Empossada nova diretoria da Academia Brasileira de Ciências Contábeis

A Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim foi reeleita como presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). A posse da nova diretoria da entidade ocorreu na tarde da última sexta-feira (22/11), no plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília. No seu discurso, a presidente anunciou alguns dos novos projetos para o próximo ano como o aprimoramento da revista Saber Contábil; a “quinta literária

Justificativa de ausência na eleição

Os profissionais registrados no CRCRS que não participaram da votação da última semana para renovação de 2/3 do Plenário devem encaminhar a justificativa da ausência até 22 de dezembro. Para tanto, acesse o site https://eleicao.cfc.org.br/ e siga as instruções ali descritas.
As justificativas apresentadas serão analisadas pelo CRCRS. O profissional que não votou e não encaminhar justificativa até o prazo determinado estará sujeito a multa, de acordo com os termos estabelecidos pela Resolução CFC 1.436/2013.
Os Contadores e Técnicos em Contabilidade com mais de 70 anos ou portadores de registro provisório até a data da eleição, cujo voto era facultativo, não estão obrigados a apresentarem a justificativa.

Lavagem de dinheiro é tema de palestra

O Ibracon – 6ª Regional promove na próxima segunda-feira (02/12), no auditório do CRCRS, palestra sobre a Lei de Prevenção a Crimes de Lavagem de Dinheiro e a Responsabilidade do Profissional da Contabilidade, das 18h30min às 22h30min. O evento será ministrado pelo Contador Enory Luiz Spinelli.
Para se inscrever, acesse www.ibraconsexta.com.br. A palestra tem o apoio deste Regional e, aos participantes, está prevista pontuação para o Programa de Educação Continuada.

A relação da Receita Federal com o contribuinte nos próximos dez anos

Nesta semana, o Contabilidade em Debate, programa da Rádio CRCRS Web apresentado por Luciano Biehl, conversa com o auditor fiscal da Receita Federal, Clóvis Belbute Peres. O convidado irá explicar as inovações que a Receita está implantando, de modo a aperfeiçoar a relação do órgão com o contribuinte para os próximos dez anos.

Para conferir o Contabilidade em Debate, acesse o site www.crcrs.org.br e clique no banner da Rádio CRCRS Web. O programa pode ser ouvido, diariamente, às 11h30min, 13h30min e 18h30min.

Marketing contábil e PIS/PASEP/Cofins encerram o Seminário de Tramandaí

Anderson Hernandes, especialista em Marcas e Marketing Profissional , palestrou sobre a importância da boa e eficaz divulgação dos serviços prestados por contadores e técnicos em contabilidade, visando a aumentar a lucratividade e fidelizar clientes.

  PIS/PASEP/Cofins é o tema que o contador Paulo Tavares está abordando, neste momento, no auditório da prefeitura de Tramandaí. Citou que a contribuição para o PIS/PASEP compreende três modalidades: sobre o faturamento, a folha de salários e a importação; e a Cofins, somente sobre o faturamento e a importação.
As palestras ministradas no Seminário de Assuntos Contábeis de Tramandaí estarão disponíveis em www.crcrs.org.br – Eventos/Cursos – Download de Palestras, a partir do dia 27 de novembro.

Moacir Carbonera é eleito vice-presidente da Fenacon

A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) elegeu ontem (21/11) a nova diretoria para a gestão 2014/2018.
A escolha dos novos diretores foi feita em Assembleia Extraordinária do Conselho de Representantes dos Sindicatos filiados à Fenacon, em Brasília. Na ocasião, o vice-presidente de Registro do CRCRS, Moacir Carbonera, foi eleito vice-presidente da entidade na Região Sul.
O novo presidente da Fenacon será o empresário contábil Mário Berti, do Paraná. Ele substitui Valdir Pietrobon, que ficou no cargo entre 2010 e 2013.

CRCRS realiza penúltimo seminário de 2013 em Tramandaí

Com a presença de autoridades locais e um público de cerca de 120 pessoas, o presidente do CRCRS, Contador Zulmir Breda procedeu à abertura do Seminário de Assuntos Contábeis de Tramandaí (22 de novembro, 8h30mim), salientando a necessidade de uma constante atualização, além de chamar a atenção para a campanha deflagrada pelo Sistema CFC/CRCs, entidades da classe contábil brasileira e empresas, 2013: Ano da Contabilidade, cujo objetivo é informar à sociedade sobre o real papel do profissional da Contabilidade e sua importância para o desenvolvimento da economia do País.

Como habitualmente, após o início das atividades, Breda reuniu-se com um grupo de participantes, entre eles autoridades e representantes de entidades da região, inclusive com a presença da presidente do Comdica, Patrícia Leal, para expor o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), enfatizando as doações ao Funcriança e ao Fundo do Idoso, em função do Mês da Solidariedade Contábil, que está em andamento e se estende até 5 de dezembro. Outro projeto do PVCC que ganhou destaque foi a criação de Observatórios Sociais.

A primeira palestra da manhã foi sobre desoneração da folha de pagamento. O palestrante Adauto Frohlich, coordenador da Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS, lembrou que a desoneração pode ser boa ou não, pode incentivar a competitividade, de acordo com o segmento enquadrado.

Adauto: “O objetivo da desoneração é substituir ou reduzir a contribuição patronal (20%), calculada sobre o total salarial, por  uma contribuição calculada sobre a receita bruta – Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta.”

Teve início às 10h30, a palestra do vice-presidente Técnico, Paulo Schnorr, que trata da ITG 1000, o novo modelo contábil para micro e pequenas empresas.

Schnorr: “A ITG 1000 não é obrigatória, pois é uma Interpretação Técnica que regulamentou a NBC TG 1000, cuja aplicação é opcional. Assim, quem optou pela adoção da referida NBC (Resolução CFC nº 1.255/09) pode continuar seguindo todos os procedimentos nela requerida.”

À tarde, o evento prossegue com abordagem dos temas marketing contábil e PIS/PASEP/Cofins.

Eleitos novos conselheiros do CRCRS

O presidente do CRCRS, Zulmir Breda (E), cumprimenta o coordenador
da chapa vencedora, Antônio Carlos de Castro Palácios

Com 12.442 votos (42,90%), os integrantes da Chapa 1 foram eleitos para comporem, a partir de 1º de janeiro de 2014, 2/3 do Plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. O pleito foi encerrado às 20 horas de hoje (21/11) e o resultado foi divulgado cerca de 45 minutos após o término da votação. As Chapas 2 e 3 obtiveram, respectivamente, 10.492 (36,18%) e 3.144 (10,84%) votos. Foram 2.923 votos em branco (10,08%). A Chapa 1 é coordenada pelo contador Antônio Carlos de Castro Palácios e tem como propostas garantir a contínua ascensão da Profissão no contexto político, social e mercadológico; buscar constante valorização profissional por meio do fortalecimento e integração das Entidades de Classe; formar e desenvolver jovens lideranças na busca de maior sintonia com a nova geração de profissionais que ingressa anualmente na carreira contábil; intensificar o programa de Educação Continuada; acompanhar os avanço tecnológico tanto na gestão do CRCRS quanto no oferecimento de capacitação aos profissionais; e dinamizar o atendimento às demandas dos diferentes segmentos de atuação profissional, intensificando e diversificando as atividades das Comissões de Estudos.

CFC homenageia Dr. Olivio Koliver

Durante o VIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, realizado em 23 de julho, em Porto Alegre, os integrantes do conselho editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) lançaram o Prêmio Olívio Koliver com o objetivo de estimular a produção de artigos e, assim, disseminar o conhecimento técnico e científico na área contábil. Anualmente, a partir de 2013, o melhor artigo publicado na RBC receberá o troféu que homenageia um dos maiores expoentes da Contabilidade brasileira, falecido em 2009.
Hoje (21/11) o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, entregou a viúva do professor Koliver, sra. Irma Koliver, a réplica do troféu, que emocionada agradeceu e relembrou a paixão do marido pela Contabilidade.
koliver