Curso de Extensão Universitária em ICMS – Lajeado

A Lefisc – Legislação Fiscal – e o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari – Sincovat – promovem o curso de extensão universitária em ICMS, a ser realizado no auditório do sindicato, em Lajeado (Rua Venceslau Brás, 55). As inscrições vão até 8 de julho. As aulas terão início em 22 de julho e se estendem até 17 de dezembro, deste ano. Inscrições pelo e-mail cursos@sincovat.com.br ou pelo telefone (51) 3709-2816. Informações em www.lefisc.com.br

Refis da Crise

Foi prorrogado o prazo para pessoas físicas consolidarem os débitos no Refis da Crise. De acordo com a Portaria conjunta entre Receita Federal do Brasil e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional nº 5, o período para a prestação de informações necessárias à consolidação das modalidades do parcelamento vai de 10 a 31 de agosto de 2011.

Teste ANPAD – inscrições até 4 de julho

As inscrições para o teste ANPAD – edição especial- vã0 até 4 de julho para os contadores registrados neste Conselhos interessados em participar da turma especial de mestrado em Ciências Contábeis da Unisinos, com aulas em Porto Alegre, na Rua Luiz Manoel Gonzaga, 744 – bairro Três Figueiras. O teste é um dos requisitos para o processo de seleção. A iniciativa é uma parceria entre o CRCRS e a Unisinos. Informações e inscrições em http://www.unisinos.br/ e http://www.anpad.org.br/

CRCRS e Facos assinam convênio de cooperação

DSC04416Foi firmado, na tarde de hoje (28), o convênio entre o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) e a Faculdade Cenecista de Osório (Facos), cujo objetivo é aproximar a entidade da faculdade na busca de uma integração, que proporcione uma troca capaz de aprimorar os conhecimentos na área contábil. Procederam a assinatura o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, e o diretor da Facos, Adelar Hengemühle, que veio à sede do Conselho acompanhado do coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Renato Silva.

10º Seminário de Contabilidade do Vale do Taquari

O evento ocorre em 19 de agosto, no auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado. Na programação, constam nomes como André Silva, colunista da Revista Venda Mais, especialista em marketing, vendas e motivação; Igor Alexandre Morais, economista-chefe e presidente do Comitê de Investimento da Indusprevi da Fiergs; Alexandre Quintana, professor assistente da FURG e editor da Revista Sinergia, autor de livros como: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis e Contabilidade Pública: Tulio Milman, colunista do jornal Zero Hora, comentarista da Rádio Gaúcha e apresentador da RBSTV e TVCOM.
O seminário é dirigido aos estudantes e profissionais da área contábil. Inscrições em www.sincovat.com.br

1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

Uma conferência convocada pelo poder público é uma ferramenta própria de fomento à participação social, uma iniciativa que tem por finalidade institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, gestão e controle de uma determinada política ou conjunto de políticas públicas. A transparência pública e o controle social são os temas centrais da 1ª Consocial, cujos objetivos são, entre outros: debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e o fortalecimento da interação entre sociedade e governo; promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública; propor mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos a ser implementados pelos órgãos e entidades públicas e fomentar o uso dessas informações e dados pela sociedade;
desenvolver e fortalecer redes de interação dos diversos atores da sociedade para o acompanhamento da gestão pública; debater e propor medidas de prevenção e combate à corrupção que envolvam o trabalho de governos, empresas e sociedade civil.
Etapas preparatórias: 25 de julho de 2011 a 8 de abril de 2012
Etapa Nacional: Brasília, 18 a 20 de abril 2012
Informações em www.cgu.gov.br/consocial

6º concurso de monografias da Controladoria-Geral da União

Os temas propostos para esta edição do concurso são: prevenção da corrupção, controle interno e correição. As inscrições vão até 25 de julho. Haverá premiação em dinheiro para as categorias universitários e profissionais. O regulamento está disponível em http://www.cgu.gov.br/ e http://www.esaf.fazenda.gov.br/. Informações também pelos telefones (61) 3412-6124 / 3412-6016 ou pelo e-mail concurso-cgu.df.esaf@fazenda.gov.br

Projeto de Lei recebe apoio dos presidentes do CRCRS e do SESCON/RS

Hoje pela manhã (27), os presidentes do CRCRS, Zulmir Breda, e do Sescon/RS, Jaime Sobrinho, visitaram o deputado federal, Giovani Cherini, a fim de empenharem apoio ao projeto de Lei 993/2011, proposto pelo referido deputado, no qual prevê a liberação às empresas de recursos creditados pela Caixa Econômica Federal oriundos das distorções no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), nos chamados planos econômicos Bresser e Collor.

Comunicado sobre o Exame de Qualificação Técnica

O Conselho Federal de Contabilidade, em atendimento à Carta-Circular nº 03/2011/SUSEP-DITEC-CGSOA, da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), informa que o auditor que atendido ao Programa de Educação Profissional Continuada, Resolução CFC n.º 1.146/08, está desobrigado da realização do Exame de Qualificação Técnica, que será aplicado em 29 de junho. Os profissionais que desejam realizar a renovação da habilitação e que não se encontram em dia com o Programa de Educação Continuada, deverão realizar o Exame para manutenção da habilitação no Cadastro Nacional de Auditores do CFC (CNAI). O valor da inscrição pago pelos dispensados será devolvido ao candidato. A íntegra da carta pode ser lida aqui.