São Leopoldo sedia Seminário de Assuntos Contábeis

O auditório do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo, SINDIMENTAL, acolhe, hoje (30), cerca de 100 profissionais e estudantes da área contábil estão participando do Seminário de Assuntos Contábeis em São Leopoldo – evento que faz parte do programa de Educação Continuada, desenvolvido por este Conselho. A primeira palestra da manhã, ministrada pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Tanha Schneider, abordou as penalidades éticas e disciplinares dos profissionais da contabilidade; em seguida, o tema apresentado foi Responsabilidade Social, com o vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva. Ao meio-dia está prevista uma reunião-almoço, por adesão. Na oportunidade, a diretora da Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos, Suzana Kakuta, vai expor a Tecnosinos e os novos projetos de desenvolvimento.
Às 13h30min, a palestra fica por conta de Márcio Nobre, especialista em Marketing, que dá dicas sobre uma comunicação eficaz. E, finalizando o evento, o vice-presidente Técnico do CRCRS, Antônio Palácios, expõe aspectos sobre as Normas Internacionais de Contabilidade para as Pequenas e Médias Empresas.

Prorrogado prazo para inscrição em Prêmio de Responsabilidade Social

A Comissão Mista do Prêmio de Responsabilidade Social, edição de 2010, decidiu prorrogar o prazo das inscrições para o referido prêmio para 2 de agosto, sendo 13 de agosto, a data limite para que as organizações inscritas finalizem o preenchimento dos dados do Balanço Social e Relatório.
Informações e inscrições em http://www.al.rs.gov.br/

CRCRS na defesa da profissão contábil

O Ministério Público da União abriu concurso público para provimento de analista de controle interno, exigindo, em seu edital, “diploma de qualquer curso de graduação”. Tendo em vista que, entre as atividades do referido cargo estão atribuições privativas dos profissionais da contabilidade – como análise, registro e perícias contábeis de documentos, demonstrações contábeis, balancetes e balanços – e que a matéria é de âmbito nacional, CRCRS encaminhou ofício ao Conselho Federal de Contabilidade, solicitando que sejam tomadas as providências cabíveis, no sentido de fazer cumprir a legislação relativa ao exercício da profissão contábil.

Exame de Suficiência será obrigatório a partir de novembro

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) prorrogou para 29 de outubro o prazo máximo para que bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em contabilidade solicitem o registro profissional sem a realização do Exame de Suficiência. A partir de 1º de novembro, uma segunda-feira, passa a ser obrigatória a aprovação no Exame para a obtenção da inscrição em Conselho de Contabilidade e, por consequência, para o exercício legal da profissão.

TV CRCRS – Palestra sobre Retenção Previdenciária em Nota Fisca

Já está disponível, no canal “Palestras”, da TV CRCRS, o vídeo com a palestra sobre Retenção Previdenciária em Nota Fiscal: Cessão de Mão-de-Obra e Empreitada realizada no dia 21/07/2010 por este CRC com o apoio da FBC, Lefisc e Rádio CRCRS web. A palestra foi transmitida ao vivo e aqueles profissionais que não puderam acompanhar, em tempo real, terão a oportunidade de assistir na TV CRCRS.

Radio CRCRS: Incentivos Fiscais sobre Inovações Tecnológicas

O programa Contabilidade em Debate, da Rádio CRCRS, desta semana, aborda o tema Incentivos Fiscais sobre Inovações Tecnológicas, com a participação de Raul Cortepasse, consultor tributário. Com a apresentação de Luciano Biehl, o programa vai ao ar diariamente, às 11h30min, às 13h30min e às 18h30min. A cada semana, um novo programa é veiculado. Acesse e acompanhe a programação.

Palestra sobre as Novas Regras do Ponto Eletrônico – SREP

Na próxima quarta-feira, 28 de julho, será realizada a palestra sobre as Novas Regras para Utilização do Ponto Eletrônico – Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) no auditório do CRCRS, das 19h às 21h. As vagas para participação à distância estão se esgotando, mas ainda há lugares para acompanhar o evento presencial.

Os profissionais que desejarem assistir pela internet ou presencialmente devem seguir as instruções constantes no site do CRCRS.

Seminário Estadual de Participação e Controle Social

O Seminário se realizará amanhã, 21 de julho, das 14 às 18h, no auditório Guilherme Schültz Filho, OAB/RS (Rua Washington Luiz, 110 – 2º andar – Porto Alegre). O objetivo é difundir a criação de Observatórios Sociais no Estado, com vistas a estimular a participação da sociedade civil na políticas públicas, no sentido de buscar uma melhor aplicação dos recursos públicos. O evento é aberto ao público.