12ª edição do Exame de Qualificação Técnica

O Conselho Federal de Contabilidade publicou hoje (30) no Diário Oficial da União, o edital de realização do 12º Exame de Qualificação Técnica. Os interessados têm de 2 a 31 de maio para efetuarem as inscrições. Os endereços dos locais das provas serão divulgados a partir de 18 de junho. As provas serão aplicadas em 27 de junho (Qualificação Técnica Geral) e 28 de junho (específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pelo Banco Central do Brasil).

Mercado demanda profissionais da contabilidade

A jornalista Giane Guerra, em sua participação no programa Gaúcha Hoje, veiculado hoje (30) pela manhã na Radio Gaúcha, informou que, segundo pesquisa da Robert Half – empresa especializada em recrutamento de pessoas, o profissional da área contábil é um dos mais procurados e requisitados pelas empresas brasileiras. Também aponta que quase metade das empresas deve aumentar suas equipes de finanças e contabilidade, ainda no primeiro semestre deste ano.

Livro sobre Imposto de Renda – 20ª edição

Disponível no site http://www.crcrs.org.br/ a 20ª edição do livro “Imposto de Renda, Contribuições Administradas pela Secretaria da Receita Federal e Sistema Simples (incluindo procedimentos fiscais e contábeis para encerramento do ano-calendário 2011)”, de autoria do contador João Roberto Domingues Pinto, revisada, ampliada e atualizada até 14 de dezembro de 2011. Acesse e confira!

Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre sob o comando de nova diretoria

O presidente do CRCRS, Zumir Breda, participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que ocorreu ontem (29) às 21h, no Teatro Bourbon Country, em meio a mais de 900 convidados, que foram recepcionados pelo grupo Tholl. O presidente Gustavo Schifino, que foi eleito para o período de 2012 a 2013, saudou o público e emocionado recordou a sua trajetória profissional e comprometeu-se em desenvolver ações que venham ao encontro das necessidades do varejo. Citou ainda alguns de seus projetos à frente da CDL, tais como: criar um reconhecimento para empresas que contribuírem para a sustentabilidade, capacitar gerentes de lojas e reconhecer a boa administração dos shoppings centers e, em parceria com o Sindilojas, resgatar o projeto “Brilha Porto Alegre”, por ocasião do Natal.
O conselho diretor para gestão 2012/2013 da CDL fica com a seguinte composição:
Presidente: Gustavo Schifino
1º Vice-Presidente: Alcides Debus
2º Vice-Presidente: José Galló
3º Vice-Presidente: Roberto Santini
Vice-Presidente para Serviços: NIlva Bellenzier
Vice-Presidente para Finanças: Sérgio Galbinski
Diretora: Ana Claudia Bestetti
Diretor: Eduardo Tevah
Diretora: Fabiana Estrela
Diretor: Henry Livi
Diretor: Jose Rezende
Diretor: Marivaldo Tumelero
CDL Jovem: Miguel Raoni
Diretor: Otelmo Drebes
Diretor: Silvio Sibemberg
Diretor: Tobias Chanan
Diretor: Vilson Noer (Relações Institucionais)

CRCRS integra o Sistema de Gestão de Ética, Controle Público e Transparência do Poder Executivo Estadual

O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, por meio da Lei nº 13.949/12, passa a integrar o Sistema de Gestão de Ética, Controle Público e Transparência do Poder Executivo Estadual, com participação no Conselho de Ética Pública. A referida lei foi publicada no Diário Oficial do Estado, de 20 de março de 2012.
Compete ao Conselho de Ética Pública atuar como instância deliberativa do Estado na formulação de diretrizes referentes à ética, ao controle público e a transparência; propor normas e políticas relacionadas à promoção da ética, do controle público e da transparência pública; uniformizar a aplicação de legislação pertinente à matéria; acompanhar o sistema de Gestão de Ética, Controle Público e Transparência do Poder Executivo Estadual; recomendar procedimentos relativos ao controle da ética e da transparência; contribuir para disseminação da participação popular no acompanhamento e na fiscalização da prestação de serviços públicos, ampliando o acesso à informação; e participar da formulação de diretrizes da política pública de transparência e acesso à informação.

Unidades do Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores estão autorizadas a receber, por tempo determinado, os balanços patrimoniais das empresas

O Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) autorizou as unidades cadastradoras do SICAF a receberem o balanço patrimonial impresso das empresas, desde que assinado pelo responsável da organização e pelo contador, além da apresentação do protocolo, comprovando o envio do balanço digital à Junta Comercial da unidade da federação correspondente.
A medida tem caráter temporário e foi tomada em função do acúmulo de serviço de autenticação de livros digitais das Juntas Comerciais gerado pelo Serviço Público de Escrituração Digital (Sped) que, em vista da aproximação do prazo limite de entrega estipulado pela Receita Federal, ocasionou uma grande concentração desse trabalho.
Dessa forma, assim que as Juntas Comerciais regularizarem a autenticação dos livros digitais, o procedimento retorna ao normal.

Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica

A Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ) – Inativa 2012 deve ser entregue até 30 de março pelas micro e pequenas empresas que permaneceram inativas durante o ano de 2011, pessoas jurídicas extintas, cindidas parcialmente, cindidas totalmente, fusionadas ou incorporadas, durante o ano-calendário de 2012, e que permanecerem inativas, durante o período de 1º de janeiro de 2012 até a data do evento.
A partir do ano-calendário de 1997, todas as pessoas jurídicas ficaram obrigadas a apresentar declaração, independentemente de terem ou não iniciado suas atividades.
A DSPJ – Inativa 2012 deve ser enviada pela Internet, utilizando o formulário on-line disponível no endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br.

Audiência Pública

O Conselho Federal de Contabilidade coloca em audiência pública as seguintes minutas das Normas Brasileiras de Contabilidade:
- ITG 09 – Demonstrações Contábeis Individuais, Demonstrações Separadas, demonstrações Consolidadas e Aplicação do Método de Equivalência Patrimonial;
- ITG 08 – Contabilização da Proposta de Pagamento de Dividendos;
- NBC TG 40 – Instrumentos Financeiros – Evidenciação.
As sugestões ou comentários sobre a matéria devem ser encaminhadas até 13 de abril para nadia@crcrs.org.br.
A participação dos profissionais da contabilidade é de suma importância, pois trata-se do regramento da profissão no Brasil.

O novo regramento do Funcriança já consta no Manual de Incentivos Fiscais

Manual_de_incentivos_fiscaislivinic O Manual de Incentivos Fiscais: para investimentos sociais, desportivos e culturais, editado pelo CRCRS, foi atualizado de acordo com as novas normatizações referentes ao tema e está disponível em http://www.crcrs.org.br/menu Publicações. A principal alteração diz respeito à edição da Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012, que alterou o prazo para doações ao Funcriança. Até a sua vigência as pessoas físicas podiam contribuir somente durante o ano-base. A partir deste ano, ficou possível complementar as doações, em espécie, em até 3% do Imposto de Renda devido, para pagamento até 30 de abril, quando vence a 1ª quota do IR, observando-se o limite máximo de dedutibilidade incentivada de 6% sobre o IR devido na declaração anual no modelo completo. Nesse percentual de 6% estão incluídas as destinações para outros incentivos fiscais, tais como para o Fundo do Idoso, do Esporte, da Lei Rouanet e para o Audiovisual. Mas quem, em 2011, contribuiu com 3% em projetos incentivados, inclusive o Funcriança, poderá complementar com mais 3%, até 30 de abril, somente para o Funcriança. O prazo não foi prorrogado para doações aos demais incentivos.
Confira todas as alterações acessando a publicação no site do CRCRS.

Estudantes da UNIFRA visitam o CRCRS

DSC08190Cerca de 30 alunos do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), de Santa Maria, visitam hoje (28) as dependências do CRCRS. Acompanhados do professor Claudinei Viero, agora pela manhã, os alunos assistem a palestras sobre as atribuições e ações desenvolvidas pelo Conselho, recebem orientações e esclarecimentos sobre as dúvidas levantadas.