Empresas ganham prazo para entrega do Dacon

A Receita Federal do Brasil publicou no Diário Oficial da União de hoje (30/11) a Instrução Normativa nº 1.302, que prorroga o prazo de entrega do Demonstrativo de Aplicação de Contribuições Sociais para 7 de fevereiro de 2013 dos fatos geradores ocorridos de outubro a novembro de 2012. A referida IN inclui os casos de extinção, incorporação, fusão, cisão parcial ou total que ocorreram nos meses citados.
A referida IN encontra-se em ttp://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2012/in13022012.htm

Pela primeira vez, Alegrete sedia Seminário de Assuntos Contábeis

Durante o dia de hoje (30/11), em torno de 100 profissionais e estudantes da área contábil estarão reunidos na Urcamp para participar do Seminário de Assuntos Contábeis de Alegrete. A iniciativa, inédita no município, contou também com a participação do presidente do CRCRS, Zulmir Breda e dos vice-presidentes de Controle Interno, Célio Levandovski, e de Registro, Moacir Carbonera. Durante a abertura do evento, em que estiveram presentes diversas autoridades municipais das áreas contábil, empresarial e política, além de Delegados Regionais e Honorários de municípios da região, Breda destacou a importância da inserção dos Contadores e Técnicos em Contabilidade em cargos políticos. “Temos aqui em Alegrete, exemplos de que os profissionais da Contabilidade têm condições de, cada vez mais, estarem presentes em cargos de destaque, sendo eles eletivos ou não”, destacou, referindo-se ao secretário municipal da Fazenda, Breno Poitevin e à presidente da Câmara de Vereadores, Miriam Suhre, ambos com formação na área contábil. Ele ainda parabenizou os participantes por terem se planejado para prestigiarem o evento em uma data com muitas atividades profissionais como o último dia útil do mês.

Logo em seguida, a Contadora Marlene Bieger falou sobre Demonstração dos Fluxos de Caixa. Ainda na manhã de hoje está prevista a palestra Responsabilidade Social, com o contador José Carlos Garcia de Mello. À tarde, o seminário prossegue com os temas Marketing Contábil e EFD-ICMS/IPI – Sped Fiscal.

 

Reunião com representantes
No meio da manhã, o presidente e os vice-presidentes do Conselho se reuniram com representantes de entidades e órgãos alegretense para apresentar os programas da área da responsabilidade social desenvolvidos pelo Sistema CFC/CRCs, em especial o Programa de Voluntariado da Classe Contábil. Nesse sentido, o presidente Zulmir Breda enfatizou o projeto que visa destinar parte do imposto de renda devido à entidades vinculadas aos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). A ideia teve boa receptividade entre os presentes, que contribuíram com sugestões de como a iniciativa pode ganhar força no município.

Presidente Zulmir Breda reúne-se com representantes da Receita Federal

Nesta manhã de 29 de novembro, o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, e o assessor da direção, João Victor de Oliveira, foram até a Secretaria da Receita Federal (RF) solicitar informações sobre eventuais problemas que ocorreram com contribuintes que estão na malha em função de doações efetuadas no imposto de renda deste ano.
Breda levou ao conhecimento do superintendente-adjunto da RF, Ademir Gomes de Oliveira alguns casos para exemplificar o fato, que prejudica as campanhas de doações aos fundos municipais e consequentemente as entidades beneficiárias.
Marta da Silveira, sustentadora regional da Malha do IRPF, que estava na reunião juntamente com o supervisor da Malha IRPF na delegacia de Porto Alegre, Pedro Ângelo Verçosa, e o superintendente-adjunto Previdenciário, Ângelo Rigoni, ofereceu duas possibilidades aos contribuintes que encontram-se nessa situação: solicitar que a prefeitura que encaminhe à delegacia regional da RF, a qual é jurisdicionada, a relação daqueles que efetuaram doações, com o CPF e o valor destinado; e/ou marcar um atendimento antecipado, que consiste no agendamento de horário nas delegacias ou na sede da RF para apresentar o comprovante de doação antes mesmo de ser notificado que ficou preso na malha, porém esse serviço só estará disponível no site da RF a partir de janeiro de 2013. O referido atendimento diz respeito somente a declaração do exercício de 2012, ano-base 2011.

A partir da esquerda: João Victor de Oliveira, Zulmir Breda, Ângelo Rigoni, Pedro Verçosa, Ademir de Oliveira e Marta Silveira
 
 


 

Prêmio de Responsabilidade Social agracia 176 organizações gaúchas

Na noite desta quarta-feira (28/11), no Teatro Dante Barone, deu-se a entrega da 13ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social 2012, da Assembleia Legislativa, às empresas e entidades que desenvolvem projetos voltados à promoção do bem-estar da sociedade e preservação do meio ambiente. Receberam a certificação 176 organizações, sendo que 40 foram agraciadas com medalha. O Troféu Destaque RS foi entregue a outras 11, nas categorias: entidades sem fins lucrativos com receita anual menor que R$ 500mil e maior que 500mil; grandes empresas; municípios; entidades governamentais; instituições de ensino fundamental, médio, técnico e profissional; tema norteador; micro e pequenas empresas; médias empresas; sociedades cooperativas; e instituto de ensino superior.
A contadora Simone Imperatore, representante do CRCRS presidente da Comissão Mista e mais 15 entidades e instituições da sociedade civil têm a função de avaliar os balanços das empresas inscritas no prêmio.
A cerimônia de entrega do prêmio contou apresentações artísticas da Companhia Sorriso com Arte, que ensina a arte circense a crianças das séries iniciais de seis escolas públicas de Santa Maria. As performances tiveram a participação do Grupo Cuica – Cultura Inclusão Cidadania e Artes de Santa Maria.
A relação das organizações contempladas estão em www.al.rs.gov.br.

                                          Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS

CRCRS prestigia evento de comemoração dos 15 anos da AGERGS

agergs

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (AGERGS) completa hoje (28/11) 15 anos. Uma série de palestras foram ministradas, à tarde, no Hotel Everest para comemorar a data. Dentre os assuntos abordados estavam “As políticas de investimentos públicos em infraestrutura e os desafios das agências de regulação no Brasil contemporâneo” – Jadir Proença, coordenador técnico do Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação; “Regulação independente, desafio e oportunidade, uma perspectiva global” – Ashley Brown, professor da Universidade de Harvard e consultor internacional sobre Regulação; além da palestra do ex-ministro Nelson Jobim, que contou um pouco da história da criação e legalização das agências reguladoras, processo em que participou quando ministro.O assessor da direção João Victor de Oliveira representou o Conselho de Contabilidade na ocasião.

Contabilidade em Debate aborda a Blitz da Solidariedade



Os Contadores e integrantes da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS, Adão Haussen Vargas e Liliana Regina Ramos, são os convidados desta semana do Contabilidade em Debate. Apresentado por Luciano Biehl, o programa tem como enfoque a Blitz da Solidariedade, atividade que faz parte do Mês da Solidariedade Contábil e que começa hoje, em todo o Estado.

Contabilidade em Debate pode ser conferido às 11h30min, 13h30min e 18h30min pelo site www.crcrs.org.br, e faz parte da programação da  Rádio CRCRS – Informação e Conhecimento a um clique de você!

CRCRS é homenageado nos 50 anos do Creci-RS

No dia 26 de outubro, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do RS (Creci-RS) comemorou seus 50 anos de fundação. Na ocasião, a entidade homenageou colaboradores, conselheiros, personalidades do mercado imobiliário e autoridades, que contribuíram, ao longo desse período, para o crescimento da classe dos corretores de imóveis. O CRCRS participou do evento por intermédio do conselheiro Sílvio Luís da Silva Zago (na foto, o segundo da esquerda para a direita).

CRCRS assina convênio com AGERGS

Na manhã de hoje (22), o vice-presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (AGERGS), Luciano Schumacher Santa Maria, e o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, assinaram um convênio cujo objeto é o intercâmbio de informações sobre as Demonstrações Contábeis apresentadas por delegatárias dos serviços públicos no Rio Grande do Sul, bem como a promoção da educação continuada.