Presidente do CRCRS entrega Manual de Incentivos Fiscais ao secretário de Cultura do RS

Da esquerda para a direita: Jeferson Assumção, secretário-adjunto da Secretaria de Cultura do RS; Marco Aurélio Bernardi, vice-presidente de Gestão do CRCRS; Zulmir Breda, presidente do CRCRS; Luiz Antônio de Assis Brasil, secretário de Cultura do RS; José Carlos de Mello, coordenador da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS; Roberto Onofrio, conselheiro do CRCRS; André Kryszczun, chefe de gabinente da Secretaria de Cultura do RS.

Na tarde de hoje (31), o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, acompanhado do vice-presidente de Gestão, Marco Aurélio Bernardi, do coordenador da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social, José Carlos de Mello, e do conselheiro da entidade Roberto Onofrio, visitaram o secretário de Cultura do Estado, Luiz Antônio de Assis Brasil, para efetuarem a entrega de exemplares do Manual de Incentivos Fiscais para Investimentos Sociais, Desportivos e Culturais, que está na quarta edição. A publicação, editada pelo CRCRS, mostra, detalhadamente, como o contribuinte pode doar parte do Imposto de Renda devido aos fundos da criança, do adolescente, do idoso, projetos desportivos e culturais.
De 6 de novembro a 5 de dezembro, o CRCRS promove o Mês da Solidariedade Contábil, cujo mote será o aproveitamento dos incentivos fiscais, especialmente os direcionados aos fundos da criança, do adolescente e do idoso.

REDESIM é tema do Contabilidade em Debate

A implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM é o tema do programa Contabilidade em Debate, que vai ao ar a partir de hoje, pela Rádio CRCRS. Na ocasião, participaram o presidente da Junta Comercial do RS, João Alberto Vieira e o secretário-geral do órgão, José Tadeu Jacoby. A apresentação foi de Luciano Biehl. O Contabilidade em Debate vai ao ar diariamente às 11h30min, às 13h30min e às 18h30min.

Conversando com a CVM tira dúvidas de contadores e auditores independentes

cvmOs profissionais da área contábil, em especial os que atuam na área de auditoria independente, estão reunidos no dia de hoje (31), com representantes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no encontro Conversando com a CVM. Durante o evento, os analistas Antônio Roberto da Costa Castro e Reynaldo José Canabarro vão responder as dúvidas dos contadores e técnicos em contabilidades presentes, além de realizar apresentações referentes às ações que a entidade está desenvolvendo, no que diz respeito a área de atuação dos auditores independentes e demais profissionais contábeis.
Na abertura, o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, ressaltou a importância do encontro, afirmando que aquela era uma oportunidade para o debate entre os profissionais e a CVM. Em seguida, o presidente do Ibracon – Sexta Seção Regional, Sérgio Fioravanti, deu as boas-vindas aos participantes. Por fim, o vice-presidente Técnico do CRCRS, Antônio Palácios, destacou que o encontro começou a ser construído durante a realização da XIII Convenção de Contabilidade do RS, quando, devido à importância do tema, verificou-se que era necessário realizar um evento em que as ações da CVM fossem tratadas de forma mais ampla.

cvm2

Na parte da manhã, Castro abordou aspectos ligados diretamente à área da auditoria independente. Ele destacou a importância da atualização profissional e a necessidade de atentar para as novas determinações da Comissão. Já durante a tarde, Canabarro fará uma abordagem mais voltada aos CPCs e às normas contábeis.
Acompanhe, também, a coberura do encontro na Rádio CRCRS. No canal, há entrevistas com participantes e palestrantes sobre questões relacionadas ao evento.

Certidão de aprovação no Exame de Suficiência

O Conselho Federal de Contabilidade informa que os aprovados no Exame de Suficiência que solicitarem a certidão de aprovação deverão apresentar cópia autenticada do documento de identidade; e cópia autenticada do certificado, diploma ou declaração da Instituição de Ensino, comprovando que a conclusão do curso ocorreu em data anterior à realização do Exame. Já os estudantes de Ciências Contábeis que estão cursando o último ano do curso de graduação (7 º ou 8º semestre) deverão entregar a cópia autenticada do documento de identidade; e cópia autenticada da declaração da Instituição de Ensino Superior, comprovando que o candidato está cursando o 7º ou 8º semestres (último ano do curso).

Seminário de Assuntos Contábeis de Santo Ângelo

SA2011
Às 8h30min de hoje (28), ocorreu a cerimônia de abertura do Seminário de Assuntos Contábeis de Santo Ângelo – o 12º realizado pelo CRCRS este ano.
O vice-presidente Técnico, Antônio de Carlos Palácios, na oportunidade representando o presidente do Conselho, Zulmir Breda, em sua manifestação, salientou o importante papel que a entidade desempenha frente à sociedade, fiscalizando os contadores e técnicos, que, dessa forma, garante o bom serviço prestado aos cidadãos e preserva os bons profissionais. Explicou também que o Programa de Educação Continuada, que é levado a todas as regiões do Estado por meio de seminários, cursos e palestras, faz parte de uma fiscalização preventiva. Ou seja, um profissional atualizado e informado não terá problemas com a fiscalização. Além disso, lembrou que o mercado da contabilidade está aquecido e busca profissionais especializados e atualizados.
Em seguida, na parte da manhã, as mais de cem pessoas, presentes no auditório Vermelho da IESA, assistiram a palestra sobre “Contabilidade das PMEs – Resolução CFC 1255 – NBC TG 1000

Conversando com a CVM será em novo local

O encontro que ocorre nesta segunda-feira (31/10), das 8h30min às 17h, e reunirá contadores, auditores independentes e representantes da Comissão de Valores Mobiliários será no auditório do Prédio 32 da PUC (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Na oportunidade, os analistas da CVM, Antônio Roberto da Costa Castro e Reynaldo José Canabarro abordarão tópicos relacionados ao controle de qualidade; os primeiros balanços em IFRS; as principais dificuldades dos contadores; a adoção das novas normas pelas PMFs de auditoria; o controle de riscos de mercado pela CVM. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas em http://www.crcrs.org.br/.

Orientações sobre regras de validação das Notas Fiscais Eletrônicas

A Secretaria da Fazenda do RS informa:

No mês de julho, foi publicada a Nota Técnica 2011.004, que criou novas regras de validações para a NF-e. No dia 21/10, foi publicada a Nota Técnica 2011.005, que fez algumas alterações e postergou a aplicação de duas regras de validação.
As Notas Técnicas podem ser consultadas no Portal Nacional da NF-e, neste link, menu “Documentos / Notas Técnicas

Aprovadas revisões dos Pronunciamentos 20 e 21

O Conselho Federal de Contabildiade e a Comissão de Valores Mobiliários aprovaram revisões do Comitê de Pronunciamentos Contábeis referentes aos Pronunciamentos CPC 20 e 21.
O CPC 20 (R1) – Custos de Empréstimos – e o CPC 21 (R1) – Demonstração Intermediária – foram aprovados por meio da Resolução CFC nº 1.359/11.
As revisões dos CPC 20 e 21 contemplam as alterações feitas pelo IASB, após a edição desses dois documentos. Elas ainda incluem algumas compatibilizações de texto com o propósito de deixar claro que a intenção dos Pronunciamentos é produzir os mesmos reflexos contábeis que a aplicação dos IAS 23 e 34.
As versões atualizadas dos documentos estão disponíveis nos sites http://www.cfc.org.br/, http://www.cpc.org.br/ e http://www.cvm.gov.br/.

Em pauta o EIRELI

O programa Contabilidade em Debate apresenta, de 24 a 30 de outubro, um debate sobre “Empresa Individual de Responsabilidade Limitada” (EIRELI), com a participação de João Alberto Vieira, presidente da JUCERGS, e José Tadeu Jacoby, secretário-geral da JUCERGS. O programa é veiculado diariamente às 11h30min, às 13h30min e às 18h30min, com apresentação do técnico em contabilidade Luciano Biehl.
Para ouvir, basta acessar http://www.crcrs.org.br/ e clicar no banner Rádio CRCRS