2º Exame de Suficiência 2013 – comunicado

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou hoje (28/6), no Diário Oficial da União (DOU), uma retificação ao edital do Exame de Suficiência n.º 2/2013, publicado no DOU no dia 25 de junho (seção 3, página 160).Dessa forma, no subitem 7.8 do edital – onde se lê: 7.8. Os aprovados no Exame de Suficiência terão o prazo de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da relação dos aprovados no Diário Oficial da União, para requererem o registro profissional, no CRC, na categoria para a qual tenha sido aprovado –, leia-se: 7.8 Os aprovados na prova para Bacharel em Ciências Contábeis terão o prazo de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da relação dos aprovados no Diário Oficial da União, para requererem o registro profissional, no CRC. Os aprovados na prova para Técnico em Contabilidade terão o prazo de até 1º de junho de 2015 para requererem o registro profissional no CRC, conforme o disposto na Lei n.º 12.249/2010.

Comissão de Estudos de TI do CRCRS e Secretaria da Fazenda Estadual em busca de solução

Em razão de diversos problemas enfrentados para atualização do extrato do contribuinte no site da Sefaz e da web servise de manifestações do destinatário é que a os integrantes da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação do CRCRS solicitou reunião com representantes da Secretaria da Fazenda Estadual. Desde às 14h de hoje (28/7), os servidores da pasta, Paulo Grewe e Gima Pavão encontram-se no Centro de Cultura Dr. Olívio Koliver para discutir esse e outros assuntos juntamente com Clóvis da Rocha, coordenador da referida Comissão, Ricardo Kerkhoff, Diego Carlin, Ronaldo Silvestre e Darci Anton.

Comissao

14º Prêmio de Responsabilidade Social está com inscrições abertas

  

Foto: Vinicius Reis
Edição 2013 do prêmio foi lançada no dia 3 de junho
Com os temas norteadores Educação e Cultura, a 14ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social (PRS) está com inscrições abertas até dia 31 de julho. Ao destacar práticas de responsabilidade social, o prêmio incentiva organizações do Rio Grande do Sul a realizarem projetos voltados para o bem-estar social e preservação do meio ambiente, na busca por uma sociedade melhor. O edital está disponível no endereço www.al.rs.gov.br/premios.
Podem concorrer ao PRS empresas privadas, sociedades cooperativas, entidades governamentais, prefeituras municipais, instituições de ensino fundamental e médio, profissionalizante e superior e entidades sem fins lucrativos. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 13 de novembro, no Teatro Dante Barone da ALRS.
 
Comissão
Instituído por lei estadual, o PRS é promovido pelo Parlamento gaúcho sob coordenação de uma comissão formada por representantes de 14 entidades e instituições da sociedade civil. Integram a comissão: Fiergs, Federasul, Fecomércio, Sesc, Sesi, PGQP, Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, Ocergs/Sescoop, Federação das Associações de Servidores Públicos no RS, Ong Parceiros Voluntários, Conselho Regional de Contabilidade, Famurs, ARI e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/RS.
 
Diplomas, certificados, menções especiais e troféus
A comissão avalia os investimentos das organizações inscritas em ações sociais e decide quem vai receber os certificados, troféus e menções especiais. Para concorrer ao certificado, as entidades devem apresentar o balanço social. Já para disputar os troféus é necessário enviar balanço e relatório sociais.Este ano, as organizações que apresentarem o relatório de responsabilidade social e, separadamente, casos comprovados dos temas norteadores Educação e Cultura, concorrerão à Menção Especial e Troféu Destaque RS. Os diplomas serão conferidos aos profissionais de contabilidade ou colaboradores indicados pelos participantes.
 
Fonte: Assembleia Legislativa
26 de junho de 2013
 

Coordenadores e professores de Ciências Contábeis, evento imperdível!

Nos dias 22 e 23 de julho, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, professores, coordenadores, gestores de IES e dirigentes pedagógicos de todo o País estarão reunidos na oitava edição do Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis. O evento vai propor a discussão em torno dos desafios do educador, novos paradigmas tecnológicos, a atuação da universidade na sociedade contemporânea, Exame de Suficiência, perspectivas da pós-graduação em Ciências Contábeis, responsabilidade social, entre outros tópicos.
Informações completas e inscrições em www.crcrs.org.br

Profissionais e estudantes lotam Feevale no Seminário de Assuntos Contábeis de Novo Hamburgo

Em torno de 150 pessoas, entre profissionais e estudantes da área contábil, prestigiaram, o Seminário de Assuntos Contábeis de Novo Hamburgo, iniciativa promovida por este Conselho, que integra o Programa de Educação Continuada da entidade, e visa aperfeiçoar e qualificar os participantes em temas relacionados à Contabilidade. O evento ocorreu no auditório do prédio Multicolor da Universidade Feevale e contou com autoridades municipais e estaduais, delegados e conselheiros do CRCRS, além de representantes da sociedade civil organizada.

feevale1

Durante a solenidade de abertura o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, salientou que, entre as suas frentes de atuação, a educação continuada é considerada a mais importante. “A união das entidades de classe em nosso Estado faz com que seja possível a realização de eventos como o de hoje. E o objetivo maior do CRC é a educação continuada”, explicou. Breda ainda ressaltou o trabalho dos Contadores e Contabilidade na luta contra a corrupção. “O profissional da Contabilidade é essencial para minimizar a corrupção que, atualmente, é a principal chaga da sociedade brasileira”, frisou.

feevale2

Já a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade, Ana Tércia Lopes Rodrigues, comentou a importância de mantermos as entidades de classe fortalecida e reforçou o papel de cada um dos profissionais na escolha dos seus representantes. “Este ano, temos eleições no Sistema CFC/CRCs e cada um de nós pode fazer sua parte para contribuir nesse processo democrático que busca fortalecer, cada vez mais, a representação da nossa classe perante a sociedade.

Responsabilidade Civil e Criminal

feevale3

Durante a manhã, ocorre o painel A Responsabilidade Civil e Criminal dos Profissionais da Contabilidade. Irão discorrer sobre o tema o vice-presidente do CRCRS, Antônio Carlos de Castro Palácios; o Procurador do Ministério Público Federal em Novo Hamburgo, Celso Três; o Delegado da Receita Federal do Brasil em Novo Hamburgo, Luiz Fernando Lorenzi; e a auditora-fiscal da Receita Federal do Brasil em Pelotas, Dulce Maria Rino Lagoas de Paula.

Modelo ICP-Brasil da Caixa Econômica Federal

Caixa Econômica divulga publicação de circular que estabelece certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil, como forma de acesso ao canal eletrônico de relacionamento Conectividade Social, bem como informações abaixo:

Prezados Senhores,
1 Comunicamos a publicação da Circular CAIXA 626/2013 que disciplina a utilização do canal Conectividade Social e revoga a Circular CAIXA 582 de 27 de junho de 2012.
2 Conforme disposto na Circular 626/2013, fica estabelecido que a versão anterior do Conectividade Social que utiliza os certificados eletrônicos em padrão diferente do ICP-Brasil permanecerá disponível para o envio de arquivos SEFIP e GRRF, com uso de aplicativo cliente do Conectividade Social – CNS – e do ambiente “Conexão Segura

Termina amanhã prazo para empresas enviarem declarações à Receita

As empresas tributadas pelo lucro real, presumido ou arbitrado, bem como as entidades sem fins lucrativos, têm até amanhã (28) para entregar à Receita Federal a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) deste ano, relativa a 2012.
A entrega termina às 23h59min59s do dia 28 de junho, último dia útil do mês.
O programa para o preenchimento da declaração está disponível no site da Receita Federal.
Para a transmissão, é preciso usar o Receitanet, programa também disponível no mesmo site. A expectativa é que 1,5 milhão de empresas entreguem o documento.
A DIPJ é usada pelas empresas para o pagamento dos seguintes tributos: Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Programa de Integração Social (PIS).
Por meio da declaração, a Receita tem acesso ao balanço das empresas e pode fazer o cruzamento com outras declarações, como a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).
Não precisam apresentar a DIPJ as empresas que fizeram a opção pelo Simples Nacional, os órgãos públicos, as autarquias, as fundações públicas e as empresas inativas.
Caso não apresente a declaração até o prazo, a empresa estará sujeita a multa de 2% ao mês sobre o IR informado na DIPJ, ainda que integralmente pago, limitada a 20%. A multa mínima é de R$ 500.
A Receita alerta para o risco de os contribuintes deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, pois pode haver dificuldades devido ao acumulo de acessos ao site da Receita.

Fonte: Folha de S.Paulo

Comissão Estadual do Ano da Contabilidade se reúne no CRCRS

Reuniao

Integrantes da Comissão Estadual responsável pela condução e divulgação da campanha 2013: Ano da Contabilidade no Brasil estiveram reunidos, esta manhã, no plenário do CRCRS, com o objetivo de debater os próximos passos da campanha no Estado. Foi apresentado o site do projeto e discutidas, especialmente, as ações publicitárias que serão veiculadas, em breve, na mídia impressa e audiovisual.

Participaram do encontro o presidente do CRCRS, Zulmir Breda; a representante do CFC, Ana Tércia Lopes Rodrigues; o presidente do Sescon-RS, Jaime Gründler Sobrinho; a representante do Sescon Serra Gaúcha, Magda Regina Wormann; o representante do Sebrae-RS, Wladimir Alexandre Noga; o presidente do Ibracon 6ª Regional, Marcelo Saweryn; e o presidente da Federacon, Sergio Rossetto.

Revista Técnica do CRCRS

Revista_Tecnica_CRCRS150Acesse na página do Conselho na internet – www.crcrs.org.br - menu Publicações, a edição nº 150 da Revista Técnica do CRCRS. Nesse número, textos sobre Pesquisa de percepção em relação à aplicabilidade da Contabilidade Gerencial em microempresas da região de Porto Alegre; A mensuração da composição do valor adicionado das empresas participantes do novo mercado da Bovespa no contexto da responsabilidade social; Governança Corporativa: análise da atuação do comitê de auditoria; além da segunda parte do artigo La formacion etica del profesional en Ciencias Economicas en el grado y el postgrado.

Exame de Suficiência 2013 – 2ª Edição

Foi publicado hoje (25), no Diário Oficial da União, o edital da 2ª Edição do Exame de Suficiência 2013. A aprovação no exame é um dos requisitos para que bacharéis em Ciências Contábeis e em Curso Técnico em Contabilidade obtenham seu registro junto ao Conselho de atuação em seu Estado.

As inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira (1º/7), e as provas serão aplicadas em 29 de setembro. Clique aqui para consultar o edital.