Presidente do CRCRS encerra ciclo de imersão da fiscalização

Durante todo o mês de abril, a divisão de fiscalização do CRCRS participou de um programa de treinamento que incluiu palestras sobre temas variados. Na quinta-feira, 30 de abril, o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, procedeu ao encerramento, afirmando que a busca pela capacitação sempre é importante e deve ser estimulada, especialmente quando se trata de uma das atividades-fim do Conselho, como a fiscalização.

“Fiscalizamos para proteger a sociedade dos maus profissionais, que depõem contra a profissão, por isso, a necessidade da fiscalização; entretanto, é essencial que a ação fiscalizatória seja efetuada de forma competente e ética. Nosso objetivo não é punir os profissionais, mas sim desenvolver uma fiscalização preventiva”, declarou o presidente, que encerrou a sua manifestação parabenizando a equipe de fiscalização do CRCRS.

fiscalização

Marketing de serviços é tema do treinamento da fiscalização do CRCRS

Dando continuidade ao ciclo de palestras promovido pela divisão de fiscalização do CRCRS, em 29 de abril, foi a vez do coordenador dos cursos de graduação tecnológica em Gestão e Negócios da FADERGS, professor Dr. Christian Tirelli, falar aos 18 fiscais e o diretor adjunto, sobre marketing de serviços. Dentro do tema foram desenvolvidos tópicos como: processo de tomada de decisão de compra, reconhecimento do problema, avaliação de alternativas e de resultados, escolha do serviço, posicionamento, entre outros.

fisca

fisca2

 

Confira as últimas informações sobre a XV Convenção de Contabilidade

Confira no site da XV Convenção de Contabilidade os nomes dos palestrantes que já confirmaram participação no evento. Também estão disponíveis, nesse mesmo site, informações sobre patrocínios e apoios, hospedagem (relação de hotéis credenciados), além do plano de comercialização de estandes da Feira de Negócios e Oportunidades, que ocorre paralelamente a Convenção.

Importante lembrar aos interessados em submeter trabalhos, técnicos ou científicos, à apreciação, que o prazo vai até 1º de junho. Clique aqui e obtenha todas as informações referentes aos regulamentos.

cartaz

 

 

Programas Contabilidade em Debate veiculados em abril

Durante o mê de abril, forma veiculados na Rádio CRCRS quatro programas Contabilidade em Debate: 3º Fórum Sped Porto Alegre, Fim do Regime Tributário de Transição, Trabalho de Conclusão de Curso e  Normas Internacionais de Contabilidade, este último, disponível na TV CRCRS também.

O programa Contabilidade em Debate é apresentado na Rádio CRCRS, diariamente, às 11h30, 13h30 e 18h30. Para ouvir, basta acessar www.crcrs.org.br.

Presidente e vice do CRCRS recebem diretoria do Sincovat

Com o objetivo de estreitar laços entre o Conselho de Contabilidade e o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari, o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, e a vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Lopes Rodrigues, reuniram-se, na tarde de 28 de abril, com o presidente do Sincovat, Edson Schneider, e o vice-presidente da entidade sindical, Rui Mallmann. Na ocasião, os visitantes apresentaram proposta para que o Conselho auxilie o sindicato na compra de um elevador para deficientes. O presidente Palácios lembrou que o CRCRS e o Sincovat possuem um termo de cooperação e que irá contribuir dentro das possibilidades do convênio assinado.

DSC_0865

Receita Estadual capacita fiscais do CRCRS sobre funcionamento de Domicílio Tributário Eletrônico

Entrará em funcionamento em maio o Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), que é o local no sistema de processamento de dados da Receita Estadual do Rio Grande do Sul (RE) onde serão postadas e armazenadas as comunicações eletrônicas entre a RE e o contribuinte. A informação foi divulgada pelo subsecretário adjunto da Receita Estadual, Guilherme Comiran, em palestra à equipe da Divisão de Fiscalização do CRCRS, na terça-feira, 08 de abril. Nesta primeira etapa de um processo que visa a completa migração das operações em papel para o eletrônico, a entrega da Guia de Informação e Apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (GIA-ICMS) mensal tem data limite em 16 de maio.

De acordo com o auditor-fiscal, o objetivo do encontro é explicar o trabalho realizado pela RE, e identificar maneiras de auxiliar seus maiores clientes, os contadores.

"É nos contadores que está o foco dos nossos serviços", afirmou o subsecretário adjunto da Receita Estadual, Guilherme Comiran.

“É nos contadores que está o foco dos nossos serviços”, afirmou o subsecretário adjunto da Receita Estadual, Guilherme Comiran.

O subsecretário adjunto destaca a troca de informações entre RE e CRCRS via Web service e esclarece que o Conselho é quem pode liberar ou bloquear o acesso dos profissionais da contabilidade ao sistema da Receita.

DSC_1022

O palestrante foi apresentado aos fiscais pelo diretor executivo adjunto João Victor de Oliveira

 

As auditoras-fiscais Rachel Einsfeld (esq.), chefe substituta da seção de Coordenação de Atendimento da RE,  e Gina Pavão, chefe adjunta da Divisão de Fiscalização e Cobrança da Receita Estadual do RS acompanharam o palestrante

As auditoras-fiscais Rachel Einsfeld (esq.), chefe substituta da seção de Coordenação de Atendimento da RE, e Gina Pavão, chefe adjunta da Divisão de Fiscalização e Cobrança da Receita Estadual do RS acompanharam o palestrante

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Debate

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o tema do Contabilidade em Debate, no ar até o domingo, dia 03/05, em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30, pela Rádio Web CRCRS. No programa desta semana, Luciano Biehl conversa com Sérgio Nikolay, professor, coordenador do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT; e os bacharéis em Ciências Contábeis Krissia Heidrich, Maicon André Sauressig e Luis Saueressig, que debatem o papel do TCC na formação dos profissionais.

Da esq. para a dir., Maicon Saueressig, Sérgio Nikolay, Luciano Biehl, Krissia Heidrich e Luis Saueressig.

Da esq. para a dir., Maicon Saueressig, Sérgio Nikolay, Luciano Biehl, Krissia Heidrich e Luis Saueressig.

Confira este e outros programas, e mantenha-se informado sobre os assuntos da Contabilidade, em www.crcrs.org.br.

CRCRS participa do V Seminário de Fiscalização Profissional e 1º Encontro Nacional de Agentes Fiscais

O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) participou, na sexta-feira, dia 24 de abril, do V Seminário de Fiscalização Profissional e 1º Encontro Nacional de Agentes Fiscais, que reuniu representantes de Conselhos Federais e Regionais de diversos estados brasileiros, na sede do Centro Universitário Metodista – IPA, em Porto Alegre. Na abertura, Flávio Koch, presidente do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões, destacou a importância da realização dos eventos simultâneos para a discussão da ética profissional, como forma de contribuir para que se alcance um país melhor.

Da esq. para a dir., Roberto Fonseca, reitor do IPA;  Miriam Silva, coordenadora da CDS; e Flávio Koch, presidente do Fórum -RS

Da esq. para a dir., Roberto Fonseca, reitor do IPA; Miriam Silva, coordenadora da CDS; e Flávio Koch, presidente do Fórum -RS

Everton Borges, coordenador GAF e Cesar Boeira, coordenador da GAJ

Everton Borges, coordenador GAF e Cesar Boeira, coordenador da GAJ

 

Vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva.

Vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva.

Equipe do CRCRS participou do evento.

Equipe do CRCRS participou do evento.

A ética também esteve em foco na palestra magna, ministrada pelo jurista e professor universitário Marco Fridolin Sommer dos Santos, que falou sobre Autonomia dos Conselhos Profissionais e Princípios da Subsidiaridade. Os códigos de ética profissional como uma forma de expressão dos costumes da sociedade civil foi uma das ideias salientadas pelo jurista, que também destacou a ameaça existente à autonomia dos conselhos profissionais. Como exemplo, Santos citou o caso do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que desconsiderou a posição do Conselho Federal de Medicina quanto à validação dos diplomas de médicos estrangeiros. O jurista encerrou o exemplo questionando como fica a questão da fiscalização do exercício profissional diante do excesso de intervenção estatal?

O professor Marco dos Santos ministrou a palestra magna

O professor Marco dos Santos ministrou a palestra magna

Já a palestra Modernização dos Processos de Fiscalização da Atividade Profissional, conferida pelo consultor em processos de gestão, André Vasconcellos Zago, surpreendeu a plateia com um vídeo que apresentou a construção de um prédio de 45 andares, em 360 horas, o equivalente a oito dias, em 2011, na China. O exemplo introduziu a discussão sobre a necessidade de mudança de paradigmas para a gestão de processos, incorporando inovação – em especial, as originadas nas ideias dos próprios colaboradores.

O consultor de gestão de processos, André Zago falou sobre Modernização dos Processos de Fiscalização da Atividade Profissional

O consultor de gestão de processos, André Zago falou sobre Modernização dos Processos de Fiscalização da Atividade Profissional

Ainda pela manhã, foi exibido o vídeo institucional do Fórum RS. O material apresentou a estrutura da entidade e divulgou informações sobre o seu funcionamento. E, encerrando a primeira parte das atividades, o debate A Importância das Profissões Regulamentadas para a Construção de um Brasil Mais Ético foi mediado pelo vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva. Compuseram a mesa os debatedores Flávio Koch; Fernando Pratti, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito5); Melvis Barrios Júnior, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS); Walter Luiz de Lemos, presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-RS); Marco Fridolin Sommer dos Santos, professor Adjunto da UFRGS; Paulo André Pureza Cordeiro, integrante da Comissão Especial do Jovem Advogado, da Ordem dos Advogados do Brasil/ RS; e Josué Schostak, representando o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul.

As atividades da manhã foram encerradas com um debate sobre A Importância das Profissões Regulamentadas para a Construção de Um Brasil mais Ético

As atividades da manhã foram encerradas com um debate sobre A Importância das Profissões Regulamentadas para a Construção de Um Brasil mais Ético

No início da tarde, o promotor de justiça Paulo Valério Dal Pai Moraes abordou a atuação dos Conselhos profissionais nos direitos do consumidor, destacando o papel das entidades de fiscalização para a garantia da igualdade na relação entre os fornecedores e os consumidores. “Os cidadãos costumam enxergar apenas o Procon ou Ministério Público como órgãos de defesa dos consumidores, mas os conselhos são muito relevantes para atuar nessa área”, explicou.

O promotor de justiça Paulo Moraes

O promotor de justiça Paulo Moraes

Ao final do evento, o subprocurador chefe do Banco Central em Porto Alegre, Yuri Machado, reforçou a responsabilidade administrativa dos conselhos profissionais. Ele fez referência especial para a necessidade de entender o espaço de atuação dos fiscais, como forma de tornar mais eficaz o exercício das prerrogativas dos conselhos.

A última palestra do evento contou com a participação do subprocurador chefe do Banco Central em Porto Alegre, Yuri Machado (E). O coordenador de mesa foi o assessor jurídico do CRECI/RS, Cesar Augusto Boeira

A última palestra do evento contou com a participação do subprocurador chefe do Banco Central em Porto Alegre, Yuri Machado (E). O coordenador de mesa foi o assessor jurídico do CRECI/RS, Cesar Augusto Boeira

Sincontecsinos comemora o Dia do Profissional da Contabilidade

Em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade (25/4), o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale dos Sinos (Sincontecsinos) ofereceu um café da manhã, em 24 de abril, aos profissionais que atuam na área contábil. O Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS) se fez representar pela vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Lopes Rodrigues.

cafe da manhã