SINDISPGE visita o CRCRS:

Os diretores do Sindicato dos Servidores da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul – SINDISPGE -RS, Valquiria Maciel, Gerson Santos e Marcelo Radke, estiveram no dia de hoje em visita ao presidente Zulmir Breda solicitando apoio ao movimento de reajuste salarial dos servidores, especialmente no que tange ao quadro de Contadores existentes na PGE. Relataram que os Contadores do órgão executam serviços altamente especializados e que, comprovadamente contribuem com seu trabalho para economizar e arrecadar centenas de milhões de reais, por ano, ao Estado. O presidente Breda confirmou o apoio ao movimento de reposição salarial.

Curso de Extensão em Trabalho e Previdência

A Lefisc está com inscrições abertas para o Curso de Extensão em Trabalho e Previdência, que se inicia em 07 de junho e com término previsto para 30 de novembro. O objetivo é proporcionar aos participantes instruções e conhecimento da legislação sobre a área previdenciária e trabalhista.

Os encontros acontecem às sextas-feiras, das 19h15min às 22h15min, e aos sábados, das 8h30min às 12h, nas Faculdades Dom Bosco de Porto Alegre (Rua Mal. José Inácio da Silva, 355). Faça sua inscrição pelo e-mail cursos@lefisc.com.br ou pelo telefone (51) 3373-0030.

Curso sobre Normas de Auditoria do IBRACON

A 6ª Regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) realiza curso sobre “Normas de Auditoria em Auditorias de Entidades de Pequeno e Médio Porte” nos dias 7, 14 e 21 de junho e também em 5 e 12 de julho. Os encontros ocorrem no auditório do CRCRS, das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h30min.

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail ibraconsexta@ibracon.com.br. Está prevista pontuação para o Programa de Educação Continuada.

Presidente da IFAC visita o Brasil

Ontem (27), o CRC-SP fez o lançamento oficial da campanha “2013: Ano da Contabilidade”, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que foi acompanhado por autoridades; presidentes do CFC, Juarez Carneiro, do CRCRS, Zulmir Breda; de outros Conselhos e, em especial, pelo presidente da IFAC (Federação Internacional de Contadores), Warren Allen, que visita o Brasil a fim de estreitar as relações com as entidades e com os profissionais da Contabilidade. A sessão também teve o intuito de homenagear os profissionais da Contabilidade pela passagem do seu dia, comemorado em 25 de abril.
Hoje (28) pela manhã, Allen proferiu palestra na sede do CRC-SP sobre as atividades do IFAC no mundo, o plano estratégico da organização para os próximos anos e da adequação às IFRS.

A IFAC foi fundada em 1977, na Alemanha, durante o 11º Congresso Mundial de Contadores. A missão da Federação é fortalecer a profissão contábil no mundo. O objetivo da IFAC é facilitar a cooperação entre os órgãos-membros, colaborar com outras organizações internacionais e servir de porta-voz da profissão em todo o mundo.
 

 

Presidentes do Ibracon Nacional, Eduardo Augusto Pocetti; do CRCRS, Zulmir Breda; do CFC, Juarez Carneiro; da IFAC, Warren Allen; Sescon-SP e da Aescon – SP, Sérgio Approbato Machado Junior

Voluntários do Programa de Gestão da Merenda Escolar recebem treinamento



Na manhã desta terça-feira (28), representantes da Secretaria Estadual de Educação e do CRCRS promoveram treinamento a voluntários do programa de Gestão Eficiente da Merenda Escolar no auditório da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Centro Administrativo Fernando Ferrari. O vice-presidente de Gestão do CRCRS, Antônio Carlos Palácios, esteve presente na abertura do evento, representando o presidente Zulmir Breda.

Na ocasião, Palácios comentou sobre o trabalho que o Programa de Voluntáriado da Classe Contábil vem desenvolvendo sobre o tema, de modo a aprimorar a gerência destes recursos, uma vez que eles ”são voltados à alimentação das crianças, ao nosso futuro, ao amanhã”. Também parabenizou a estrutura da equipe responsável pelo treinamento, formada por técnicos da Controladoria e Auditoria Geral do Estado (CAGE) e por membros da Secretaria Estadual da Educação e do CRCRS.

Estiveram presentes, do CRCRS, os conselheiros Pedro Gabril Kenne e Luiz Eurico Boeira; o Diretor Técnico Décio Neves; o Delegado Regional de Palmeira das Missões, Eroni Cosmam; além do auditor-geral do Estado, Renato Scapin, de voluntários do PVCC e representantes dos Conselhos Regionais de Educação.

Aprovado estatuto da Associação do Fórum dos Conselhos Regionais




O vice-presidente de Gestão do CRCRS, Antônio Carlos de Castro Palácios, representou o presidente Zulmir Breda na reunião extraordinária do Fórum dos Conselhos Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, realizada nesta segunda-feira (27).

Na ocasião, foi aprovado o Estatuto da Associação do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul (FÓRUM-RS).

Zulmir Breda é recebido pelo presidente da OAB/RS

Na tarde do último dia 21, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, recebeu em seu gabinete o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Zulmir Breda. Ambos conversaram sobre o pagamento de honorários periciais, aos Contadores, nos processos que envolvem Assistência Judiciária Gratuita.
Na ocasião, Bertoluci informou a Breda que a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da OAB já está estudando o caso para que ele seja resolvido em breve.

Marina Silva encerra XIV Convenção falando sobre desenvolvimento sustentável

marina

A ambientalista e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva proferiu há poucos instantes a palestra magna da XIV Convenção de Contabilidade do RS. Ela abordou os desafios do desenvolvimento sustentável e, durante sua apresentação, destacou que o mundo encontra-se em um momento no qual a preocupação com a preservação ambiental é crucial. “Vivemos uma crise civilizatória. Para revertermos esse processo, precisamos focar em especial na educação e na criação de gerações preocupadas com um futuro sustentável do planeta”, afirmou. Na oportunidade, a ex-ministra disse que o profissional da contabilidade não é feito apenas “como um mero fazedor de contas” e, sim como “peça fundamental para o desenvolvimento dos negócios.

Sped e Tax Alerts foram temas de palestras desta manhã

A XIV Convenção de Contabilidade prosseguiu na manhã desta sexta-feira (24) com grande presença dos participantes nas palestras. No auditório Maria Fumaça, o vice-presidente de controle interno do CFC, Enory Spinelli, e o presidente do Conselho do Controle de Atividades Financeiras, Antônio Gustavo Rodrigues, debatiam sobre a tarefa dos profissionais contribuírem no combate ao crime da lavagem de dinheiro. Paralelamente, o professor universitário Gil Giardelli, fazia uma apresentação bastante interativa no auditório Caminhos da Pedra, com vídeos e novidades que o mundo digital está trazendo; e Roberto Dias Duarte, especialista em Tecnologia da Informação, abordava como o Sped inovou o atendimento do Fisco aos profissionais contábeis e aos contribuintes.

Também ocorreram nesta manhã as palestras de Mary Elbe Queiroz, membro titular da Academia Nacional de Economia, sobre Tax Alerts; de Ézio Rezende, superintendente da Fundação Projeto Pescar, sobre o diferencial competitivo que o desenvolvimento sustentável gera; e sobre a arte de realizar sonhos, do Professor Pachecão.

Pela tarde, a partir das 16h, Marina Silva ministrará a Palestra Magna do evento, Desafios do Desenvolvimento Sustentável.

Spinelli: COAF não trabalha para punir, e sim para
colher informações no combate à lavagem de dinheiro

Gil Giardelli: mundo digital possibilitou uma gama de ideias
que se iniciam no online, mas geram mudanças no mundo offline
Roberto Dias Duarte: Sped é segurança e inovação no atendimento

Mary Elbe: Tax Alerts podem evitar confusões
e desentendimentos entre Fisco e entidades

Ézio Rezende: Sustentabilidade se desenvolve melhor
em uma sociedade com maior poder de articulação

Professor Pachecão: Vence na vida e no mundo quem sabe lidar com gente

Delegados são laureados

Se o dia foi repleto de palestras e painéis na Fundaparque, a noite da XIV Convenção de Contabilidade foi de honrarias: oito delegados regionais receberam a titulação de Delegado Honorário do CRCRS em um jantar marcado por agradecimentos aos representantes do Conselho no interior do Estado.

Receberam a láurea os delegados de Jaguarão, Darlan Batalha; de Santa Rosa, Atemir Zimmermann; de Panambi, Edson Ketzen; de Santo Ângelo, Willi Renato Salla; de São Gabriel, Mariângela Moreira; de Tramandaí, Lesi Tedesco; de Venâncio Aires, Marcelo Müller; e de Santo Antônio da Patrulha, Andréia Peixoto dos Santos.

Darlan Batalha, de Jaguarão

Edson Ketzen, de Panambi

Atemir Zimmermann, de Santa Rosa

Willi Renato Salla, de Santo Ângelo

Mariângela Moreira, de São Gabriel

Lesi Tedesco, de Tramandaí

Marcelo Müller, de Venâncio Aires

Andréia Santos, de Santo Antônio da Patrulha