Sefaz discute o projeto da Nota Fiscal Gaúcha com profissionais da contabilidade

nf

Em torno do projeto da Nota Fiscal Gaúcha, reuniram-se (31/7), na plenária do Conselho, o subsecretário adjunto da Receita Estadual, Newton Guaraná; os técnicos do órgão, Clóvis Ceretta e Dimitri Domingos; a assessora de imprensa da Sefaz, Tamara Hauck; o presidente do CRCRS, Zulmir Breda; o vice-presidente de Fiscalização, Celso Luft; conselheiro Lino Bernardo Dutra; além do coordenador da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação, Ricardo Kerkhoff, e integrantes da Comissão de Estudos das Organizações Contábeis do CRCRS; e representantes do Sescon/RS. O projeto, submetido a apreciação dos presentes, tem por objetivo inibir a sonegação, incentivando o cidadão a exigir o documento fiscal, com o qual vai adquirindo pontos que permitem participar de sorteios. Por outro lado, o programa prevê também beneficiar entidades, que o próprio cidadão escolher.
Após a exposição, os participantes debateram pontos do projeto, especialmente aqueles ligados a operacionalidade e abrangência, em seguida diversas sugestões foram encaminhadas aos representantes da Sefaz.

nf2

A Nota Fiscal Gaúcha tem previsão de ser lançada em agosto.

II Seminário de Fiscalização Profissional

O II Seminário de Fiscalização Profissional – mais importante evento do sul do País sobre fiscalização das profissões regulamentadas – acontece nos dias 16 e 17 de agosto, no auditório do CRCRS. O objetivo é promover a troca de experiências entre os Conselhos, órgãos públicos e fiscais; além de qualificar, ainda mais, os agentes fiscalizadores, a fim de que sejam oferecidos à sociedade serviços melhores. Conheça o conteúdo programático e faça a sua inscrição em www.conrerp4.org.br/seminario2012.
O evento é destinado a membros dos Conselhos de Profissões Regulamentadas.

Morre Arthur Nardon Filho, ex-presidente do CRCRS

Morreu na última sexta-feira (27/7), aos 69 anos, o contador Arthur Nardon Filho. Presidente do CRCRS nos anos de 1984 e 1985, Nardon foi, também, um dos fundadores do Ibracon, órgão que esteve à frente entre 1978 e 1980. Ao lado de Antonio Carlos Nasi, fundou em 1967, uma das primeira firmas de auditoria do Estado, a Nardon, Nasi – Auditores Independentes, uma das firmas de auditoria pioneiras no Estado.

Empresa do Simples Nacional com faturamento superior deverá deixar o sistema

As empresas optantes do Simples Nacional que ultrapassarem 20% do limite do faturamento estabelecido pela legislação deverão deixar o sistema de tributação no prazo de um mês. Elas também terão de informar esse faturamento a mais para a Receita Federal, até o último dia do mês subsequente. Caso o excedente seja inferior a 20%, o aviso deverá ser feito até o último dia útil do mês de janeiro do ano-calendário subsequente.

A comunicação de exclusão do Simples será feita no Portal do Simples Nacional, em aplicativo próprio. A falta de comunicação, quando obrigatória, resulta em multa correspondente a 10% do total dos tributos devidos no mês que anteceder o início dos efeitos da exclusão.

Contabilidade em Debate aborda mudanças no registro de empresas na JUCERGS

Nesta semana, o programa Contabilidade em Debate, apresentado por Luciano Biehl, fala do tema Mudanças no Registro das Empresas na Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul com os convidados João Alberto Vieira, presidente da JUCERGS; José Tadeu Jacoby, secretário-geral da JUCERGS; e Contador Celso Luft, vice-presidente de Fiscalização do CRCRS.

O programa pode ser conferido, diariamente, na Rádio CRCRS Web em três horários: 11h30min, 13h30min e 18h30min. Acesse www.crcrs.org.br, clique no banner da Rádio CRCRS e confira!

I Congresso sobre Questões Polêmicas no Direito Tributário, nos Tribunais e no Processo Administrativo

O Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e a Academia Brasileira de Direito Tributário promovem, de 22 a 24 de agosto, o I Congresso sobre Questões Polêmicas no Direito Tributário, nos Tribunais e no Processo Administrativo, a ser realizado no Auditório do Palácio da Justiça, localizado na Praça Marechal Deodoro, 55 – 6º andar – Porto Alegre. Confira a programação e inscreva-se em http://www.gweventos.com.br/evento/direito-tributario/

Parcelamento de contribuições previdenciárias podem ser efetuadas via internet

Receita Federal do Brasil (RFB) informa que o parcelamento simplificado de contribuições previdenciárias já pode ser efetuado por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (Portal e-CAC). Antes os contribuintes só conseguiam fazer o parcelamento de contribuições previdenciárias nas Unidades de Atendimento da RFB.

O Parcelamento Simplificado Previdenciário está disponível para Pessoas Físicas e Jurídicas que poderão efetuar seu parcelamento de qualquer computador ligado à Internet, sem precisar levar qualquer documentação para a RFB, sem agendamento prévio, e sem espera.

Cada negociação não poderá ultrapassar o valor de R$ 500.000,00, porém, o contribuinte poderá fazer mais de um parcelamento nesta modalidade.

Fonte: site da RFB – 26 de julho de 2012

Presidente do CRCRS fala sobre o modelo contábil para micro e pequenas empresas na abertura do Seminário em São Leopoldo

Na abertura do Seminário de Assuntos Contábeis, que acontece hoje (26), em São Leopoldo, o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, falou sobre o modelo contábil para micro e pequenas empresas que o Conselho Federal de Contabilidade colocou em audiência pública. Citou ainda o posicionamneto do CRCRS em relação a implantação de novos sistemas no campo tributário e fiscal, como o Sped Fiscal, e a necessidade de adaptação das empresas às exigências para atender essa obrigação. Salientou ainda que o papel do profissional é de facilitar o processo.
Em seguida, o Seminário prosseguiu com apresentação de palestras sobre demonstração do fluxo de caixa e qualidade do profissional. O técnico em contabilidade e especialista em Marca e Marketing Profissional, Anderson Hernandes, abriu o evento, na parte da tarde, falando sobre o que pode ser feito para aumentar e fidelizar clientes.
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI - será o próximo tema a ser debatido.

A tradicional reunião que é realizada com representantes do poder público e de entidades de classe do município, em todos os seminários, na qual o presidente Zulmir Breda expõe as ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo CRCRS, em São Leopoldo, a presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços, Rosângela Herzer dos Santos, assumiu o compromisso de estimular a comudade a participar das iniciativas, especialmente no que se refere à implantação do Observatório Social. Na ocasião, solicitou também palestras com profissionais que atuam na área contábil direcionadas aos empresários, para elucidar a importância de um planejamento e da contabilidade  para a manutenção e o crescimento do patrimônio. Participaram da reunião, além da presidente da ACIS e do presidente do CRCRS; os vice-presidentes do CRCRS, Célio Luiz Levandovski, Adriel Ziesemer e Paulo Schnorr; o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unisinos, Clóvis Kronbauer; o delegado regional do CRCRS em São Leopoldo, Marcos Leandro Cerveira; o representante da CDL, Rogério Martins, na oportunidade, represnetando o presidente da entidade Olinto Menegon; a presidente do Sindicato de Contadores e Técnicos em Contabilidade de São Leopoldo, Maria do Socorro Bittencourt.

Inscrições abertas para o 28º EICON

Os Sindicatos interessados em participar do 28º Encontro de Integração dos Contabilistas do RS devem acessar o link www.sincovat.com.br/eicon/pagina.php?cont=inscricaoModalidades.php&sel=0 e preencher o formulário de inscrição por modalidade.
Esta edição, se realizará em Lajeado, de 28 a 30 de setembro, com competições nas seguintes categorias: canastra, futsal masculino e feminino, vôlei masculino e feminino, bolão misto, bocha, tênis de quadra e rústica.
O Eicon é o maior evento esportivo de integração dos profissionais contábeis do Estado.

III Encontro de Peritos Contadores da Região Sul

O Encontro será em Pelotas, no dia 11 de agosto, das 8h30min às 12h45min, no Campus I da UCPEL, localizado na Rua Gonçalves Chaves, 373. A importância do evento se traduz nos tópicos  propostos para debate, tais como: A Opinião dos Usuários em Laudos e Pareceres, A Estrutura dos Trabalhos Periciais e Tabela Price – Onde está a capitalização de juros
Inscrições pelo e-mailadrielz@gmail.com.

Programação do III ENCONTRO DE PERITOS CONTADORES DA REGIÃO SUL
8:30h – abertura 
8:45h – painel “A opinião dos usuários de Laudos e Pareceres”
10:45 – palestra sobre “A Estrutura dos Trabalhos Periciais” 

11:45 – palestra sobre “Tabela PRICE – Onde está a capitalização de juros?”
12:45 – encerramento.