Programa Contabilidade em Debate

O programa Contabilidade em Debate, que é veiculado diariamente às 11h30, às 13h30 e às 18h30, neste mês de março abordou temas como: a mulher no mercado da Contabilidade, a importância do crescimento dos cursos de pós-graduação em Ciências Contábeis, imposto de renda, a qualidade dos escritórios de Contabilidade e o perfil das pequenas e médias empresas no mercado da Contabilidade. Os programas ficam postados no podcast da Rádio CRCRS. Para ouvi-los, basta acessar www.crcrs.org.br – Rádio CRCRS.

 

CRCRS entrega doações de páscoa à Fundação O Pão dos Pobres

DSC01209

As mais de 1.200 crianças e adolescentes atendidos pela Fundação O Pão dos Pobres, de Porto Alegre, terão uma páscoa mais alegre. Na tarde da terça-feira, 30 de março, o CRCRS entregou chocolates, doces, alimentos, produtos de higiene e roupas para a entidade. A doação foi realizada pela escriturária da Divisão de Projetos Especiais, Adriana França Pires ao representante do Pão dos Pobres, Osmar Machado. A ação faz parte do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC). Para saber mais, clique aqui.

Atualização sobre Programa de Educação Continuada para capacitadoras

DSC_0462

Na tarde do dia 30 de março, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Adriel Ziesemer, e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Breda, reuniram-se com representantes de capacitadoras, que são entidades que promovem atividades de Educação Profissional Continuada, para esclarecer aspectos da NBC PG 12, que trata da educação continuada.

Zulmir Breda explicou que com aprovação da NBC PG 12 algumas alterações ocorreram no Programa de Educação Continuada a começar pelo conceito,que segundo norma a Educação Profissional Continuada é definida como a atividade formal e reconhecida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil.

Outro item inserido na referida NBC foi a imposição de penalidades às capacitadoras, que pode culminar na exclusão quando: não realizar pelo menos um curso/evento credenciado por ano; deixar de cumprir determinações sobre documentos; não comunicar eventual cancelamento ou adiamento de curso/evento, deixar de manter as condições aprovadas dos cursos/eventos credenciados.

Com a abrangência da NBC PG 12, estima-se que em torno de seis mil novos profissionais deverão prestar contas da educação continuada em 2016.

Os profissionais acrescidos, conforme consta na NBC PG 12, item 4, são aqueles que:

“exercem atividades de auditoria independente nas sociedades seguradoras,
resseguradoras, de capitalização e nas entidades abertas de previdência complementar
reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep); exercem atividades de auditoria independente de entidades não mencionadas nas alíneas (b), (c) e (d) como sócios, responsáveis técnicos ou em cargo de direção ou gerência técnica de firmas de auditoria; que sejam responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis, ou que exerçam funções de gerência/chefia na área contábil das empresas sujeitas à contratação de auditoria independente pela (CVM), pelo (BCB), pela (SUSEP) ou consideradas de grande porte nos termos da Lei n.º 11.638/07 (sociedades de grande porte)”.

 

Curso de Ciências Contábeis oferece orientação sobre Imposto de Renda de Pessoas Físicas

No período de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física 2015, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) e outras entidades promove a campanha “Declare Certo”, um ciclo orientativo, que visa esclarecer dúvidas de contribuintes sobre como preencher sem erros o formulário de informações ao fisco.  O atendimento, totalmente gratuito, será feito por profissionais da área da contabilidade, entre os dias 6 e 8 abril, das 14h às 17h, no saguão do Bloco J da Cidade Universitária.

A iniciativa é do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), órgão vinculado ao curso de Ciências Contábeis e ao Centro de Ciências Sociais da UCS, articulador desta e outras ações, voltadas às comunidades interna e externa. Confira mais informações, no site da UCS.

IRPF Caxias do Sul

O perfil das pequenas e médias empresas no mercado da Contabilidade

Até o próximo dia 05/04, o programa Contabilidade em Debate vai estar discutindo O perfil das pequenas e médias empresas (PMEs) no mercado da Contabilidade. Em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30, Luciano Biehl entrevista os contadores Martin Spellmeider e Juliano Abadie, empresários integrantes da Comissão de Estudos CRCRS Jovem.

Luciano Biehl entrevista os contadores Martin Spellmeier e Juliano Abadie, sobre O perfil das PMEs no mercado da Contabilidade

Luciano Biehl entrevista os contadores Martin Spellmeier e Juliano Abadie, sobre O perfil das PMEs no mercado da Contabilidade

Você acompanha o Contabilidade em Debate no site do CRCRS. Confira e fique bem informado sobre os assuntos de interesse da classe contábil.

Palestra sobre a NBC PG12

Na próxima segunda-feira, 30 de março, o CRCRS promove palestra de atualização sobre a NBC PG12, que trata da Educação Profissional Continuada. O evento ocorre na sede do Conselho (Rua Baronesa do Gravataí, 471 – Porto Alegre), das 13h30 às 15h30. Na oportunidade, o vice presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Breda; e o Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Adriel Mota Ziesemer, apresentarão as alterações trazidas pela nova norma. Clique aqui para inscrever-se.

Vice-Presidente do CRCMT visita Conselho gaúcho

Joilson da Silva, vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso (CRCMT) participou da reunião plenária do Conselho de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), na manhã da sexta-feira (27/03). A visita foi saudada pelo anfitrião, presidente Antônio Palácios, como oportunidade para compartilhar informações e experiências entre os Regionais.

Vice-presidente de Registro do CRCMT, Joilson da Silva

Vice-presidente de Registro do CRCMT, Joilson da Silva

 

FBC divulga gabaritos do Exame de Suficiência

A Fundação Brasileira de Contabilidade divulgou, na quarta-feira, (25/03), os gabaritos das provas do 1º Exame de Suficiência de 2015, realizadas no dia 22/03/2015. Com a divulgação dos gabaritos no dia 25/03/2015, será admitido recurso conforme edital no período das 10 horas do 1º (primeiro) dia útil até às 18 horas do 2º (segundo) dia útil, após a divulgação dos gabaritos preliminares. Somente será admitida interposição de recurso via sistema de acompanhamento de inscrição. Os gabaritos podem ser acessados clicando aqui.

Conselho de Contabilidade integrado em ações de combate à corrupção

O Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS) incorporou-se ao movimento direcionado ao combate à corrupção e em defesa da ética na gestão pública. O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, juntamente com representantes dos demais conselhos e ordens de profissões regulamentadas, participou de reunião (25/03), sob a coordenação do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, com o objetivo de colher opiniões e sugestões para elaboração de um manifesto de apoio ao combate à corrupção.

O presidente Palácios considerou que essa é a forma das entidades se engajarem nos movimentos realizados, nos últimos dias, em todo o País, especialmente contra a corrupção. Também defendeu e reforma política e mecanismos de controle como medidas que podem contribuir para minimizar atos de corrupção. Apontou ainda três aspectos fundamentais nesse momento: a profusão da informação, a manutenção do estado democrático de direito e a ocupação de cargos técnicos por profissionais especializados e não por políticos.

OAB

Desativação da versão 2.00 da Nota Fiscal Eletrônica

A versão 2.00 do sistema de autorização de notas fiscais eletrônicas (NF-e) será desativada no próximo dia 31 de março. Portanto, a partir de abril somente serão autorizadas NF-e emitidas na versão 3.10; todos os arquivos enviados na versão 2.00 serão automaticamente rejeitados pelo sistema autorizador da SEFAZ-RS. A Receita Estadual recomenda que a troca para a versão 3.10 nos aplicativos emissores das empresas seja feita no prazo mais breve possível, impreterivelmente até o próximo dia 31 de março, a fim de evitar interrupção no processo de emissão de notas fiscais eletrônicas da empresa. Esta nova versão está disponível desde o início de 2014 e introduz novas regras de validação que asseguram uma melhora significativa na qualidade das informações prestadas. Para mais informações, favor consultar o Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica (http://www.nfe.fazenda.gov.br) ou enviar e-mail para nfe@sefaz.rs.gov.br.

Fonte: Receita Estadual do RS