Bento Gonçalves recebe hoje o Seminário de Assuntos Contábeis

Às 8h30min de hoje (30), teve início o Seminário de Assuntos Contábeis de Bento Gonçalves, que contou com as presenças do secretário das Finanças de Bento Gonçalves, Olivio Menezes, representando o prefeito Roberto Lunelli; do subreitor da UCS – Campus Bento Gonçalves, Miguel Santin e do coordenador do curso de Ciências Contábeis da UCS – Campus Bento Gonçalves, Ênio Gehlen; do agente fiscal do Tesouro do Estado do RS, Fernando Knack; do vereador Delarci de Lima; da delegada regional doCRCRS em Bento Gonçalves, Mariza Balestro; presidente da Aspecont, João Carlos Marttiello; delegado honrário do CRCRS, Silésio Carboni; além do presidente do CRCRS, Zulmir Breda, dos vices-presidentes Marco Aurélio Bernardi e Paulo Schnorr.
Em seguida, o contador Roberto Branchi ministrou palestra sobre a “Contabilidade das PMEs conforma Resolução 1255 – NBC TG 1000”.
“Código de Ética” é opróximo tema a ser abordado pelo vice-presidente de Fiscalizaçãod do CRCRS, Paulo Schnorr.
Apóso almoço, o evento apresenta “PMEs e Regime Tributário de Transição” e “Comunicação Eficaz”.
Acompanhe pela Rádio CRCRS Web, http://www.crcrs.org.br/, as entrevistas com os participantes do Seminário.

Relatórios Contábeis para PMEs

A partir de segunda-feira, 3 de outubro, o Conselho promove, com o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade, curso sobre Relatórios Contábeis para Pequenas e Médias Empresas. A iniciativa tem o objetivo de fornecer aos participantes os conhecimentos teóricos e práticos para elaboração e interpretação dos relatórios contábeis obrigatórios para as entidades de pequeno e médio porte. O evento terá duração de 8 horas e terá como foco a abordagem e estruturação do Balanço Patrimonial, da Demonstração do Resultado e do Resultado Abrangente, da Demonstração das Mutações do PL e Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados e da Demonstração de Fluxo de Caixa. Também serão debatidos aspecto referentes às Notas Explicativas e relatórios não-obrigatórios, referentes a informações sócio-ambientais e à Demonstração do Valor Adicionado.
As inscrições são gratuitas. Detalhes em www.crcrs.org.br.

Encontro de Professores e Coordenadores de Ciências Contábeia do RE

A quinta edição do evento ocorre no dia 24 de outubro, das 8h às 17h, no Campus II da Universidade FEEVALE (RS-239, 2755 – Novo Hamburgo). O Encontro é uma iniciativa do CRCRS, por meio da Comissão de Estudos de Acompanhamento do Ensino Superior. Na oportunidade serão abordados tópicos relacionados a abordagem das Normas Brasileiras de Contabilidade no ensino e a aplicação no exercício profissional. Apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade. Inscrições em www.crcrs.org.br.

Conectividade Social – ICP

O tema será apresentado em palestra que ocorre na sede do CRCRS nesta quarta-feira, 28 de setembro, na sede do CRCRS (Rua Baronesa do Gravataí, 471 – Porto Alegre). O evento terá transmissão ao vivo pela internet, das 19h às 21h. Inscrições e informações em http://www.crcrs.org.br/. A iniciativa tem o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade e da Lefisc – Legislação Fiscal.

Eleição 2011 – Atualização de cadastro

Nos dias 10 e 11 de novembro, haverá eleição para renovação de 1/3 do plenário do CRCRS. Para tanto, é importante que os profissionais da área contábil atualizem seus dados cadastrais para receberem as informações e instruções, que serão enviadas em outubro. As alterações podem ser efetuadas via internet, na sede do CRCRS, Escritórios ou Delegacias Regionais. Só estarão aptos a votar os profissionais em situação regular no CRCRS. O voto é obrigatório.

XXVII Eicon reúne mais de 900 participantes em Ijuí

Presidentes dos sindicatos participantes do Eicon foram homenageados com troféus (Foto: Camila Pires/Estratégia Comunicação Empresarial)

No último final de semana, a classe contábil gaúcha dedicou-se à confraternização e à prática esportiva. O XXVII Encontro de Integração dos Contabilistas do RS (Eicon) ocorreu de sexta-feira (23/09) até ontem (25/09), em Ijuí. O evento teve a participação de 11 dos 16 sindicatos filiados à Federação dos Contabilistas do Estado do RS (Federacon RS), que disputaram 11 modalidades esportivas. A edição contou com a presença de cerca de 900 pessoas, consagrando-se como uma das maiores já realizadas. O sindicato de Caxias do Sul ficou em primeiro lugar na classificação geral dos jogos, posição que o coloca como bicampeão do Eicon. O vice-campeão foi o sindicato de Passo Fundo e a terceira posição ficou com Santa Maria. Os sindicatos com as maiores delegações foram Ijuí (160), Vale do Taquari (100) e Passo Fundo (95).
A próxima edição do Eicon será nos dias 29 e 30 de setembro de 2012, na cidade de Lajeado, e ficará sob a coordenação do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat). O Eicon 2011 foi uma realização da Federacon RS com a organização do Sindicato dos Contabilistas de Ijuí e apoio do CRCRS.

Programa da Rádio CRCRS aborda o Movimento Agora Chega!

DSC05411De 26 de setembro a 2 de outubro, a Rádio do CRCRS estará veiculando, às 11h30, às 13h30 e às 18h30, o programa Contabilidade em Debate cujo debate gira em torno do combate à corrupção e a defesa da ética e da moralidade na administração pública – Movimento Agora Chega! Foram convidados para falar do tema o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Maciel, e o presidente do CRCRS, Zulmir Breda. A apresentação é de Luciano Biehl.

IFRS para Todos – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas

O curso, promovido pelo Ibracon – 6ª Regional e pela Fundação Brasileira de Contabilidade, se realizará no período de 10 de outubro a 11 de novembro, na FAPA – prédio 1, sala 1201, das 18h às 22h30min, e será estruturado em módulos. Informações e inscrições em ibraconsexta@ibraconsexta.com.br.
O evento conta com o apoio do CRCRS e da Faculdade Porto-Alegrense – FAPA, que se localiza na Rua Manoel Elias, 2001.