20º CBC será em Fortaleza – Ceará

Fortaleza levou a melhor na disputa para decidir qual será a sede do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que ocorrerá em 2016. A capital do Ceará derrotou Florianópolis na escolha dos congressistas. O resultado foi divulgado durante a cerimônia de encerramento do 19º CBC, em Belém do Pará.

Participe do 28º EICON

Clique aqui e e fique por dentro de todas as informações sobre o 28º EICON – Encontro de Integração dos Contabilistas do RS, que será realizado de 28 a 30 de setembro de 2012, em Lajeado. O encontro, considerado o maior evento esportivo dos contabilistas do Estado, é uma iniciativa da Federação dos Contabilistas do Estado do Rio Grande do Sul (FEDERACON RS) com realização, este ano, do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (SINCOVAT). Os atletas podem se inscrever em diversas modalidades, dentre elas: futsal masculino e feminino, vôlei masculino e feminino, bolão misto, bocha, canastra, tênis de quadra e rústica. Os resultados dos jogos servem de classificatória para os Jogos dos Contabilistas Brasileiros.

Perfil do Contabilista 2012

Participe da pesquisa Perfil do Contabilista 2012, organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade, e ajude o Sistema CFC/CRCs a conhecer as principais características dos Contadores e Técnicos em Contabilidade brasileiros. A pesquisa está dividida em partes. Na primeira, o participante informa o vínculo profissional e a função exercida. Em seguida, é possível ajudar a avaliar os pontos que podem ser melhorados no entendimento da classe em relação às normas contábeis. Ao final, as questões dizem respeito à percepção dos profissionais sobre a eficiência dos serviços prestados pelo Sistema CFC/CRCs. A participação é voluntária e anônima.
Parte dos resultados obtidos será disponibilizada para consulta pública em www.cfc.org.br e parte será utilizada pelo CFC para melhor atender aos profissionais registrados.
Clique aqui para começar.

Segundo dia de palestras do 19º CBC agrada congressistas

Os mais de cinco mil participantes do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade se espalharam pelo Centro de Convenções de Belém (PA), e lotaram as diversas salas que apresentam palestras e painéis.

Painel: Governança e Processo Sucessório nos Escritórios de Contabilidade, com Rui Cadete, Uinie Caminha e Werner Bornholdt, sob a coordenação do contador João Verner Juenemann 

Painel: Mediação e Arbitragem, com Alexandre Palermo  Simões e Adolfo Braga Neto, sob a coordenação  de Sérgio Prado de Melo

Amanhã os profissionais da classe contábil gaúcha vão saber qual a sua rota de destino em 2016: Florianópolis ou Fortaleza. No encerramento do evento, será divulgado o resultado da votação.


Planejamento Tributário, IFRS para Pequenas e Médias Empresas e Prestação de Contas Eleitorais em foco no 19º CBC

Os congressistas puderam optar entre os vários temas que foram apresentados na parte da tarde de hoje (28). Assuntos diversificados contemplaram os vários segmentos de atuação da profissão contábil. Um deles, tratou da prestação de contas eleitorais, com palestra do contador José João Appel Mattos, ex-presidente do CRCRS, sob a coordenação do vice-presidente do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho que, na ocasião, informou que o CFC, após o período eleitoral deste ano, irá propor alteração da Lei Eleitoral, no sentido de incluir a obrigatoriedade da elaboração da prestação de contas eleitorais ser efetuada por um profissional da  área contábil.

Acompanhe pela Rádio CRCRS Web as entrevistas com alguns palestrantes do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que está acontecendo em Belém (PA). Mary Elbe Queiroz,  presidente do Instituto Pernambucano de Estudos Tributários, falou à Rádio sobre Planejamento Tributário e Amaro Gomes, diretor do IASB – América do Sul, comentou sobre as alterações trazidas pelas IFRS nas pequenas e médias empresas e sobre o processo de implantação nos países da América Latina.  

Presidente do CFC lança livro das IPSAS no segundo dia do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Na tarde de ontem (27), durante o 19º CBC, o presidente do CFC, Juarez Carneiro, lançou o livro “As Normas Internacionais de Contabilidade Pública Aplicadas ao Setor Público”, em painel que propôs o debate sobre o processo de convergência das Normas Internacionais do Setor Público. O livro citado está sendo distribuído gratuitamente aos participantes do evento.

O ensino da contabilidade também foi discutido em um workshop sobre o aprendizado baseado na estrutura conceitual, em que o professor Guilhermo Braunbeck, gerente de projetos educacionais do IASB, expôs a proposta de sensibilizar os alunos de Ciências Contábeis, identificando e classificando ativos em três estágios: sedimentar os conceitos fundamentais, fazendo com que o processo seja entendido; estimular a descrição mais carregada em julgamento sobre a identificação do ativo; e estudo de casos e reflexão. Conforme Guilhermo, essas etapas podem ser desenvolvidas como  melhor convier a instituição de ensino, desde que seja aplicada em sua totalidade até o final do curso.
Fechando as atividades do dia 27, o ex-presidente americano Bill Clinton, às 18h30, iniciou sua palestra para um auditório lotado com mais de três mil pessoas, ocasião em que falou sobre o trabalho desenvolvido no Brasil e em todo o mundo sobre sustentabilidade. Foi muito aplaudido quando deu ênfase ao trabalho dos profissionais da contabilidade e elogiou o crescimento Brasil e as condutas dos brasileiros nas discussões que envolvem temas de interesse nacional.
Clinton citou a boa governança e a redução da probreza e uma economia forte como pontos referencias do Brasil no exterior. Lembrou que o mundo está abusando dos recursos naturais e o futuro disso é uma responsabilidade do planeta.
Finalizou apontando que a sustentabilidade global deve ser compartilhada e incorporada nos governos.
Às 10h, abriram-se as portas do Hangar Centro de Convenções de Belém aos congressistas, que, nesta manhã, podem participar do 3º Fórum Nacional dos Empresários da

Sociedade midiática gera imediatismo

O 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, neste segundo dia (27), abriu os trabalhos, às 10h, com um painel integrado pela jornalista Leda Nagle, a psicóloga Laura Müller, bióloga Silvia Rogatto, a cantora Gabi Amarantos, ex-senadora Marina Silva e a senadora Kátia Abreu. O debate faz parte do evento paralelo – 3º Fórum Nacional da Mulher Contabilista, cujo tema central é “Ousadia e Coragem: Seu Nome é Mulher”. Foram colocadas questões relacionadas a sexo, enfocando as exigências que recaem sobre a mulher e responsabilidade a ela imputada; assim como o imediatismo gerado pela mídia, estímulando o acentuado  consumo. Também foi ressaltado os avanços conquistados pelo sexo feminino no mercado de trabalho e como pessoa.

A Feira de Negócios e Oportunidades, que também acontece no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, concomitantemente ao evento, reúne mais de 50 expositores, que, em seus estandes, apresentam equipamentos eletrônicos, produtos típicos de suas respectivas regiões e publicações direcionadas à classe contábil.

Emoção e beleza marcaram a solenidade de abertura do 19º CBC

Ontem (26) à noite, ao som de música típica paraense e de dança folclórica, apresentado pelo grupo Minha Aldeia, teve início a solenidade de abertura do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que vai até 29 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA), sob o lema “Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável”. Na plateia, cerca de cinco mil profissionais da contabilidade oriundos de todos os Estados da federação mantinham-se atentos às palavras de boas-vindas do  presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Pará, Elói Prata, Estado anfitrião, que ressaltou o carinho e a dedicação com que foi organizada essa edição do Congresso, já que pela primeira vez um Estado do norte do País sedia o evento.

                                                                                   Grupo Minha Aldeia

Formaram a mesa: Elói Prata, presidente do CRCPA; Eliseu Martins, Medalha João Lyra; Fernando Flexa Ribeiro, senador; Zenaldo Coutinho, dep. federal; José Martonio Coelho, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade; Juarez Carneiro, presidente do CFC; Adalberto Aguiar, presidente da Câmara de Vereadores de Belém; Nilma Lima, presidente da Assembleia Legislativa do Pará; Simão Janete, governador do Pará; Maria Clara Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis; Duciomar Costa, prefeito de Belém; Eduardo Poceti, presidente do Ibracon; Valdir Pietrobon, presidente da Federacon; Antônio Azevedo, presidente da Ordem dos Técnicos em Contabilidade de Portugal; José Maria Martins Mendes, Medalha João Lyra; Antônio Carlos Nasi, Medalha João Lyra.

Tradicional momento em que os presidentes de todos os CRCs desfilam com as bandeiras de seus Estados

                                                             A cantora Fafá de Belém cantou o Hino Nacional
Outro ponto alto da noite, foi a entrega da Medalha João Lyra ao Contador José Martonio Alves Coelho. A homenagem que lhe foi conferida  surpeendeu a ele e ao público presente com a presença do cantor Fagner, seu conterrâneo, que dedicou-lhe uma música. Diante de seus familiares, recebeu a medalha das mãos do presidente do CFC, Juarez Carneiro, e da esposa e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Bugarim.

Às 10h de hoje, teve início a votação para a escolha da cidade-sede do 20º CBC. Concorrem Florianópolis e Fortaleza. O resulltado será conhecido no dia 29 de agosto, na solenidade de encerramento do evento.    

Contabilidade em Debate fala dos 25 anos do Sescon/RS

Contabilidade em Debate desta semana falará sobre os 25 Anos do Sescon/RS, completados em 16 de junho deste ano. O programa, que tem a apresentação do Técnico em Contabilidade Luciano Biehl, contou com a presença do presidente do Sescon/RS, Contador Jaime Gründler Sobrinho, e do diretor da entidade, Contador Maurício Gatti.

Você pode ouvir o Contabilidade em Debate, diariamente, às 11h30min, 13h30min e 18h30min. Acesse www.crcrs.org.br, clique no banner da Rádio CRCRS Web e confira!