História da Contabilidade é tema de palestra na XIII Convenção

A história da contabilidade em nosso Estado foi abordada na tarde da quinta-feira, 25 de agosto, durante a XIII Convenção de Contabilidade do RS. O contador e coordenador do curso de Ciências Contábeis da FURG, Marco Aurélio Gomes Barbosa apresentou a palestra “A Origem da Contabilidade no Rio Grande do Sul: o Ensino, a Organização e a Informação. Em sua apresentação, Marco fez um retrospecto da profissão contábil desde a vinda da família real até os dias atuais. Ele enfatizou a importância e a evolução do ensino e do fazer contábil.
Ele citou personalidades contábeis do estado, afirmando que aqueles profissionais obtiveram destaque porque superaram os desafios propostos pela profissão contábil. No final de sua explanação, ele fez um pedido: que o Brasil que reconheça a história da contabilidade gaúcha. Foi aplaudido de pé pelo público presente.

Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas para Pequenas e Médias Empresas é tema de palestra

Um dos momentos de maior destaque na tarde da quinta-feira, 25 de agosto, foi a apresentação sobre o conteúdo das Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas para Pequenas e Médias Empresas, apresentado pelos auditores Roberto Promênzio e Carlos Eduardo Zanotta. Dentre os aspectos abordados estavam as peculiaridades para a elaboração e apresentação das peças contábeis das PMEs com a implantação das novas Normas Brasileiras de Contabilidade.

Na oportunidade, Zanotta abordou, entre outros tópico, o fato de os padrões contábeis para pequenas e médias empresas serem mais simplificados. Porém, ele alertou que é necessário informar o conjunto de padrões escolhidos. “Não é possível misturar as normas para pequenas e médias empresas com os IFRS para as companhias de grande porte”, explicou.

A relação do profissional e o seu cliente frente aos IFRS é tema de painel

Na manhã desta quinta-feira (25/08), os participantes da XIII Convenção do Conselho Regional de Contabilidade assistiram aos primeiros painéis do evento.

No auditório Palácio dos Festivais, foi debatido o tema: A relação do profissional e o seu cliente frente aos IFRS, e foi debatido com os painelistas Marco Antônio Brito, Tobias Grechi, Fabiana de Abreu Espich, Michel Gasparin e Marcelo Saweryn. O painel contou com a coordenação de Raul Alves Cortepasse.

Convencer os empresários sobre as Novas Normas de Contabilidade. Esta foi uma das questões abordadas pelos painelistas. Segundo eles, o empresariado acredita que a implantação é mais uma sobrecarga de trabalho, mas na verdade tanto os empresários como os contadores devem enfrentar essas mudanças.

Segundo Michel Gasparin, diretor geral da empresa Famastil Taurus Ferramentas, essas mudanças devem ser aplicadas o quanto antes porque assim, um futuro melhor será oferecido para as empresas. Ele tem uma previsão otimista para empresas de pequeno e médio porte, afirmando que o Brasil receberá um grande volume de investimentos nos próximos anos.

A contadora da Famastil, Fabiane Espich, disse que para entender os CPC’S, devem ocorrer treinamentos e identificações para a sua aplicabilidade dentro das organizações. Ela salientou que o maior desafio dentro da Famastil para o processo de IFRS foi a quebra de paradigmas, mas ela garante que todas as áreas da empresa sentiram as mudanças e os benefícios.

Já para o gerente de contabilidade do Grupo AGCO, Tobias Grechi, pelo grupo ser uma empresa americana, os impactos com as mudanças foram menores, pois algumas normas internacionais já eram aplicadas e o processo aconteceu de forma gradual. Tobias acredita que o maior desafio para a implantação do IFRS é o treinamento e atualização dos profissionais contábeis, principalmente o treinamento técnico.

Por fim, todos acreditam que essas mudanças e implantações devem ser um processo contínuo que todos sentirão seus benefícios num futuro próximo.

XIII Convenção de Contabilidade do RS – transmissão ao vivo

Na tarde de hoje, a partir das 14h, será realizada, por meio do sistema webcast, a transmissão ao vivo da palestra, “O Mercado de Trabalho e o Relacionamento com os Clientes no Cenário Pós-Convergência“, apresentada pelo vice-presidente Técnico do CRCRS, Antônio Carlos de Castro Palácios. Amanhã, às 9h30min, será transmitida a palestra “Impacto Fiscal da Aplicação das Novas Normas Contábeis“, que será ministrada pelo representante da Secretaria da Receita Federal do Brasil junto ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis, Luiz Eduardo de Oliveira Santos. Para inscrever-se, clique aqui.

Mais de 1.500 pessoas na abertura da XIII Convenção de Contabilidade do RS

Na noite da quarta-feira (24), mais de 1.500 pessoas prestigiaram a solenidade de abertura da XIII Convenção do Conselho Regional de Contabilidade, em Gramado. A cerimônia contou com a participação de representantes da classe contábil estadual e nacional, como o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Zulmir Breda; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Carneiro; a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Martônio Alves Coelho; e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Pará, Regina Célia Nascimento Vilanova. Também estiveram presentes o contador e auditor geral do Estado do Rio Grande do Sul, Luiz Paulo Freitas Pinto representando o governador Tarso Genro, o secretário da Fazenda de Gramado, João Pedro Till, que representou o prefeito municipal Nelson Tissot; do presidente da Junta Comercial do RS, João Alberto Vieira; além de outros nomes da classe contábil e do Empresariado gaúcho e nacional.

A abertura teve início com a apresentação, por parte de Maria Clara, da décima nona edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade, que se realizará de 26 a 29 de agosto, em Belém, no Pará. Ela ressaltou, ainda, a experiência positiva do evento em 2008, que ocorreu em Gramado. Também foi apresentado o vídeo de divulgação do próximo evento.

Em seguida, foi entregue a Distinção Mérito Contábil Ivan Carlos Gatti ao contador Enory Luiz Spinelli, pelos seus relevantes serviços realizados junto à classe contábil brasileira. Emocionado, Spinelli, que recebeu a honraria das mãos de Breda, relembrou seu convívio com Gatti e deu ênfase ao espírito visionário do contador que empresta o nome à Distinção.

Em seu discurso, Zulmir Breda saudou as autoridades e lembrou dos 25 anos da primeira convenção, que teve sua edição inaugural em 1986. O presidente do CRCRS ressaltou que a convenção é um momento em que a classe contábil tem a oportunidade de discutir os processos de mudanças na área e que, nesta edição, a intenção é alinhar o lema da convenção (Informação, Gestão e Responsabilidade Social) com essas alterações, que são extremamente significativas. O presidente também falou que as informações geradas pela contabilidade devem servir para decisões nas empresas, ressaltando que “a contabilidade deve servir como instrumento de transparência

II Encontro Geral de Delegados 2011

Os delegados regionais do CRCRS reuniram-se na tarde de hoje, no hotel Serra Azul, em Gramado, para a realização da segunda edição do Encontro Geral de Delegados de 2011. O presidente do Conselho, Zulmir Breda, abriu a reunião desejando as boas-vindas aos mais de cem delegados que compareceram para participar da XIII Convenção de Contabilidade do RS e, em seguida, passou a palavra para a vice-presidente de Relações com os Profissionais, Roberta Salvini.

Em seguida, Roberta empossou o novo delegado regional do CRCRS em Caçapava do Sul, contador Joelton Nunes dos Santos que, emocionado, ressaltou a importância da integração da classe contábil. Também foi realizada a apresentação dos delegados Mateus André Benincá (Erechim), Aldori Zanini (São Borja) e Gilnei Oliveira de Almeida (São Lourenço do Sul), que tomaram posse durante 2011.

A vice-presidente Roberta Salvini empossa o novo contador de Caçapava do Sul, Joelton Nunes dos Santos

Após, foi colocado em pauta o resultado da primeira edição do Exame de Suficiência de 2011. O fato levantou muitos apontamentos por parte dos representantes da entidade, principalmente no que diz respeito à baixa aprovação na prova.

O encontro prosseguiu com a apresentação do convênio que o Conselho irá firmar junto ao Governo Estado do RS. O acordo, conforme o vice-presidente de Relações Institucionais, Pedro Gabril Kenne da Silva, tem por objetivo realizar a fiscalização dos recursos destinado à merenda escolar na rede estadual de ensino. “Verificamos que as escolas em que a administração das verbas é descentralizada são aquelas em que existe maior índice de desvio. O papel do profissional da área contábil será verificar se as verbas foram efetivamente destinadas ao propósitos que deveriam”, afirmou.

Também ocorreu a entrega da distinção de Delegado Honorário ao representante de Gramado, Guido Wiest, pelos 23 anos de atividades initerruptas a serviço do Conselho.

Roberta, Zulmir Breda e Guido Wiest, que recebeu a homenagem de Delegado Honorário

Maior evento da classe contábil gaúcha tem iníco hoje

Tudo pronto para o início da XIII Convenção de Contabilidade. A ExpoGramado já está transformada para receber os mais de 1.600 inscritos. Hoje (24), às 19h30, acontece a cerimônia de abertura com a presença de autoridades e representantes das entidades da classe contábil do Estado. Também, na ocasião, se dará a entrega da distinção Mérito Contábil Ivan Carlos Gatti ao contador Enory Luiz Spinelli. Para o encerramento da solenidade está prevista apresentação do grupo Tholl.

A solenidade de abertura será transmitida ao vivo pela TV CRCRS Web, basta acessar www.crcrs.org.br.

Rádio e TV CRCRS na cobertura da XIII Convenção de Contabilidade do RS

O CRCRS realizará a cobertura completa da décima terceira edição da Convenção de Contabilidade do RS. Não perca a transmissão ao vivo, pela TV CRCRS web da abertura do evento, que ocorre a partir das 19h30min da quarta-feira, 24 de agosto. Já em nossa dio, serão transmitidas entrevistas e programas diretamente da Expogramado, gravados nos dias 24, 25 e 26 de agosto. Fique ligado e não perca nenhum detalhe da XIII Convenção Brasileira de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

Manual de Incentivos Fiscais – 4ª edição

Será entregue, aos inscritos na XIII Convenção de Contabilidade, a quarta edição do Manual de Incentivos Fiscais, atualizada, com orientação básica para sua aplicação. A publicação, editada pelo Conselho, teve sua primeira edição em 2005, por iniciativa da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS. O Manual adquiriu importância nacional, sendo um dos mais consultados sobre o tema no País.