Palestra sobre "GIA Modelo B" lota auditório

A palestra “Preenchimento da Guia Informativa Anual do ICMS – GIA Modelo B – 2010” realizada ontem, 25-02-10, contou com a participação de muitos profissionais da contabilidade que lotaram o auditório do CRCRS. Os palestrantes Fábio Haeser, Mages Leopoldo da Silva e Rosângela Catarina Almeida abordaram os seguintes temas:
- Instruções para preenchimento das guias informativas atinentes a contribuintes industriais, comerciais e prestadores de serviços no âmbito do ICMS;
- Exclusões ao cálculo do VA (IPI, ICMS substituição tributária, CFOPs ’949′), transferências entre unidades, etc.;
- Orientações para as operações mistas, envolvendo tanto ISSQN como ICMS na escrita fiscal, preenchimento dos CFOPs 1126/2126 e exclusões no cálculo do VA em outros CFOPs;
- Principais dificuldades para usuários do aplicativo Procergs GMB 2010 (software utilizado por contribuintes no Censo ICMS 2010).
A apresentação utilizada na palestra está disponível no site do CRCRS (menu Eventos/Cursos – Download de Palestras).

Novo presidente do CFC toma posse

A cerimônia de posse da presidência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ocorreu nesta quarta-feira, dia 24, em Brasília. O contador catarinense Juarez Domingues Carneiro é o novo representante da classe em nível nacional, para o biênio 2010-2011. Durante a solenidade, também foram diplomados os novos conselheiros e os demais membros que compõem o Conselho Diretor do órgão encarregado de garantir o regular exercício da profissão no território nacional.

Palestra sobre GIA Modelo B em Porto Alegre

Acontece amanhã, 25 de fevereiro, das 19h às 22h, no auditório do CRCRS, a palestra Preenchimento da Guia Informativa Anual do ICMS – GIA Modelo B – 2010, com os palestrantes Fábio Haeser, consultor técnico da Prefeitura de Porto Alegre; Mages Leopoldo da Silva, assistente na TCT para Assuntos de Informática; Rosângela Catarina Almeida, coordenadora do TCT, agente fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre.
A palestra é destinada aos profissionais da contabilidade em situação regular no CRCRS e aos estudantes da área contábil. Informações e inscrições no site do CRCRS.

Rádio CRCRS debate o cruzamento de informações fiscais e autuação do fisco

A série Em Debate, esta semana, trás o programa “Contabilidade em Debate” com o tema O Cruzamento de informações fiscais e autuação do fisco – informações de operações de cartões de crédito X valor declarado, apresentação de Luciano Biehl e os convidados contadores José Lenz e Marcelo Vidal. A série em Debate vai ao ar nos seguintes horários: 11h30min, 13h30min e às 18h30min. (acompanhe também por meio do canal podcast da rádio).

Acesse e acompanhe a Rádio CRCRS, é informação e conhecimento a um clique de você.

Encerra roteiro de palestra sobre DIRF

Encerrando o roteiro da palestra sobre Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), amanhã, 24 de fevereiro, será ministrada na cidade de Camaquã, das 09h às 12h, no Sindilojas (Av. Sete de Setembro, 239 – Centro). Alguns dos tópicos a serem abordados são: obrigatoriedade da entrega; entrega da DIRF; comprovante de rendimentos; preenchimento da DIRF; no caso de fusão/incorporação; rendimentos pagos cuja tributação está sob a exigibilidade suspensa; exercícios anteriores; declarações retificadoras; penalidades; rendimentos sem retenção; e guarda de informações.
Informações e inscrições estão disponíveis no site do Conselho.

Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)

Amanhã, dia 23 de fevereiro, a palestra ocorre nas seguintes cidades:
Cachoeira do Sul, das 09h às 12h, no Escritório CRCRS de Cachoeira do Sul (Rua Ernesto Alves, 453 – Rio Branco).
Santa Cruz do Sul, das 14h30min às 17h30min, no Auditório do Sincontec – Santa Cruz do Sul (Av. Do Imigrante, 469 – Centro).
Lajeado, das 19h30min às 22h30min, no Sincovat – Lajeado (Rua Venceslau Braz, 55 – São Cristóvão).
As inscrições para as palestras são gratuitas devem ser efetuadas pelo Sistema de Cursos. As vagas são destinadas a profissionais da área contábil em situação regular no CRCRS. Solicita-se a doação de um quilo de alimento não-perecível. Todas as informações sobre os eventos realizados por este Conselho estão disponíveis no site www.crcrs.org.br.

Anuidade com desconto: últimos dias

Até 28 de fevereiro, a anuidade, referente a 2010, pode ser paga com desconto, desde que o pagamento seja efetuado em cota única. O prazo final para quitação é 31 de março – nesse caso, sem desconto. O valor poderá ser parcelado em até sete vezes, desde que solicitado até a referida data. Mais informações no site do CRCRS.