Secretaria Municipal da Fazenda paralisa serviços pelo site no dia 2

Na próxima sexta-feira (2 de novembro) e 10 de novembro, os serviços prestados pelo site da Secretaria Municipal da Fazenda estarão indisponíveis.
Conforme comunicado enviado pelo secretário da Fazenda, Roberto Luiz da Luz Bertoncini, a medida se deve a migração de equipamentos, sistemas e informações dos diversos órgãos municipais para uma nova base de dados, que torna necessária a realização de paradas técnicas nos serviços da prefeitura, incluindo sistemas de informação, rede de comunicação, telefonia, internet e correio eletrônico.

Último dia de desconto!

Os profissionais que atuam na área contábil têm hoje o último dia para inscreverem-se na XIV Convenção de Contabilidade com desconto. Para pagamento à vista ou em até três vezes, o valor é de R$ 430,00. A partir de amanhã até 31 de dezembro será praticado também desconto no valor da inscrição, porém menor. Aqueles que preferirem parcelar em até sete vezes não poderão usufruir de desconto e a primeira parcela terá de ser outubro de 2012. Os almoços dos dias 23 e 24 de maio estão inclusos no valor.
A XIV Convenção de Contabilidade do RS se realizará de 22 a 24 de maio de 2013, na Fundaparque, em Bento Gonçalves. Informações em www.crcrs.org.br/convencao.

Alunos de Curso Técnico de Contabilidade visitam o CRCRS



Estudantes do Curso Técnico de Contabilidade da Escola Técnica Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes visitaram a sede do CRCRS na manhã desta quarta-feira (31).

Sob a coordenação das professoras Clecy Gomes e Dorvalina Moraes, as alunas conheceram as instalações do Conselho e, após, assistiram uma palestra, no auditório, sobre a estrutura e o funcionamento dos Sistemas CFC/CRCs, ministrada pela fiscal contadora Edite Boff.

Lançamento do Mês da Solidariedade Contábil – ano 7

No próximo dia 6 de novembro, a partir das 19h, um painel sobre Responsabilidade Social na Profissão Contábil: cidadania e compromisso ético com o desenvolvimento do País marcará o início da sétima edição do Mês da Solidariedade Contábil, que se estenderá até 5 de dezembro – Dia Internacional do Voluntariado. O evento, que terá transmissão ao vivo, via internet, será no auditório do Conselho e terá como painelistas os contadores Zulmir Breda, presidente do CRCRS; Nair de Lima, vice-presidente de Relações Institucionais; e Pedro Gabril Kenne da Silva, integrante da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social.
Inscrições, tanto para presencial como on-line, em www.crcrs.org.br.

Regime de Competência no setor público é fundamental

O presidente do CRCRS, Zulmir Breda, fez a afirmação: “a Contabilidade por Competência é essencial para determinar os custos totais das atividades do governo”, durante palestra sobre as alterações da legislação contábil e o impacto na gestão pública, ministrada, em 30 de outubro, às 14h30, por ocasião do II Encontro Nacional sobre Controle e Gestão Pública realizado no auditório Romildo Bolzan do TCE. Explicou que a Contabilidade por Competência permite: confirmar a posse, exercer controle efetivo e proteger o valor econômico dos bens públicos; averiguar os tipos, quantidades, prazos e grau de incerteza da dívida pública; e avaliar a situação financeira e o desempenho das finanças públicas.
Breda também apresentou uma breve retrospectiva sobre a adoção das IFRS e abordou o processo de implantação das IPSAS. Citou ainda a Contabilidade de Custos como fundamental para governos e entidades públicas realizarem uma gestão com foco no desempenho.

Encontro

Unisinos lança curso de doutorado em Ciências Contábeis

Ontem (30) à tarde, professores, estudantes egressos do curso de Ciências Contábeis da Unisinos, profissionais da Contabilidade, presidentes de entidades da classe contábil gaúcha e demais convidados, participaram do lançamento do curso de pós-graduação em doutorado em Controladoria e Finanças da Unisinos. Esse é o primeiro doutorado em Ciências Contábeis da região Sul e o terceiro no País.

Professora Cléa Macagnan, coordenadora do Curso de Mestrado em Ciências Contábeis da Unisinos, apresentou o corpo docente que ministrará as aulas do doutorado e a estrutura curricular do curso.

unisinos2

O Contador Zulmir Breda, presidente do CRCRS, manifestou-se emocionado em ver um projeto que há muito era esperado pelos profissionais que atuam na área contábil do Estado se concretizar. A Contadora Ana Tércia Lopes Rodrigues, conselheira do CFC, representou o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Carneiro, na ocasião.

unisinos3

O curso de pós-graduação de doutorado em Controladoria e Finanças, que inicia em 4 de março de 2013, com duração de quatro anos, disponibilizará seis vagas. Informações sobre processo seletivo em www.unisinos.br – Mestrado e Doutorado – Ciências Contábeis – Doutorado.

CRCRS lança cartilha sobre orçamento familiar

Está disponível em www.crcrs.org.br, menu Publicações – Download de Livros, a cartilha “Orçamento Familiar – Finanças organizadas, sonhos realizados”, organizada pela Comissão de Estudos de Responsabilidade Social deste Conselho. O material tem como objetivo servir de base para o trabalho dos cidadãos que atuam como voluntários na área do orçamento familiar, em especial aqueles profissionais da contabilidade que integram o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

Ibracon realiza curso sobre Instrumentos Financeiros

Estão abertas as inscrições para o curso sobre Instrumentos Financeiros: NBC 38, 39 e 40, organizado pelo Ibracon - 6ª Regional com o apoio do CRCRS. As aulas ocorrem nos dias 19 e 26 de novembro e 3 de dezembro, das 18h30 às 22h30, no auditório deste Conselho (Rua Baronesa do Gravataí, 471 – Porto Alegre). Mais informações pelo e-mail ibraconsexta@ibraconsexta.com.br.

Conselho de Contabilidade colabora com Projeto de Lei

O deputado federal Luiz Noé de Souza Soares visitou hoje pela manhã (29) o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, que ofereceu algumas propostas ao Projeto de Lei nº 7639/10, que dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das instituições comunitárias de ensino supeior – Ices. O deputado, que é o relator do projeto de autoria da deputada Maria do Rosário que encontra-se em audiência pública, explicou que o objetivo é regulamentar a relação das universidades comunitárias no Brasil e o Estado. Atualmente, o Rio Grande do Sul tem 15 universidades comunitárias.