Procedimentos Contábeis e Fiscais para Encerramento de Balanço

Está disponível para visualização na TV CRCRS a palestra “Procedimentos Contábeis e Fiscais para Encerramento de Balanço”, realizada dia 26/01/2011 no auditório do CRCRS, com transmissão ao vivo pela internet. O palestrante Sérgio Renato Reolon Martins abordou temas como a Constituição de Provisões Dedutiveis, Distribuição de Lucros e Dividendos, Juros sobre o Patrimônio Líquido, Mensuração para os Estoques, entre outros.

Confira a palestra e demais informações em www.crcrs.org.brTV CRCRS

XXI Encontro de Contabilistas da Zona Sul

Começa hoje, a partir das 19h30, o XXI Encontro de Contabilistas da Zona Sul, no Salão Genoma Colorado (rua Lucrecia Alves, n° 303) em Santa Vitória do Palmar. O evento é uma realização do Sindicato dos Contabilistas de Rio Grande e da Fundação Brasileira de Contabilidade e conta com o apoio do CRCRS. Na programação, serão realizadas palestras sobre contabilidade para pequenas e médias empresas;rotinas trabalhistas; e DCTF, DIRF, DMED E SPED DO PIS E DA COFINS. As atividades continuam no dia 29 pela manhã. Clique aqui para mais informações e para se inscrever.

Declaração de rendimentos das MPE tem novo prazo de entrega

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) prorrogou a data de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para o Empreendedor Individual dejaneiro para o último dia de fevereiro de cada ano, conforme Resolução n° 81/10 .
A decisão beneficia os empreendedores, pois, conforme a tendência verificada na Receita, a entrega de declarações é feita num prazo médio de dois meses. Até agora, apenas 60 mil entregaram a declaração, dentro de um grupo de mais de 809 mil empreendedores individuais.

Empresas de capital aberto terão novo prazo para adaptar balanços

A Comissão de Valores Mobiliários prorrogou até maio o prazo para que as companhias de capital aberto que optaram por não entregar os resultados trimestrais de 2010 nos padrões IFRS reapresentem os balanços. Para tanto, as empresas deverão incluir, em nota explicativa, a evidenciação dos efeitos no resultado e patrimônio líquido decorrentes da plena adoção das novas normas em cada trimestre.
A prorrogação se deu devido às dificuldades apresentadas pelas empresas, não em relação à capacidade de compreensão das regras, mas a um volume muito elevado de trabalho a ser feito.
A data para apresentação das demonstrações financeiras referentes ao exercício completo de 2010 em IFRS permanece 30 de março.

IFRS para Pequenas e Médias Empresas

Em uma iniciativa conjunta, o Conselho Federal de Contabilidade e o Conselho Regional de Contabilidade do RS realizam, em 18 e 19 de março, o seminário IFRS para Pequenas e Médias Empresas. As atividades ocorrem na sede do CRCRS, e visam capacitar os profissionais da área contábil para atuarem como multiplicadores, disseminando as novas exigências da Resolução CFC nº 1.255/09 e Resolução CFC nº 1.285/10. Informações e incrições, clique aqui.

CRCRS recebe homenagem da Assembleia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini, entregou uma placa e um certificado às entidades da sociedade que participaram, em 2010, do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional. O presidente do CRCRS, Zulmir Breda, recebeu a homenagem em solenidade realizada nesta terça-feira (25), no saguão da Casa Legislativa, em função da entidade integrar o Grupo Executivo de Acompanhamento e Debates (GEADs) sobre controle social e, com isso, dar a sua parcela de contribuição à sociedade gaúcha. O Fórum Democrático organiza a estrutura o Colégio Deliberativo e os GEADs, que são os órgãos responsáveis por conduzir os trabalhos. No ano passado, os quatro temas discutidos foram as Ações Ambientais, Ações Cooperadas e Desenvolvimento, Participação e Controle Social e Potencialidade Econômica do Movimento Tradicionalista Gaúcho.


Foto: Guerreiro Ag/AL

Educação Continuada para Auditores

Termina em 31 de janeiro o prazo para os auditores independentes remeterem o Relatório de Atividades de Educação continuada, referente ao ano de 2010, ao CRCRS. A exigência foi estabelecida pela Resolução CFC nº 1.146/08, que regula a NBC P 4 – Educação Profissional Continuada. Devem entregar o documento os contadores que possuem registro em Conselho Regional de Contabilidade e estão inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI); os cadastrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM); aqueles que exercem atividades de auditoria nas instituições financeiras, nas sociedades seguradoras e de capitalização e em entidades abertas de previdência complementar; e, também, os denominados auditores independentes e demais contadores que compõem o seu quadro funcional técnico. Os contadores referidos devem cumprir 96 pontos de Educação Profissional Continuada por triênio-calendário, sendo obrigatório obter, no mínimo, 20 pontos por ano. O cumprimento desta resolução é exigido a partir do ano subsequente ao de início das suas atividades ou à obtenção do seu registro no CNAI.
A pontuação estabelecida é proporcional ao início da exigência dentro do triênio. A íntegra da resolução está disponível em http://www.crcrs.org.br.

Demonstrações Contábeis de 2010 e sua comparação com as de 2009

A Resolução CFC nº 1.319/2010, que faculta a elaboração e a divulgação de ajustes retrospectivos das demonstrações contábeis comparativas no exercício de 2010, foi republicada no Diário Oficial da União de 19 de janeiro de 2011, em razão de incorreção na publicação anterior.
Segue o texto alterado da referida resolução:

RESOLVE:

Art. 1º Facultar, para o exercício de 2010, a elaboração e a divulgação de ajustes retrospectivos, com base na NBC T 19.41, das demonstrações contábeis de exercícios anteriores para fins de comparação com as demonstrações contábeis do exercício de 2010, na forma prevista no item 3.14 da NBC T 19.41, mantendo-se a obrigatoriedade da divulgação comparada com os valores das demonstrações contábeis do exercício de 2009. (Caput retificado no DOU, Seção I, de 19.1.11, por incorreção, mediante a inclusão do texto em negrito).

Parágrafo único. A faculdade prevista no caput deste artigo não poderá ser exercida pelas entidades obrigadas a essa divulgação em decorrência de legislação de órgão regulador específico.

Art. 2º As entidades que exercerem a faculdade prevista no art. 1º devem mencionar este fato nas notas explicativas às demonstrações contábeis.

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

Palestra: Procedimentos Contábeis e Fiscais para Encerramento de Balanço – transmissão ao vivo

Acontece, na próxima quarta-feira, 26 de janeiro, das 19h às 21h, a palestra Procedimentos Contábeis e Fiscais para Encerramento de Balanço. Durante o evento, o contador Sérgio Renato Reolon Martins abordará tópicos como: formas de tributação; alíquotas e códigos para recolhimento do IRPJ e CSLL anual; incentivos fiscais de Rredução do IRPJ; contabilização das estimativas e provisões de IRPJ e CSLL, entre outros.
A palestra terá transmissão ao vivo pela página www.crcrs.org.br. As inscrições, tanto para a modalidade presencial quanto a distância, também devem ser feita no site. As vagas são destinadas aos profissionais em situação regular neste Conselho.

CRCRS e Unisinos firmam parceria

O CRCRS e a Unisinos assinaram termo de cooperação, a fim de propiciar meios para maior atualização e renovação de conhecimentos, tanto para profissionais e professores da área contábil, quanto aos alunos de Ciências Contábeis. A parceria prevê a realização dos cursos do Programa de Educação Continuada do CRCRS, e a concessão de descontos relacionados aos Cursos de Graduação, MBA’s, Cursos de Especialização, entre outros.