Contabilidade com responsabilidade social

Reuniram-se no CRCRS, na tarde de hoje (30 de abril), o presidente Juarez Carneiro e a Conselheira Ana Tércia Lopes Rodrigues do CFC, o presidente, Zulmir Breda, e o vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva, e a presidente da Ong Parceiros Voluntários, Maria Helena Johannepeter com o objetivo de reinterar as ações sociais desenvolvidas pelo Sistema CFC e CRCRS com a referida organização do Terceiro Setor. Na ocasião foi ressaltada a importância do profissional contábil no que diz respeito ao despertar, orientar e incentivar a responsabilidade social dentro das empresas. Segundo Maria Helena, a organização empresarial deve se sustentar em três pilares: econômico, social e ambiental. Juarez relatou as iniciativas do CFC, nesse sentido, inclusive no âmbito da formação do profissional, com elaboração de cursos de pós-graduação com disciplinas voltadas para o Terceiro Setor. Breda salientou a necessidade da parceria, especialmente, para o Programa de Voluntariado da Classe Contábil, cuja coordenação nacional está a cargo do vice-presidente Pedro Gabril.

Palestra sobre IFRS para Pequenas e Médias Empresas

A exigência da aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) às empresas brasileiras, a partir de 2010, atingiu, não somente as grandes empresas, companhias abertas e instituições financeiras, mas, também, pequenas e médias empresas que, mesmo sendo de capital fechado, estejam obrigadas pelo Código Civil, a apurar suas demonstrações anuais.
No Brasil, mais de 90% das companhias são micros, pequenas e médias empresas, portanto, é importante que, especialmente, os profissionais da área contábil estejam orientados e bem informados sobre todos os aspectos que envolvem a convergência das normas brasileiras às internacionais.
É com esse objetivo que o CRCRS promove palestra sobre o tema com o Mestre em Controladoria, contador Paulo Ricardo Pinto Alaniz.

Curso Contabilidade Aplicada ao Setor Público

O curso será ministrado pelo contador Paulo César Flores, em Caxias do Sul, no auditório do Sescon – Serra Gaúcha (Rua Sinimbú, 1536/34 – Centro), no dia 6 de maio, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

O curso é destinado aos profissionais da Contabilidade preferencialmente que atuam na área pública em situação regular no CRCRS e aos estudantes da área contábil.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas exclusivamente pela internet. INSCREVA-SE J

Audiência Pública

O Conselho Federal de Contabilidade e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis promovem audiência pública conjunta do Glossário de Termos do Pronunciamento Técnico – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, que visa a definição de conceitos em razão das disposições da Resolução CFC 1.255. A íntegra das minutas encontram-se no site do CFC. As sugestões e comentários devem ser encaminhadas até 05/05/2010 para nadia@crcrs.org.br.

Emprego & Oportunidade

Confira as mais de 100 vagas de trabalho e negócios, voltados para os profissionais da contabilidade e aos estudantes da área contábil, anunciadas no site do CRCRS. Consulte também os concursos públicos disponíveis. Acesse www.crcrs.org.br (“Desenvolvimento Profissional” > “Emprego & Oportunidade”).

Como forma de divulgar a Ciência Contábil e seus reflexos no dia a dia dos cidadãos, valorizando, assim, a profissão contábil, o CRCRS lançou a cartilha lúdica “As Aventuras de Esbanjão e Poupina

Presidente e vice-presidente do CRCRS participam do programa Guaíba.com

Nesta sexta-feira, 22 de abril, o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, e o vice-presidente, Celso Luft, foram convidados a participar do programa da Rádio Guaíba para falarem, respectivamente, sobre o dia 25 de abril – dia alusivo a contadores e técnicos em contabilidade – e Imposto de Renda Pessoa Física, cujo prazo para entrega se encerra em 30 de abril.