Campanha SOS Santana do Mundaú e

Sensibilizados pelos estragos causados pelas enchentes que assolaram Alagoas e Pernambuco, o Conselho Federal de Contabilidade, em parceria com a Fundação Brasileira de Contabilidade, FENACON, ABRACICON, SESCON-SP e com o apoio dos CRC’s, estão arrecadando doações para a construção de casas populares nos Estados afetados. Saiba como participar, acessando http://www.cfc.org.br/.

Seminário de Assuntos Contábeis de Taquara

O Seminário se realizará, no dia 08 de outubro, das 8h às 17h, em Taquara. No evento serão abordados temas como: Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, Comunicação Eficaz, Atualização trabalhista e Substituição Tributária. O seminário ocorre na Associação dos Contabilistas do Vale do Paranhana (ACON), localizada na rua Rua Federação, 1900 – Centro. As inscrições são gratuitas e as vagas são destinadas a profissionais em situação regular no CRCRS e a estudantes da área contábil. Informações e inscrições no site do CRCRS.

Prêmio Contador Geraldo de La Rocque

O prazo de entrega dos trabalhos para concorrer ao Prêmio, promovido pelo CRC/RJ, foi prorrogado até 13 de outubro. O objetivo é incentivar a pesquisa no plano técnico e ético do exercício da profissão contábil. Os classifiados do 1º ao 5º lugar recebem certificado. Já aos três primeiros, serão concedidas quantias que variam de R$ 5.000,00, R$ 3.000,00 e R$ 2.000,00. Informações e inscrições em www.crc.org.br

A partir de novembro, Exame de Suficiência passa a ser obrigatório

Com a sanção da Lei 12.249/2010, bacharéis em Ciências Contábeis, técnicos em contabilidade, portadores de registro provisório vencido, profissionais com registro baixado há mais de dois anos e técnicos em contabilidade em caso de alteração de categoria para contador, somente poderão obter ou restabelecer registro nos Conselhos Regionais de Contabilidade, após aprovação no Exame de Suficiência.
O exame será aplicado duas vezes ao ano – um por semestre. A contar da data da publicação do resultado oficial do Exame no Diário Oficial da União, o candidato tem o prazo de dois anos para requerer o registro profissional na categoria para a qual tenha sido aprovado.
Até 29 de outubro, o profissional pode efetuar ou restabelecer o seu registro sem o Exame de Suficiência.
Conheça a íntegra da Resolução CFC nº 1.301/2010, que regulamenta o Exame de Suficiência.

Espaço Acadêmico

O espaço foi criado para oportunizar aos alunos de especialização, pós-graduação e de mestrado divulgarem seus trabalhos de conclusão, teses e dissertações. Os interessados devem seguir as instruções constantes no site do Conselho, “menu – Desenvolvimento Profissional”.

Espaço Emprego & Oportunidades

O CRCRS disponibiliza, em seu site, espaço para as empresas divulgarem suas oportunidades de trabalho voltadas para os profissionais da Contabilidade e aos estudantes da área contábil. Neste ano, já foram anunciadas mais de mil ofertas de empregos. Confira as mais de 130 vagas de trabalho e os concursos públicos, acessando http://www.crcrs.org.br/ (“Desenvolvimento Profissional” – “Emprego & Oportunidade”).

Transmissão ao vivo da palestra "Fator Acidentário de Prevenção"

A palestra será realizada, na sede do CRCRS, amanhã (29), das 19h às 21h, com transmissão ao vivo, via internet. A instrutora de cursos e palestras da LEFISC, Eliane Carvalho Valcam, técnica em Contabilidade, administradora de empresas, consultora nas áreas Trabalhista e Previdenciária, ministrará a palestra “Fator Acidentário de Prevenção”, onde serão abordadas as alterações ocorridas a partir de setembro de 2010.
A inscrição, tanto para a modalidade a distância quanto presencial, ainda pode ser efetuada pelo site http://www.crcrs.org.br/. Para participar, é necessário estar em situação regular no Conselho.

TV CRCRS: As Tendências do Mercado da Perícia Contábil

Já está disponível no canal “Palestras”, da TV CRCRS, o vídeo com a palestra realizada em homenagem ao Dia do Contador, no dia 22/09/2010, sobre As Tendências do Mercado da Perícia Contábil. Realizada por este CRC com o apoio da FBC, Lefisc e Rádio CRCRS web, a palestra foi transmitida ao vivo e aqueles profissionais que não puderam acompanhar, em tempo real, terão a oportunidade de assistir na TV CRCRS.

Curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Iniciou, às 8h30min, na sede do CRCRS, o curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que se encerra sexta-feira (1º de outubro), sempre das 8h30min às 12h30min e das 14h às 18h. Paulo Henrique Feijó da Silva, analista de Finanças e Controle e coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional, ministra palestra, durante todo o dia de hoje, sobre “O ambiente da Contabilidade Aplicada ao Setor Público” e “Procedimentos Contábeis Orçamentários”. Para Feijó, as novas Normas de Contabilidade rejuvenescem o conhecimento e resgatam a Contabilidade como Ciência. O profissional da área contábil tem que quebrar o paradigma de somente “empenhar”, “liquidar” e “pagar”, e passar a efetuar análise sob três pilares: reconhecimento, mensuração e evidenciação.

Rádio CRCRS: Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeisdo RS (ENCECC-RS)

O programa Contabilidade em Debate, da Rádio CRCRS, esta semana, fala sobre o Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeisdo RS (ENCECC-RS) que acontece, em Porto Alegre, no dia 09 de outubro. Com a participação dos contadores Juliano Abadie, Angelita Delfino e Rodrigo Kich, membros da Comissão de Estudos CRCRS Jovem e a apresentação de Neca Micheletto, o programa vai ao ar diariamente, às 11h30min, às 13h30min e às 18h30min. A cada semana, um novo programa é veiculado. Acesse e acompanhe a programação.