Programas Contabilidade em Debate de junho

Em junho, foram veiculados, na Rádio CRCRS, cinco programas Contabilidade em Debate: eSocial – parte 2 e 3; Auditoria em Clubes de Futebol; precificação dos serviços contábeis; e Norma Brasileira de Contabilidade PG 12 – Educação Profissional Continuada. O Contabilidade em Debate é transmitido na Rádio CRCRS, diariamente, às 11h30, 13h30 e 18h30. Para ouvir, basta acessar www.crcrs.org.br.

CRCRS na reta final para os preparativos da XV Convenção de Contabilidade do RS

Está chegando a hora do maior evento da classe contábil gaúcha: a XV Convenção de Contabilidade do RS. Mais de 40 palestrantes e painelistas vão propor discussões e passar conhecimentos aos profissionais e estudantes da área contábil. Paralelamente a XV Convenção de Contabilidade do RS ocorrerá a Feira de Negócios e Oportunidades, que apresenta produtos e serviços destinados ao segmento da contabilidade.

convencao

 

Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PG 12 – Educação Profissional Continuada em Debate

Está no ar, pela Rádio CRCRS Web, o programa Contabilidade em Debate sobre Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PG 12 – Educação Profissional Continuada. O programa vai ao ar até o domingo, dia 05/07, em três horários, todos os dias, às 11h30, 13h30 e 18h30.

Zulmir Breda, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, fala sobre Educação Profissional Continuada.

Zulmir Breda, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, fala sobre Educação Profissional Continuada.

Presidente do CRCRS participa do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão

De 25 a 28 de junho ocorreu, em Gramado, o XIV Congresso de Direito Tributário em Questão, promovido pela Fundação Escola Superior de Direito Tributário. O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, no dia 26, participou do evento como presidente de mesa em dois painéis: PIS-COFINS: Receita bruta – O debate entre o Direito e o Fato Contábil – Lei 12.973/14, e  Responsabilidade Tributária – Dissolução Irregular, Subsidiariedade e Substituição Tributária.

FEDST

Conselho de Contabilidade prestigia comemoração de 80 anos do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) comemorou, em 26 de junho, 80 anos de fundação. Uma solenidade na sede do órgão, com a presença de autoridades municipais e estaduais, representantes de entidades, funcionários estaduais e municipais e servidores da casa, marcou a data. A vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues, e o diretor adjunto, João Victor Oliveira, prestigiaram o evento.

Tércia

Miola

Cezar Miola, presidente do TCE-RS,iniciou seu discurso lembrando os primórdios dos instrumentos de controles e fatos da história que comprovavam a importância de uma estrutura com comprometimento público. Citou o TCE como um órgão de controle moderno, porém com fundamentos lançados muitos séculos atrás. Afirmou que o TCE tem compromisso com a transparência, com a justiça, com a correta e eficaz gestão do bem público.

sartori

José Ivo Sartori, governador do RS, reforçou a importância da transparência para a sociedade, que considera, cada vez mais, participativa e fiscalizadora. Nesse sentido falou sobre a Lei da Transparência Fiscal. O governador enalteceu a função do TCE-RS para a sociedade e frisou que, nestes 80 anos, o tribunal não se limitou a exercer a fiscalização ou a examinar contas e números, mas, sim, se prestou a auxiliar os gestores a aperfeiçoarem suas administrações.

Comissões de estudos apresentam levantamento de suas atividades

Na plenária realizada em 26 de junho, os coordenadores das Comissões de Estudos de Organizações Contábeis, Márcio Schuch Silveira, e de Contabilidade Gerencial, Roberto Branchi, apresentaram as ações realizadas neste primeiro semestre.

Márcio

Márcio Schuch Silveira falou do manual orientativo sobre contrato de serviço que a Comissão de Estudos de Organizações Contábeis está elaborando, da participação dos integrantes nas palestras de quartas-feiras, que têm transmissão ao vivo via internet, além da revisão do material técnico sobre as orientações trabalhistas e matérias técnicas sobre o Bloco K, entre outros . Fazem parte da comissão: os contadores Roberto Rodolfo Drews,Flávio Dondoni Junior, Fabiane Allem Ribeiro, Luis Elemar Lunkes Mielke, Ana Paula Mocelin Queiroz, César Thompsen, Gerson Diehl; e o técn.cont. Márcio Pereira das Neves.

Roberto

Branchi comentou que faz parte do plano de 2015 desenvolver um Guia de Gestão de Controladoria para pequenas e médias empresas, além da realização de um workshop sobre gestão de organizações contábeis juntamente com a Comissão de Estudos de Organizações Contábeis. Integram a comissão: os contadores Lione Horbach de Oliveira, Maurício Indrusiak Pereira, Geovani Quevedo Maciel, Ronaldo Lima dos Santos, Daniel Armani, Wendy Beatriz Witt Haddad, Evanir Aguiar dos Santos, Artur Roberto de Oliveira Gibbon.

Profissionais da Contabilidade são homenageados pelo CRCRS com Certificado de Mérito Social

O Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS) homenageou 18 profissionais da contabilidade responsáveis pelos balanços sociais das empresas laureadas com o Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do RS, em 2014. A concessão do Certificado de Mérito Social ocorreu durante a reunião plenária de 26 de junho.

Foram homenageados: Alberto Koehler; Alissandro Bittencourt Fontoura; Amândio Calvancanti Júnior; Beatriz Silveira; Cristiano Rempel; Daniel Claristo Bergesch; Dea Mara Santos de Aguiar; Denise Manique Nunes; Ditmar Hepfner; Giane Naya Maceiras; Ivan Edienio de Andrade; Jairo Adriani da Costa; Karin Melita Wide Schwartzhaupt; Luciano do Rosário; Mara Letícia Hoffmann; Marcelo Cordeiro Lopes; Maria Inês Rambo; Marta Maria Gambim; Mauro José Pompermaier; Romeu Vilmar Strassburger; Simone Inês Schütz de Souza; e Tania Beatriz Machado.

merito

Alberto Koehler; Alissandro Fontoura; Amândio Cavalcanti Jr.; Cristiano Rempel; Dea de Aguiar; presidente Antônio Palácios e Simone Imperatore; Denise Nunes; Ditmar Hepfner; Giane Naya Maceiras e Ivan de Andrade.

DSC_1239-grupo 2

Karin Schwartzhaupt; Luciano do Rosário; Maria Inês Rambo; Marta Gambim; Mauro Pompermeier; presidente Antônio Palácios e Simone Imperatore; Romeu Strassburger; Simone de Souza; Tania Machado e Jairo da Costa.

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, destacou a importância do Mérito Social para que a sociedade e as próprias empresas reconheçam o valor do compromisso social e dos próprios profissionais da contabilidade.

A contadora Simone Imperatore, integrante da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS, e presidente da Comissão Mista da Assembleia Legislativa, em seu pronunciamento, disse que o Conselho homenageia e agradece aos profissionais pela difusão da cultura da Responsabilidade Social no RS, na medida em que têm inspirado as práticas das organizações por meio de valores morais pactuados com a sociedade.

A instituição do Mérito Social é uma iniciativa da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do CRCRS e busca dar novo significado à atuação do profissional contábil, para além do cumprimento legal, norteado pela harmonização dos resultados econômico-financeiros e socioambientais. 

Observatório Social de Porto Alegre é apresentado ao prefeito José Fortunati

150623Visita OSPOA - prefeito e secretarios 2

Na terça-feira, 23 de junho, o presidente do Observatório Social de Porto Alegre (OSPOA), contador Diogo Chamun, realizou a apresentação do OSPOA ao prefeito da capital, José Fortunati, ao vice-prefeito Sebastião Melo e aos secretários e secretários adjuntos. A exposição ocorreu durante o Seminário de Gestão, organizado pela administração municipal trimestralmente, que visa avaliar a situação das metas dos Contratos de Gestão. Na ocasião, Fortunati ressaltou que prefeitura é simpática à criação deste organismo de apoio à administração pública de Porto Alegre. Também esteve presente no evento o vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva.

CRCRS e TCE-RS reforçam parceria

Com o objetivo de estreitar os laços institucionais e solidificar o acordo já firmado entre os órgãos por meio de convênio, os vice-presidentes de Fiscalização e Relações Institucionais do CRCRS, respectivamente, Mário Karczeski e Pedro Gabril Kenne da Silva, acompanhados do diretor adjunto João Victor de Oliveira, reuniram-se com o diretor de Controle e Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado, Leo Arno Richter.

tce

Escrituração Contábil Digital requer a assinatura do profissional responsável pela contabilidade e do administrador

Considerando que muitos profissionais da contabilidade utilizam procurações eletrônicas da Receita Federal do Brasil para enviar obrigações acessórias de seus clientes, e a proximidade do prazo para o encaminhamento da Escrituração Contábil Digital – ECD, 30 de junho, o Conselho Regional de Contabilidade esclarece: o envio da ECD não é apenas o cumprimento de uma obrigação acessória junto a Receita Federal do Brasil para as pessoas jurídicas registradas na Junta Comercial é também o registro da sua escrituração contábil e, como tal, requer a assinatura do profissional responsável pela contabilidade e do administrador da mesma, atribuindo a cada um as responsabilidades por este ato, de elaboração e aprovação das demonstrações contábeis. Por tanto, não é recomendado que a ECD seja assinada apenas pelo profissional da contabilidade, em sua função de responsável técnico e como procurador do administrador, pois, nesse caso, estaria assumindo as responsabilidades inerentes a gestão das empresas, no que tange a aprovação das demonstrações contábeis. Além desta questão, há uma orientação da Fenacon no sentido de que as Juntas Comerciais deverão exigir, para a autenticação dos livros contábeis, uma procuração específica para tal ato, registrada na Junta Comercial e não apenas a procuração eletrônica da Receita Federal do Brasil.