Seminário de Palmeira das Missões aborda Sped

O consultor da Lefisc, Francisco Laranja, nesta tarde (28/9), ministra palestra sobre o Sped no Seminário de Assuntos Contábeis que se realiza em Palmeira das Missões.
Francisco anunciou que está sendo desenvolvido o documento eletrônico do varejo e apresentou alguns detalhes e orientações sobre o preenchimento do Sistema Público de Escrituração Digital.

"A marca pessoal é o DNA"

A afirmação é do especialista em Marca e Marketing Profissional, Anderson Hernandes, que ministra a palestra sobre Marketing Contábil – Aumentando a Lucratividade e Fidelizando Clientes no Seminário de Assuntos Contábeis, que acontece hoje (28/9) em Palmeira das Missões.

Hernandes cita que as mudanças que vêm ocorrendo exigem um novo profisssional, novas necessidades e uma maior valorização do trabalho prestado. Acrescentou ainda que para os profissionais acompanharem essas mudanças é preciso duas coisas fundamentais: aprendizagem e estratégia, além disso, é essencial que aguarde pelo menos dois anos para obter os resultados de um planejamento.

Palmeira das Missões recebe Seminário de Assuntos Contábeis hoje

Cerca de 60 profissionais e estudantes da área contábil de Palmeira das Missões presenciaram a abertura do Seminário de Assuntos Contábeis hoje (28/9), às 8h30, que contou com a participação do Contador Antônio Carlos Palácios, vice-presidente de Gestão do CRCRS, na oportunidade representando o presidente do CRCRS, Contador Zulmir Breda; João Vergílio de Bem, secretário municipal da Fazenda de Palmeira das Missões, no ato representando o prefeito Lourenço Ardenghi Filho; Otávio Moreira, chefe da agência da Receita Estadual de Palmeira das Missões; Diego Mafalda, presidente da Associação dos Contabilistas de Palmeira das Missões; Eroni Cosmam, delegado regional do CRCRS em Palmeira das Missões. Do conselho diretor do CRCRS também prestigiam o evento o vice-presidente de Registro, Moacir Carbonera, a vice-presidente de Relações Institucionais, Nair Lima, e a integrante da Comissão Gestora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil Nacional, Tânia Moura da Silva, que estarão presentes durante todo o dia, em Palmeira das Missões, à disposição dos profissionais da região para dirimir dúvidas ou fornecer esclarecimentos. Da mesma forma, a fiscal Ilete Kuhn ficará disponível para orientar e atender as solicitações dos profissionais em relação a área de fiscalização.

A primeira palestra da manhã ficou a cargo da Contadora Karin Merola, que falou sobre a demonstração dos fluxos de caixa.
A seguir, a Contadora Tânia Moura da Silva vai promover um debate sobre a responsabilidade social na profissão contábil, com ênfase no Programa de Voluntariado da Classe Contábil.

À tarde, os temas que serão abordados são o marketing contábil e sped fiscal.

Delegados regionais são laureados

Na manhã desta sexta-feira (28), em reunião plenária do CRCRS, os delegados regionais Wallace Hoff Júnior, de Barra do Ribeiro; e Luiz Carlos da Luz Granada, de Rio Pardo, receberam o título de Delegados Honorários pelo trabalho e dedicação de ambos ao CRCRS nos últimos dez anos.

O título foi entregue pela Vice-Presidente de Relações com os Profissionais, Roberta Salvini.

Técnico em Contabilidade Wallace Hoff Júnior,
delegado regional de Barra do Ribeiro
Contador Luiz Carlos da Luz Granada,
delegado regional de Rio Pardo

Asilo Padre Cacique lança campanha para ampliar doações ao Fundo do Idoso

Ocorreu, na tarde de hoje (27/9), o lançamento da Campanha de Captação de Recursos para o Projeto de Manutenção do Atendimento do Asilo Padre Cacique, em Porto Alegre. A iniciativa, organizada pela prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local e da Coordenadoria Municipal do Idoso, visa incentivar os contribuintes para que destinem parte do Imposto de Renda devido para o Fundo Municipal do Idoso e, assim, contribuam para a melhoria no atendimento das instituições que atendem à terceira idade, entre elas, o próprio Asilo Padre Cacique.
Estiveram presentes no evento autoridades políticas e empresariais, entre elas a coordenadora municipal do Idoso, Suzana Marins, o presidente do CRCRS, Zulmir Breda e o gerente de Responsabilidade Social da Gerdau, Clódis Xavier. Na ocasião, eles enfatizaram a importância das doações para a continuidade das atividades de entidades que se dedicam aos cuidados com os vovôs e vovós porto-alegrenses.

O presidente do Conselho, Zulmir Breda, ressaltou, também, a importância do trabalho dos contadores e técnicos em contabilidade nesse processo. “Nossos profissionais estão empenhados em incentivar seus clientes – tanto pessoas físicas quanto jurídicas – a realizarem as doações do Imposto de Renda”, comentou.

Já o contador Adão Haussen de Vargas ressaltou que o evento é um passo importante para a ampliação dos incentivos. “Hoje começa a fase prática, de captação de recursos. Inicia-se um trabalho para transformar uma minoria que destina doações a entidades sociais, em uma maioria. Quando isso acontecer, os idosos, crianças e adolescentes, em condições de vulnerabilidade social terão o que precisam todos os dias”, comentou.

O lançamento da campanha terminou com a apresentação do Coral Clave de Sol, formado por vovôs e vovós atendidos pelo Asilo Padre Cacique. Os interessados podem efetuar suas doações para cinco entidades de Porto Alegre clicando aqui.

Exame de Suficiência – Gabaritos

Está disponível, em www.crcrs.org.br, os gabaritos das provas de bacharel em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade do 2º Exame de Suficiência de 2012, realizado em todo o país no dia 23 de setembro. O candidato que desejar interpor recurso contra os gabaritos preliminares das provas poderá fazê-lo no até às 18 horas do dia 2 de outubro. Para acessar os gabaritos, clique aqui.

Reunião Conjunta das Comissões de Estudos do CRCRS já tem data marcada

O presidente do CRCRS, Zulmir Breda, e o vice-presidente Técnico, Paulo Schnorr, reuniram-se hoje pela manhã (26/9) com os coordenadores das dez Comissões de Estudos instaladas no Conselho. Dentre os assuntos tratados, foi dado ênfase ao Programa de Voluntariado da Classe Contábil, no sentido de incentivar os profissionais da contabilidade a participarem de um, ou mais, dos oito projetos que integram o referido programa. Para obter mais informações, basta acessar www.crcrs.org.br. Também constava na pauta a XIV Convenção de Contabilidade do RS, que se realizará de 22 a 24 de maio de 2013, em Bento Gonçalves. Na programação devem constar palestras e painéis sobre temas sugeridos pelas comissões, a fim de contemplar todos os segmentos e, assim, atingir os diversas áreas de atuação da profissão.
O Contador Zulmir Breda aproveitou a ocasião para, junto com os representantes das comissões, definir a data da Reunião Conjunta das Comissões de Estudos, que tem por objetivo, além de integrar os 93 membros das comissões, estabelecer e alinhar ações e projetos para o próximo ano.
Finalizando a reunião, Schnorr solicitou uma maior colaboração dos profissionais contábeis nas audiências públicas, contribuindo com comentários e sugestões. A reunião se dará em 11 de dezembro.
Dia 10 de outubro, no auditório do CRCRS, das 19h às 21h, haverá uma audiência pública sobre a ITG 1000, que contará com transmissão on-line. Estarão presentes os Contadores Zulmir Breda, Paulo Schnorr e Rogério Rokembach, coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE) e membro do Conselho Consultivo do CRCRS. As inscrições, tanto para participação presencial como via internet, devem ser efetuadas em www.crcrs.org.br

A partir da esquerda: Simone Imperatore, Comissão de Estudos de Responsabilidade Social; Marcelo Ayub, representando a coordenadora da Comissão de Acompanhamento da 

CRCRS leva propostas de alteração do Fundo da Criança e do Adolescente e do Idoso

O presidente do CRCRS, Zulmir Breda, o conselheiro Pedro Gabril Kenne da Silva e o integrante da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS, Adão Haussen de Vargas, reuniram-se hoje (25/9) pela manhã com o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira e com a gestora do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente, Rosane Uszacki, para apresentarem proposta de alteração da Lei nº 13.069, de 19 de novembro de 2008, que prevê adiantamento de recursos aos funcionários que efetuam doações ao Fundo Estadual da Criança e do Adolescente, no sentido de que seja permitido também aos servidores estaduais destinarem os recursos provenientes de incentivos fiscais aos Fundos Municipais de Direito da Criança e do Adolescente e dos Idosos. O objetivo é que o valor destinado seja aplicado em entidades do próprio município onde o servidor reside, o que acarretaria em um aumento de doadores e, consequentemente, de beneficiários.
Breda, na ocasião, expôs o Programa de Voluntariado da Classe Contábil, que envolve o trabalho do profissional contábil na orientação e estímulos aos contribuintes a utilizarem os incentivos fiscais. Finalizou, salientando que o processo seria ainda mais efetivo se as doações fossem estendidas às pessoas que declaram seu imposto de renda baseado no modelo simplificado.

O secretário entendeu o objetivo e o alcance da proposta e solicitou que fosse marcada uma reunião, com data a ser definida, com os técnicos da secretaria e representantes do CRCRS para ver a elaboração de um projeto e a viabilidade da execução da proposta.       

Prêmio Mérito Docência Universitária é entregue em Encontro de Coordenadores e Professores

O Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis realizado em 24 de setembro, na PUC/RS, encerrou-se com a entrega do Prêmio Mérito Docência Universitária, que laureou 61 professores do ensino superior de Ciências Contábeis.

Professores homenageados com 15 anos de docência
 
Professores homenageados com 25 anos de docência
 
 
Professores homenageados com 30 anos de docência
 

Audiências Públicas

O Conselho Federal de Contabilidade colocou em audiências públicas as minutas da NBC TG 19 – Negócios em conjunto e da NBC TG 35 – Demonstrações Separadas. Os profissionais da Contabilidade têm até 18 de outubro para encaminhar sugestões e comentários a respeito das matérias para o e-mail nadia@crcrs.org.br. A participação dos Contadores e Técnicos em Contabilidade nas audiências públicas é importante, uma vez que é uma forma de contribuir para a discussão e redação das normas que norteiam a profissão contábil no País. Todas as minutas a disposição dos profissionais estão em www.cfc.org.br, menu Audiência Pública.