo final para entrega é 31 de janeiro de 2010. O documento deverá ser remetido à sede do CRCRS. Os contadores referidos devem cumprir 96 pontos de Educação Profissional Continuada por triênio-calendário, sendo obrigatório obter, no mínimo, 20 pontos por ano. O cumprimento desta resolução é exigido a partir do ano subsequente ao de início das suas atividades ou à obtenção do seu registro no CNAI. A pontuação estabelecida é proporcional ao início da exigência dentro do triênio. A íntegra da resolução está disponível em www.crcrs.org.br.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico do CRCRS está constituído de cinco itens: aprimoramento da fiscalização operacional, expansão da fiscalização preventiva, aperfeiçoamento do sistema de registro, valorização da classe contábil e modernização administrativa. A administração do CRCRS, que assumiu no último dia 05/01/10, estabeleceu como prioritário o cumprimento do projetado, nomeando os vice-presidentes Pedro Gabril Kenne da Silva e Marco Aurélio Bernardi para efetuarem o acompanhamento e controle de sua fiel execução. São ações e procedimentos voltados em favor da classe contábil do Rio Grande do Sul.

Normas Internacionais de Contabilidade

O CFC editou a Res.1.253/09, que aprova a NBC T 19.39, que trata da adoção inicial das Normas Internacionais de Contabilidade. O objetivo da norma é garantir que as primeiras demonstrações contábeis das Sociedades Anônimas de Capital Aberto e das empresas de grande porte, conf. o art. 3º, parágrafo único da Lei 1.1638/07, estejam de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, emitidas pelo IASB. A adoção inicial desse procedimento é obrigatória, a partir de 2010, ou seja, referente as demonstrações contábeis encerradas em 31 dez. 2010. Leia a íntegra da resolução em http://www.cfc.org.br/.

Breda visita a redação do Jornal do Comércio

Recepcionados pelo diretor comercial do Jornal do Comércio, pela editora assistente do Jornal da Contabilidade, Cristine Pires e pela jornalista do veículo, Lara Ely, o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, e o diretor executivo, Luiz Mateus Grimm, visitaram, em 15 de janeiro, a redação do jornal e conversaram sobre os projetos da nova gestão, as perspectivas da profissão e as alterações na contabildiade que afetam diretamente a classe. Também foi comentado o desejo e as ações para trazer o próximo Congresso Mundial de Contabilidade, em 2014, para o Brasil, mais especificamente para Gramado-RS. Este ano, o evento se realizará na Malásia.

Presidente do CRCRS visita rádio Guaíba e o jornal Correio do Povo

Em 14 de janeiro, o presidente do CRCRS, contador Zulmir Breda, acompanhado do diteror executivo da entidade, Luiz Mateus Grimm, visitaram a Rádio Guaíba e o jornal Correio do Povo onde foram recebidos pelo diretor de redação do Correio do Povo, Telmo Flor, pelo gerente de Jornalismo da Rádio Guaíba AM, Ataídes Miranda e pelo coordenador da Rede Guaíba Sat, Silvio Almeida. Na ocasião, Breda expôs os projetos para a gestão 2010/2011, falou sobre as mudaças pelas quais a contabilidade está passando, além do mercado de trabalho na área contábil, dos diversos segmentos que são abarcados pela contabildiade.

Anuidade 2010

Estão disponíveis em www.crcrs.org.br as informações referentes a anuidade 2010 de contadores, técnicos em contabilidade e organizações contábeis.As guias para pagamento já estão sendo enviadas a todos os registrados via correio. Em caso de não recebimento, uma segunda via poderá ser impressa na página do Conselho na internet ou retirada na sede, nas delegacias ou nos escritórios regionais. Para pagamento em cota única, até 31 de janeiro, será concedido desconto. Também será possível parcelar o valor integral em até sete vezes, desde que seja efetivado até 31 de março. O parcelamento também pode ser feito pela internet, acessando o link “Registro

CRCRS lança novo site

No último dia 05 de janeiro, o CRCRS, lançou seu novo site. O novo design foi baseado nas necessidades apontadas pelos usuários e indicadores estatísticos de navegação dos internautas. Com uma aparência mais leve e utilizando recursos tecnológicos mais ágeis, foi mantida a mesma qualidade de conteúdo, atendendo às necessidades dos profissionais da contabilidade.

Conselho de Contabilidade elege novo presidente

O secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre, contador Zulmir Ivânio Breda foi eleito ontem, 5 de janeiro, para a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS). Os 27 conselheiros, que compõem o Plenário CRCRS elegeram Breda, por unanimidade, para dois anos de mandato a frente da entidade.

Na ocasião, também foram empossados os membros do Conselho Diretor e das diversas Câmaras.

No seu discurso de posse salientou a importância dar continuidade na defesa das prerrogativas profissionais, incentivar o Programa de Educação Continuada, que é referência nacional, e um instrumento de fiscalização preventiva. Enfatizou o momento de transformações pelo qual passa a contabilidade brasileira, exigindo, assim, uma atualização constante de contadores e técnicos em contabilidade. Nesse sentido o CRCRS oferece sistematicamente cursos, palestras e seminários em todo o Estado.

Breda ingressou no Conselho de Contabilidade do Rio Grande do Sul em 1981 como fiscal concursado, permanencendo até 1986. Assumiu como Conselheiro suplente em 1994. Foi Vice-Presidente de Administração e Finanças de 1998 à 2001. Vice-Presidente de Controle Interno de 2002 à 2005 e Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional de 2008 à 2009.