Seminário de Assuntos Contábeis reúne cerca de 300 pessoas na UCPEL

Em 27 de junho, Pelotas sediou o Seminário de Assuntos Contábeis que reuniu em torno de 300 pessoas, entre profissionais e estudantes da área contábil da região. Entre as autoridades, o prefeito da cidade, Eduardo Leite, se fez presente no evento.

Pelotas

Eduardo Leite, prefeito de Pelotas, salientou a importância do profissional da Contabilidade na administração pública e disse: “Não basta ter vontade política, tem que se ter recursos para efetuar o planejamento e um controle interno eficaz, e para isso precisamos contar com um profissional da área contábil”.

Na ocasião, também fizeram uso da palavra o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, o pró-reitor da Universidade Católica de Pelotas, onde se realizou o evento, Eduardo Insauriaga dos Santos, representando o Magnífico Reitor Dr. José Carlos Bachettini Júnior,  e o delegado regional do CRCRS em Pelotas, Clóvis Roberto dos Santos Silva.

Pelotas

Antônio Palácios agradeceu a presença de todos e salientou a importância da realização do Seminário para o aperfeiçoamento e a atualização do profissional contábil, assim como o esforço que o CRCRS faz para levar a capacitação aos Contadores e Técnicos em Contabilidade de todo o Estado. Assim sendo, lastimou pelos que não puderam estar presente, já que, com a ausência, perdem uma oportunidade de agregarem conhecimento.

Pelotas

Após a abertura do Seminário, as autoridades foram convidadas a participar da exposição que o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, e o vice-presidente de Relações Institucionais, Pedro Gabril Kenne da Silva, fizeram sobre o Programa de Voluntariado da Classe Contábil.

Pelotas

Marcelo Zampieri, mestre em Direito, ministrou a primeira palestra da manhã sobre holding patrimonial como planejamento sucessório e contábil.

DSC09957

O Seminário de Assuntos Contábeis lotou o auditório da UCPEL em 27 de junho

O Seminário teve prosseguimento com as palestras sobre Contabilidade rural como instrumento gerencial e tributário (Ênio de Paiva, perito judicial da Justiça do Trabalho e Justiça Estadual), ações que fazem a diferença no sucesso da profissão (Márcio Mâncio, empresário), obrigações e responsabilidades com as informações prestadas à Receita Estadual (Júlio César Meroni, delegado da Receita Estadual).

Pelotas

Ênio de Paiva

Pelotas

Márcio Mâncio agitou o público com brincadeiras

Pelotas

Júlio César Meroni

 

Pelotas

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Adriel Ziesemer, ao encerrar o evento agradeceu o empenho de todos que se envolveram na realização do Seminário, em especial, a participação dos colegas e estudantes de Rio Grande, que compareceram em grande número.

 

 

 

 

Sindicato dos Contadores e Técnicos de Contabilidade de Pelotas completa 80 anos

Em uma cerimônia que relembrou os principais momentos e ações dos presidentes que passaram nestes 80 anos pelo Sincotecpel, o Sindicato comemorou na noite de 26 de junho o octagésimo aniversário de fundação da entidade.

Pelotas Jorge Capra Gomes, Clóvis Roberto dos Santos Silva, José Francisco Pagani Echevarria, Antônio Lucena Guadalupe, Jones Radtke, Luiz Roberto de Souza

CRCRS promove palestra sobre Prestação de Contas Eleitorais

DSC_1331

Carlos Souto Júnior

Na tarde de 16 de junho, o consultor contábil Carlos Souto Júnior realizou a última apresentação do roteiro do curso sobre Prestação de Contas Eleitorais, que percorreu dezenas de cidades do Estado com o objetivo de apresentar aos profissionais tópicos relacionados ao tema, em especial ao que se refere a arrecadação e aplicação de recursos e a prestação de contas eleitorais, além da Resolução TSE nº 23.406/14, que, em seu artigo 33, § 4º, determina que “O candidato e o profissional de contabilidade responsável deverão assinar a prestação de contas, sendo obrigatória a constituição de advogado

Homenagens e posse marcaram a plenária de 16 de junho

Os conselheiros (2010 – 2013) Moacir Carbonera, representando Caxias do Sul, e Gilberto Zanin de Souza, representando Passo Fundo, foram homenageados pelo Plenário do CRCRS,  em sessão plenária realizada em 16 de junho, pelos relevantes serviços que prestaram à classe contábil brasileira. Na mesma oportunidade, o Contador José Tadeu Jacoby foi empossado como Delegado Regional do CRCRS em São Leopoldo.

homenagem conselheiro

Antônio Palácios e Gilberto Zanin de Souza.
Zanin foi membro da Segunda Câmara de Ética e Disciplina de 2010-2013

homenagem conselheiro

Antônio Palácios e Moacir Carbonera.
Carbonera, de 2006-2007, foi membro da Câmara de Ética e Disciplina e de Recursos de Ética e Disciplina; de 2008 a 2009, coordenou a Segunda Câmara de Ética e Disciplina e participou da Câmara de Recursos de Ética e Disciplina. De 2010 a 2013 foi vice-presidente de Registro.

homenagem conselheiro

O Vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS, Celso Luft, dá posse ao novo Delegado Regional do CRCRS em São Leopoldo, Contador José Tadeu Jacoby.

 

Registro no CRCRS deve ser exigência para preenchimento de vaga em concurso público

A exemplo do que ocorreu em relação ao edital do concurso público da Prefeitura Municipal de Arroio Grande, o CRCRS ao tomar conhecimento de que no edital de abertura do Concurso Público nº 01/2014, da Prefeitura Municipal de Ibirapuitã-RS, não constava a obrigatoriedade do registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade dentre os requisitos para o preenchimento dos cargos de Auxiliar de Contabilidade e Agente Fiscal, contatou a administração municipal, que retificou o edital, em 28 de maio de  2014, passando a exigir tal requisito. A decisão decorre do exercício de autotutela administrativa, como forma de regulamentar o exercício das atribuições dos cargos, consoante às normas do Conselho Regional de Contabilidade do RS.

Contabilidade em Debate aborda Controladoria e Governança Pública

Controladoria e Governança Pública é o tema do programa Contabilidade em Debate, que será veiculado na Rádio CRCRS de 16 a 29 de junho, diariamente, às 11h30, 13h30 e às 18h30. Participam do programa o conselheiro do CRCRS, Flávio Flach; e a integrante da Comissão de Estudos de Ensino Superior do CRCRS, Laurise Martha Pugues. A presentação fica a cargo de Luciano Biehl. Acesse www.crcrs.org.br – Rádio Web CRCRS e ouça!
Rádio CRCRS: informação e conhecimento a um clique de você!

Visita dos estudantes da UPF

Alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Passo Fundo (UPF) visitaram a sede do CRCRS na manhã de 13 de junho, coordenados pela professora Elsa Maria Makoski. Eles foram recebidos pelo fiscal contador Marcelo Cristiano Mello, pela gerente da Divisão de Projetos Especiais, Nádia Chamun.

DSC_1315

Os estudantes conheceram as instalações do Conselho, como a Divisão de Fiscalização, o Plenário Ivan Carlos Gatti e o auditório, e ainda assistiram uma palestra do fiscal Marcelo sobre a estrutura e o funcionamento do Sistema CFC/CRCs, que contou com participação do vice-presidente de Relações Institucionais, Pedro Gabril Kenne da Silva.

DSC_1321

CRCRS e Sindilojas ampliam parceria

sindilojas

A partir da esquerda: Márcio Allegretti, superintendente do Sindilojas, Paulo Kruse, presidente do Sindilojas, Antônio Palácios, presidente do CRCRS, Pedro Gabril da Silva, vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS

Na tarde do dia 10 de junho, o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, acompanhado do vice-presidente de Relações Institucionais, Pedro Gabril Kenne da Silva, visitou o presidente do Sindilojas Paulo Kruse, ocasião em que comentaram ações conjuntas para facilitar a comunicação entre empresário e profissional da Contabilidade, entre outras.