Presidente do CRCRS comparece à posse do novo presidente da Assembleia Legislativa

Hoje (31/1), às 14h30, teve início a sessão solene de eleição e posse do novo presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen, que aclamado por unanimidade pelos deputados. Westphalen permanece no cargo até 31 de janeiro de 2014.
No discurso de transmissão do cargo, o deputado Alexandre Postal lembrou o terrível acontecimento ocorrido em Santa Maria, que abalou o Estado, agradeceu sua equipe e aos presentes à cerimônia e afirmou que deixa a presidência com a consciência tranquila por ter feito tudo o era possível. “Fiz a minha parte. Conduzi minha gestão baseado na premissa de que dinheiro público é dinheiro de todos os cidadãos. Deixo ainda um legado de obras em andamento e pretendo seguir minha carreira política. Nunca neguei que quero mais, inclusive um dia estar sentado na cadeira do governador”.
Pedro Westphalen, no seu pronunciamento, também fez alusão à tragédia de Santa Maria. Lembrou sua trajetória acadêmica e política até chegar à Assembleia Legislativa. Prometeu exercer a função com seriedade, austeridade e transparência. ”Garantiremos a conclusão dos bons projetos em andamento. Não cairemos na tentação de tomar novas iniciativas, desperdiçando recursos, desrespeitando os  contribuintes, sem concluir o que bem foi iniciado. Não serei presidente da oposição, nem da situação e nem representarei blocos partidários aqui. Serei o presidente da Assembleia Legislativa e representarei a todos com igualdade”, anunciou Westphalen.

Composição da Mesa Diretora para o terceiro ano da 53ª Legislatura:
Presidente, Pedro Westphalen;
1º vice-presidente, Paulo Odone,
2º vice-presidente:, Aldacir Oliboni;
1º secretário. Gilmar Sossela;
2º secretário, Márcio Biolchi;
3º secretário: Marcelo Moraes;
4º secretário, Jorge Pozzobom.
Suplentes: João Fischer (1º suplente de secretário); Catarina Paladini (2º suplente de secretário); Paulo Borges (3º suplente de secretário); e Carlos Gomes (4º suplente de secretário).
 

Prazo final para Pesquisa de Satisfação, relatório de atividades e Exame de Suficiência

Hoje (31) é o último dia para que profissionais e estudantes da área contábil participem da Pesquisa de Satisfação promovida pelo CRCRS. A partir das informações coletadas, o Conselho poderá direcionar ações que objetivem o aprimoramento dos serviços prestados. Participe!

Do mesmo modo, hoje é o prazo final para que bacharéis em Ciências Contábeis e Técnicos em Contabilidade realizem sua inscrição para a 1ª edição do Exame de Suficiência de 2013. A aprovação é um dos requisitos para obtenção ou restabelecimento de registro profissional junto ao CRCRS. As provas serão aplicadas em 24 de março.

Para os auditores, definidos no item 3 da NBC PA 12-Educação Profissional Continuada, este é o último dia para encaminhar o relatório de atividades ao CRCRS. É obrigatória a apresentação do documento, já que o auditor deve comprovar o mínimo de 40 pontos de participação em palestras e cursos do Programa, realizados em 2012, conforme disposto na Resolução CFC 1377/2011.

O modelo do relatório de atividades, a Pesquisa de Satisfação e a inscrição para o Exame de Suficiência estão disponíveis no site www.crcrs.org.br. Para acessar a pesquisa, é necessário digitar seu CPF.

Últimos dias para inscrição no Exame de Suficiência

As inscrições para o 1º Exame de Suficiência de 2013 vão até quinta-feira (31/1) e devem ser efetuadas via internet - www.crcrs.org.br. As provas serão aplicadas em 24 de março, das 8h30 às 12h30.
A aprovação no referido exame é um dos requisitos para a obtenção ou restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade. Podem prestar a prova aqueles que estão no último ano do curso de Ciências Contábeis ou que já tenham concluído a graduação. Também podem se inscrever quem concluiu o curso de Técnico em Contabilidade.
O Exame de Suficiência, regulamentado pela Resolução CFC nº 1.373/11, tem por objetivo comprovar conhecimentos médios, de acordo com os conteúdos programáticos desenvolvidos nos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade.
Os locais das provas serão divulgados em 19 de março no site deste Regional.

Rádio CRCRS apresenta temas da XIV Convenção de Contabilidade

A Rádio CRCRS incluiu na sua programação diária entrevistas com palestrantes que irão participar da XIV Convenção de Contabilidade do Rio Grane do Sul. Em áudios breves, eles informam o que será abordado e dão algumas dicas e pinceladas sobre o tema a ser tratado. Para ouvir, basta acessar www.crcrs.org.brbanner Rádio CRCRS.
A XIV Convenção de Contabilidade se realizará de 22 a 24 de maio, na Fundaparque, em Bento Gonçalves. Mais informações sobre a programação, hospedagem e prazo para encaminhamento de trabalhos em www.org.br/convencao.

  

Cursos de extensão universitária em Caxias do Sul e Porto Alegre

A Lefisc está com inscrições abertas para dois cursos de extensão universitária:
- ICMS em Caxias do Sul, com início em 8 de março e com aulas às sextas-feiras à noite e sábados pela manhã, no Espaço Lefisc – Rua Sinimbu, 1498 – Centro. Inscrições pelo e-mail taniacursos@lefisc.com.br ou pelo telefone (51) 3373-0020;
- Tributos Federais em Porto Alegre, com início em 5 de março e com aulas às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h15 às 22h30, na Faculdade Dom Bosco – Rua Mal. José Inácio da Silva, 355 – Passo D’Areia. Inscrições pelo e-mail cursos@lefisc.com.br ou pelo telefone (51) 3373-0030
Mais informações em www.lefisc.com.br

Sped Social – Parte II

Contabilidade em Debate, esta semana, segue abordando o Sped Social. No programa, os convidados Mauro Negruni, diretor de serviços da Decision IT, e Rodrigo Tonetto Escobar, instrutor de cursos da Fisconet, esclarecem o que já se sabe sobre o Sped Social, o que falta ser informado pelo Fisco e a previsão para o início de suas atividades.

O programa Contabilidade em Debate é apresentado pelo Técnico em Contabilidade Luciano Biehl e veiculado, diariamente, às 11h30min, 13h30min e 18h30min. Para conferir, acesse www.crcrs.org.br e clique no banner da Rádio CRCRS Web – Informação e conhecimento a um clique de você.

Vereadora visita CRCRS

De volta ao CRCRS, a contadora Lourdes Sprenger visitou, hoje à tarde (25/1), o presidente Zulmir Breda, já como vereadora eleita. Acompanhada do assessor de Gabinete José Carlos dos Santos, veio rever a casa onde foi conselheira de 1982 a 1985 e colocar-se à disposição para contribuir com a classe no que for possível.

Novos delegados assumem hoje

De acordo com a Resolução CRCRS nº 429/05, hoje (25/1) mais cinco delegados tomaram posse, são eles: Luiz Manoel Alves da Trindade (Uruguaiana), Liliana Regina Ramos (Novo Hamburgo), Carlos Alberto da Luz Granada (Rio Pardo), Márcia Maria de Vargas Basso (Alegrete) e Marcelo Zuffo (Espumoso).

Governo prorroga pontuação extra para NF-G

O Governo do Estado prorrogou o prazo de bonificação para quem pagar o IPVA 2013. Os cidadãos cadastrados no Programa Nota Fiscal Gaúcha receberão pontos extras para concorrer ao sorteio de até R$ 1 milhão em março de 2013. Ao se cadastrar no NFG, o cidadão ganha 100 pontos extras automaticamente. Se o cadastramento for feito até o dia 28 de fevereiro de 2013 (prazo prorrogado), ganhará mais 400, totalizando 500 pontos. No caso do IPVA 2013, as chances de ganhar o prêmio ficam ainda maiores: quem pagou o IPVA antecipado (até o dia 02/01/2013), mas ainda não se cadastrou, poderá fazê-lo até o último dia de fevereiro, garantindo, assim, 1.000 pontos de bônus.
 
IPVA VERDE*

Cadastrando seu e-mail para receber a CARTA DO IPVA por meio eletrônico (e não mais em papel), você recebe, como bonificação, mais 500 pontos.

Entre no site da Secretaria da Fazenda (http://www.sefaz.rs.gov.br) e clique em BUSCA POR ASSUNTO > IPVA > IPVA POR E-MAIL ou siga este o link https://www.sefaz.rs.gov.br/SEF/Ipva-EML-INC.aspx.

A Receita Estadual alerta que a pontuação não é cumulativa por CPF, sendo válida somente para Pessoa Física.
 
Fonte: site da Sefaz

A partir de fevereiro passa a valer o novo modelo de rescisão de contrato

As rescisões de contrato de trabalho efetuadas a partir de 1º de fevereiro têm de seguir o novo modelo. Para as rescisões com menos de um ano, o Termo de Quitação deve ser anexado, assim como, para as com mais de um ano, é obrigatório acompanhar o Termo de Homologação. O novo modelo também será exigido para pedidos de seguro-desemprego e de liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), em caso de demissão.
O novo Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho apresenta de maneira detalhada o valor das verbas rescisórias, com as parcelas devidas, pagas e a receber, informações completas sobre as férias.