Presidente do CRCRS prestigia formatura de Ciências Contábeis

Foi em 31 de janeiro, a colação de grau dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Feevale que contou com a presença do presidente do CRCRS, contador Antônio Palácios. A solenidade ocorreu às 17h, no Teatro Feevale – Campus II, e a formanda Janaina Riegel foi a Aluna Destaque do curso.

aluna destaque

Antônio Palácios e Janaína Riegel
FOTO: Muriel dos Santos

CRCRS participa da posse de deputados estaduais

O vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, contador Pedro Gabril Kene da Silva, a convite da Assembleia Legislativa do RS, participou, no dia 31 de janeiro, da posse dos 55 deputados eleitos e instalação da 54ª Legislatura, para o período que vai de 1/2/2015 a 31/1/2019. Aproveitando a cerimônia, também houve a eleição e a transmissão de cargos da nova Mesa Diretora. O deputado Édson Brum foi eleito presidente da Assembleia Legislativa.

AL

Foto: Vinícius Reis – agência ALRS

Deputados empossados:

PT – Edegar Pretto, Luiz Fernando Mainardi, Jeferson Oliveira Fernandes, Tarcisio Zimmerman, Valdeci Oliveira, Nelsinho Metalúrgico, Stela Farias, Zé Nunes, Miriam Marroni, Altemir Tortelli, Adão Villaverde.

PMDB – Fábio Branco, Edson Brum, Alexandre Postal, Vilmar Zanchin, Gabriel Souza,

28 de fevereiro é o novo prazo para entrega da declaração negativa ao COAF

coaf

O prazo para entrega da declaração negativa ao COAF, por parte dos profissionais da Contabilidade e/ou organizações contábeis, que realizaram, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contadoria, auditoria, aconselhamento ou assistência, foi prorrogado, excepcionalmente, para 28 de fevereiro. O fato originou-se de impropriedades decorrentes do cadastramento dos profissionais da Contabilidade e/ou organizações contábeis e o tempo exíguo para a comunicação. Assim, em acordo estabelecido entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) o prazo foi estendido.

Para colaborar com os profissionais, o Sistema CFC/CRCs, em parceria com a Fenacon e o Ibracon, elaborou uma cartilha com esclarecimentos referentes à comunicação ao COAF.Clique aqui e acesse.

Contabilidade em Debate leva informação ao profissional

No mês de janeiro foram veiculados quatro programas “Contabilidade em Debate” que abordou o Sped, gestão de pessoas, criação do Observatório Social de Porto Alegre e Redesim. Acompanhe a programação da Rádio CRCRS em www.crcrs.org.br – Comunicação – Rádio e TV CRCRS, ou baixando, gratuitamente, o aplicativo em seu celular ou tablet, com sistema Android ou IOS.

Rádio CRCRS: informação e conhecimento a um clique de você!

Prorrogado prazo para envio da declaração negativa do Coaf

Por meio de acordo firmado entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), fica prorrogado até 28 de fevereiro de 2015 o prazo para comunicação negativa obrigatória dos profissionais da Contabilidade e/ou Organizações Contábeis que realizaram, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contadoria, auditoria, aconselhamento ou assistência.

De acordo com comunicado postado no site do CFC, assinado pelo presidente da entidade, José Martonio Alves Coelho, a prorrogação é uma excepcionalidade e “deve-se a impropriedades decorrentes do cadastramento dos profissionais da Contabilidade e/ou Organizações Contábeis e o tempo exíguo para a comunicação”.

O texto destaca, ainda, a disposição dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal em auxiliar os profissionais e organizações contábeis, bem como a disponibilização da cartilha elaborada em conjunto pelo CFC, Fenacon e Ibracon, com orientações detalhadas sobre os procedimentos para elaborar de modo adequado a comunicação obrigatória.

 

Simples Nacional: CRCRS participa de debate promovido pelo CORE-RS

O presidente do CRCRS, contador Antônio Palácios, foi um dos debatedores do encontro realizado pelo Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Rio Grande do Sul (CORE-RS), na noite de 28 de janeiro, na cidade de Novo Hamburgo. “O Simples Nacional e suas alterações para 2015″ reuniu representantes comerciais de diversos municípios gaúchos, com o objetivo de discutir possibilidades de redução da carga tributária para a categoria, que foi inserida no Anexo VI da Lei Complementar 147/2014, com alíquotas que variam entre 16,93% e 22,45%. Com o enquadramento na Tabela VI, a recomendação é que, antes de efetuar a opção pelo enquadramento no Simples Nacional, os representantes comerciais procurem a assessoria de um profissional da Contabilidade, a fim de evitar prejuízos ao longo de todo o ano de 2015, por terem aberto mão da tributação pelo regime de lucro presumido.

O presidente do CRCRS, contador Antônio Carlos Palácios, abordou diversos temas de interesse dos representantes comerciais, sobre o Simples Nacional

O presidente do CRCRS, contador Antônio Carlos Palácios, abordou diversos temas de interesse dos representantes comerciais, sobre o Simples Nacional.

O encontro foi coordenado pelo presidente do CORE-RS, Uriel Canarim, e contou também com a participação do deputado federal José Stédile, vice-presidente da Comissão de Finanças do Congresso Nacional; do contador Dirceu da Silva, da empresa Revisora Fiscal; e do representante comercial e ex-secretário executivo do Fórum das Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul, Antônio Carlos Paim.

Durante o encontro, o deputado Stédile comprometeu-se a auxiliar os representantes comerciais a, através da mobilização de todos os profissionais, sensibilizar os deputados federais para aprovação de medidas que coloquem a categoria em melhor situação tributária. O ex-secretário executivo do Fórum das Micro e Pequenas Empresas, Antônio Paim, com experiência de anos como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do RS e no Congresso Nacional, apresentou uma proposta de roteiro estratégico a ser seguido a fim de obter sucesso na aprovação de um novo suporte legal.

Da esq. para a dir., deputado federal José Stédile; representante comercial Antônio Paim; presidente do CORE-RS Uriel Canarim; contador Dirceu da Silva; e presidente do CRCRS Antônio Palácios.

Da esq. para a dir., deputado federal José Stédile; representante comercial Antônio Paim; presidente do CORE-RS Uriel Canarim; contador Dirceu da Silva; e presidente do CRCRS Antônio Palácios.

Ao final do encontro, Palácios destacou a importância da jornada a ser empreendida em 2015, engajando novos parceiros em favor desta causa, para que não se perca mais um ano. Também foi lida a Carta de Novo Hamburgo, a ser encaminhada ao ministro Guilherme Afif Domingos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. O documento solicita a transferência dos representantes comerciais na Tabela III do Simples Nacional e o mesmo tratamento tributário dispensado a empresas de atividade semelhante, como, por exemplo, corretores de seguros.

Ao final do encontro,  foi lida a Carta de Novo Hamburgo, documento a ser encaminhado ao governo federal

Ao final do encontro, foi lida a Carta de Novo Hamburgo, documento a ser encaminhado ao governo federal.

Estão previstos, ainda, pelo mais nove encontros em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, com vistas a mobilizar a categoria dos representantes comerciais.

CRCRS acompanha posse dos novos auditores do estado

O vice-presidente de Relações Institucionais, Pedro Gabril Kenne da Silva, representou o CRCRS na solenidade de posse dos 14 novos auditores do estado. Com os novos servidores, que passarão a atuar na Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda, o Rio Grande do Sul passa a contar com  55 auditores. O evento teve lugar no salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini, no dia 28 de janeiro.

Postado em: institucional

Receita Federal limita parcelamentos para pequenas empresas com dívidas

A Instrução Normativa Nº 1.541, de 20/01/2015, da Receita Federal do Brasil, estabelece que é permitido fazer um pedido de parcelamento por ano-calendário. Essa regra altera a instrução anterior (nº 1.508, de 4 de novembro de 2014), que permitia duas requisições no mesmo período.

A partir de agora, a renegociação do parcelamento não será mais possível, o que vai exigir cuidado redobrado dos pequenos empresários. Como as empresas que possuem débitos junto ao fisco recebem a carta para a exclusão do regime simplificado somente no final do ano – por volta de setembro -, é preciso ficar atento às suas finanças, caso já tenha solicitado o parcelamento no ano.

 

Estudo aponta cargos das áreas de finanças, controle e auditoria entre os mais bem remunerados no RS

Um diretor de empresa que atua nas áreas de finanças, controle ou auditoria, no Rio Grande do sul, soma vencimentos mensais em torno de R$ 40.084,00. Já um gerente nas mesmas áreas percebe ao redor de R$ 16.829,00 ao mês. Finanças, controle e auditoria é a segunda área mais bem remunerada do estado. As informações são de um estudo realizado pela Resolution, consultoria em recursos humanos, e estão na coluna de economia, página 27, do jornal Zero Hora, do dia 26 de janeiro, assinada pela jornalista Marta Sfredo.

A matéria “Quanto ganham os gaúchos” apresenta a média salarial por cargos e por áreas, consideradas parcelas fixa e variável (mensal e anual), a partir de pesquisa com mais de 165 cargos em 25 grandes e médias empresas, que representam cerca de 12% do PIB gaúcho.

Confira a média salarial dos gaúchos, por área.

tabela

 

Redesim no Contabilidade em Debate

Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é o tema do Contabilidade em Debate desta semana, que vai ao ar pela Rádio CRCRS Web, em três horários: às 11h30, às 13h30 e às 18h30. Nesta edição, Luciano Biehl entrevista o contador José Tadeu Jacoby, secretário-geral da Junta Comercial do Rio Grande do Sul e delegado regional do CRCRS em São Leopoldo, e o auditor-fiscal Benito João Papini Júnior, chefe da Equipe de Cadastros da Superintendência da Receita Federal.

Benito João Papini Júnior, Luciano Biehl e Tadeu Jacoby debatem a Redesim

Benito João Papini Júnior, Luciano Biehl e José Tadeu Jacoby debatem a Redesim

Confira em crcrs.org.br, onde você também pode acessar o programa da semana anterior, pela aba podcast.