HOJE – 29/10/10 – ÚLTIMO PRAZO PARA SOLICITAR REGISTRO NO CRCRS SEM EXAME DE SUFICIÊNCIA

Com a sanção da Lei 12.249/2010, bacharéis em Ciências Contábeis, técnicos em contabilidade, portadores de registro provisório vencido, profissionais com registro baixado há mais de dois anos e técnicos em contabilidade em caso de alteração de categoria para contador, somente poderão obter ou restabelecer registro nos Conselhos Regionais de Contabilidade, após aprovação no Exame de Suficiência.O exame será aplicado duas vezes ao ano – um por semestre. A contar da data da publicação do resultado oficial do Exame no Diário Oficial da União, o candidato tem o prazo de dois anos para requerer o registro profissional na categoria para a qual tenha sido aprovado.
Até 29 de outubro, o profissional pode efetuar ou restabelecer o seu registro sem o Exame de Suficiência.Conheça a íntegra da Resolução CFC nº 1.301/2010, que regulamenta o Exame de Suficiência.

Alteração da GIA pela internet

A partir de uma solicitação do CRCRS, a Receita Estadual passou a disponibilizar em seu site, www.sefaz.rs.gov.br, uma nova versão da GIA, no qual os contribuintes podem realizar atualizações ou corrigir imprecisões declaradas no documetno pela internet, desde que ocorram dentro do mês seguinte ao de referência. A medida agiliza e otimiza os procedimentos, no momento em que permite que as alterações sejam efetuadas de forma não presencial.

Últimos dias

Até sexta-feira (29), bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em contabilidade podem obter ou restabelecer seus registros nos Conselhos de Contabilidade, sem o Exame de Suficiência. A partir de novembro, será obrigatória a provação no referido exame. Consulte a Resolução CFC número 1.301, que regulamenta o Exame, em www.crcrs.org.br.

Curso de Contabilidade (Projeto IASB/BNDS/CFC) – Novas turmas

São Leopoldo (19/11) e Campo Bom (26/11) são as cidades e datas que passam a integrar o roteiro do curso de Contabilidade (Projeto IASB/BNDS/CFC) – Resolução CFC 1.255/09, que percorrerá diversas cidades do Estado. Amanhã (27), o evento acontece na cidade de São Marcos e, na próxima sexta-feira(29) é a vez de Guaíba e Canela, sempre das 09h às 12h e das 13h às 18h. Consulte a programação completa no site do CRCRS.
O evento é uma realização do CRCRS, com o apoio da FBC e do SESCON/RS, e tem o objetivo de proporcionar aos profissionais da Contabilidade o conhecimento das principais alterações ocorridas nas Normas Brasileiras de Contabilidade relacionadas às empresas de pequeno e médio porte, aplicáveis a partir do exercício de 2010, conforme estabelece a Resolução CFC 1255/2009.
As inscrições são gratuitas e as vagas são destinadas aos profissionais da contabilidade em situação regular no CRCRS e aos estudantes da área contábil. Solicita-se a doação de um quilo de alimento não-perecível.

TV CRCRS disponibiliza palestra sobre SPED Fiscal

Está disponível, no canal “Palestras”, da TV CRCRS, o vídeo com a palestra sobre SPED Fiscal realizada, no dia 20-10-10, por este CRC e com o apoio da FBC, Lefisc, TV e Rádio CRCRS web.

Aqueles profissionais que não puderam acompanhar, ao vivo, terão a oportunidade de assistir na TV CRCRS.

A transmissão ao vivo é mais uma ferramenta que o CRCRS está disponibilizando aos seus registrados como forma de disseminar a informação e, assim, expandir o Programa de Educação Continuada a todo o Estado.

Rádio do CRCRS debate o XBRL

O programa Contabilidade em Debate, da Rádio CRCRS, desta semana fala sobre a nova tecnologia que visa disseminar informações financeiras por meio da Internet, o XBRL (Extensible Business Reporting Language). O programa, apresentado por Luciano Biehl, contou com a participação dos contadores Márcio Lopes e Paulo Roberto Silva.

O Contabilidade em Debate vai ao ar diariamente, às 11h30min, às 13h30min e às 18h30min. A cada semana, vai ao ar um novo programa. Acesse a página do CRCRS na internet e acompanhe a programação.

CRCRS realiza Workshop sobre a NBC TA 520

O assunto será abordado em forma de workshop, no dia 29 de outubro, no auditório deste Regional, das 09h às 11h, com o contador Ronei Xavier Janovik, auditor, consultor de empresas, especialista em Perícia e Arbitragem, professor universitário e membro da Comissão de Estudos de Auditoria Independente do CRCRS.
O evento, realizado pelo CRCRS e com o apoio da FBC, tratará de temas como os objetivos do auditor, a definição de procedimentos analíticos, os procedimentos analíticos substantivos, os procedimentos analíticos na formação da conclusão e o exame dos resultados de procedimentos analíticos. Informações e inscrições em http://www.crcrs.org.br/.

IFRS para todos

Entre os dias 5 de novembro e 3 de dezembro, o IBRACON 6°Regional e a Fundação Brasileira de Contabilidade, com o apoio do CRCRS e da Faculdade Porto-Alegrense (FAPA), realizarão curso sobre “IFRS para todos” destinados aos profissionais da área contábil. O evento vai ocorrer na sede da FAPA (Av. Manoel Elias,2001; Prédio 1- sala 1212), às sextas-feiras, das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h30min, e aos sábados, das 8h30min às 12h30min. As vagas são limitadas. Para mais informações e inscrições acesse http://www.ibraconsexta.com.br/ ou ligue (51)3228-3140.