CRCRS e Senar renovam parceria

Na tarde do dia 31 de agosto, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), Antônio Palácios, e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Gilmar Tietböhl, renovaram o acordo de cooperação técnica, que visa a conjunção de esforços para a execução de ações, assim como a participação do Senar-RS nos eventos realizados pelo CRCRS, a fim de fornecer orientações sobre a legislação rural.

CRCRS e Senar

Antônio Palácios (CRCRS) e Gilmar Tietböhl (Senar)

 

Acórdão do TSE trata do profissional da Contabilidade na prestação de contas eleitorais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou acórdão em resposta à Consulta nº 254-76.2014, nos termos do voto do relator ministro Henrique Neves, cuja sessão foi realizada no dia 3 de junho deste ano. A consulta foi formulada pela deputada federal Antônia Lucileia Cruz Ramos Câmara.

Conforme consta no relatório do ministro, “(…) a função de administrador financeiro de campanha, exigida no § 1° do art. 33 da Resolução-TSE n° 23.406/2014, é de livre designação do candidato e, nesse caso, poderá ser exercida cumulativamente pelo profissional de contabilidade, indicação obrigatória exigida no § 4° do art. 33 da Resolução- TSE n° 23.406/2014

Observatório Social do Brasil busca parceria com Ministério Público do RS

O vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS e coordenador do Comitê Gestor dos Observatórios Sociais do RS, Pedro Gabril Kenne da Silva, acompanhado da também contadora Silvia Grewe, ambos integrantes da diretoria do Observatório Social do Brasil, aproveitaram a oportunidade do encontro com o procurador Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo de Lima Veiga, para convidá-lo a participar do 3º Encontro Estadual dos Observatórios Sociais do RS, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de setembro, em Porto Alegre, com o objetivo, entre outros, de apresentar as boas práticas dos observatórios sociais, ampliar as estratégias do controle social  e da educação  para a cidadania em toda a rede de observatórios sociais, promover o intercâmbio de informações e cooperação técnica entre os observatórios e consolidar alianças estratégicas no Estado.

A ocasião propiciou ainda a sugestão da assinatura de um Convênio de Cooperação Técnica entre o Ministério Público do RS e o Observatório Social do Brasil, cuja formalização deverá ocorrer no evento citado.

O Observatório Social faz parte da Rede Nacional de Cidadania Fiscal, projeto integrante do  Programa de Voluntariado da Classe Contábil. O Observatório Social do Brasil coordena uma rede de observatórios em 80 cidades de 14 estados brasileiros, tendo contribuído, por meio do trabalho de monitoramento das principais licitações municipais, para a economia de mais de R$ 300 milhões em dois anos consecutivos. No RS, as cidades de Cruz Alta, Erechim, Lajeado, Pelotas e Santa Maria já contam com observatórios sociais.OS

CRCRS recebe representantes do CORE

Na tarde de 29 de julho, o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, recebeu, na sede do Conselho, o vice-presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Rio Grande do Sul (CORE), Roberto Salvo; o diretor tesoureiro Rui Ketz de Moura; a diretora secretária, Roberti Franzen; contador, Otávio Augusto Naue, que manifestaram a intenção de desenvolver ações em parceria, aproximando, dessa forma, a classe contábil dos profissionais que atuam no segmento da representação comercial. Expuseram ainda o Projeto Core Itinerante, que consiste em ministrar palestras em diversas cidades do RS, durante três dias. A próxima parada será em Novo Hamburgo nos dias 13,14 e 15 de agosto na ACI. No dia 13, das 19h30 às 21h30, Uriel Simões Canarim ministrará palestra sobre “Informe-se antes de contratar: representante comercial ou vendedor CLT – Qual a melhor escolha?”. As inscrições são gratuitas. Inscrições pelo telefone (51) 3333-8550 / eventos@core-rs.org.br. Na oportunidade também foi divulgado o 4º Seminário do Representante Comercial Gaúcho, que deve ocorrer em 4 de outubro, das 9h às 17h, no Salão de Convenções da Fiergs.

CORE

Antônio Palácios, Rui Ketz, Roberto Salvo, Otávio Augusto Naue e Roberti Franzen

Receita Federal: acaba prazo para entrega de DCTFs nesta quinta-feira e novas tecnologias

O prazo para entrega da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) sem débitos a declarar dos meses de janeiro a abril de 2014 encerra-se nesta quinta-feira (31/07). O prazo da entrega da DCTF de maio de 2014 encerra-se no dia 8 de agosto. Mais informações no site da Receita Federal.

Outra novidade da Receita Federal é a modernização de ferramentas. Já é possível, por exemplo, emitir um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) pelo tablet e/ou smartphone com sistemas operacionais Android ou IOS. O aplicativo APP Carnê-Leão pode ser baixado gratuitamente pelo contribuinte pessoa física, mantendo seus dados e contas atualizados. Além disso, a economia de tempo será ainda maior no momento da declaração do IRPF do ano que vem, com a importação desses dados.

Organizações contábeis em família é tema de debate

Contab. em DebateO programa Contabilidade em Debate da Rádio CRCRS continua discutindo esta semana as organizações contábeis em família – parte 2, com a psiquiatra  e coach em Gestão de Empresas, Elaine Martin, e a contadora, perita contábil e ex-conselheira do CRCRS, Rosana Lavies Spellmeier, com apresentação de Luciano Biehl. Acesse www.crcrs.org.br e acompanhe a programação da Rádio CRCRS. O programa Contabilidade em Debate é veiculado diariamente às 11h30, 13h30 e 18h30.

Durante Seminário de Assuntos Contábeis de São Borja, CRCRS doa alimentos para desabrigados atingidos pelas enchentes

São Borja

Cerca de 140 pessoas, entre profissionais da Contabilidade, estudantes da área contábil e autoridades, lotaram a Câmara de Vereadores de São Borja, em 25 de julho, para assistirem as palestras que integram o Seminário de Assuntos Contábeis.

DSC_0044[1]

O delegado regional do CRCRS em São Borja, Ardori Zanini, deu as boas-vindas aos participantes.

São Borja

O presidente da Câmara de Vereadores de São Borja, Jeovane Weber Contreira, salientou a importância do profissional da Contabilidade na administração pública.

São Borja

Bruno Silva Maurer, secretário da Fazenda de São Borja

São Borja

Antônio Palácios

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, reafirmou a importância da realização dos seminários nas diversas regiões do Estado e lembrou que ao proporcionar eventos de atualização e de aperfeiçoamento aos profissionais da Contabilidade, o CRCRS está retribuindo a anuidade paga pelos profissionais.

Após a solenidade de abertura do evento, as autoridades foram convidadas a participar de uma reunião, na qual o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, e o vice-presidente de Relações Institucionais, Pedro Gabril Kenne da Silva, expuseram o Programa de Voluntariado da Classe Contábil e enfatizaram os objetivos e os aspectos do funcionamento dos observatórios sociais. A ideia foi acatada pelos presentes, que já se articularam para reunirem-se e discutirem o assunto em breve.

São Borja

 

São Borja

Na oportunidade, Antônio Palácios, procedeu a entrega de mais de 200 quilos de alimentos ao secretário da Fazenda de São Borja como forma de contribuir para amenizar a situação dos desabrigados das enchentes que assolaram o município nos últimos tempos.

São Borja

São Borja

Em seguida, Ênio Borges de Paiva ministrou palestra sobre a Contabilidade rural como instrumento gerencial e tributário, que, dentre os tópicos desenvolvidos, apontou as formas de exploração da terra: arrendamento, parceria e condomínio.

Contrato de prestação de serviços foi o tema abordado pelo integrante da Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS, Gerson Diehl.

Márcio Mâncio falou sobre as ações que fazem a diferença no sucesso da profissão, e, finalizando o evento, Alexandre Corrêa palestrou sobre eSocial.

Colóquio reúne representantes de Conselhos e Ordens no CRCRS

DSC_0161

Na tarde de 25 de julho, em torno de 70 pessoas, entre conselheiros, agentes fiscais e outros colaboradores dos Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional, participaram da segunda edição do Colóquio Compartilhando Experiências, organizado pelo Fórum-RS. Na abertura do evento, realizado na sede do CRCRS, a coordenadora da Câmara de Defesa da Sociedade, Miriam da Silva, lembrou que os Conselhos têm papel fundamental em proteger e defender a sociedade. A seguir, o coordenador do Grupo de Assessores Jurídicos do Fórum-RS, César Boeira, comentou sobre a importância da fiscalização.

O vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS, Celso Luft, representando o presidente da entidade, Antônio Palácios, no uso da palavra, saudou a todos os presentes e elogiou a iniciativa. Por fim, o presidente do Fórum-RS e do CRECI-RS, Flávio Koch, frisou que o colóquio é uma oportunidade para o intercâmbio de ideias entre os diversos Conselhos e Ordens.

DSC_0188

O primeiro painel do evento abordou os objetivos, o público-alvo e o conteúdo programático do Curso de Extensão em Conselhos Profissionais da PUCRS e foi conduzido pela professora e coordenadora do referido curso, Jaqueline Mânica. Em sua apresentação, ela falou sobre a experiência positiva no primeiro módulo, realizado no final do ano passado e lembrou que existe a previsão de abertura de nova turma, ainda em 2014. A extensão é destinada a agentes fiscais e conselheiros das entidades de fiscalização profissional.

DSC_0226

O Colóquio teve prosseguimento com a explanação, por parte do assessor jurídico do CRN2 e Crefono7, Marco Stefani, acerca do ato de julgar processos ético-administrativos e o papel do julgador. De forma didática, Stefani esclareceu a importância dos conselheiros nas suas funções de legislar e julgar normas relativas às atividades profissionais.

Fórum-RS se reúne na sede do CRECI

DSC_0006

Representantes de Conselhos e Ordens de Profissões Regulamentadas que integram o Fórum-RS, entre eles o presidente do CRCRS, contador Antônio Palácios, reuniram-se, na tarde de 22 de julho, na sede do CRECI-RS, para a segunda sessão plenária da entidade este ano.

O encontro teve, também, a presença do deputado estadual Carlos Gomes, autor do Projeto de Lei, sancionado em maio pelo governador Tarso Genro, que determina a exigência, nos concursos públicos, do registro nos respectivos Conselhos, quando a vaga for para cargo que exerça prerrogativas de profissões regulamentadas.

O encontro teve, também, a presença do deputado estadual Carlos Gomes, autor do Projeto de Lei, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado, em 21 de maio, pelo governador Tarso Genro, que determina a exigência, nos concursos públicos, do registro nos respectivos Conselhos, quando a vaga for para cargo que exerça prerrogativas de profissões regulamentadas. A íntegra da lei está disponível aqui.

O vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva, por sua vez, realizou palestra sobre a importância do Controle Social, enfatizando que um dos principais mecanismos para a fiscalização da gestão pública são os Observatórios Sociais.

O vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva, por sua vez, realizou palestra sobre a importância do Controle Social, enfatizando que um dos principais mecanismos para a fiscalização da gestão pública são os Observatórios Sociais.

 

 

 

Receita Federal libera transmissão das DCTFs

A Receita Federal do Brasil (RFB) informa que as DCTFs (Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais) para apuração de maio de 2014 em diante ou sem débitos foram liberadas na manhã da última segunda-feira, dia 21/7.

O processo tem duas etapas: 1) preencher a declaração, utilizando-se a versão 2.5 do PGD DCTF, seguido da transmissão da declaração; 2) Transmitir a declaração via internet. A RFB informou que o problema que se encontrava nesta fase já foi solucionado e o processo pode ser feito normalmente.

O prazo para remessa vai até o próximo dia 8 de agosto e a agenda tributária disponível em www.receita.fazenda.gov.br foi corrigida pela RFB.