Ministério Público recomenda participação de profissionais da Contabilidade em Conselho Fiscal

Em junho, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul elaborou e divulgou em seu site (www.mp.rs.gov.br/fundacao) orientações sobre os procedimentos para a prestação de contas das fundações de direito privado (Sistema de Cadastro e Prestação de Contas) referente ao ano de 2012, cujo prazo de entrega se esgotou em 30 de julho.
Dentre os documentos requisitados consta a “cópia simples da ata de aprovação/desaprovação das contas do ano-base de 2012 pelo órgão máximo de deliberação da Fundação, acompanhada da cópia do parecer do Conselho Fiscal

Curso de Atualização em Contabilidade na modalidade EAD

A Escola Superior Tributária da Afisvec promove o curso de Atualização em Contabilidade, elaborado pelo professor Lauro Arend, com aulas à distância. Nessa modalidade, o aluno terá contato com o professor por meio de chats e fóruns. Ao se matricular o aluno recebe um CD com um livro eletrônico e account. O curso tem previsão de iniciar na segunda quinzena de setembro e será composto por três módulos. Profissionais registrados no CRCRS terão desconto.
Informações pelo telefone (51) 3224-4922, pelo e-mail afisvec@afisvec.org.br ou ainda no site www.afisvec.org.br.

Account é um software criado pelo professor Arend e sua equipe que orienta, passo a passo, a elaboração de todo o elenco de contas de uma empresa, como organizá-la nos registros e demonstrações contábeis, de forma interativa.

Conselho Editorial da RBC lança o Prêmio Olivio Koliver

A coordenadora do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, e os demais membros do Conselho lançaram, no dia 23 de julho, durante o VIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, em Porto Alegre-RS, o Prêmio Olivio Koliver. Criado com o objetivo de fomentar a produção e a disseminação do conhecimento na área contábil, o Prêmio também visa prestar homenagem à memória de um dos maiores expoentes da Contabilidade brasileira, falecido em 2009.

IMG_3822
A realização do Prêmio consiste na escolha, pela Banca Examinadora, do melhor artigo publicado na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), a partir de 2013. O autor do artigo selecionado será contemplado com o troféu Olivio Koliver, a ser entregue em solenidade de premiação, que ocorrerá durante reunião Plenária do CFC, em Brasília-DF.
IMG_3841
Por meio da Portaria nº 043/13, o CFC constituiu a Banca Examinadora do Prêmio Olivio Koliver com os seguintes professores doutores: Jacqueline Veneroso Alves da Cunha (Universidade Federal de Minas Gerais), Flávia Zóboli Dalmácio (Universidade de São Paulo), Márcio Luiz Borinelli (Universidade de São Paulo), Vera Maria Rodrigues Pontes (Universidade Federal do Ceará) e Fábio Moraes da Costa (Fucape). A coordenação dos trabalhos da Banca está a cargo de Jacqueline.
A Revista Brasileira de Contabilidade, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), é uma das mais antigas publicações técnico-contábeis do Brasil, sendo que o seu primeiro número data de 1912.
Acesse o regulamento do Prêmio: Olivio Koliver-folder .
Quem foi Olivio Koliver
Reconhecido como homem de vasta cultura, tanto na área da Contabilidade como em campos como história, geografia, artes e línguas, Olivio Koliver nasceu em Porto Alegre (RS), em 1937, filho de imigrantes alemães. Foi casado com Irma Mercedez Gatz e teve três filhos: Edward, William e Vivian.
Formado em Ciências Contábeis e Atuariais, ele obteve o bacharelado pela Faculdade de Economia do Vale do Rio dos Sinos e o título de doutor em Ciências Contábeis, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Ainda, cursou pós-graduação em universidades alemãs e também fez cursos na França.
Koliver foi professor titular da faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da PUC do Rio Grande do Sul, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, da Universidade Federal do RS e na Fundação Visconde de Cairu (Salvador-BA). Além disso, na área acadêmica, foi consultor para projetos especiais da Universidad de Buenos Aires; professor visitante da Universidad de La Matanza, em San Justo, província de Buenos Aires; e membro do Instituto Argentino de Professores Universitarios de Costos.
Prestou serviço à classe contábil, participando do CRCRS, inclusive como presidente do Regional por quatro vezes. Foi Vice-presidente Técnico do CFC e colaborador do Grupo de Normas Brasileiras de Contabilidade. Atuou no Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre e no Instituto dos Auditores Independes do Brasil (Ibracon-6ª Região).
Representou a classe contábil como presidente do Comitê de Investigação Contábil da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), na subcomissão de contabilidade do Grupo de Integração do Mercosul, em Contabilidade, Economia e Administração (Gimcea), no Education Committee da International Federation of Accountants.
Entre as várias homenagens e prêmios que recebeu, destacam-se: prêmios “Roberto Casas Alatriste

Últimos dias para aderir ao Redam

Os Contadores e Técnicos em Contabilidade com débitos junto ao CRCRS vencidos até 31/10/2012 (inclusive os em cobrança judicial) têm até quarta-feira (31/7) para aderirem ao Regime de Parcelamento de Débitos de Anuidades e Multas.

Interessados que efetivarem pagamento à vista terão 100% de abatimento de multas e juros. Outras formas de pagamento e descontos devem ser consultadas no site www.crcrs.org.br. Mais Informações podem ser obtidas pelo e-mail financeiro@crcrs.org.br ou pelo telefone (51) 3254-9400.

Homolognet com certificado digital

O acesso ao Homolognet, sistema de homologação das rescisões contratuais on-line do Ministério do Trabalho e Emprego, será permitido, a partir de 16 de setembro, apenas por meio de certificado digital.

A ferramenta deve substituir o atual modo de entrada no sistema, feito por login e senha. A medida está prevista na Portaria 855 do Ministério do Trabalho e Emprego, publicada no Diário Oficial da União de 17 de junho.

Prêmio de Responsabilidade Social

As instituições interessadas em participar da 14ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social devem atentar que o prazo para inscrições se encerra nesta quarta-feira (31/7). Organizado pela Assembleia Legislativa, a iniciativa tem como objetivo divulgar ações e práticas de responsabilidade social, voltadas à promoção do bem-estar da sociedade gaúcha.

Neste ano, os temas norteadores do Prêmio são Educação e Cultura. Entidades sem fins lucrativos, instituições de ensino, empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, municípios, entidades governamentais e sociedades cooperativas estão aptas a participar. Inscrições pelo site www.al.rs.gov.br.

CFC regula os procedimentos da lei de prevenção a crimes de lavagem de dinheiro

Em reunião Plenária realizada  em 26 de julho, foi aprovada a Resolução CFC n.º 1.445/13 que dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos profissionais e organizações contábeis, quando nos exercícios de suas funções, de forma a atender o previsto na Lei n.º 9.613/1988 e alterações posteriores.

A Resolução disciplina como os profissionais e as organizações contábeis deverão informar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), previsto nos acordos internacionais de prevenção e combate à lavagem de dinheiro, da qual o Brasil é signatário.
O objetivo da resolução, além de atender o disposto na lei que cabe ao CFC disciplina e regula os procedimentos a seus profissionais e organizações contábeis, é o de servir de alerta à sociedade e aos empresários quanto aos riscos da lavagem de dinheiro.
Para o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional e coordenador da comissão integrada por membros do Sistema CFC/CRCs, Ibracon e Fenacon que normatizou os procedimentos, Enory Spinelli, a resolução aprovada busca regulamentar a Lei e proteger o profissional de possíveis riscos que possam incorrer no exercício da atividade ao encobertar operações ilegais.

Fonte: Comunicação CFC

Escritórios de Contabilidade e seus talentos

Por que os escritórios de Contabilidade estão perdendo seus talentos? Esta é a pergunta que o Contabilidade em Debate busca responder esta semana, conversando com o presidente do Sescon Serra Gaúcha, Tiago Dal Corno, e com o diretor financeiro do Sescon-RS, Diogo Chamun. A apresentação fica por conta de Luciano Biehl.

Ouça o Contabilidade em Debate, diariamente, às 11h30min, 13h30min e 18h30min na Rádio CRCRS Web. Acesse www.crcrs.org.br, clique no banner da rádio e confira!