Alterações na Guia de Informação e Apuração do ICMS

De modo a aumentar confiabilidade na autenticidade dos dados e a segurança para os contribuintes, a Receita Estadual informa que, a partir da referência 05/2014, os usuários de seus serviços deverão utilizar a versão 8.2.4 do aplicativo da Guia de Informação e Apuração de ICMS (GIA), e será exigida autenticação do usuário para todas as transmissões realizadas, mesmo para GIA’s de referências anteriores ou retransmissões.

O serviço de transmissão estará autorizado para o sócio de empresas, responsáveis legais de estabelecimentos, profissional da contabilidade (pessoa física) e empresas contábeis (pessoa jurídica) com vínculo na empresa. Para se autenticar o usuário autorizado poderá utilizar sua senha de acesso, e-CPF, cartão Banrisul com chip (pessoa física – conta corrente ou poupança), e-CNPJ do estabelecimento contábil e ainda o e-CNPJ do estabelecimento referenciado na GIA declarada no arquivo.

Para saber mais sobre esse novo procedimento na transmissão da Guia, acesse o site da Secretaria Estadual da Fazenda – www.sefaz.rs.gov.br, clique no menu de busca por assunto e depois em GIA – Guia de Informação e Apuração de ICMS.

Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica

A Receita Federal do Brasil publicou, no Diário Oficial da União de 25 de abril, a Instrução Normativa nº 1.463, que dá instruções para o preenchimento da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ 2014).

O período de declaração se inicia na próxima sexta-feira, 2 de maio, e termina à meia-noite do dia 30 de junho. Empresas do Simples Nacional, órgãos públicos, autarquias, fundações públicas e pessoas jurídicas inativas e de acordo com o que rege a Instrução Normativa RFB 1.419 não estão obrigadas a apresentar a declaração.

Leia aqui a íntegra da IN 1.453 e baixe aqui o programa gerador da DIPJ 2014.

Pós-graduação em Controladoria e Governança Pública

A Uniritter está com as inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Controladoria e Governança Pública, com aulas no campus Wenceslau Escobar, 1040 – Porto Alegre, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30. O curso está previsto para iniciar em 6 de maio e se encerra em agosto de 2015, com mais seis meses para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a forma de artigo. Os registrados no CRCRS terão desconto de 30% a partir da segunda parcela. Mais informações e inscrições em www.uniritter.edu.br/pos.

 

Novo sistema de fiscalização eletrônica para o FGTS

 O objetivo da implantação do novo sistema de fiscalização eletrônica do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é identificar as empresas em débito, uma vez que, com a adoção desse procedimento, é possível o cruzamento de informações de empregadores e empregados. Assim, a ferramenta, que faz parte de um processo de modernização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), visa agilizar a fiscalização trabalhista e permitir ao empregador o envio de informações por meio eletrônico, dispensando seu comparecimento às unidades do MTE. Informações sobre FGTS em www.fgts.gov.br ou www.caixa.gov.br/fgts/index.asp.

CRCRS contará com posto de certificação digital a partir de maio

A assinatura de um convênio entre CRCRS e Sescon/RS assegurou a instalação de um posto de certificação digital na sede deste Regional. O atendimento se dará a partir de 9 de maio, sempre às sextas-feiras, das 9h às 17h, e o agendamento pelo site do Sescon/RS – www.sescon-rs.com.br.

Para o Contador Antônio Palácios, presidente do CRCRS, essa iniciativa trará muitos benefícios à classe, pois, até então, para efetuar a certificação digital o profissional precisava se deslocar até a zona Norte – onde se localiza o Sescon/RS, já que para efetuar o procedimento é indispensável a presença física; agora, com o posto no CRCRS, tem mais uma opção.

“Esse estreitamento das relações entre as entidades só resulta em benefícios aos registrados do CRCRS e aos representados pelo Sescon/RS. O funcionamento de um posto de certificação digital no CRCRS é, sem dúvida, um facilitador para os profissionais da Contabilidade”, declarou Palácios.

assinatura

Antônio Palácios, presidente do CRCRS, e Diogo Chamun, presidente eleito do Sescon-RS, assinam convênio para instalação de posto de certificação digital na sede do CRCRS.

Plenário do CRCRS presta homenagem a estudante

Adalene Olivia Silvestre, 23 anos, foi homenageada, em 25 de abril, pelo plenário do CRCRS, por ter conquistado o Prêmio Transparência Universitário – concurso promovido pelo Ibracon Nacional, com o trabalho intitulado “Auditoria Independente: um estudo sobre o conteúdo dos Relatórios das Demonstrações Contábeis dos clubes de futebol brasileiros”.

A jovem é estudante da Universidade de Caxias do Sul e o professor orientador, Fernando Andrade Pereira, receberam como premiação uma viagem de cinco dias a Londres.

premiação

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, entregou um diploma de reconhecimento pelo trabalho apresentado e declarou:

“É importante prestigiar esse tipo de ação entre os jovens. Adalene desenvolveu um trabalho baseado em um tema atual, que muito tem a contribuir e acrescentar aos nossos conhecimentos.Parabéns!”

premiada

A estudantes Adalene Silvestre e o prof. Fernando Pereira

Profissionais da Contabilidade homenageados em 25 de abril

Em sessão plenária, o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, prestou homenagem aos cerca de 37 mil profissionais que atuam na área contábil no RS e aos aproximadamente 500 mil no Brasil, pela passagem do dia 25 de abril – Dia do Profissional da Contabilidade. Os veículos de comunicação do CRCRS também foram utilizados no sentido de prestar a merecida homenagem.

Dia do profissional da Contabilidade

IV Seminário de Fiscalização Profissional

Forum

Na manhã de sexta-feira (25/04), cerca de oitenta pessoas compareceram ao auditório Ana Terra, da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, para conferirem o IV Seminário de Fiscalização Profissional. O evento teve como tema central a Fiscalização Integrada em Benefício da Sociedade, e foi uma oportunidade para que representantes de Conselhos e Ordens das profissões regulamentadas do Estado debatessem sobre a atuação dessas entidades em defesa da sociedade.
Participaram do evento,  o diretor técnico do CRCRS, Décio Neves, e fiscais contadores deste Regional.