Receita Federal e CRCRS querem manter diálogo contínuo

DSC03230

O superintendente da Receita Federal do Brasil (RFB), Paulo Renato Paz, em visita ao CRCRS (31), manifestou a intenção de manter encontros periódicos com representantes da entidade, como forma de estreitar as relações com a classe contábil, a fim de firmar um contato mais próximo com as demandas dos profissionais. Citou o sucesso das parcerias entre os órgãos para a realização de palestras, com vistas a capacitação e que devem ser incrementadas ao longo do ano.

Paz salientou ainda as vantagens na utilização do auto-atendimento da RFB e das implementações dos serviços que devem acontecer até o final de abril, dentre elas a emissão de certidão negativa decorrentes de débitos suspensos por ações judiciais e cobrança automática da DCTF.

Escrituração Fiscal Digital do PIS/PASEP e Cofins

PUCRS PUCRS2
A palestra sobre o tema reuniu mais de 600 profissionais no Salão de Atos da PUC/RS, nesta quarta-feira (30), durante o dia todo. Na abertura do evento, o superintendente da Receita Federal do Brasil no RS, Paulo Renato Paz, considerou que o Sistema Público Escrituração Digital (SPED) está se expandindo e, em breve, deve alcançar a sua totalidade. Os objetivos da implantação do processo digital é a racionalização e padronização da informação, afirmou Paz. O palestrante Jonathan José Oliveira, auditor-fiscal da Receita Federal e supervisor da Escrituração Fiscal Digital PIS/PASEP e Cofins, alertou para a obrigatoriedade da implantação da EFD – PIS/PASEP e Cofins, conforme cronograma, estabelecido na IN RFB 1.052:

- empresas submetidas a Acompanhamento Econômico-Tributário Diferenciado sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Real com fatos geradores ocorridos a partir de 1º de julho;
- demais empresas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com Lucro Presumido ou Arbitrado com fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro;
- facultativo às pessoas jurídicas não obrigadas pela IN 1.052 com fatos ocorridos a partir de 1º de janeiro.
Ao final da explanação da manhã e da tarde, o palestrante respondeu a diversas perguntas do público presente. A palestra teve transmissão ao vivo, via internet.

Palestra – Imposto de Renda Pessoa Física

“Imposto de Renda Pessoa Física” é o tema da próxima palestra com transmissão ao vivo pela internet, promovida pelo CRCRS, com apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade, do SESCON/RS e da Lefisc – Legislação Fiscal. O evento acontece nesta quinta-feira, 31 de março, das 14h30min às 17h30min, na sede do CRCRS (rua Baronesa do Gravataí, 471 – Porto Alegre). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em www.crcrs.org.br. Solicita-se a doação alimentos não perecíveis. Vagas limitadas, inscreva-se!

Projeto Desenvolvimento de Princípios de Transparência apresenta resultados

Acontece, nesta manhã (30), a reunião da rede colaborativa do projeto de Desenvolvimento de Princípios de Transparência e Prestação de Contas em Organizações da Sociedade Civil, organizada pela ONG Parceiros Voluntários, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que conta com o apoio do Sistema CFC/CRCs. O evento, que ocorre na sede deste Conselho, conta com a presença do presidente do CRCRS, Zulmir Breda, da presidente executiva da Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter e de representantes de entidades da esfera pública, privada e do terceiro setor. Na programação, foi realizada, pela coordenadora do projeto, Maria Inês Andreotti Pereira, a apresentação dos resultados de capacitação que ocorreram, até o momento. Maria Inês também destacou a importância dos profissionais da contabilidade como orientadores da iniciativa. Durante a reunião ainda irão ocorrer explanações dos parceiros sobre as suas experiências dentro do projeto.

Profissional da contabilidade é nova presidente da CTPE

A conselheira do CRCRS, Marice Guidugli foi eleita presidente da Comissão Tripartite e Paritária de Emprego do Estado do Rio Grande do Sul (CTPE/RS). A reunião que escolheu a nova diretoria ocorreu no dia 24 de março e contou com a participação de representantes do governo e de entidades sindicais de diversas categorias. Entre as funções da CTPE, estão: propor ao Sistema Nacional de Emprego, com base em relatórios técnicos, medidas efetivas que minimizem os efeitos negativos dos ciclos econômicos e do desemprego estrutural sobre o mercado de trabalho; e propor medidas para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Emprego.

Lançamento do XXVII EICON

Ocorre, nesta sexta-feira (1º de abril), a partir das 19h30min, no Restaurante Confraria, em Ijuí, o lançamento do XXVII Encontro de Integração dos Contabilistas do RS (EICON), o maior evento esportivo da classe contábil do Estado. O EICON se realizará entre os dias 23 e 25 de setembro, também em Ijuí e é uma iniciativa da Federação dos Contabilistas do Estado do Rio Grande do Sul (Federacon RS), com organização o Sindicato dos Contabilistas local e conta com o apoio do CRCRS.

1º Encontro Geral de Delegados Regionais do CRCRS

DSC03000

DSC03113

Sexta-feira (25), o CRCRS promoveu o 1º Encontro Geral de Delegados Regionais, no Clube 25 de Julho, com a presença de representantes de 79 cidades do Estado. Na abertura do evento, o presidente do Conselho, Zulmir Breda, juntamente com a vice-presidente de Relações com os Profissionais, Roberta Salvini, entregaram os certificados aos cinco delegados empossados em 24 de março e apresentaram aos demais os outros 15 delegados que tomaram posse em janeiro e fevereiro deste ano. Em seguida, ainda na parte da manhã, houve a apresentação do relatório de atividades referente ao ano de 2010, do planejamento estratégico e uma breve explanação da atuação dos setores da entidade pelos seus respectivos vice-presidentes. Já à tarde, os delegados assistiram a uma palestra motivacional sobre liderança, com Márcio Nobre, e em seguida uma abordagem sobre a aplicação das IFRS para pequenas e médias empresas, com os vice-presidentes de Fiscalização, Paulo Schnorr, e de Desenvolvimento Profissional, Tanha Schneider; ocasião em que os presentes puderam dirimir muitas de suas dúvidas e solicitar orientações sobre o tema.

Contabilidade em Debate – Nota Fiscal Eletrônica

contab_debate_nfeA obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) no layout 2.0 é tema do Contabilidade em Debate que vai ao ar a partir de hoje, pela Rádio CRCRS. Participaram do programa o técnico em contabilidade Ricardo Kerkhoff e o agente do Tesouro do Estado, coordenador adjunto do Projeto Nacional da NF-e, Vinicius Freitas. Apresentação de Luciano Biehl. O programa é veiculado diariamente, às 11h30min, 13h30min e 18h30min.