Intercâmbio de informações – CRCRS e SEFAZ/RS

DSC03416

O presidente do CRCRS, Zulmir Breda, acompanhado do vice-presidente de Controle Interno, Celso Luft, e do diretor Executivo da entidade, Luiz Mateus Grimm, reuniram-se, hoje à tarde (29/4), com os subsecretários da Receita Estadual, Newton Berford Guaraná e Zulma Rejane Alves Rodrigues, para tratarem do termo de cooperação, que visa implantar um intercâmbio de informações entre os órgãos.
Na ocasião, o CRCRS salientou a importante de identificar o responsável técnico contábil das empresas junto a SEFAZ/RS.
Por outro lado, a subsecretária Adjunta Zulma expôs o interesse em ter profissionais da contabilidade participando das discussões de projetos e ações que a Receita Estadual tenciona implantar.

Revista do CRCRS – edição de abril

revista6_2011Em circulação a Revista do CRCRS, edição de abril. Em breve, os profissionais da contabilidade, registrados neste Conselho, estarão recebendo, gratuitamente, o exemplar. A referida revista também está disponível em http://www.crcrs.org.br/Publicações. Acesse e confira os artigos que tratam dos benefícios da adoção das IFRSs para a gestão empresarial, do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis e da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins, além de uma entrevista com Vinícius Pimentel de Freitas, agente fiscal do Tesouro Nacional, sobre Nota Fiscal Eletrônica, e demais notícias.

Grande oportunidade!

A Unisinos e o CRCRS firmaram uma parceria para realização de um curso de mestrado em Ciências Contábeis, em Porto Alegre, para registrados no Conselho. As inscrições estão abertas para o processo de seleção, que ocorrerá em etapas independentes:
- realização do teste ANPAD;
- análise e avaliação da documentação;
- prova de conhecimentos específicos, abrangendo temas da linha de pesquisa de interesse, em 27 de junho, às 8h30, no Campus Porto Alegre;
- entrevista nos dias 27 e 28 de junho, em horário a ser comunicado aos candidatos até 25 de junho.
O início das aulas está previsto para 11 de agosto e serão ministradas na Rua Luiz Manoel Gonzaga, 744, bairro Três Figueiras. Para participar da seleção, o candidato deverá, entre outros requisitos, estar em situação regular junto ao Conselho. Informações detalhadas em www.unisinos.br/ppg/contabeis.

Exame de Qualificação Técnica

As inscrições para a 11ª edição do Exame de Qualificação Técnica Geral e Especificas do Banco Central do Brasil e Superintendência de Seguros Privados vão de 2 a 31 de maio e devem ser efetuadas por meio do site do Conselho Federal de Contabilidade – http://www.cfc.org.br/, onde também consta o edital com todas as informações necessárias, inclusive com o conteúdo programático. As provas estão marcadas para o período de 27 a 29 de junho de 2011. Informações podem ser obtidas ainda pelos e-mails eqt@cfc.org.br ou desenprof@cfc.org.br ou pelos telefones (61) 3314-9628 e (61) 3314-9608.

Contabilidade em Debate

“Imposto de Renda Retido na Fonte sobre reclamatórias trabalhistas” é o tema que será abordado pelos contadores Denise Wagner e Rogério Rego, membros da Comissão de Estudos de Perícia Contábil do CRCRS, de hoje (25/4) até domingo (1/5), no programa da Rádio CRCRS – Contabilidade em Debate, que é exibido, diariamente, às 11h30m, às 13h30 e às 18h30. Para ouvi-lo basta acessar www.crcrs.org.br e clicar no banner Rádio CRCRS. A apresentação fica por conta do técnico em contabilidade Luciano Biehl.

É tempo de contabilidade para o crescimento e expansão

Mudanças. Essa é a palavra que os profissionais da contabilidade mais têm ouvido nos últimos anos. As alterações que ocorreram na legislação contábil exigiram adaptações, estudo e dedicação extrema – preço a ser pago para se adequar no mercado globalizado e em constante mutação.
É indiscutível o salto que a contabilidade deu. Talvez uma das profissões que mais evoluiu em termos de regulamentação e mais se beneficiou com o uso de novas ferramentas tecnológicas. Mas os reflexos da evolução dos tempos vão além. Muitos contadores e técnicos em contabilidade foram obrigados a abandonar a posição de “agentes da área fiscal e tributária

Atualização Trabalhista – transmissão ao vivo

Na quarta-feira, 27 de abril, o CRCRS promove palestra sobre Atualização Trabalhista. O evento se realiza na sede do CRCRS (rua Baronesa do Gravataí, 471), das 19h às 21h e abordará, principalmente, aspectos novas regulamentações referentes à área trabalhista. A palestra terá transmissão ao vivo via internet. Inscrições em www.crcrs.org.br. A iniciativa tem o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade e da Lefisc – Legislação Fiscal.