Alterações na Guia de Informação e Apuração do ICMS

De modo a aumentar confiabilidade na autenticidade dos dados e a segurança para os contribuintes, a Receita Estadual informa que, a partir da referência 05/2014, os usuários de seus serviços deverão utilizar a versão 8.2.4 do aplicativo da Guia de Informação e Apuração de ICMS (GIA), e será exigida autenticação do usuário para todas as transmissões realizadas, mesmo para GIA’s de referências anteriores ou retransmissões.

O serviço de transmissão estará autorizado para o sócio de empresas, responsáveis legais de estabelecimentos, profissional da contabilidade (pessoa física) e empresas contábeis (pessoa jurídica) com vínculo na empresa. Para se autenticar o usuário autorizado poderá utilizar sua senha de acesso, e-CPF, cartão Banrisul com chip (pessoa física – conta corrente ou poupança), e-CNPJ do estabelecimento contábil e ainda o e-CNPJ do estabelecimento referenciado na GIA declarada no arquivo.

Para saber mais sobre esse novo procedimento na transmissão da Guia, acesse o site da Secretaria Estadual da Fazenda – www.sefaz.rs.gov.br, clique no menu de busca por assunto e depois em GIA – Guia de Informação e Apuração de ICMS.

Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica

A Receita Federal do Brasil publicou, no Diário Oficial da União de 25 de abril, a Instrução Normativa nº 1.463, que dá instruções para o preenchimento da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ 2014).

O período de declaração se inicia na próxima sexta-feira, 2 de maio, e termina à meia-noite do dia 30 de junho. Empresas do Simples Nacional, órgãos públicos, autarquias, fundações públicas e pessoas jurídicas inativas e de acordo com o que rege a Instrução Normativa RFB 1.419 não estão obrigadas a apresentar a declaração.

Leia aqui a íntegra da IN 1.453 e baixe aqui o programa gerador da DIPJ 2014.

Pós-graduação em Controladoria e Governança Pública

A Uniritter está com as inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Controladoria e Governança Pública, com aulas no campus Wenceslau Escobar, 1040 – Porto Alegre, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30. O curso está previsto para iniciar em 6 de maio e se encerra em agosto de 2015, com mais seis meses para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a forma de artigo. Os registrados no CRCRS terão desconto de 30% a partir da segunda parcela. Mais informações e inscrições em www.uniritter.edu.br/pos.

 

Novo sistema de fiscalização eletrônica para o FGTS

 O objetivo da implantação do novo sistema de fiscalização eletrônica do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é identificar as empresas em débito, uma vez que, com a adoção desse procedimento, é possível o cruzamento de informações de empregadores e empregados. Assim, a ferramenta, que faz parte de um processo de modernização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), visa agilizar a fiscalização trabalhista e permitir ao empregador o envio de informações por meio eletrônico, dispensando seu comparecimento às unidades do MTE. Informações sobre FGTS em www.fgts.gov.br ou www.caixa.gov.br/fgts/index.asp.

A modernização dos serviços da Receita Estadual

DSC_1893

 

O subsecretário da Receita Estadual, Newton Guaraná, a coordenadora do Setor de Relacionamento com o Contribuinte da Sefaz, Gina Pavão, e o delegado regional do CRCRS de Viamão, Flávio Duarte Ribeiro Júnior, são os convidados do Contabilidade em Debate desta semana, que traz aos ouvintes novidades sobre os serviços da Receita Estadual, de modo a qualificar seu atendimento ao contribuinte. Serão discutidos aspectos da Nota Fiscal Eletrônica e serviços prestados pela página do órgão na internet.

Ouça o Contabilidade em Debate na Rádio CRCRS Web, em qualquer dia da semana, às 11h30min, 13h30min e 18h30min. Acesse www.crcrs.org.br e clique no banner da rádio ao fim da página.

CRCRS contará com posto de certificação digital a partir de maio

A assinatura de um convênio entre CRCRS e Sescon/RS assegurou a instalação de um posto de certificação digital na sede deste Regional. O atendimento se dará a partir de 9 de maio, sempre às sextas-feiras, das 9h às 17h, e o agendamento pelo site do Sescon/RS – www.sescon-rs.com.br.

Para o Contador Antônio Palácios, presidente do CRCRS, essa iniciativa trará muitos benefícios à classe, pois, até então, para efetuar a certificação digital o profissional precisava se deslocar até a zona Norte – onde se localiza o Sescon/RS, já que para efetuar o procedimento é indispensável a presença física; agora, com o posto no CRCRS, tem mais uma opção.

“Esse estreitamento das relações entre as entidades só resulta em benefícios aos registrados do CRCRS e aos representados pelo Sescon/RS. O funcionamento de um posto de certificação digital no CRCRS é, sem dúvida, um facilitador para os profissionais da Contabilidade”, declarou Palácios.

assinatura

Antônio Palácios, presidente do CRCRS, e Diogo Chamun, presidente eleito do Sescon-RS, assinam convênio para instalação de posto de certificação digital na sede do CRCRS.

Plenário do CRCRS presta homenagem a estudante

Adalene Olivia Silvestre, 23 anos, foi homenageada, em 25 de abril, pelo plenário do CRCRS, por ter conquistado o Prêmio Transparência Universitário – concurso promovido pelo Ibracon Nacional, com o trabalho intitulado “Auditoria Independente: um estudo sobre o conteúdo dos Relatórios das Demonstrações Contábeis dos clubes de futebol brasileiros”.

A jovem é estudante da Universidade de Caxias do Sul e o professor orientador, Fernando Andrade Pereira, receberam como premiação uma viagem de cinco dias a Londres.

premiação

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, entregou um diploma de reconhecimento pelo trabalho apresentado e declarou:

“É importante prestigiar esse tipo de ação entre os jovens. Adalene desenvolveu um trabalho baseado em um tema atual, que muito tem a contribuir e acrescentar aos nossos conhecimentos.Parabéns!”

premiada

A estudantes Adalene Silvestre e o prof. Fernando Pereira

Profissionais da Contabilidade homenageados em 25 de abril

Em sessão plenária, o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, prestou homenagem aos cerca de 37 mil profissionais que atuam na área contábil no RS e aos aproximadamente 500 mil no Brasil, pela passagem do dia 25 de abril – Dia do Profissional da Contabilidade. Os veículos de comunicação do CRCRS também foram utilizados no sentido de prestar a merecida homenagem.

Dia do profissional da Contabilidade