2º Simpósio de Assuntos Contábeis do Sincontec Serra Gaúcha

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, participou do 2º Simpósio de Assuntos Contábeis do Sincontec Serra gaúcha, em 24 de julho, no Espaço Nobre Eventos, em Caxias do Sul.

"Estamos aqui não para perder um dia de trabalho, mas sim para ganhar um dia de conhecimento a ser aplicado em nosso trabalho", disse o presdente Palácios, que frisou a importância do Simpósio para a classe contábil e convidou todos a participarem da XV Convenção de Contabilidade do RS, de 26 a 28 de agosto, em Bento Gonçalves.

“Estamos aqui não para perder um dia de trabalho, mas sim para ganhar um dia de conhecimento a ser aplicado em nosso trabalho”, disse o presidente Palácios, que frisou a importância do Simpósio para a classe contábil e convidou todos a participarem da XV Convenção de Contabilidade do RS, de 26 a 28 de agosto, em Bento Gonçalves.

Da esq. para a dir., Fernando Spiller, diretor Financeiro do Sincontec Serra Gaúcha; presidente CRCRS, Antônio Palácios; presidente do Sincontec, Ana Marlene Gasperin; secretário municipal da Educação de Caxias do Sul, Paulo Roberto Dahmer e o juiz do Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais, da Secretaria da Fazenda do RS, Paulo Fernando Silveira de Castro, representando a Receita Estadual.

Da esq. para a dir., Fernando Spiller, diretor Financeiro do Sincontec Serra Gaúcha; Antônio Palácios, presidente CRCRS; Ana Marlene Gasperin, presidente do Sincontec; Paulo Roberto Dahmer, secretário municipal da Educação de Caxias do Sul; e Paulo Fernando Silveira de Castro, juiz do Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais, da Secretaria da Fazenda do RS, representando a Receita Estadual.

Curso sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público

O contador Cézar Mauss, especialista em Gestão e Controle da Administração Pública e integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS, apresentará o curso sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP, em 6 de agosto, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, no Salão da FAEC – Universidade de Passo Fundo – UPF (BR 285, Bairro São José).

O curso, que vai desenvolver atividades teóricas e práticas, é realizado por meio do convênio firmado entre o Conselho de Contabilidade, o Tribunal de Contas do Estado e a Famurs, com o objetivo de capacitar e qualificar agentes públicos, além de apresentar as principais alterações pelas quais passa a Contabilidade aplicada ao setor público.

Informações e inscrições aqui

 

Escritório Benincá, de Erechim recebe troféu de bronze em Prêmio Qualidade RS

O Escritório Benincá, de Erechim, foi uma das 60 empresas gaúchas agraciadas com o Prêmio Qualidade RS 2015, conferido pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Com 36 anos de história na região do Alto Uruguai, a empresa ganhou o troféu de bronze, uma conquista atribuída ao investimento na qualificação constante dos serviços – a Benincá conta com certificado ISO 9001:2008 e trabalha com indicadores de satisfação de clientes e colaboradores.

O presidente do Conselho Superior do PGQP, Jorge Gerdau Johannpeter, e o empresário Mateus Benincá, na entrega do troféu de bronze do Prêmio Qualidade RS ao Escritório Benincá, de Erechim

O presidente do Conselho Superior do PGQP, Jorge Gerdau Johannpeter, e o empresário Mateus Benincá, na entrega do troféu de bronze do Prêmio Qualidade RS ao Escritório Benincá, de Erechim

A equipe da Benincá conta com 21 colaboradores.

A equipe da Benincá conta com 21 colaboradores.

 

Ao todo, foram agraciadas 60 empresas de diversas áreas.

Ao todo, foram agraciadas 60 empresas de diversas áreas.

As empresas Esaacon Assessoria Contábil e Solluções Contabilidade, ambas de Novo Hamburgo, além do Grupo Maciel, de Porto Alegre, são representantes da área contábil que foram agraciadas com medalhas, nesta edição do Prêmio Qualidade RS.

 

Fiscalização do CRCRS percorre municípios dirimindo dúvidas

Fiscalização preventiva é o objetivo do fórum que percorre as cidades do Estado, no qual o vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Mário Karczeski, e o diretor adjunto João Victor Oliveira, esclarecem as dúvidas e fornecem orientações, aos profissionais que atuam na área contábil das respectivas localidades, sobre a fiscalização eletrônica e o que é verificado pelos fiscais do Conselho, quais as principais falhas detectadas, entre outros tópicos, evitando, dessa forma, ações punitivas.

Em julho, o Fórum foi realizado nas cidades de Getúlio Vargas, Sananduva, Lagoa Vermelha, Nova Prata, Veranópolis, Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha, São Marcos e Caxias do Sul.

nova prata

Nova Prata

IMG-20150726-WA0001

Farroupilha

IMG-20150726-WA00041

Garibaldi

getúlio vargas

Getúlio Vargas

Lagoa Vermelha20150721_100359

Lagoa Vermelha

ben

Bento Gonçalves

VeranópolisIMG-20150729-WA0000

Veranópolis

 

Presidente do CRCRS participa do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS

Em 23 de julho, os integrantes do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS reuniram-se, na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), para discutirem assuntos comuns aos conselhos e comunicarem as ações planejadas pelas Câmaras.

Fórum - 23 de julho

Valter Luiz Lemos, presidente do CRA; Maria Amélia Cruz, presidente do CONREP; Flávio Koch, presidente do CRECI e do Fórum; Antônio Palácios, presidente do CRCRS

Escrituração Contábil Fiscal em Debate

Acompanhe, pela Rádio CRCRS Web, o programa Contabilidade em Debate desta semana, que aborda Escrituração Contábil Fiscal. Para falar sobre o tema, Sérgio Porciúncula, técnico em contabilidade e palestrante. A apresentação é de Neca Micheletto. O Contabilidade em Debate vai ao ar diariamente às 11h30, às 13h30 e às 18h30. Para ouvir, basta acessar o programa no site do Conselho.

DSC_1274-2

Escrituração Contábil Fiscal e ICMS Fronteira em discussão no Seminário de Assuntos Contábeis

Em 24 de julho, o auditório do Cesuca – Cachoeirinha- recebeu um público de cerca de 100  pessoas, entre profissionais e estudantes da área contábil, que assistiram, das 8h30 às 17h, as palestras apresentadas no Seminário de Assuntos Contábeis da Delegacia Regional de Gravataí, que abordaram a Escrituração Contábil Fiscal e os reflexos da Lei nº 12.973, ações que fazem a diferença no sucesso profissional e ICMS – Fronteira.

Encerrando a cerimônia de abertura, a vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Lopes Rodrigues, na ocasião representando o presidente do CRCRS Antônio Palácios, falou sobre a importância do processo contínuo de atualização entre os profissionais da contabilidade.Salientou ainda a função institucional e as atividades sociais desenvolvidas pelo Conselho Regional de Contabilidade. Também participaram do evento, os vice-presidentes de Relações com os Profissionais, Celso Luft, e de Relações Institucionais, Pedro Gabril Kenne da Silva.

sandra

Sandra Maria Lunardi Baumgartner, delegada regional do CRCRS em Gravataí

guilherme

Guilherme Pressi, coordenador do curso de Ciências Contábeis do Cesuca

rafael

Rafael Evaldt, secretário do Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Gravataí

muller

Luiz Carlos Müller, secretário do Desenvolvimento Econômico de Cachoeirinha

tercia

Ana Tércia Lopes Rodrigues, vice-presidente de Gestão do CRCRS

Logo após, as autoridades municipais de Gravataí e Cachoeirinha reuniram-se para ouvir do vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva, as ações de responsabilidade social que integram o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), criado em 2008 pelo Conselho Federal de Contabilidade e adotado pelos 27 Conselhos Regionais (CRCs).

reunião

Em relação ao painel sobre a Escrituração Contábil Fiscal e os reflexos da Lei nº 12.973, o contador Márcio Schuch da Silveira, coordenador da Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS, iniciou falando de alguns itens que envolvem as IFRS, como o reconhecimento de receitas, valor de mercado para estoques, CPC completo, CPC das PME (NBC TG 1000), ITG 1000, além de bloco Y, ágio da incorporação, entre outros aspectos gerais.

Gravataí 2

Márcio Schuch da Silveira

Em seguida, Marco Rogério Borges, chefe de equipe de Fiscalização da Seção de Fiscalização da Delegacia da Receita Federal em Porto Alegre, deu prosseguimento ao painel, falando especificamente sobre os aspectos gerais da Lei nº 12.973 – Regime Tributário Transitório (RTT).

marco

Marco Rogério Borges

Dando continuidade ao Seminário, na parte da tarde, o empresário Márcio Mâncio agitou o público com a palestra “Ações que fazem a diferença no sucesso da profissão”.

marcio

Márcio Mâncio

À tarde, o presidente Antônio Palácios se fez presente ao seminário e, aproveitando a oportunidade, sorteou duas inscrições para a XV Convenção de Contabilidade: uma para profissional e outra para estudante. As ganhadoras foram Maria Ines Hickmann (contadora) e Ivana Rudineia da Silva Santos Paulin (estudante do curso de Ciências Contábeis).

sorteio

profissional

Maria Ines Hickmann

estudante

Ivana Rudineia da Silva Santos Paulin

Marcelo Reolon, instrutor de cursos da Lefisc, encerrou o Seminário, ministrando palestra sobre ICMS – Fronteira ou diferencial de fronteira.

reolon

As palestras apresentadas no Seminário de Assuntos Contábeis da Delegacia Regional de Gravataí estarão disponíveis no site do CRCRS – www.crcrs.org.br – Eventos – download de palestras.reolon

Observatório Social chega ao Vale do Paranhana

O vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva, expôs o funcionamento do Observatório Social (OS) às autoridades e empresários do Vale do Paranhana. O encontro foi em reunião-almoço, realizada no dia 23 de julho, no restaurante Orocatto, em Igrejinha, organizado pela Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária (CICS VP), com sede na cidade de Taquara.

IMG-20150724-WA0000IMG-20150724-WA0001

Presidente do CRCRS prestigia “Tá na Mesa” com o presidente da Fecomércio-RS

O contador Antônio Carlos Palácios, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RS, esteve presente, em 22 de julho, na Federasul para participar do  tradicional evento “Tá na Mesa”, no qual o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, respondeu a pergunta “O Rio Grande tem saída?”

Bohn acredita que a crise do Estado é estrutural e, sendo assim, não é o aumento de impostos que irá resolver o grave problema do RS.

tá na mesa

Chegou o aplicativo da XV Convenção de Contabilidade do RS

Todas as informações referentes à XV Convenção de Contabilidade do RS podem ser acessadas em dispositivos móveis, como celulares e smartphones. Basta baixar o aplicativo XV CCRS ou XV RS, que está disponível gratuitamente nas lojas Play Store e Apple Store, e ficar por dentro de todos os preparativos para a realização do maior evento da classe contábil gaúcha.

Aplicativo