Está disponível, para leitura e download, em www.crcrs.org.br – menu Comunicação -, a edição atualizada até maio de 2015 do livro “Normas Brasileiras de Contabilidade Auditoria Independente – Auditoria Interna – Perícia Contábil”. No site do Conselho também constam dezenas de publicações de referência para os profissionais da Contabilidade.
Arquivos Mensais: maio 2015
Conselho de Contabilidade promove seminário em Erechim
No dia 29 de maio, o município de Erechim recebeu o Seminário de Assuntos Contábeis, evento que o Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS) promove em todas as regiões do Estado. O contador Pedro Grabril Kenne da Silva, vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, na oportunidade representando o presidente da entidade Antônio Palácios, em seu pronunciamento, salientou a importância da participação dos profissionais que atuam na área contábil nos seminários para se atualizarem e aprimorarem seus conhecimentos. Lembrou ainda os outros recursos que o CRCRS disponibiliza aos profissionais também com vistas a constante atualização, tais como: palestras on-line todas as quartas-feiras, rádio e TV CRCRS, entre outros.

Mateus Benincá, delegado regional do CRCRS em Erechim, deu as boas-vindas aos mais de 100 participantes ao Seminário

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, foi representado pelo secretário da Fazenda, o técnico em contabilidade Jandir Santolin.

Pedro Gabril Kenne da Silva, vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, na ocasião representando o presidente do CRCRS Antônio Palácios, fez a abertura do Seminário, expondo as funções precípuas do Conselho.
Em seguida teve início o painel sobre Lei Anticorrupção e Lei Lavagem de Dinheiro, no qual a contadora Mônica Foerster, coordenadora da Comissão de Estudos de Auditoria Independente do CRCRS, e o Juiz de Direito da 2ª Vara Cível de Erechim, Juliano Rossi, abordaram os aspectos legais e a inserção do profissional da contabilidade no contexto.

Na bancada: Mário Karczeski, vice-presidente de Fiscalização do CRCRS e, na oportunidade, moderador do painel; Juliano Rossi, Juiz de Direito da 2ª Vara Cível de Erechim. Painelista: Mônica Foerster.
Mônica citou os três métodos do esquema típico de lavagem de dinheiro: colocação, ocultação e reintegração. Relembrou a origem da expressão “lavagem de dinheiro”, que surgiu com o gângster norte-americano Al Capone, quando, em 1928, comprou uma rede de lavanderias em Chicago para encobrir o dinehiro ilícito proveniente de negócios ilegais.
A contadora falou também da legislação no Brasil, que prevê, entre outros aspectos, a extinção do rol taxativo de crimes antecedentes, ampliação dos agentes que devem informar transações suspeitas, a obrigatoriedade de pessoas físicas ou jurídicas de prestarem as informações, mesmo que eventualmente exerçam serviços de assessoria, consultoria, contadoria, auditoria. Enfocou a Resolução CFC nº 1.445 de 2013, que regula a Lei da Lavagem de Dinheiro, apontando a atenção especial que deve ser dada as operações de compra e venda de imóveis; de abertura ou gestão de contas bancárias, de poupança, investimento ou de valores mobiliários; de criação, exploração ou gestão de sociedade de qualquer natureza.
Já em relação a Lei nº 12.846 de 2013 -Lei Anticorrupção, o Juiz Juliano citou uma curiosidade: embora a lei seja chamada de anticorrupção, ela não fala em corrupção. Entretanto a grande novidade foi a possibilidade de punição das pessoas jurídicas, tanto na esfera civil como administrativa., de forma objetiva, sem a comprovação da culpa, negligência ou imprudência. Podem ser punidas todas as empresas brasileiras, inclusive as estrangeiras com sede no Brasil, associações, entidades. São considerados atos lesivos os que incidem sobre o patrimônio público e princípios da constituição.
Paralelamente ao painel, o vice-presidente de Relações Institucionais, Pedro Gabril, reuniu-se com as autoridades presentes no evento para falar das ações de responsabilidade social promovidas pelo Sistema CFC/CRCs, como o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC). Na ocasião, foi dado um enfoque especial para a necessidade de estimular a destinação de parte do imposto de renda, pessoa física, aos Fundos da Criança e do Adolescente e ao Fundo do Idoso.
Márcio Mâncio, empresário na área de consultoria, foi o encarregado de retomar as atividades na parte da tarde, falando sobre as ações que fazem a diferença no sucesso da profissão.
“Recuperação judicial das empresas”, foi o tema que André Koller Di Francesco Longo, especialista em Ciências Penais, apresentou aos participantes. Iniciou mostrando a importância do profissional da contabilidade nos dias atuais. Afirmou que nos Estados Unidos é a segunda profissão mais rentável.
André retrocedeu no tempo para explicar o surgimento da recuperação judicial, que teve início, no Brasil, em 2005, com base na Teoria das Restrições, e acrescentou que o plano de recuperação é um equilíbrio econométrico. Alguns pontos da recuperação judicial: analisar e conhecer os problemas, organizar e alocar os recursos, negociar, tomar decisões, entre outras. O palestrante mostrou que a estruturação da recuperação passa pelos recursos materiais, financeiros, humanos, administrativos e mercadológicos. Falou ainda da recuperação extrajudicial, que restringe hipoteca, dívidas trabalhistas e tributárias.
Clique aqui e veja mais fotos do evento
Pesquisa de Satisfação do 1º semestre de 2015
O CRCRS disponibilizou, neste link, a pesquisa de satisfação profissional referente ao primeiro semestre de 2015. A finalidade é avaliar como os contadores e técnicos em contabilidade se sentem em relação ao CRCRS, especialmente no que diz respeito às condições físicas e ambientais, atendimento, desempenho dos setores, comunicação e programas e projetos. Os resultados obtidos servirão como norteadores ao CRCRS para implementar ações que busquem contribuir para a melhoria dos serviços prestados e elevar o nível de satisfação. O questionário pode ser respondido até o dia 30 de junho de 2015.
Informe Quantitativo – abril 2015
Conselho inicia projeto para esclarecer profissionais sobre atividades da Fiscalização
Com o objetivo de orientar os profissionais da Contabilidade sobre os procedimentos adotados pela Fiscalização da entidade, o Conselho iniciou, em maio, os Fóruns de Esclarecimentos das Atividades da Fiscalização. A iniciativa, que deverá contemplar as 104 delegacias regionais do CRCRS, foi realizada em Guaporé (19/05) e Espumoso (25/5). Os encontros tiveram a participação do vice-presidente de Fiscalização, Mário Karczeski, do diretor executivo adjunto, João Victor de Oliveira e da gerente de Fiscalização, Iolanda Mumbach, além de delegados regionais e delegados honorários da entidade.
Programa de Educação Continuada para Auditores
Os auditores inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), que não cumpriram a pontuação mínima exigida pelo Programa de Educação Continuada, durante 2014, devem apresentar as justificativas para o não cumprimento ao Conselho Federal de Contabilidade, até 30 de junho. As alegações poem ser enviadas para a sede do CFC, no endereço SAS, Quadra 5, Bloco J, Brasília – DF, CEP 70070-920, aos cuidados da Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional, ou para o e-mail epc@cfc.org.br.
Vestibular Monteiro Lobato
Estão abertas as inscrições para o Vestibular da Faculdade Monteiro Lobato. O processo seletivo ocorre no dia 20 de junho, às 10h. Mais informações no site vestibular.monteirolobato.edu.br.
Espumoso recebe Fórum de Esclarecimentos das Atividades da Fiscalização
Na segunda-feira, 25 de maio, em torno de 40 profissionais da Contabilidade participaram, em Espumoso, de mais uma edição do Fórum de Esclarecimentos das Atividades da Fiscalização. O evento contou com a presença do vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Mário Karczeski, do diretor executivo adjunto do Conselho, João Victor de Oliveira, e da gerente de Fiscalização da entidade, Iolanda Mumbach. A iniciativa visa orientar os profissionais da Contabilidade sobre os procedimentos adotados pela Fiscalização do Conselho.
Também prestigiaram o evento os delegados regionais de Espumoso, Marcelo Zuffo, de Tapera, Vilson Hubner e de Não-Me-Toque, Aristeu Kochem, além do delegado honorário do CRCRS em Espumoso, Primo Moisés Zuffo.
Inaugurado o Espaço Contábil em Santa Maria
A união de quatro entidades da classe contábil gaúcha resultou no Espaço Contábil – região centro – de Santa Maria. Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), Sescon-RS, Associação dos Profissionais da Contabilidade de Santa Maria e Sindicato de Contadores e Técnicos em Contabilidade de Santa Maria (Sincotecsm) reuniram-se e estabeleceram em um único local todos os serviços prestados por essas entidades.
A importante iniciativa ganhou espaço na mídia local. O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, foi convidado a visitar os jornais de Santa Maria: A Razão e o Diário de Notícias para falar sobre a ação conjunta.
A inauguração do Espaço Contábil foi em 26 de maio, com a presença de autoridades locais, presidentes e representantes das entidades da classe contábil gaúcha e profissionais que atuam na área contábil da região.
“Com a criação do Espaço Contábil, o profissional da região vai se dirigir a um local, onde poderá resolver todas as suas dúvidas e problemas em relação a área contábil. Essa iniciativa só vem a contribuir com os profissionais da contabilidade, facilitando e agilizando as suas demandas”, declarou Antônio Palácios, presidente do CRCRS .
O Espaço Contábil se localiza na Alameda Santiago do Chile, 115.

Descerramento da placa pelos presidentes das quatro entidades: CRCRS, Sescon-RS, Sincotecsm e Associação dos Profissionais da Contabilidade de Santa Maria.
- Diogo Chamun, presidente do Sescon-RS; Wanderlei Ghilardi, presidente da Associação dos Profissionais da Contabilidade de Santa Maria; Alexandre Prates da Silva, presidente do Sincotecsm; Antônio Palácios, presidente do CRCRS.

Palácios comemorou a concretização do projeto Espaço Contábil – região centro, lembrando dos ex-presidentes do CRCRS, Zulmir Breda, e do Sescon-RS, Jaime Gründler Sobrinho, que acreditaram na ideia e levaram à frente o projeto.

Na oportunidade, o vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS, Celso Luft, deu posse a nova delegada regional do CRCRS em Santa Maria, contadora Simone Terezinha Zanon. Na foto: Antônio Palácios, Simone Zanon e Celso Luft
Veja mais fotos sobre o evento aqui
Concurso de Trabalhos Técnicos – Resgate da Memória Contábil dos Estados
O Conselho Federal de Contabilidade, em parceria com os Conselhos Regionais, lança o Concurso Trabalhos Técnicos, Resgate da Memória Contábil nos Estados. O objetivo deste concurso é estimular o resgate da memória da Contabilidade, das instituições profissionais e do ensino no Brasil.
As inscrições estarão abertas de 1º de junho até 31 de dezembro, somente no CRC. Mais informações no portal do CFC.