Dia Internacional contra a Corrupção é celebrado com Seminário

9 de dezembro é o Dia Internacional contra a Corrupção, e em alusão a data, a Controladoria-Geral da União e a Advocacia- Geral da União realizarão o I Seminário Regional sobre Combate à Corrupção e Novos Paradigmas de Controle, das 9h às 17h, no auditório do Ministério da Fazenda (Av. Loureiro da Silva, 445 – 11º andar).
A inscrição é gratuita e deve ser efetuada até 7 de dezembro pelo endereço eletrônico eagucju.eventos@agu.gov.br
Mais informações pelo telefone (51) 3455-2741 ou cgurs.nap@cgu.gov.br

Comunicado da Receita Federal – DCTF

O prazo de entrega da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) de setembro de 2011 será prorrogado para o dia 30/11, em virtude de problemas operacionais ocorridos no Serpro às 17h30 de ontem, 23, que geraram instabilidades no site da Receita Federal e nos sistemas de transmissão eletrônica de declarações. As multas por atraso na entrega da declaração, emitidas antes da prorrogação, serão canceladas automaticamente pela Receita Federal.

Risco de Crédito: Perdas Esperadas e Não-Esperadas – Um Enfoque Integrado

O Ibracon – 6ª Seção Regional, em parceria com o CRCRS, promovem o curso citado, nos dias 5, 6, 8 e 9 de dezembro, no auditório do CRCRS, das 18h às 22h. Francisco Mariotti, especialista em Gestão Empresarial Moderna e inspetor do Banco Central do Brasil, e Gustavo França, especialista em Finanças e assessor Pleno do Banco Central do Brasil, serão os palestrantes. Informações e inscrições em www.ibraconsexta.com.br. O evento conta ponto para o Programa de Educação Continuada.

Conselho Regional de Contabilidade obtém decisão favorável às sociedades contábeis sobre recolhimento de ISSQN em Porto Alegre

O Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS) obteve êxito em mandado de segurança que beneficia as sociedades prestadoras de serviços contábeis a pagarem seu ISSQN por alíquotas fixas nos exatos e estritos termos do que dispõe o DL 406/68. O juiz da 1ª Vara Federal Tributária de Porto Alegre, Dr Fabio Hassen Ismael, assegurou respeito a legalidade reconhecendo que as sociedades contábeis, pela sua própria natureza e forma de prestação de serviços profissionais, possuem direito à tributação por alíquotas fixas, independente das regras que vem sendo concebidas pela Prefeitura de Porto Alegre no sentido de inibir a tributação das sociedades de profissionais. Pelos termos da decisão judicial, ainda não publicada no DOU, as sociedades contábeis ficam, sujeitas exclusivamente as regras do Decreto-Lei nº 406/68. Nestes termos, foi concedida a segurança para reconhecer o direito ao recolhimento do ISSQN pelas sociedades contábeis inscritas no CRCRS sob o regime de tributação por profissional.
A sentença encontra-se disponível em www.crcrs.org.brlink Fiscalização – Decisões Judiciais.

Segurança Digital

DSC06135 DSC06135bOntem (23), das 19h às 21h, nas sede do CRCRS, o gerente de Tecnologia da Informação do CRC-SP e consultor de TI do CFC para modernização do órgão e das comissões do CFC em projetos de âmbito nacional, Domingos Sávio Mota, ministrou palestra sobre “Segurança Digital – Utilizando a Internet com Segurança e Estratégias para a Proteção dos Dados Corporativos”, que contou com transmissão on line.

Abordou os cuidados que se deve ter com a invasão dos hackers, que hoje vão em busca da informação e não, simplesmente, na destruição de dados. Para Mota, o maior evento dos últimos anos foi a internet, mas aconselha: há que se prevenir com um bom anti-vírus. Elencou alguns procedimentos gerais de prevenção, tais como: não acessar e-mails suspeitos, notificações jurídicas ou de cobrança. Alerta: e-mails falsos normalmente não são personalizados e se deve ter muita atenção para os tipos de arquivo malware com CSR., EXE., ZIP., PHP.

Estudantes visitam o CRCRS

Hoje (22) pela manhã, 15 estudantes do curso de técnico em contabilidade da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, acompanhados dos professores Mário Caceres e Margareth de Fátima Pereira, vieram conhecer as instalações onde funciona do Conselho Regional de Contabilidade do RS e conhecer mais sobre suas atribuições e funções desempenhadas. O diretor Técnico do CRCRS, Décio Neves, fez uma breve exposição sobre as atividades da entidade.

As Novas Normas de Auditoria

O Ibacon – 6ª Seção Regional, com o apoio do CRCRS, promove o 2º Seminário de Auditoria Independente, no dia 28 de novembro, das 13h30min às 18h, no auditório do prédio 50 da PUC (Avenida Ipiranga, 6681). O evento vai dar uma ampla abordagem sobre “As Novas Normas de Auditoria”, com palestras sobre: “Experiência das PMEs na Implantação das Novas Normas de Auditoria” (Ricardo Rodil, sócio da Baker Tilly Brasil), “Fiscalização e Código de Ética” (Paulo Schnorr, vice-presidente de Fiscalização do CRCRS), “Aprimoramento na Educação Profissional Continuada” (Ana Tércia Lopes Rodrigues, coordenadora do Programa de Educação Profissional Continuada do CFC), “Documentação dos Trabalhos de Auditoria em Papéis Eletrônicos” (Gerson Lopes, da ACD Auditor) e “Guia de Implementação de Auditoria para PMES” (Luis Fernando Silva Soares, diretor de Relações Externas do Ibracon – 6ª Seção Regional).
Inscrições e informações em www.ibraconsexta.com.br

Grande público participa de Seminário de Assuntos Contábeis em Bagé


O Seminário de Asuntos Contábeis de Bagé, que está em andamento na Prefeitura Municipal, conta com um público de mais de cem pessoas, entre profissinais e estudantes da área contábil. Após a abertura, teve início a palestra do vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Paulo Walter Scnorr, sobre o Código de Ética do Contador e a fiscalização do CRCRS. Paralelamente, o vice-presidente Técnico do CRCRS, Antônio Carlos Palácios, nesta oportunidade como presidente em exercício, reuniu as autoridades presentes e representantes das entidades locais para expor as ações sociais desenvolvidas pelo Conselho, tais como: implantação do Observatório Social e o Mês da Solidariedade Contábil, que vai até 5 de dezembro. As atividades referentes ao Mês encontram-se em http://www.crcrs.org.br/solidariedade. Palácios irá proferir a próxima palesta da manhã que vai abordar a “Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas – Resolução CFC 1255 – NBC TG 1000”.
Na parte da tarde, os temas que serão discutidos são “Comunicação Eficaz”, com Márcio Nobre, especialista Marketing, Vendas e Negociação; e “Conectividade Social”, com Alexandre Correa, consultor da Lefisc.

Acompanhe as entrevistas com alguns dos participantes do evento na Rádio CRCRS.