Seminário debate importância dos incentivos fiscais – lançamento do Mês da Solidariedade Contábil

A oitava edição do Mês da Solidariedade Contábil – que ocorre de 6 de novembro a 5 de dezembro – foi lançada oficialmente pelo presidente do CRCRS, Zulmir Breda, na tarde de hoje (31/10), na abertura do Seminário de Gestão e Planejamento Tributário – Incentivos Fiscais. Na oportunidade, Breda enfatizou que a campanha, promovida pelas entidades da classe contábil gaúcha, visa incentivar os profissionais da Contabilidade a concentrarem esforços para questões de responsabilidade social, em especial no que diz respeito à questão da destinação de parte do imposto de renda devido à entidades vinculadas aos Fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso. Nesse contexto, o presidente fez menção à obra “Manual de Incentivos Fiscais: para investimentos sociais, desportivos e culturais

Audiência Pública – Programa de Educação Continuada

A NBC PA 12 – Educação Profissional Continuada – está em audiência pública. A minuta para análise encontra-se em www.cfc.org.br, link Audiência Pública. As sugestões ou comentários a respeito da matéria deverão ser encaminhados para nadia@crcrs.org.br até 22 de novembro. A participação dos profissionais é fundamental, já que o tema é de extrema importância para os profissionais que atuam na área contábil.
A referida NBC tem por objetivo regulamentar o Programa de Educação Profissional Continuada que deve ser cumprido pelos contadores inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) exercendo ou não a atividade de auditoria independente;  registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), inclusive sócios, exercendo ou não atividade de auditoria independente, os responsáveis técnicos e demais profissionais que exerçam cargos de direção ou gerência técnica, nas firmas de auditoria registradas na CVM; que exercem atividades de auditoria independente nas instituições financeiras e nas demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB); que exercem atividades de auditoria independente nas sociedades seguradoras e de capitalização e nas entidades abertas de previdência complementar reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Objetiva também definir as ações que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) deve desenvolver para viabilizar, controlar e fiscalizar o seu cumprimento.


Para fins desta Norma, Educação Profissional Continuada é a atividade formal e reconhecida pelo CFC, que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos técnicos e profissionais, as habilidades e as competências indispensáveis à qualidade e ao pleno atendimento às normas que regem o exercício da atividade de auditoria independente. 

 

 

CRCRS disponibiliza acervo de sua revista técnica gratuitamente na internet

Na foto, da esquerda para a direita: Contador Joaquim Vaz Godinho, delegado honórário do CRCRS em Rio Grande; Técn. Cont. Márcio Pereira das Neves, presidente do Sindicato dos Contabilistas do Rio Grande; Contador Eduardo Nelci Pereira, delegado regional do CRCRS em Rio Grande; Contador Zulmir Breda, presidente do CRCRS; e Contadora Tanha Lauermann Schneider, conselheira do CRCRS.
Revista_Tecnica_CRCRS01

Durante do encerramento do Seminário de Assuntos Contábeis de Rio Grande, na tarde da última sexta-feira (25/10), o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, anunciou que a entidade disponiblizou, em sua página da internet, todas as edições de sua Revista Técnica. A publicação, editada desde 1972, é uma importante fonte de consulta e pesquisa relativa ao conhecimento contábil. Em 41 anos de história, já foram publicados 1123 artigos, em 152 edições do periódico. Para consultar o acervo, acesse www.crcrs.org.br, menu Publicações – Revista Técnica do CRCRS.

Estudantes de Escola Técnica no CRCRS

Na manhã desta segunda-feira (28/10), alunos do primeiro semestre de Técnico em Contabilidade da Escola Técnica Estadual Mascarenhas de Moraes visitaram o CRCRS. Os estudantes estavam sob a coordenação da professora Dorvalina Moraes.

Recebidos pelo fiscal contador Marcelo Mello, os alunos conheceram as instalações deste Regional, o Plenário Ivan Carlos Gatti e o auditório. Também assistiram uma palestra, ministrada pelo próprio Marcelo, sobre a estrutura do Sistema CFC/CRCs.

Profissionais e estudantes lotam Receita Federal no Seminário de Assuntos Contábeis de Rio Grande

“A Contabilidade caminha junto com o desenvolvimento. Arrisco inclusive dizer que ela impulsiona o desenvolvimento”. Foi assim que o presidente do CRCRS, Contador Zulmir Breda destacou a importância da profissão contábil perante a sociedade, em sua fala, na abertura do Seminário de Assuntos Contábeis de Rio Grande, que ocorre durante todo o dia de hoje (25/10), no Salão Nobre da Alfândega da Receita Federal do Brasil. Além de Breda, também fizeram uso da palavra, o prefeito do Rio Grande, Alexandre Duarte Lindenmeyer – que defendeu uma maior eficácia da administração pública na resolução das demandas da população e de seus representantes, como, por exemplo, os profissionais da Contabilidade -; o deputado Estadual, Adilson Troca; o delegado Regional do CRCRS em Rio Grande, Eduardo Nelci Pereira; o presidente do Sindicato dos Contabilistas do Rio Grande, Márcio Pereira das Neves; e o Delegado da Receita Federal em Pelotas, Ricardo de Souza Moreira.

Em seguida, os cerca de 150 profissionais e estudantes da área contábil presentes assistiram à palestra Décimo Terceiro Salário e Férias Coletivas, ministrada pelo consultor nas áreas trabalhistas e previdenciária da Lefisc, Nilson Lopes Coelho.

Ação Social

Logo após a solenidade de abertura do seminário, representantes da classe contábil se reuniram com integrantes da sociedade civil organizada e das entidades públicas do município para apresentar o Programa de Voluntariado da Classe Contábil. No encontro, foram abordados, principalmente, o projeto relacionado à destinação de parte do imposto devido para entidades vinculadas aos Fundos dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Novas oportunidades da profissão

DSC_1203Ainda na parte da manhã, a conselheira do CFC, Ana Tércia Lopes Rodrigues e o vice-presidente de Gestão do CRCRS, Antônio Palácios apresentaram painel sobre o tema. Na oportunidade, os dois apresentaram o mercado de trabalho atual da profissão contábil e trocaram experiências com os participantes.

Sindicato de Rio Grande completa 80 anos

Centenas de profissionais de todo o Estado prestigiaram, na noite de hoje (24/10), as comemorações de 80 anos do Sindicato dos Contabilistas de Rio Grande. A solenidade ocorreu no Rio Grande Yacht Club e contou com a participação de representantes da classe contábil, entre eles o presidente do CRCRS, Zulmir Breda; o vice-presidente de Gestão, Antônio Palácios; e a conselheira do CFC, Ana Tércia Lopes Rodrigues.

Na oportunidade, o presidente do sindicato, Márcio Pereira das Neves, deu as boas vindas aos presentes e destacou que a entidade é a segunda mais antiga do Estado e que, desde os primórdios, objetiva lutar pelas reivindicações dos profissionais contábeis de sua base territorial.

Já o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, relembrou a trajetória de lutas do sindicato e elogiou a capacidade de mobilização da classe que a instituição possui. “Muitos profissionais marcantes surgiram da zona Sul do Estado. Por isso, reafirmamos a importância dessa região para o desenvolvimento da classe contábil gaúcha”, comentou. Também fizeram uso da palavra o presidente do Sescon-RS, Jaime Gründler Sobrinho; da Federacon-RS, Sérgio Rossetto; e o representante da CNPL, Sérgio Dienstmann.

Fórum das entidades se reúne pela última vez no ano

Na tarde de hoje (24/10), o Fórum Permanente das Entidades das Entidades da Classe Contábil esteve reunido oficialmente pela última vez em 2013, na sede da Receita Federal do Brasil em Rio Grande. Na pauta do encontro, que marcou a despedida do contador Zulmir Breda da presidência do grupo, foram tratados itens como a campanha “2013: Ano da Contabilidade no Brasil”; a Instrução Normativa da Receita Federal 1397/13, que dispõe sobre o Regime Tributário de Transição; e a Resolução CFC 1445/13, que trata dos procedimentos que devem ser adotados pelos profissionais contábeis no que se refere à chamada Lei da Lavagem de Dinheiro. Além de representantes do CRCRS e do CFC, a reunião contou com a participação de integrantes de outras 11 entidades da classe contábil.

Curso do Ibracon

NBC TA 300, 315, 320, 330, 402 e 450 – Planejamento, Identificação e Avaliação de Riscos, Materialidade, Respostas do Auditor, Consideração para a Entidade que Utiliza Organização Prestadora de Serviços e Avaliação das Distorções Identificadas durante a Auditoria – serão tratados no curso que o Ibracon promove nos dias 1 e 8 de novembro, das 18h30 às 2h30, no auditório do CRCRS. Para os participantes está previsto pontuação para o Programa de Educação Continuada. Informações em www.ibraconsexta.com.br.

EFD Fiscal escalonado, sugestão encaminhada à Sefaz

O presidente do CRCRS, Zulmir Breda, encaminhou ao secretário estadual da Fazenda, Ricardo Neves Pereira, ofício em que solicita a prorrogação para implantação da obrigatoriedade do EFD Fiscal para micro e pequenas empresas, prevista para 2014. Após análise detalhada, a Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação do CRCRS constatou que, diante do volume expressivo de informações que são exigidas nesta fase do projeto EFD Fiscal e que grande parte das empresas enquadram-se como microempresas ou empresas de pequeno porte, seria mais adequado implementar essa fase da obrigatoriedade de entrega de forma escalonada. Dessa forma, a qualidade de informação gerada pelo contribuinte e recebida pelo Fisco seria melhor e, principalmente, favoreceria o pequeno empreendedor, incentivando a inovação e os investimentos no Estado.
Sugestão encaminhada:
1. Contribuintes com faturamento anual baseado em 2012 acima de R$ 2.400.000,00 obrigados como perfil “A

Proposta de uma Rede de Informações Sociais e Fiscais foi entregue ao secretário estadual

O presidente do CRCRS, Zulmir Breda e os contadores Pedro Gabril Kenne da Silva e Adão Vargas, integrantes da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS, ontem à tarde (22/10), entregaram ao secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, um projeto que, a partir da instituição de um sistema de informações sobre a potencialidade dos municípios do Estado em gerar doações incentivadas ao Funcriança e ao Fundo do Idoso, visa incentivar e conquistar adesão da maioria dos contribuintes habilitados a doar parte do imposto de renda e, assim, colaborar na melhoria das condições ofertadas a crianças, adolescentes e idosos. O sistema foi denominado de Rede de Informações Sociais e Fiscais.    
O secretário mostrou-se extremamente empolgado e receptivo a proposta, que encaminhou para análise da equipe.

Participaram da reunião Zulmir Breda, presidente do CRCRS,  Pedro Gabril Kenne da Silva e Adão Vargas, integrantes da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS, Fabiano Pereira, secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Aldo Peres, diretor Administrativo da Secretaria, Olavo Menezes, gestor do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente e assessor da Secretaria, Márcia Herbertz, diretora de Projetos e vice-presidente do Conselho da Criança – Cedica/RS, e Dionízio Kuchinski, coordenador estadual da Política do Idoso.