Hoje o dia é dedicado aos auditores independentes

Cerca de 150 profissionais da contabilidade que atuam no segmento da auditoria independente estão reunidos (30/8) no auditório do prédio 32 da PUC/RS para acompanharem o Seminário de Auditoria Independente, que se desenrolará por todo o dia. Nomes reconhecidos nacionalmente na área marcarão presença no evento. Jorge Vieira da Costa Junior, superintendente de Normas Contábeis da CVM, deu início as palestras com o tema “Combinação de Negócios, Mensuração ao Valor Justo e Instrumentos Financeiros”. Na sequência falam Idésio Coelho, diretor-técnico do Ibracon, sobre “Comunicados Técnicos do Ibracon”; Ana Tércia Lopes Rodrigues, coordenadora da Comissão de Educação Profissional Continuada do CFC, Eduardo Pocetti, presidente do Ibracon do Brasil, José Bezerra, superintendente de Normas Contábeis e Auditoria da CVM, Rogério Rokembach, coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade, abordarão a “Educação Profissional Continuada para Auditores e Revisão pelos Pares”.

Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas homenageia profissionais da Contabilidade em audiência pública

Ontem (28/8) à noite, profissionais que atuam na área contábil, professores e vereadores de Pelotas e região lotaram a Câmara Municipal para participarem da audiência pública referente a campanha ”2013: Ano da Contabilidade”. O proponente do evento, presidente da Câmara, Ademar Ornel, abriu a cerimônia exaltando a importância de contadores e técnicos em contabilidade em todos os segmentos da sociedade, inclusive no legislativo. “Muito importante que, nesta noite, possamos reunir profissionais contábeis e parlamentares para expressar nosso reconhecimento a esta profissão, sem a qual, com certeza o país pode parar. Toda a ação financeiro-econômica que se realiza passa pelas mãos de um contador”, ressaltou Ornel. O presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade da Cidade de Pelotas e Região, José Francisco Lamas Domingues, enfatizou a abrangência da profissão, mas lembrou que ainda é preciso que o reconhecimento seja maior. 2013: Ano da Contabilidade é uma campanha desenvolvida pelo Sistema CFC/CRCS com a colaboração de entidades representativas da classe e outras empresas brasileiras, cujo objetivo é retratar para a sociedade a verdadeira função da Contabilidade, áreas de atuação e o reflexo de sua aplicação no progresso econômico do País.

Foto do site da Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas

Antônio Carlos Palácios, vice-presidente de Gestão do CRCRS, representou, na ocasião, o presidente Zulmir Breda. 



 

Perícia Contábil: Normas e Formatação

A estrutura de um trabalho pericial contábil, incluindo normas e formatação, é o tema da palestra que será ministrada pelo contador Adriel Ziesemer, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, na cidades de Santa Rosa, Ijuí, Santa Maria, Bagé, Uruguaiana, Erechim, Passo Fundo, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas e Gravataí. Confira os locais, dias e horários em www.crcrs.org.br.

Pelotas lança concurso da Semana Global do Empreendedorismo

A 2ª edição do concurso será lançada na Câmara de Vereadores de Pelotas, hoje (28/8), às 19h, em comemoração ao Ano da Contabilidade no Brasil, com o projeto “Minha Atividade Empreendedora”. A iniciativa, que parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas e do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade da Cidade de Pelotas e Região (Sincotecpel) em parceria com o Sebrae/Pelotas, CRCRS, o Sescon/RS e a Prosoft, tem por objetivo estimular os estudantes dos cursos de graduação a desenvolverem empreendimentos que fomentem a região, com geração de empregos, renda e inovação.
A Semana Global do Empreendedorismo é comemorada de 18 a 24 de novembro e envolve 125 países, cujas organizações, durante o referido mês, realizam várias atividades para inspirar, capacitar e conectar pessoas interessadas em empreendedorismo.
Os estudantes interessados devem se inscrever, por meio do site da Prefeitura Municipal de Pelotas, até o dia 20 de setembro. Também no site está disponibilizado o regramento.
Os três primeiros colocados serão premiados:
1º lugar: R$ 3.000,00
2º lugar: 1 tablet
3º lugar: 1 smartphone
Cada participante só poderá concorrer com um projeto.
Informe-se e participe!
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail minhaatividadeempreendedora@gmail.com

Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Pelotas trata do Ano da Contabilidade

As entidades representativas da classe contábil de Pelotas, convidam, para amanhã (28/8), às 19h, os profissionais da contabilidade da cidade e região a participarem, no Plenário da Câmara de Vereadores de Pelotas, de uma audiência pública para debater o tema: 2013: Ano da Contabilidade no Brasil.

Câmara Municipal de Pelotas fica situada na Rua 15 de Novembro, nº 207 – Centro.

É importante a presença de todos, pois trata-se da nossa classe e da valorização da nossa profissão!

Fórum de Controle Social das Contas Públicas

Acompanhamento da Gestão Pública pela Sociedade e Acesso à Informação são temas que estarão presentes no Fórum de Controle Social das Contas Públicas, que o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul promove em 17 de setembro, das 13h30min às 18h, no auditório Romildo Bolzan (sede do TCE-RS – Rua Sete de Setembro, 388 – Centro, Porto Alegre).

Interessados podem se inscrever e consultar a programação do evento clicando aqui ou pelos telefones (51) 3214-9701 / (51) 3214-9707.

Seminário de Auditoria Independente

Os interessados em participarem do Seminário de Auditoria Independente que não puderam efetuar sua inscrição em tempo hábil terão nova oportunidade esta semana. Em virtude da demanda, o evento foi transferido para o Auditório de Informática da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 32) e conta com novas vagas.

A data e o horário do seminário permanecem os mesmos: sexta-feira, 30 de agosto, das 8h30min às 17h. Esta é mais uma chance para que estudantes e profissionais contábeis ligadas à area da auditoria possam se atualizar sobre temas como:

Combinação de negócios, mensuração a valor justo e instrumentos financeiros, com o Assessor da Superintendência de Normas Contábeis da CVM, Jorge Vieira Júnior;
Comunicados técnicos do Ibracon, com o diretor técnico do Ibracon e coordenador de Relações Internacionais do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, Idésio Coelho; e
Educação Profissional Continuada para auditores e revisão pelos pares, com os painelistas Eduardo Augusto Pocetti, Ana Tércia Rodrigues, José Carlos Bezerra e Rogério Rokembach.

A iniciativa é uma realização do CRCRS com o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade e do Instituto Brasileiro de Auditores Independentes. Clique aqui e faça sua inscrição.

Fundos da Criança e do Adolescente devem se cadastrar até dia 31

Os órgãos responsáveis pela administração das contas dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente estaduais e municipais devem encaminhar, até 31 de agosto, o cadastro dos respectivos fundos para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A medida é fundamental para que a Receita Federal faça constar os Funcrianças no programa gerador do Imposto de Renda, possibilitando a destinação de valores constantes no tributo para essas entidades. Mesmo os fundos que constaram no último programa gerador devem realizar seu recadastro, ou não entrarão na relação da Receita Federal.

O pedido de cadastramento deve ser feito por meio de preenchimento de formulário no site da SDH – www.direitoshumanos.gov.br. Deve-se constar, no envio do formulário, o número de inscrição do respectivo Funcriança no CNPJ e a conta bancária específica para gestão dos recursos recebidos, mantida em instituição financeira pública.

Responsabilidade Civil e Criminal do Profissional da Contabilidade

 
Em que situações o profissional contábil pode ser responsabilizado civil e criminalmente? O que ele deve fazer para se prevenir de uma responsabilidade indevida? O Contabilidade em Debate, programa da Rádio CRCRS Web apresentado por Luciano Biehl, busca esclarecer essas dúvidas na edição desta semana, conversando com o vice-presidente de Gestão do CRCRS, Antônio Carlos de Castro Palácios, e com o advogado Paulo Roberto Kruse.
 
Contabilidade em Debate pode ser conferido em qualquer dia da semana, nos horários das 11h30min, 13h30min e 18h30min, e faz parte da programação da Rádio CRCRS Web – informação e conhecimento a um clique de você.

15ª Conescap chega ao fim

Às 18h30 do dia 23 de agosto, a 15ª Conescap começa a despedida de Gramado. Sob muita emoção, os presidentes da Fenacon, Valdir Pietrobon, do Sescon/RS, Jaime Gründler Sobrinho, e do Sescon/Serra Gaúcha, Tiago Dal Corno, agradeceram o público presente e reafirmaram que a Conescap é o maior evento para empresários de serviços contábeis do País.

Jaime, Valdir e Tiago foram homenageados com o troféu da 15ª Conescap

Diogo Chamum, coordenador-geral da 15ª Conescap, anunciou a marca de 1.915 inscritos no evento