Lançamento da Ação Conjunta do Fórum dos Conselhos

DSC_1855Em entrevista coletiva realizada na sede do CRECI-RS, ocorreu, na manhã de hoje (31/03), o lançamento da ação conjunta dos Conselhos e Ordens Profissionais para orientação e fiscalização de estabelecimentos, empresas e entidades vinculadas à copa do mundo, organizado pelo Fórum dos Conselhos e Ordens Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS). A solenidade contou com a presença de presidentes de diversos Conselhos, fiscais, imprensa e representantes da sociedade civil.

Na oportunidade, o coordenador do Grupo de Agentes Fiscais (GAF), Everton Borges, esclareceu que a ação visa esclarecer a população em geral sobre a importância dos conselhos e ordens e das suas funções de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício legal das profissões, garantindo a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. “Com a ação, queremos orientar os estabelecimentos sobre correções que devem ser realizada e que podem contribuir do ponto de vista da prestação de melhores serviços”, frisou.

O Fórum dos Conselhos e Ordens Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS) é formado pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, Administração, Biblioteconomia, Biologia, Contabilidade, Corretores de Imóveis, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia e Agronomia, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutricionistas, Psicologia, Serviço Social, Relações Públicas, Ordem dos Advogados do Brasil e Ordem dos Músicos do Brasil.

Imposto de Renda na Rádio CRCRS

O Contabilidade em Debate, programa apresentado pelo Técnico em Contabilidade Luciano Biehl, conversa esta semana com o conselheiro do CRCRS, Contador Célio Levandovski, e com o presidente eleito do Sescon-RS, Contador Diogo Chamun, sobre o Imposto de Renda 2014. Os convidados comentam as características da declaração para este ano e mudanças que ocorreram em relação à declaração do ano passado.
DSC_1769Ouça o Contabilidade em Debate, em qualquer dia da semana, nos horários das 11h30min, 13h30min e 18h30min na Rádio CRCRS Web. Acesse www.crcrs.org.br e clique no banner da Rádio, no fim da página.

Aula inaugural em Frederico Westphalen

A exemplo de Bento Gonçalves, o campus de Frederico Westphalen da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) apresentou ontem (27/3) aula inaugural para os alunos do 1º semestre de Ciências Contábeis. O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, ministrou a aula em conjunto com o professor Claudionei Cassol e sob a mediação do coordenador do curso, professor Osmar Antonio Bonzanini.

178_4792

Os palestrantes destacaram a importância e o valor da discussão sobre o tema ”Formação, Ética e Profissão Contábil” para um público de mais de 200 pessoas, composto por  professores, Contadores, Técnicos em Contabilidade e estudantes de Ciências Contábeis da URI e outras instituições de ensino. Também estiveram presentes a diretora da URI em Frederico Westphalen, Silvia Regina Canan, e o delegado regional do CRCRS no município, Cleo Alberto Marchesan.

178_4795

Palácios apresenta aula inaugural em Bento Gonçalves

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, ministrou na última quarta-feira (26) a Aula Inaugural do 1º semestre de 2014 do Curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento ocorreu no auditório do campus da universidade em Bento Gonçalves. Palácios foi convidado pela Coordenadora de Educação Continuada do Centro Acadêmico da Região dos Vinhedos (Carvi), Simone Taffarel Pereira, para apresentar a aula, que contou com a presença de 120 alunos.

 O presidente destacou que, no Brasil, existem quase 500.000 profissionais da contabilidade registrados nos Conselhos Regionais, sendo que, no Rio Grande do Sul, este número é de 37.500, entre Contadores e Técnicos em Contabilidade. Deu ênfase à importância do Exame de Suficiência para obtenção do registro profissional e como balizador da qualidade dos profissionais aptos a competir no mercado de trabalho. Lembrou das profundas alterações que a profissão contábil vem sofrendo nos últimos anos e da importância da educação continuada. Concluiu seu raciocínio reforçando à platéia a convicção do acerto na escolha da profissão de Contador como meio de sucesso pessoal e profissional.

Além de Palácios e Simone Taffarel, prestigiaram o evento o sub-reitor da UCS, Miguel Angelo Santin; o Diretor do Centro de Ciências Sociais e da Educação, Fernando Ben; o professor Enio Gehlen; a delegada regional do CRCRS em Bento Gonçalves, Marisa Balestro; o Conselheiro do CRCRS João Carlos Mattiello; e o presidente da Apescont-BG, Marcos Beltrami.

Visita à Apescont de Bento Gonçalves

O Conselho de Contabilidade, representado pelo seu presidente, Antônio Palácios; pelo conselheiro João Carlos Mattiello; e pela delegada regional de Bento Gonçalves, Marisa Balestro, prestaram visita à Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis (Apescont) do município na última quarta-feira (26). Eles foram recebidos pelo presidente da entidade, Contador Marcos Beltrami. No encontro, foi reforçada a necessidade do CRCRS e da Apescont trabalharem em parceria visando a promoção de eventos e o crescimento das entidades classistas em Bento Gonçalves e região.
!cid_6EA5F236A89A4E6EBADFBE1769EF742A@crcrs_org

Palestras na TV CRCRS

Todas as quartas-feiras, o CRCRS transmite ao vivo, via internet, as palestras que são realizadas no auditório da entidade, que abordam temas de interesse da classe contábil. Para os profissionais que não podem acompanhar os eventos, este Regional oferece a possibilidade dessas palestras serem assistidas por meio da TV CRCRS Web. Basta acessar www.crcrs.org.br – TV CRCRS.

CRCRS de cara nova

Mais dinâmico, moderno e ágil, o site do CRCRS conta agora com uma nova plataforma e com o conceito de design web responsivo, que se adapta às principais resoluções de dispositivos de acesso como desktops, tablets e celulares. Confira!site2014

Fórum dos Conselhos realiza orientação e fiscalização para a Copa do Mundo

FÓRUM-RS 2014_COPA_banner618x325Entre os dias 31 de março e 4 de abril, Porto Alegre recebe uma ação conjunta dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul. A iniciativa, realizada pela primeira vez na cidade, é promovida pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) – que reúne mais de 20 entidades – e visa orientar e fiscalizar os serviços prestados por diversos estabelecimentos, como obras civis, bares, restaurantes, saúde, entre outros empreendimentos.

Oferecer ao turista a segurança necessária nos serviços prestados durante a Copa do Mundo, orientando e fiscalizando estabelecimentos que oferecerão atendimento ao mesmo, constituem as metas da ação conjunta. A atividade dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul busca defender a sociedade e garantir o atendimento qualificado, por meio de profissionais habilitados.

A ação conjunta também objetiva esclarecer a população em geral sobre a importância das entidades profissionais (Conselhos e Ordens), em função que o objetivo primordial dessas instituições é orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício legal das profissões, garantindo a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

Esta é a segunda ação conjunta realizada pelo Fórum-RS. A primeira ocorreu em Santa Maria, em novembro de 2013, na qual o Grupo de Agentes Fiscais (GAF) buscou mostrar à sociedade a importância dos conselhos nas ações de prevenção, orientação, conscientização e fiscalização.

Promoção: Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS) – formado pelos Conselhos Regionais de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biologia, Biomedicina, Contabilidade, Corretores de Imóveis, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia e Agronomia, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutricionistas, Odontologia, Química, Relações Públicas, Representantes Comerciais, Serviço Social, Ordem dos Advogados do Brasil e Ordem dos Músicos do Brasil.

Vitória da Classe!

Atendendo a reivindicação do CRCRS, o Tribunal de Justiça do Estado concedeu reajuste na tabela de honorários periciais, de exames técnicos e de emolumentos de traduções e versões, nos casos de Assistência Judiciária Gratuita, conforme Ato nº 016/2014 assinado pelo Desembargador José Aquino Flores de Camargo em 14 de março. O presidente do CRCRS, Contador Antônio Palácios e o vice-presidente de Relações Institucionais, Pedro Gabril Kenne da Silva, em 12 de fevereiro passado, em visita ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), haviam solicitado ao desembargador José Aquino, que fosse revista a tabela de honorários periciais em processos de assistência judiciária gratuita. Reivindicação atendida!

Tabela_ato16_2014

Para mais informações, clique aqui.

Disponível o livro de Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade atualizado

O livro de Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade – volume 2- foi alterado e atualizado até fevereiro deste ano, e está disponível no site do CRCRS – Comunicação - Download de Livros. As publicações editadas pelo Conselho se constituem em úteis e importantes ferramentas de atualização e conhecimento para o dia a dia do profissional da Contabilidade, assim como todos os programas que compõem a Educação Continuada, desenvolvida por este Regional. Tanto as publicações como os cursos, palestras e seminários promovidos pela entidade são oferecidos gratuitamente aos registrados.

livro_principiosv2

NBC TG – Normas Brasileiras de Contabilidade convergentes com as normas internacionais emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB); e as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas por necessidades locais, sem equivalentes internacionais.