Sucesso é a marca da XV Convenção de Contabilidade do RS

Com cerca de 1.700 participantes, a XV Convenção de Contabilidade do RS, realizada entre 26 e 28 de agosto em Bento Gonçalves, e tradicionalmente conhecida como o maior evento da classe contábil gaúcha, firma-se, agora, como um dos principais no cenário nacional. A comprovação ocorreu durante a solenidade de encerramento do evento, quando o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, em seu discurso de agradecimento, lembrou que a convenção gaúcha foi a de maior público entre todas as realizadas pelo sistema CFC/CRCs, este ano. O anúncio foi a consagração de três dias de atividade intensas, que reuniram profissionais e estudantes da área contábil de todos os cantos do Rio Grande do Sul e, também, de diversos Estados brasileiros.

xvccrs

Para se ter uma ideia da dimensão da Convenção, pode-se falar em números. Além dos já citados 1.700 inscritos, se for contabilizada a presença de acompanhantes, expositores, patrocinadores e equipes de apoio, quase 2 mil pessoas transitaram pela Fundaparque, durante os três dias de evento. Além disso, foram mais de 50 palestrantes, painelistas e conferencistas, que levaram atualização profissional e ampliação do conhecimento aos convencionais, abordando temas extremamente atuais e relacionados aos mais diversos aspectos da sociedade – ultrapassando, assim, o escopo estrito da Contabilidade – como, por exemplo, inovação, coworking, investidor anjo, ações de prevenção e combate aos crimes financeiros e à corrupção, big data, incubadoras, gestão de negócios, entre muitos outros. Soma-se a esse total, os mais de 50 trabalhos técnicos e científicos que foram apresentados durante o evento.

Feira de Negócios e Oportunidades 

saida_monja

Outro destaque da Convenção foi a Feira de Negócios e Oportunidades, que reuniu 60 participantes, entre expositores, patrocinadores e parceiros locais de negócios. A feira, que segundo os próprios presentes superou todas as expectativas, foi fonte de relacionamento entre os empresários e o público contábil e gerou uma série de negócios, além da prospecção de muitas outras transações futuras. Além das empresas parceiras, a feira contou, ainda, com a participação de diversas entidades da classe contábil, que realizaram um importante trabalho de aproximação institucional junto a Contadores, Técnicos em Contabilidade e estudantes. Afora isso, o espaço da feira gerou um clima propício para a ampliação das redes de relacionamento entre os convencionais.

Maiores delegações

Ao final do evento, o presidente Palácios destacou as cinco cidades que levaram as maiores delegações à Convenção. São elas: Porto Alegre, com 242 presentes; Bento Gonçalves, com 71; Caxias do Sul, com 59; Passo Fundo, com 54; e Novo Hamburgo, com 44.

Contabilidade Gerencial e a utilidade da informação na gestão empresarial, em debate

“Contabilidade Gerencial e a utilidade da informação na gestão empresarial” é o tema do programa Contabilidade em Debate, que estará no ar entre os dias 31/08 e 06/09, em três edições diárias, às 11h30, 13h30 e 18h30, pela Rádio CRCRS Web.

Neca Micheletto entrevista os contadores Geovani Quevedo Maciel e Evanir Aguiar dos Santos, integrantes da Comissão de Estudos  de Contabilidade Gerencial do CRCRS.

Neca Micheletto entrevista os contadores Geovani Quevedo Maciel e Evanir Aguiar dos Santos, integrantes da Comissão de Estudos de Contabilidade Gerencial do CRCRS.

Os convidados desta semana são os contadores Geovani Quevedo Maciel e Evanir Aguiar dos Santos, integrantes da Comissão de Estudos de Contabilidade Gerencial do CRCRS, e a apresentação é de Neca Micheletto.

Acesse e confira!

Vice-presidente de Gestão do CRCRS participa de cerimônia que apresenta vencedores do Troféu Senar O Sul

A contadora Ana Tércia Lopes Rodrigues, vice-presidente de Gestão do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), participou, na noite de 30 de agosto, da cerimônia de entrega do Troféu Senar – O Sul, que ocorreu na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. O evento faz parte da programação da Expointer. Nesta edição, foram agraciadas 12 personalidades e entidades que se destacaram no setor agropecuário e em atividades relacionadas ao meio rural do Estado em 2014.

senar

Os vencedores desta edição do Troféu Senar O Sul foram:

- Categoria Agroindústria Familiar Rural: Ferrari Alimentos

-         Categoria Associativismo: Cosuel

-         Cooperativa dos Suinocultores de Encantado

-         Categoria Pecuarista: Associação Brasileira de Criadores De Angus

-         Categoria Destaque Especial Gaúcho: Mendes Ribeiro Filho (pela primeira vez, foi realizada uma homenagem póstuma, ao ex-ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho, falecido em maio deste ano)

-         Categoria Especial Nacional: Antonio Jorge Camardelli

-         Categoria Instrutor Padrão: Eliana Lucas

-         Categoria Jovem Produtor Rural: Guilherme Andari Kurtz

-         Categoria Parceiro do SENAR-RS: Bayer S/A

-         Categoria Produtor de Grãos: Ilton Bonfilho Balzan

-         Categoria Produtor de Frutas: Paulo Perini

-         Categoria Produtora Rural: Fernanda Falcão

-         Categoria Tecnologia e Pesquisa: Maria Helena Zanettini

 A premiação é uma promoção do Senar-RS, Fecomércio, Rede Pampa/O Sul, Icatu, Maprfe Seguros e Sicredi Seguros.

Todos os agraciados pela iniciativa receberam como troféu uma obra confeccionada em resina pela artista plástica Glória Corbeta, que representa a evolução do homem no campo.

FONTE: ASSCOM SENAR-RS

Encerra-se a XV Convenção de Contabilidade do RS. Sucesso define esta edição!

No início da tarde de 28 de agosto, subiu ao palco do auditório principal da Fundaparque, em Bento Gonçalves, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter para falar sobre a importância na informação contábil para o mundo empresarial. Tratava-se da conferência de encerramento da XV Convenção de Contabilidade do RS.

gerdau

Jorge Gerdau Johannpeter, mostrando a sua carteira profissional

Gerdau iniciou expressando a sua satisfação em participar de um evento direcionado aos profissionais da contabilidade, já que é técnico em contabilidade e a essa formação deve grande parte do seu crescimento profissional. Prosseguiu, afirmando que, em relação ao Brasil, falta uma maior clareza tributária para que o país seja mais competitivo, pois o sistema fiscal brasileiro é muito complexo.

Salientou que as informações contábeis são de extrema importância para a definição dos rumos da empresa, desenvolvimento de projetos e para ampliação dos negócios.Lembrou ainda da necessidade de transparência em todas as ações, tanto na iniciativa privada quanto pública. Mas frisou que é um processo crescente e uma longa caminhada em busca do aprimoramento. “Hoje, sem uma contabilidade bem estruturada, o empresário faz voo cego”, declarou Gerdau.

Após o término da conferência, teve início a cerimônia de encerramento da XV Convenção de Contabilidade, que, nessa edição, contou com um público de cerca de 1.700 pessoas, 60 expositores, e muitas iniciativas inéditas, que obtiveram a aprovação dos convencionais, tais como: possibilidade de profissionais de outras áreas se inscreverem; começo das atividades antes da solenidade de abertura do evento; aplicativo da XV Convenção gratuito para smartphones e tablets, o que possibilitou ao participante acompanhar tudo o que acontecia durante o evento; programação diversificada; entre outras novidades que colaboraram para o sucesso do maior evento da classe contábil gaúcha.

palácios

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, anunciou, durante a cerimônia de encerramento, as maiores delegações que participaram desta XV Convenção: 1º lugar: Porto Alegre, com 242 integrantes, 2º lugar: Bento Gonçalves, com 71, e em 3º lugar: Caxias do Sul, com 59.

guri uruguaiana

Show de encerramento da XV Convenção de Contabilidade – Guri de Uruguaiana

 

Confira o que aconteceu no último dia da XV Convenção de Contabilidade do RS

A sexta-feira, 28 de agosto, foi o último dia da XV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, realizada nos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves. Confira a seguir, o que foi abordado nos painéis e palestras do evento:

O comunicador Marcos Piangers foi abordou o tema "Inovação - Uma Espiada no Futuro"

O comunicador Marcos Piangers abordou o tema “Inovação – Uma Espiada no Futuro”

Já a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul, Ana Maria Pellini, falou sobre "O Raciocínio Contábil: Uma Forma de Agilizar o Licenciamento Ambiental

Já a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul, Ana Maria Pellini, falou sobre “O Raciocínio Contábil: Uma Forma de Agilizar o Licenciamento Ambiental”

O auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, Cláudio Morello; e o coordenador-geral do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Joaquim da Cunha Neto, trataram, em seu painel, do "Cruzamento de Informações sob a Ótica dos Órgãos de Controle"

O auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, Cláudio Morello; e o coordenador-geral do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Joaquim da Cunha Neto, trataram, em painel, do “Cruzamento de Informações sob a Ótica dos Órgãos de Controle”

A Convenção contou, também, com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes, que realizou a palestra "Governança Corporativa - O Desafio do Brasil", no qual traça um panorama do atual momento do país em termos de gestão pública

A Convenção contou, também, com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes, que realizou a palestra “Governança Corporativa – O Desafio do Brasil”, na qual traçou um panorama do atual momento do país, em termos de gestão pública

Já o especialista em coworking, Walker Massa, participou da palestra "Coworking e Economia Colaborativa: Como o Futuro do Trabalho vai Transformar Empresas e o Segmento Contábil"

Já o especialista em coworking, Walker Massa, participou da palestra “Coworking e Economia Colaborativa: Como o Futuro do Trabalho vai Transformar Empresas e o Segmento Contábil”

O professor Fábio Frezatti explicou como funciona a teoria de trata da aprendizagem baseada em problema, em palestra de mesmo nome

O professor Fábio Frezatti explicou como funciona a teoria de trata da aprendizagem baseada em problema, em palestra de mesmo nome

Empossados novos membros da Academia de Ciências Contábeis do RS e lançado o Balanço Socioambiental do CRCRS

A noite de 27 de agosto foi marcada pelo lançamento do Balanço Socioambiental do CRCRS e pela investidura de cinco profissionais da contabilidade como membros da Academia de Ciências Contábeis do RS.

O contador Antônio Palácios, presidente do CRCRS, ao apresentar o Balanço Socioambiental em evento que reuniu cerca de 250 profissionais da contabilidade, em Bento Gonçalves, definiu o documento como mais um instrumento de transparência dentro da gestão, já que mostra todas as ações desenvolvidas pelo Conselho em todas as suas áreas de atuação, inclusive com organogramas da estrutura deliberativa e operacional do Conselho, além do planejamento estratégico e de informações econômico-financeiras.

balanço

Diante das presenças dos presidentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), Antônio Carlos Palácios, e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim, o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul (ACCRGS), Elói Dalla Vechia, deu posse aos seguintes profissionais da contabilidade como membros da ACCRGS: Marco Aurélio Gomes Barbosa, Clóvis Antônio Krounbauer, Enory Luiz Spinelli, Ernani Ott, Marcos Antônio de Souza.

convenção 6

convenção 7

Enory Luiz Spinelli, Clóvis Krounbauer, Marco Auréliio Gomes Barbosa, Elói Dalla Vechia, Marcos Antônio de Souza,Ernani Ott

academia

A Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do sul conta com 28 acadêmicos

 

Em conferência, Monja Coen Roshi fala sobre importância de buscar o equilíbrio na vida

DSC_1744

O ponto alto das atividades da quinta-feira, 27/08, segundo dia de XV Convenção de Contabilidade do RS, foi a conferência ministrada pela monja Coen Roshi, intitulada “Mentes e Emoções Controladas, Resultados Ilimitados”. Em sua exposição, a sensei lembrou da necessidade de controlarmos nossas emoções e nossa mente, a fim de conseguirmos ampliar nosso potencial de crescimento pessoal. “Pensar antes de falar, raciocinar sobre os pequenos gestos do dia a dia, refletir sobre os acontecimentos de nossas vidas, bem como respirar de modo adequado contribuem para buscarmos soluções que beneficiem o coletivo e, como consequência, nós mesmos”, sugeriu a monja.

Grande público e atrações de renome marcam segundo dia da XV Convenção de Contabilidade

post

O segundo dia da XV Convenção de Contabilidade do RS (27/08) contou com auditórios lotados e apresentações com grandes nomes das diversas áreas da sociedade. As atividades iniciaram às 9h e ocorreram concomitantemente com painéis, palestras e talk show nos auditórios Merlot, Chardonnay e Cabernet Sauvignon. Já no auditório Moscatel e a sala Tannat ocorreram a apresentação de trabalhos técnicos e científicos. Veja abaixo as atrações da quinta-feira:

DSC_1344

“Inovações e Desafios do Sistema Público de Escrituração Digital” foi o tema abordado durante painel que teve a presença do supervisor nacional do Sped na Receita Federal do Brasil, Clóvis Belbute Peres; do especialista em Empreendedorismo Tributário e Inovação Fiscal, Edgar Madruga; e do diretor de Conhecimento e Tecnologia da Decision IT, Mauro Negruni

Já o diretor-presidente da Fruki, Nelson Eggers, apresentou um estudo de caso relacionado à sua empresa na palestra "Gestão e Sucessão em Empresas Familiares - Uma abordagem à Luz da Governança Corporativa"

Já o diretor-presidente da Fruki, Nelson Eggers, apresentou o case de sua empresa na palestra “Gestão e Sucessão em Empresas Familiares – Uma abordagem à Luz da Governança Corporativa”

O contador Paulo Cordeiro Mello, por sua vez, abordou as "Alterações no Código de Processo Civil e seus Reflexos na Atividade Pericial"

O contador Paulo Cordeiro Mello, por sua vez, abordou as “Alterações no Código de Processo Civil e seus Reflexos na Atividade Pericial”

Um dos grandes momentos do evento foi o painel "Valorização Profissional - Mitos e Verdades ", que teve a participação da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria; do presidente do CRCRS, Antônio Palácios; e do ex-presidente do CRCRS, Rogério Rokembach

Um dos grandes momentos do evento foi o painel “Valorização Profissional – Mitos e Verdades “, que teve a participação da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Bugarim; do presidente do CRCRS, Antônio Palácios; e do ex-presidente do CRCRS, Rogério Rokembach

O auditor independente, João Verner Juenemann; e o especialista em governança corporativa, Leonardo Viegas, apresentaram aos convencionais o painel "20 Anos de Governança Corporativa

O auditor independente, João Verner Juenemann; e o especialista em governança corporativa, Leonardo Viegas, apresentaram aos convencionais o painel “20 Anos de Governança Corporativa

Tema extremamente relevante e atual, "Investidor Anjo e Fundos de Investimento para Pequenas e Médias Empresas" foi apresentado pelo administrador Clóvis Meurer e pelo empresário Paulo Webber

Tema extremamente relevante e atual, “Investidor Anjo e Fundos de Investimento para Pequenas e Médias Empresas” foi apresentado pelo administrador Clóvis Meurer e pelo empresário Paulo Webber

O combate e a prevenção à corrupção também tiveram destaque durante a convenção. Para falar sobre "Fraudes, Crimes Financeiros e Ações de Combate à Corrupção", foram convidados o subprocurador Regional da União, Vanir Fridriczewski; a procuradora-chefe substituta no Estado do Rio Grande do Sul, Patrícia Weber; e o juiz federal, Inezil Marinho Jr.

O combate e a prevenção à corrupção também tiveram destaque durante a convenção. Para falar sobre “Fraudes, Crimes Financeiros e Ações de Combate à Corrupção”, foram convidados o subprocurador Regional da União, Vanir Fridriczewski; a procuradora-chefe substituta no Estado do Rio Grande do Sul, Patrícia Weber; e o juiz federal, Inezil Marinho Jr.

O pós-doutor em Tecnologia, Comunicação Digital e Ciência Cognitiva, Walter Teixeira Lima, realizou a palestra "Big Data e a Predição de Comportamento Humano"

O pós-doutor em Tecnologia, Comunicação Digital e Ciência Cognitiva, Walter Teixeira Lima, realizou a palestra “Big Data e a Predição de Comportamento Humano

Já a importância da "Contabilidade e a Gestão na Era da Informação" foi tratada em painel com os contadores Raul Cortepasse, Tobias Grechi e Eduardo Sarubb, e os administradores Marco Antônio Brito e Marco Antônio Brito e Sandro Coelho de Souza

Já a importância da “Contabilidade e a Gestão na Era da Informação” foi tratada em painel com os contadores Raul Cortepasse, Tobias Grechi e Eduardo Sarubb, e os administradores Marco Antônio Brito e Marco Antônio Brito e Sandro Coelho de Souza

Outro grande destaque da Convenção foi o talk show "2º Fórum Mulheres Movidas por Desafios", que teve a presença da vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues; a sócia de auditoria da KPMG no Brasil, Carla Bellangero; a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcia Alcazar; e a comunicadora Fecris Vasconcellos. Durante a apresentação, as participantes debateram a qualidade da participação feminina no setor empreendedor e os desafios que as mulheres enfrentam para ascender no mercado de trabalho atual.

Outro grande destaque da Convenção foi o talk show “2º Fórum Mulheres Movidas por Desafios”, que teve a presença da vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues; a sócia de auditoria da KPMG no Brasil, Carla Bellangero; a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcia Alcazar; e a comunicadora Fecris Vasconcellos. Durante a apresentação, as participantes debateram a qualidade da participação feminina no setor empreendedor e os desafios que as mulheres enfrentam para ascender no mercado de trabalho atual.

"Incubadoras - Habitats de Inovação" foi outro assunto extremamente atual que foi apresentado durante a convenção pela gestora da incubadora de empresas Raiar, Flávia Cauduro; e pelo administrador de empresas Rogério Kober

“Incubadoras – Habitats de Inovação” foi outro assunto extremamente atual que foi apresentado durante a convenção pela gestora da incubadora de empresas Raiar, Flávia Cauduro; e pelo administrador de empresas Rogério Kober

Solenidade de abertura da XV Convenção: “O Poder da Informação em suas Mãos”

post 3

Mais de 1.700 pessoas prestigiaram a solenidade de abertura da XV Convenção de Contabilidade do RS, que ocorreu na noite de quarta-feira, 26 de agosto e contou com transmissão ao vivo, pela internet. A cerimônia iniciou-se com a conferência magna, proferida pelo doutor em história social pela USP, Leandro Karnal, sobre o lema do evento, “O Poder da Informação em suas Mãos”.

DSC_1177

Em sua apresentação, o estudioso presenteou os participantes com um pequeno tratado sobre a força da informação na construção do conhecimento. “Atualmente, com a internet, a quantidade de informação que temos à disposição é ilimitada. Nosso grande desafio é filtrá-la e utilizá-la de forma a ampliarmos nossa capacidade de raciocínio”, destacou. Karnal aproveitou a oportunidade para traçar uma linha do tempo sobre como a capacidade de criação de conteúdo e de disseminação da informação se ampliou com o passar dos séculos. “Nos último ano, foram produzidas mais imagens fotográficas do que em toda a história da fotografia”, comentou. Por fim, ele reforçou a necessidade de fazer um bom uso da informação por meio da seleção dos dados que temos acesso no mundo de hoje.

Karnal

Leandro Karnal recebeu das mãos da vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Rodrigues, certificado de participação na XV Convenção de Contabilidade do RS

abertura

Solenidade de abertura da XV Convenção de Contabilidade do RS: “O Poder da Informação eu suas Mãos”.
Fotos Luiz Nery/Foto Luiz

A seguir, foram convidados a participarem da mesa autoridades locais e estaduais, além de grandes expoentes da contabilidade gaúcha e brasileira. Logo após, ocorreu a entrega da distinção Mérito Contábil Contador Ivan Carlos Gatti ao contador Rogério Rokembach, que presidiu o Conselho Regional de Contabilidade do RS, no período 2008-2009. A distinção, que carrega o nome de um gaúcho que é um dos maiores ícones da contabilidade brasileira, é destinada a homenagear os que, no campo das atividades contábeis, contribuíram com o seu trabalho para o engrandecimento da classe contábil. O presidente Antônio Palácios fez a entrega da placa de homenagem a Rokembach, que foi responsável em sua gestão à frente do Conselho, entre outros, pela implantação da Rádio e da TV Web CRCRS, e pelo lançamento do primeiro balanço socioambiental deste Regional.

RR

O presidente do CRCRS entregou a placa de distinção do Mérito Contábil Contador Ivan Carlos Gatti a Rogério Rokembach.

Em sua manifestação, Rogério agradeceu aos seus familiares, amigos e colegas. Lembrou emocionado de seu pai, também contador, e declarou-se um apaixonado pela profissão. Ele destacou o papel de líder motivacional desempenhado pelo contador Ivan Carlos Gatti, de quem foi amigo.

O anfitrião do evento, presidente Antônio Palácios, agradeceu a presença dos convencionais e de todos os que colaboraram para a realização da XV Convenção de Contabilidade. A necessidade de atualização dos profissionais, em especial, no uso das novas tecnologias, como caminho para a valorização da classe contábil, a atuação do CRCRS na área social, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e dos Observatórios Sociais, como instrumentos de transparência e controle das informações, também foram ressaltados pelo presidente.

presidente

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, ressaltou a atuação do Conselho na área social, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil e dos Observatórios Sociais.

A mesa da solenidade de abertura contou com as presenças do presidente Palácios; da secretária do Gabinete de Políticas Sociais do Estado e Primeira-Dama, Maria Helena Sartori, que representou o governador do Estado, José Ivo Sartori; do deputado estadual Adilson Troca, que representou a presidência da Assembleia Legislativa do Estado; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cézar Miola; do prefeito municipal de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin; do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martônio Alves Coelho;  da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim; do presidente da Academia de Ciências Contábeis do RS, Eloi Dalla Vecchia; do superintendente da Receita Federal do Brasil na 10ª Região Fiscal, Paulo Renato da Silva Paz; do presidente da Federação dos Contabilistas do Estado do RS, Sérgio Luiz Rosseto; do presidente do Instituto dos Auditores Indeepdentes do Brasil – 6º Regional, Marcelo Saweryn; do presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade do RS (Sescon/RS), Diogo Chamum; do presidente do Sescon-Serra Gaúcha, Ronaldo Tomazzoni; do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, Cláudio Filippi, representando todos os demais presidentes de Conselhos Regionais; e do contador Antônio Carlos Nasi, detentor da medalha Mérito Contábil João Lyra.

Encontro de Delegados destaca atividade preventiva de fiscalização desenvolvida nos municípios

O Encontro Geral de Delegados Regionais do CRCRS, que teve início na tarde da quarta-feira, 26 de agosto, no Dall’ Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, destacou o papel da fiscalização preventiva, que está sendo desenvolvida nos municípios pela divisão de Fiscalização do CRCRS. O objetivo é esclarecer e orientar os profissionais da contabilidade sobre os procedimentos utilizados na fiscalização. O evento, paralelo a XV Convenção de Contabilidade do RS, que aconteceu na Fundaparque, recebeu a visita do ex-presidente do CRCRS (2010-2013), Zulmir Breda.

Plenário

O Encontro Geral de Delegados Regionais reuniu 97 delegados.

 

O evento recebeu a visita do ex-presidente do CRCRS, Zulmir Breda, na foto com o presidente Antônio Palácios.

Zulmir Breda, presidente do CRCRS de 2010 a 2013, e Antônio Palácios, presidente do CRCRS.

A tarde de trabalho foi aberta pelo vice-presidente de Relações com os Profissionais, Celso Luft, que orientou os participantes sobre a dinâmica do encontro e, a seguir, o presidente Antônio Palácios saudou os delegados presentes, cumprimentando-os por participarem da XV Convenção que, neste ano, apresenta o foco direcionado à utilização e ao aproveitamento da informação fornecida por parte do profissional da contabilidade às empresas. Palácios falou, ainda, a respeito do trabalho do Conselho em relação aos fóruns sobre fiscalização preventiva, que consiste em orientar e esclarecer dúvidas aos contadores e técnicos em contabilidade dos municípios, prevenindo, dessa forma, autuações e multas. Outro ponto salientado pelo presidente do Conselho foi a transformação de palestras em cursos, que tem sido muito bem recebida pelos profissionais.

O presidente Antônio Palácios

O presidente Antônio Palácios destacou a importância do trabalho realizado pelos delegados em suas juridições.

No segundo momento do encontro, os delegados foram divididos em quatro grupos e instigados a abordarem e discutirem temas relevantes comuns a todas as delegacias.

O plenário foi dividido em quatro grupos de trabalho.

 

Os vice-presidentes Celso Luft, de Relações com os Profissionais, e Adriel Ziesemer, de Desenvolvimento Profissional, trabalhando com um dos grupos de delegados.

Os vice-presidentes Celso Luft, de Relações com os Profissionais, e Adriel Ziesemer, de Desenvolvimento Profissional, participaram das atividades com os delegados regionais.

A vice-presidente de Registro Marlene Chassot, também orientou as atividades em grupos.

A vice-presidente de Registro Marlene Chassot, também orientou as atividades em grupos.

 

Ao final das discussões, os delegados relataram ao plenário.

Ao final das discussões, os grupos apresentaram suas conclusões.

Novos Delegados

Novos delegados

Da esq. para a dir., os novos delegados regionais do CRCRS, Luciano Troczinski, de Getúlio Vargas; Márcia de Oliveira, de Sapucaia; Eduardo Fank Saldanha, de Santiago; Marcos Beltrami, de Bento Gonçalves; Márcio das Neves, de Rio Grande; Lair Rezende, de Pelotas; José Luiz Pes, de São Luiz Gonzaga; Simone Zanon, de Santa Maria; Gelso Girotto, de Antônio Prado; e Ezio Minotto Pereira, de Bagé.

Delegados Honorários

A Comissão de Delegados Honorários relatou suas atividades aos demais delegados presentes ao encontro. A delegada honorária, Andréa Peixoto, de Santo Antônio da Patrulha, falou em nome do grupo.

A delegada honorária de Santo Antônio da Patrulha, Andréa Peixoto, relatou as atividades do grupo ao plenário.

A delegada honorária de Santo Antônio da Patrulha, Andréa Peixoto, relatou as atividades do grupo.

Também participaram do encontro os vice-presidentes Pedro Gabril Kenne da Silva, de Relações Institucionais; Ana Tércia Lopes Rodrigues, de Gestão; Magda Wormann, de Controle Interno; Adriel Ziesemer, de Desenvolvimento Profissional; Mário Karczeski, de Fiscalização; e Marlene Chassot, de Registro.

Pres. Palácios e plenário

No encerramento do Encontro Geral de Delegados Regionais, o presidente Palácios frisou o importante papel que cabe a cada delegado como representante do CRCRS: “Cada um de vocês é o Conselho em sua região”, finalizou ele.

O presidente Antônio Palácios também agradeceu a participação dos representantes das entidades da classe contábil, que realizavam reunião simultânea no mesmo hotel.

Em reunião realizada pela Federacon, na mesma ocasião, o presidente Antônio Palácios fez uma breve participação, agradecendo a parceria e apoio na realização da XV Convenção de Contabilidade do RS.