Em 24 de julho, o auditório do Cesuca – Cachoeirinha- recebeu um público de cerca de 100 pessoas, entre profissionais e estudantes da área contábil, que assistiram, das 8h30 às 17h, as palestras apresentadas no Seminário de Assuntos Contábeis da Delegacia Regional de Gravataí, que abordaram a Escrituração Contábil Fiscal e os reflexos da Lei nº 12.973, ações que fazem a diferença no sucesso profissional e ICMS – Fronteira.
Encerrando a cerimônia de abertura, a vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Lopes Rodrigues, na ocasião representando o presidente do CRCRS Antônio Palácios, falou sobre a importância do processo contínuo de atualização entre os profissionais da contabilidade.Salientou ainda a função institucional e as atividades sociais desenvolvidas pelo Conselho Regional de Contabilidade. Também participaram do evento, os vice-presidentes de Relações com os Profissionais, Celso Luft, e de Relações Institucionais, Pedro Gabril Kenne da Silva.

Sandra Maria Lunardi Baumgartner, delegada regional do CRCRS em Gravataí

Guilherme Pressi, coordenador do curso de Ciências Contábeis do Cesuca

Rafael Evaldt, secretário do Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Gravataí

Luiz Carlos Müller, secretário do Desenvolvimento Econômico de Cachoeirinha

Ana Tércia Lopes Rodrigues, vice-presidente de Gestão do CRCRS
Logo após, as autoridades municipais de Gravataí e Cachoeirinha reuniram-se para ouvir do vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva, as ações de responsabilidade social que integram o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), criado em 2008 pelo Conselho Federal de Contabilidade e adotado pelos 27 Conselhos Regionais (CRCs).

Em relação ao painel sobre a Escrituração Contábil Fiscal e os reflexos da Lei nº 12.973, o contador Márcio Schuch da Silveira, coordenador da Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS, iniciou falando de alguns itens que envolvem as IFRS, como o reconhecimento de receitas, valor de mercado para estoques, CPC completo, CPC das PME (NBC TG 1000), ITG 1000, além de bloco Y, ágio da incorporação, entre outros aspectos gerais.

Márcio Schuch da Silveira
Em seguida, Marco Rogério Borges, chefe de equipe de Fiscalização da Seção de Fiscalização da Delegacia da Receita Federal em Porto Alegre, deu prosseguimento ao painel, falando especificamente sobre os aspectos gerais da Lei nº 12.973 – Regime Tributário Transitório (RTT).

Marco Rogério Borges
Dando continuidade ao Seminário, na parte da tarde, o empresário Márcio Mâncio agitou o público com a palestra “Ações que fazem a diferença no sucesso da profissão”.

Márcio Mâncio
À tarde, o presidente Antônio Palácios se fez presente ao seminário e, aproveitando a oportunidade, sorteou duas inscrições para a XV Convenção de Contabilidade: uma para profissional e outra para estudante. As ganhadoras foram Maria Ines Hickmann (contadora) e Ivana Rudineia da Silva Santos Paulin (estudante do curso de Ciências Contábeis).


Maria Ines Hickmann

Ivana Rudineia da Silva Santos Paulin
Marcelo Reolon, instrutor de cursos da Lefisc, encerrou o Seminário, ministrando palestra sobre ICMS – Fronteira ou diferencial de fronteira.

As palestras apresentadas no Seminário de Assuntos Contábeis da Delegacia Regional de Gravataí estarão disponíveis no site do CRCRS – www.crcrs.org.br – Eventos – download de palestras.