Canguçu promove audiência pública sobre campanha 2013: Ano da Contabilidade

A cidade de Canguçu realizou, na última quarta-feira (25/09),  audiência pública sobre a campanha, encabeçada pelo Sistema CFC/CRCs, 2013: Ano da Contabilidade no Brasil. Contadores, Técnicos em Contabilidade, professores, estudantes e representantes de entidades sindicais da classe contábil lotaram o Plenário da Câmara dos Vereadores, que recebeu o evento.

A audiência pública, uma iniciativa do vereador Rodinha para divulgar a campanha no município, teve como objetivo mostrar à população a importância da profissão contábil para a sociedade brasileira e a atuação do profissional da Contabilidade no desenvolvimento do País. A vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Nair Giacobbo de Lima, representou o Conselho na ocasião. Além dela, estiveram presentes o Secretário da Fazenda de Canguçu, Siegfried Retzlaff; o presidente da Associação Canguçuense de Contabilidade, Gerson Duarte; o representante da Federacon, Luís Roberto

Cronograma do eSocial

A Receita Federal do Brasil disponibilizou o cronograma do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). O projeto do governo federal visa unificar o envio de informações pelo empregador em relação a seus empregados.

Segue:

Disponibilização do aplicativo para qualificação do cadastro dos trabalhadores existentes nas empresas – Setembro/2013 – Consulta CPF, PIS/NIT e Data de nascimento na base do sistema CNIS;

Disponibilização do manual de especificação técnica do XML e conexão webservice – outubro/2013;

Disponibilização de ambiente de testes dos eventos iniciais do empregador na internet para conexão webservice e XML (pré-produção) – novembro/2013;

Obrigatoriedade de prestar a informação via eSocial – módulo empregador doméstico – 120 dias após a publicação da regulamentação da EC 72/2013;

Implantação do eSocial com Recolhimento unificado – MEI e Pequeno Produtor Rural – final do 1º semestre de 2014;

Disponibilização de ambiente de testes para cadastramento inicial de empregados com vínculos ativos com conexão webservice e XML(pré-produção);

Implantação do eSocial por fases para o primeiro grupo de empresas – Empresas do Lucro Real: Até 30/04/2014 – Cadastramento inicial; Até 30/05/2014 – Envio dos eventos de mensais. A partir da competência 07/2014 – substituição da GFIP;

Implantação do eSocial por fases para o segundo grupo de empresas – Empresas do Lucro Presumido e Simples Nacional: Até 30/09/2014 – Cadastramento inicial; Até 30/10 – Envio dos eventos de mensais. A partir da competência 11/2014 – substituição da GFIP;

Substituição da DIRF, RAIS, CAGED e outras informações acessórias – A partir de 01/2015;

Entrada do módulo da reclamatória trabalhista – 01/2015.


Fonte: Fenacon

Encontro Estadual dos Observatórios Sociais

O Comitê Gestor do Observatório Social no Estado realiza, em 9 de outubro, o 2º Encontro Estadual dos Observatórios Sociais, das 9h às 18h, no auditório da Faculdade Monteiro Lobato (Rua dos Andradas, 1180 – 14º andar).

O objetivo do evento é reunir integrantes dos Observatórios Sociais em funcionamento e os que se encontram em fase de instalação no Estado, além de entidades que representam a Sociedade Civil, visando a discussão de ideias que aprimorem o trabalho desses Observatórios.

A programação contará com uma apresentação do projeto Observatório Social do Brasil e de resultados obtidos pela Rede no Brasil e no Estado. Também serão ministradas palestras sobre políticas públicas, transparência nos gastos públicos, utilização de Indicadores de Gestão Pública, entre outros assuntos.

Para participar, deve-se efetuar inscrição até 7 de outubro por este link. A programação completa pode ser consultada clicando aqui.

Desoneração da folha de pagamento no Contabilidade em Debate

Contabilidade em Debate desta semana traz como tema as Novas Regras da Desoneração da Folha de Pagamento. O Técnico em Contabilidade Luciano Biehl conversa com o vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Contador Celso Luft; com o diretor financeiro do Sescon-RS, Contador Diogo Chamun; e com a empresária contábil Rosane Kuhn.

Para ouvir o Contabilidade em Debate, acesse www.crcrs.org.br e clique no banner da Rádio CRCRS Web. O programa vai ao ar, diariamente, nos horários das 11h30min, 13h30min e 18h30min. Confira!

CRCRS presente no 4º CONAPE

De 16 a 18 de setembro de 2013, ocorreu, em Belo Horizonte, o quarto Congresso Nacional de Peritos, que congregou contadores, economistas, administradores, médicos, engenheiros e demais especialistas das áreas de perícias grafotécnicas, informática e meio ambiente. No primeiro dia, além da solenidade de abertura, que contou com a palestra magna sobre “A Perícia Judicial no Contexto do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho TST/CSJT – Trabalho Seguro

Faculdade do Rio Grande do Sul adere à campanha

Alunos de Ciências Contábeis da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs) em visita ao CRCRS (27/9), entregaram uma camiseta alusiva a campanha 2013: Ano da Contabilidade, idealizada por eles, ao presidente do Conselho, Zulmir Breda, como forma de demonstrarem o engajamento e o apoio a iniciativa. A estudante Cristina Menezes expôs, em nome dos 22 colegas presentes, na ocasião, e mais o professor Cleber Nascimento, os motivos que os levaram a optar pelo curso de Ciências Contábeis e enfatizou a importância dessa campanha de valorização da profissão.


Alunos da Fadergs, em sessão plenária realizada hoje (27/9), declararam seu apoio a campanha 2013: Ano da Contabilidade.

Voluntariado contábil em Santiago

Durante a última Ação Cívico-Social realizada em Santiago, no dia 08 de setembro, o professor e integrante da Comissão de Estudos de Ensino Superior do CRCRS, Tiago Gorski Lacerda, divulgou as ideias do projeto Controle Social e Orçamento Familiar, que faz parte do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, à comunidade do bairro Ana Bonato. Uma ação que também contou com a participação de dois estudantes de Ciências Contábeis da URI do Município: Helen Dicetti Pires e Renan Resta Azzolin.

Os três voluntários distribuíram mais de 400 cartilhas sobre Orçamento Familiar: Finanças Organizadas, Sonhos Realizados, publicação editada pelo CRCRS, e esclareceram aos moradores a importância de um planejamento financeiro adequado em âmbito familiar. Tiago aprofundou o assunto em uma palestra que ministrou para um público de 90 pessoas na escola municipal Heron Jornada Ribeiro.

Saiba mais sobre o Programa de Voluntariado da Classe Contábil em www.crcrs.org.br. Consulte os projetos institucionais, cadastre-se e seja voluntário você também.

Sistema CNPJ com paralisação programada

A Receita Federal do Brasil informa que o sistema de coleta de informações do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do seu site ficará indisponível nos dias 26, 27 e 30 de setembro, no intervalo entre 20h e 22h.

A paralisação será realizada com o objetivo de atualizar e testar os sistemas. O serviço que será afetado encontra-se no endereço http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/ColetaWeb.htm.

Fonte: Receita Federal

Lavagem de dinheiro foi tema de debate no CRCRS

Ontem à noite (25/9), o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, a vice-presidente de Relações com os Profissionais, Roberta Salvini, e o gerente da Assessoria Jurídica, Angelo Bozzetto, das 19h às 21h, esclareceram pontos polêmicos da Lei 12.683, que alterou a Lei nº 9.613, que trata dos crimes de lavagem de dinheiro, e da Resolução do CFC 1.445, que dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos profissionais e organizações contábeis para o cumprimento das obrigações previstas da lei de lavagem de dinheiro.
Salvini fez a explanação em três partes. Primeiro apresentou alguns artigos da Lei 12. 683, em seguida, a Resolução CFC 1.445 e, por fim, as sugestões extraídas da comissão imbuída de analisar e sugerir adaptações à referida resolução que venham ao encontro das necessidades da classe contábil.
“A Resolução está subordinada à Lei” - a Contadora fez questão de frisar e acrescentar que, ainda de acordo com a Lei, caso o CFC não se manifestasse por meio da edição de uma resolução, que a normatizasse, os profissionais estariam sujeitos ao Coaf  (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).
Também foi salientado o objeto de atenção, nesse caso, o ilícito, ou seja, produto e valores oriundos de atividades ilícitas.
Ao dissecar o assunto, que contou com intervenções do presidente do CRCRS e do assessor jurídico, a vice-presidente demonstrou que muitas das imposições constantes na legislação fazem parte do dia a dia das organizações contábeis e o ato declaratório que deve ser encaminhado ao Coaf quando houver suspeita de ilícito se concentra em situações extremas e notórias.
O próximo encontro para tratar do tema se dará, em São Paulo, dia 11 de outubro, e outras reuniões da comissão do CRCRS, sob a coordenação da contadora Roberta Salvini, se sucederão em busca de uma melhor aplicação da obrigatoriedade advinda da lei de lavagem de dinheiro.

CRCRS recebe estudantes da UPF

Mais uma turma de estudantes de Ciências Contábeis visitou o CRCRS nesta semana. Hoje (26/09) foi a vez dos alunos da UPF, de Passo Fundo, também coordenados pela professora Ivana Basso.

Aproximadamente cinquenta universitários conheceram as instalações da entidade, orientados pela coordenadora do Setor de Estudos e Pesquisas, Nádia Chamun, e pelo fiscal contador Marcelo Cris Mello. Eles também assistiram uma palestra, apresentada por Marcelo, sobre a estrutura funcional do Sistema CFC/CRCs, no auditório do Conselho.