Seminário sobre Mudanças Contábeis 2013

O Ibracon – 6ª Regional promove em 9 de maio, das 9h às 13h, no auditório do CRCRS, o Seminário sobre Mudanças Contábeis 2013. Na ocasião serão discutidas as IFRS 10 (CPC 36-R3), 11 (CPC 19-R2), 12 (CPC 45), 13 (CPC 46) e CT 03/2013. Os palestrantes são das empresas de auditoria Ernest Young Terco, KPMG e PricewaterhouseCoopers. Mais informações e inscrições em www.ibracon.com.br

Profissionais da Contabilidade: dia 2 de maio na Assembleia Legislativa!

A partir das 13h30 do dia 2 de maio, quinta-feira, os profissionais da contabilidade estão convidados a participarem da homenagem que o legislativo estadual fará a contadores e técnicos em contabilidade pela passagem do seu dia, comemorado em 25 de abril. Na mesma data, às 14h, no Grande Expediente, se dará também o lançamento em nível estadual da campanha ”2013: Ano da Contabilidade”. Participe!

Criado Fundo Estadual do Idoso

Nesta segunda-feira (29), realizou-se na Assembleia Legislativa a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade. Na ocasião, também foi criado o Fundo Estadual do Idoso e regulamentado o Conselho Estadual do Idoso.

O Projeto de Lei possibilita a pessoas físicas e jurídicas deduzir valores do Imposto de Renda por meio de doações para projetos exclusivamente voltados a pessoas com idade acima de 65 anos. Também serão priorizados tópicos sobre abandono de idosos, o combate à violência, a construção de centros de convivência e a realizações de ações que melhorem a qualidade de vida dos idosos.
 
Fonte: Jornal do Comércio

Empresas ficam obrigadas a incluir CPF na nota fiscal

Conforme o Decreto Estadual 50.199, que altera itens no regulamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a inclusão do CPF do cliente na nota fiscal passa a ser obrigatório por parte dos estabelecimentos comerciais. O decreto também prevê que as empresas devem afixar cartazes avisando ao consumidor sobre a inclusão do CPF na nota fiscal. Caso o cliente não queira informar seu CPF, a empresa fica dispensada de incluí-lo no documento.

 

Prêmio de Respoonsabilidade Social – Mais Que Um Prêmio, Uma Atitude

O Prêmio de Responsabilidade Social é uma oportunidade para que as organizações gaúchas mostrem e divulguem suas ações de cunho social e de preservação do meio ambiente. Podem se inscrever empresas privadas, sociedades cooperativas, organizações governamentais, prefeituras, instituições de ensino e entidades sem fins lucrativos. O tema norteador desta 4ª edição está baseado na educação e na cultura. Os profissionais da contabilidade responsáveis pelo balanço social, bem como o colaborador responsável pelo relatório social da organização certificada receberão Diploma Mérito Social.
A coordenação do Prêmio de Responsabilidade Social fica a cargo de uma Comissão Mista, formada por 16 entidades e instituições da sociedade civil, cuja presidente é a contadora Simone Imperatore, coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS.
As inscrições para a 14ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social 2013 estarão abertas de 1º de junho a 31 de julho no site da Assembleia Legislativa do RS - www.al.rs.gov.br/premios.  

Contabilidade em Debate fala sobre a Representação Contábil e Empresarial no TART

Nesta semana, o Contabilidade em Debate, programa da Rádio CRCRS apresentado pelo Técnico em Contabilidade Luciano Biehl, aborda a importância da representação contábil e empresarial no Tribunal Administrativo de Recursos Tributários (TART). Participam do programa o Contador e Conselheiro do CRCRS, Lino Bernardo Dutra; e o conselheiro suplente do TART, Olemar Teixeira.

Ouça o Contabilidade em Debate, diariamente, nos horários das 11h30min, 13h30min e 18h30min. Acesse o site www.crcrs.org.br, clique no banner da Rádio CRCRS e confira!

Teste ANPAD

As inscrições para a edição de junho do Teste ANPAD vão até 21 de maio. O Teste é um dos requisitos exigidos no processo seletivo de 149 cursos de mestrado e doutorado em Ciências Contábeis. As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente pelo site www.anpad.org.br/teste, onde também consta a relação completa dos locais de aplicação das provas.

Nota Fiscal Eletrônica chegará ao campo gaúcho

A era fiscal digital obrigatória começará em junho para o produtor rural gaúcho. O Decreto Estadual 50.233/13 determinou que, a partir de 1 de junho/2013, será obrigatória a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) para o produtor rural exclusivamente nas operações interestaduais com arroz em casca. Como fazer? O especialista Feliciano Almeida Neto, diretor da Affectum – Auditoria e Consultoria Empresarial, dá as dicas: se for produtor rural empresa, deverá estar “credenciado