Caxias do Sul recebe Seminário de Assuntos Contábeis

O Conselho de Contabilidade do RS (CRCRS) leva o Seminário de Assuntos Contábeis a diversas regiões do Estado, visando proporcionar e possibilitar a atualização aos profissionais que atuam na área contábil. Neste 30 de maio, foi a vez de Caxias do Sul. O evento que ocorre na UCS, reúne um público de cerca de 300 pessoas.

Caxias do Sul

Antônio Palácios, presidente do CRCRS, procedeu a abertura do Seminário de Assuntos Contábeis de Caxias do Sul. Fez sua manifestação direcionada a constante necessidade de atualização dos profissionais de Contabilidade a fim de qualificar cada vez mais os serviços prestados à sociedade.

Em seguida a abertura do evento, Palácios reuniu-se com as autoridades presentes para expôr o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

Caxias do Sul

Paralelamente, a consultora nas áreas trabalhista e previdenciária da Lefisc, Eliane Valcam, ministrou palestra sobre o eSocial.

Caxias do Sul

Eliane lembrou que o eSocial não é uma ferramenta exclusiva do departamento pessoal das empresas (empregadores). Exige uma ação integrada com o setor financeiro, fiscal, contábil, segurança do trabalho, jurídico, terceirizados, cooperados, entre outros. Frisou que dentre os obrigados a utilizarem o eSocial estão os empregadores (inclusive o doméstico), empresas equiparadas em legislação específica, segurado especial (produtor rural).

A segunda palestra é sobre a Contabilidade na Era Digital, com o técnico em Contabilidade Ricardo Kerkhoff, integrante da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação do CRCRS.

Caxias do Sul

Para Ricardo Kerkhoff, vivemos em um mundo de hiperconexão e o fisco também se vale disso. O profissional está na era do cibridismo, que é a capacidade de estar conectado e desconectado ao mesmo tempo. “O cibridismo consegue unir forças com um grande número de pessoas. Quanto mais conectados melhor, por que assim a informação se distribui. Somos digitais”.

À tarde, os temas vão tratar das “Ações que Fazem a Diferença no Sucesso da Profissão”, com Márcio Mâncio, e “Sua Empresa Contábil Pode Mais”, com Márcio Shimomoto, vice-presidente do Sescon-SP, José Veras da Silva, vice-presidente Financeiro do Sescon-SP, Wilson Júnior, vice-presidente Administrativo do Sescon-SP.

Caxias do Sul

Márcio Mâncio

Caxias do Sul

Márcio Shimomoto, José Vanildo Veras da Silva, Wilson Gimenez Júnior apontaram que a concorrência pode ser uma ameaça ou uma oportunidade. O profissional da Contabilidade, segundo eles, tem de encontrar o diferencial nos serviços, por que escrituração contábil, consultoria, departamento pessoal, escrituração fiscal todas as organizações contábeis oferecem.

 

CRCRS realiza doação de livros para Casp Online

DSC_1243Na tarde de hoje (29/05), o presidente do CRCRS, contador Antônio Palácios, realizou ao gerente comercial da Casp Online, Jeferson Martins, a entrega simbólica referente à doação de 100 exemplares do livro “NBCASP – Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS”, editado pelo Conselho. A publicação tem por objetivo apresentar aos pro

Estudantes visitam o CRCRS

DSC_1202

Oito alunas do último ano do curso técnico em Contabilidade do Colégio Protásio Alves, de Porto Alegre, visitaram a sede do CRCRS na manhã do dia 28 de maio. Elas foram recebidas pelo fiscal contador Marcelo Cristiano Mello e pela gerente da Divisão de Projetos Especiais, Nádia Chamun.

As estudantes conheceram as instalações deste Regional, visitaram o plenário Ivan Carlos Gatti e o auditório. Também receberam esclarecimentos sobre o funcionamento do Conselho e as atividades que desenvolve.

Assembleia Legislativa lança 15ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social

Na tarde do dia 27 de maio, o presidente da Assembleia Legislativa, dep. Gilmar Sossella, juntamente com a presidente da Comissão Mista e representante do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), Contadora Simone Imperatore, efetuaram o lançamento da 15ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social, cujo tema norteador escolhido foi “Educação”. As empresas, cooperativas, organizações governamentais, prefeituras, instituições de ensino e entidades sem fins lucrativos podem se inscrever a partir de 1º junho até 31 de julho. O edital está disponível em www.al.rs.gov.br/premios. A seleção dos projetos é realizada pela Comissão Mista, que é formada por 16 entidades e instituições da sociedade civil. O objetivo do Prêmio é incentivar as organizações gaúchas a desenvolverem projetos voltados à promoção do bem-estar da sociedade e à preservação do meio ambiente. A solenidade também foi prestigiada pelo conselheiro do CRCRS Marco Aurélio Bernardi.

PRS

A partir da esquerda: Artur Souto, superintendente da Assembleia Legislativa (AL) Marco Aurélio Bernardi, conselheiro do CRCRS; Simone Imperatore, presidente da Comissão Mista e integrante da Comissão de Responsabilidade Social do CRCRS; Gilmar Sossella, presidente da AL do RS; Roberto Lacerda, diretor da Federação da Associações dos Servidores Públicos; Flávio Dalbosco, coordenador do Prêmio de Responsabilidade da AL; Luiz Carlos Barbosa, diretor do depto de Relações Públicas da AL.

 

Balanço Socioambiental 2013 no site

A versão digital do Balanço Socioambiental 2013 do CRCRS encontra-se disponível em sua página na internet para leitura e download. A publicação traz um resumo das principais ações desenvolvidas por este Regional no último ano nas áreas de gestão institucional, de pessoas, de registro, de fiscalização, de Educação Continuada e Responsabilidade Socioambiental.

Acesse www.crcrs.org.brmenu Comunicação para conferir o Balanço Socioambiental ou clique aqui para acesso direto.

Balanço Socioambiental 2013

Estão abertas as inscrições para o Exame de Suficiência

Estão abertas, até 26 de junho, as inscrições para a segunda edição de 2014 do Exame de Suficiência. As provas serão aplicadas no dia 14 de setembro, em todos os Estados e no Distrito Federal, das 9h30 às 13h30 (horário de Brasília). Pode se inscrever para a prova de Bacharel em Ciências Contábeis o candidato que esteja no último ano do curso ou que tenha efetivamente concluído a graduação. Para a prova de Técnico em Contabilidade, pode se inscrever apenas aqueles que concluíram o curso.

A aprovação no Exame de Suficiência é requisito obrigatório para obtenção de registro nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e foi estabelecido pela Lei n.º 12.249/2010, regulamentada pela Resolução CFC n.º 1.373/2011 e suas alterações. Consulte aqui todas as informações sobre o segundo Exame de Suficiência de 2014.

Novo cronograma para o eSocial

O ministro do Trabalho apresentou, no último dia 22 de maio, o novo cronograma para implantação do eSocial, na seguinte ordem:

- Após o fechamento do layout, o que deverá durar perto de três meses, o Grupo de Trabalho e o Comitê Gestor terão seis meses para trabalhar a proposta;

- Passada essa etapa, haverá mais seis meses para realização de testes;

- Ao final desse período, começará a obrigatoriedade para grandes empresas;

- O Grupo de Trabalho e o Comitê Gestor estudarão condições diferenciadas para micro e pequenas empresas, dentre as quais, o MEI.

 

Mais novidades no site do CRCRS

No início do ano o site do CRCRS ganhou cara nova. Agora, mais uma novidade foi agregada a ele. Trata-de da galeria de fotos, local onde o profissional da Contabilidade pode acompanhar, por meio dos registros fotográficos, os eventos realizados pela entidade ou nos quais se fez representar. Acesse www.crcrs.org.br- Comunicação – Galeria de Imagens.

galeria de imagens